terça-feira, 31 de agosto de 2010

2011 - SÉRIE B OU SÉRIE C ???


O sonho maluco de voltar a série A acabou na noite de hoje.

Maluco por achar que com uma diretoria frouxa que não entende nada de futebol e deixa um treinador medroso, covarde e burro, no comando do Paraná, poderia voltar para a série A.

O Paraná teve mais uma derrota ao estilo Marcelo Oliveira, de 1 a 0, com muito medo, sem ousadia, extremamente retrancado, covarde!!!

O jogo:

Mais uma vez o Paraná entrou para não perder e sem a mínima noção de como ganhar de um timeco. O time do Bragantino é muito ruim tecnicamente, porém tem um treinadorzinho que sabe escalar seu time e tem algumas, mesmo que poucas, jogadas para tentar fazer o gol.

Já o Paraná tem no banco um treinador medroso que fica falando o jogo inteiro com o seu auxiliar Tico. Gostaria muito de saber qual é o blá-blá-blá, porque de tática e estratégia de jogo não sabem nada.

Mais uma vez o Wanderson ficou isolado na armação. No ataque, vários buracos entre Pimpão e William.

No intervalo, quando perguntado como fazer para jogar melhor o covarde treinador Marcelo Oliveira falou: "Precisamos marcar melhor".

Pensa comigo torcedor, o Marcelo Oliveira só fala isso como se fosse a chave para a vitória.

Precisávamos melhorar a qualidade de bola no meio de campo e o que o treinador fez?

Tirou o Camargo que jogava bem e colocou outro volante, Serginho Catarinense.

Na segunda etapa aos 15 minutos o medroso Marcelo Oliveira tirou o Wanderson e colocou o Flavinho. Quer dizer, o problema como sempre na cabeça do treinador é o camisa 10 e basta tirá-lo que a coisa melhora? É lógico que não, pois o problema é a falta de um jogador para auxiliar o camisa 10 na armação.

Pois bem, burrice feita, aos 23 minutos o jogador do Bragantino é expulso, porém 1 minuto depois o Paraná levou o gol.

Pensei comigo, agora o treinador vai tirar um zagueiro e colocar o Anderson Aquino.

Engano meu, porém não surpreendente.

O incompetente, melhor dizendo, burro do Marcelo Oliveira tirou o ala Kim para colocar o Aquino.

Com a alteração o treinador simplesmente:

1) Com um jogador a mais abandonou o lado ofensivo esquerdo.

2) Deixou 4 jogadores defensivos sem precisar marcar ninguém.

3) Amontoou vários jogadores no lado direito e facilitou a defesa do Bragantino.

Nem contra um timinho o treinador ousou e tentou ganhar desde o começo do jogo. E o pior é ouvir a mesma ladainha dele após o jogo.

Espero que o medroso treinador tenha um momento de ousadia e passe amanhã no RH e peça demissão.

E se ele não fizer, que alguém desta diretoria faça. Seja o Aramis que adora fazer um discurso mas de ação não faz nada ou até o fantoche do Guto "não sei" Mello que fica puxando saco de emissora de rádio no intervalo do jogo e atitude que é bom também nada.

E o Aquilino Romani ??? Abandonou o futebol? Só está comparecendo no clube social agora???

Com ou sem Marcelo Oliveira, a chance de subir é zero mas com Marcelo Oliveira a chance de cair é muito grande.

É vergonhoso para um clube como o Paraná ter na sua comissão técnica um treinador do nível do Marcelo Oliveira, mas com uma diretoria como é a do Paraná, passo a entender.

PERGUNTA DO DIA

Aramis Tissot, Guto Mello e Aquilino Romani,

Onde estão os reforços prometidos?

O Grêmio não iria emprestar 2 jogadores?

Onde está a segunda opção do Josiel?

Onde está a segunda opção do Netinho?

BRAGANTINO X PARANÁ

Mais um jogo importante e só a vitória interessa.

Tenho batido muito na tecla que o Paraná precisa de mais ousadia e o jogo de hoje isso será fundamental.

O time do Bragantino é muito ruim e o Paraná não poderá dar chance ao azar. Por isso acredito que o quanto antes matar o jogo melhor, mas para isso vai precisar adiantar a marcação e quando tiver a posse de bola explorar os espaços que o Bragantino costuma dar.

Mas não adianta ficar escrevendo sobre isso, pois o treinador Marcelo Oliveira não abre mão do seu esquema e o time já está definido.

Murilo ganha a posição do Jéfferson. Diogo entrará no lugar do Alessandro Lopes que está contundido. Irineu retorna ao time no lugar do Diego Correia.

O restante do time é o mesmo.

Torcer para que o Paraná consiga a vitória e continuar na briga pelo acesso.

O jogo começa às 21:50 em Bragança Paulista.

domingo, 29 de agosto de 2010

PARANÁ 2 X 1 ASA

Cada vez mais fica provado que o esquema engessado do treinador Marcelo Oliveira é fraco.

Apesar do Paraná ter tido boas chances de gol no primeiro tempo, o time ainda pecava nas armações das jogadas e principalmente na saída de bola.

O Asa se fechava e dava espaço para os zagueiros Paranistas sairem para o jogo, mas sem qualidade a bola era rifada. E com apenas o Wanderson na armação não era muito fácil de trocar passes no meio-campo.

Mas com a fragilidade do time do Asa e a insistência dos atacantes Paranistas, William recebeu uma assistência perfeita de Wanderson e fez o gol.

O placar de 1 a 0 na primeira etapa foi justo. No intervalo Alessandro Lopes saiu contundido e Diogo entrou no jogo.

Logo no início da 2ª etapa, Júnior empatou o jogo na falha da zaga.

Com mais uma fraca atuação de Jefferson, Murilo entrou aos 15 minutos e melhorou a lateral-direita. Deve até ganhar a posição.

Aos 22, Marcelo Oliveira largou sua teimosia e pela segunda vez consecutiva lançou o time ao ataque. Anderson Aquino entrou no lugar do lateral Kim, que não fez uma boa partida.

Com 4 jogadores mais ofensivos e apenas 2 zagueiros mais fixos, sendo um deles volante, o Paraná foi pra cima do Asa e conseguiu o gol da virada com Aquino em outra boa assistência do Wanderson.

Conclusão:

É impresindível jogar com 4 jogadores mais ofensivos. Não adianta insistir no esquema engessado com 3 zagueiros e 2 volantes, sendo um deles o Chicão. Wanderson, Pimpão, William e mais um meia ou atacante precisam jogar juntos.
Além do que o Wanderson precisa de um outro jogador que o auxilie nas armações das jogadas. Não dá para deixar apenas 1 jogador responsável pela armação no meio de campo.

Terça-feira o Paraná joga contra o Bragantino fora de casa, porém a vitória é necessária custe o que custar.

sábado, 28 de agosto de 2010

TOSCANO ESTRÉIA EM PORTUGAL COM 3 GOLS

O ex-jogador do Paraná e adepto a uma greve estreou como titular pelo Vitória de Guimarães.

Jogando como meia fez os 3 gols do time na vitória por 3 a 1 contra o Nacional.

Os gols foram marcados aos 22, 41 e 44 do segundo tempo, sendo o 2º de penalti.

MARCELO OLIVEIRA TEM MEDO DE FANTASMA


O treinador Marcelo Oliveira, pelo jeito, tem medo de fantasma.

Fantasma ou até "mancha" é a mascote do time do ASA de Arapiraca e deve ter feito o treinador perder algumas horas de sono.

Na última partida o Paraná fez um ótimo 2º tempo, mesmo jogando com 1 atleta a menos. E não por coincidência foi porque jogou com um time mais leve, mais técnico. Sem os 3 zagueiros e mais o Chicão que não sabe efetuar um passe de 5 metros.

Mas ao invés do treinador continuar com o esquema mais solto, não, prefere insistir no esquema engessado e na falta de qualidade técnica na saída de bola. Depois sobra para o camisa 10, sempre o único meia, que em todos os jogos foi substituído, seja ele quem fosse.

Para a partida de hoje no horário de "aquece" para a balada (21 horas), o Paraná deverá ter os seguintes jogadores:

Juninho, Alessandro Lopes, Luis Henrique, Diego Correia, Jefferson, Chicão, Camargo, Wanderson, Kim, Pimpão e William.

Por que não colocar este time aqui:

Juninho, Jefferson, Alessandro Lopes, Luis Henrique, Kim , Diogo, Camargo, Wanderson, Flavinho (Somália), Pimpão e William.

Não será um jogo fácil, mas com todo o respeito ao ASA, em casa quem manda é o Paraná, mas para isso precisa ser ousado e dominar o jogo desde o 1º minuto. Mas com 3 zagueiros e mais o Chicão, fica difícil.
Ou o Paraná faz o gol nos primeiros minutos ou o filme que estamos acostumados a assistir se repetirá.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

CASO ÉLVIS E VINÍCIUS

Resumidamente o que realmente aconteceu no caso Élvis e Vinícius.

Os jogadores são reincidentes no fator indisciplina e por este motivo o treinador Marcelo Oliveira não escalaraia mais os jogadores.

Com isso e para poder continuar utilizando o futebol dos dois a diretoria preferiu mandar os jogadores para reforçar a equipe sub-20 em algumas partidas.

Porém, segundo os "atletas", a diretoria só tomou esta atitude pelo fato de ambos terem entrado na Justiça contra o clube reinvindicando atrasos de salários, FGTS, etc.

Segundo o clube, todos os débitos estão em dia e a ação não tem procedência.

Qual a intenção deles então? Simplesmente forçar a saída do clube, pois sabem que mesmo que percam as ações não teriam mais clima para continuar no clube.

Eles não se apresentaram no Ninho da Gralha e nem na Vila Capanema hoje.

Minhas observações:

1) Élvis não é responsável e profissional. Prefere as noitadas ao invés de trabalhar. Caiu na farra muito antes de completar 18 anos, inclusive quando estava se recuperando de uma contusão grave.

2) Vinícius está sendo mal assessorado pelo seu advogado. E se não refletir nas suas atitudes será marcado como antiprofissional.

3) O clube está certo em mandar os jogadores reforçar a equipe de base, pois ainda tem idade para jogar mesmo que tal atitude seja de uma possível retalhação.

4) Marcelo Oliveira está correto em não escalar jogadores que vivem chegando atrasados e que não possuem uma vida de acordo com um atleta profissional.

5) Os clubes deveriam ter um código de ética para não contratar estes tipos de jogadores. Hoje eles sabem que saindo do Paraná, outro time vai contratá-los amanhã, assim como aconteceu com o goleiro Rodolfo. Caso contrário, os clubes serão reféns dos jogadores, pois não vale a pena manter em seu elenco jogadores de tal caráter e vendendo os direitos abaixo do preço justo não conseguem lucrar o que deveriam.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

CAVALO PEDE DEMISSÃO DO VILA NOVA

Estava na cara que não daria certo.

Só a diretoria do Vila Nova que não sabia.

Depois de Comelli e Cavalo, quem será o novo treinador?

Lori Sandri ??? Zetti ???

Campanha do Cavalo no Vila Nova:

6 jogos
1 vitória
1 empate
4 derrotas

E mais, a diretoria do lanterna da Série B anunciou o nome do novo diretor de futebol, Mauro Morishita, muito conhecido aqui no futebol paranaense.

MEDO E HORÁRIO DE BALADA

Este é o título da minha coluna no site Paranistas.com.br

Segue um trecho:

O medo é algo muito difícil de saber lidar e combater. Existem diversos tipos de medos. Tem pessoas que jamais andam de elevador preferindo subir e descer escadas independente do andar que precise ir. Tem pessoas que evitam ao máximo de falar em público. Uma das maneiras que tenta amenizar ou até mesmo eliminar o medo de é justamente forçando uma situação onde a pessoa não tenha outra escolha a não ser enfrentar diretamente o medo.
No exemplo acima, a pessoa que evita de todas as maneiras falar em público terá um certo dia, as vezes quando menos se espera, de lidar com esta situação. E muitas vezes consegue ir bem nesta situação forçada, pois é algo inesperado ao invés de pensar várias vezes na situação antes de que ela aconteça.

Mas o que isto tudo tem a ver com o Paraná Clube?

Confira na íntegra: clique aqui.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

PIADA DO DIA

O Paraná tentou contratar o meia emo Netinho do Atlético/PR.

A diretoria do Paraná deveria rever e rápido seus conceitos do que considera reforço. Trazer um qualquer para amontoar encher ainda mais o elenco só desestabilizaria o ambiente.

Ou trazem um reforço de verdade ou deem chances reais para os garotos que estão no elenco.

SÃO CAETANO 2 X 2 PARANÁ

Momentos distintos da partida e pontos importantes:

Primeiro tempo horrível do Paraná como já é de costume. A derrota por 1 a 0 na etapa inicial foi lucro para o Paraná. Detalhe para o treiandor Marcelo Oliveira que abriu mão do meia Wanderson para colocar o volante Diogo.
O São Caetano atropelou com direito a uma excelente partida do Kléber que é o principal organizador de jogadas.

Com a expulsão do Irineu no 1º tempo ficou provado que jogar com 2 zagueiros é possível e necessário.

Na segunda etapa o São Caetano foi disposto a marcar mais gols, porém esqueceu totalmente da marcação e deixou muitos espaços para o Paraná que soube jogar. O treinador Marcelo Oliveira com medo de perder o cargo foi para o tudo ou nada pela primeira vez na carreira.

Willian, destaque da partida surpreendentemente, emapatou o jogo e causou certo desespero do time do ABC, porém não durou muito pois conseguiu reverter o placar rapidamente.

Inexplicável foi depois do 2º gol a maneira que o São Caetano jogou. Tentou pressionar o Paraná para fazer o 3º gol, mas esqueceu de marcar o Paraná.

Numa jogada individual o Willian fez o segundo gol, aliás um golaço. E o Paraná teve outras oportunidades também, com Willian e Pimpão que tentou chutar uma bola que poderia ter sido cabeceada.

Detalhe importante foi que o Paraná terminou o jogo com 4 jogadores ofensivos (Willian, Pimpão, Somália e Flavinho). O que prova que é possível sim jogar mais ofensivo e com apenas 2 zagueiros.

O treinador Marcelo Oliveira continua no comando do Paraná, não pela competência, mas sim pelo desespero. Mexeu bem no time ontem, mas poderia ter feito isso há 5 ou 6 meses e foi fazer apenas para não ser demitido.

Não gostei do Juninho ontem. Largou várias bolas e falhou no 1º gol.

Chicão foi péssimo mais uma vez. Tem que sair do time urgentemente. Diogo merece jogar na sua real posição desde o início e com Camargo, que jogou muito bem, ao lado pode ir bem.

Pimpão fez uma reestréia mediana.

Wanderson não está em condições físicas e foi escalado desde a partida contra o América/RN de maneira precipitada.

Sábado é o próximo jogo. Horário horrível: 21 horas. O adversário é o ASA.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

SÃO CAETANO X PARANÁ

Queria poder comentar sobre uma possível grande vitória Paranista, mas me contentarei com um empate ou até uma derrota a lá Marcelo Oliveira (1 x 0).

Não vejo como o Paraná poderá ganhar este jogo, principalmente como vem jogando.

O treinador prometeu mudanças, mas os únicos que entram são Kim e Pimpão.

Tem a volta do Willian também no lugar do Bocão. É realmente não temos como vencer. As invenções do treinador continuam.

Pelo lado do Azulão, o jogador que poderia ter sido o nosso meia, mas foi liberado, é o Kléber. Vem jogando bem e pode aprontar para cima dos nossos volantões.

Vai que dá zebra... só me resta torcer.

O jogo começa às 19:30 no Anacleto Campanella.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

MAIS UMA CONTRATAÇÃO


Depois de João Leonardo e Willian, a "brilhante" diretoria deve trazer o atacante Anderson Aquino.

O jogador foi revelado pelo Atlético/PR e estava pela 3ª vez afastado do time.

Durante sua carreira o jogador foi emprestado para o Sport, Goiás e Olimpi Rustavi da Geórgia.

Para a diretoria de futebol presidida pelo Aramis Tissot, refugo do Atlético tem cadeira cativa no Paraná Clube.

Ficha do Jogador:
Nome completo: Anderson Angus Aquino
Apelido: Anderson Aquino
Posição: atacante
Data de nascimento: 18/12/1986 Foz do Iguaçu
Altura: 1,74 m
Peso: 70 kg
clubes:
2002-2005: Atlético/PR
2006-2007: Sport
2008: Goiás
2008: Atlético/PR
2009-2010: Olimpi Rustavi/Geórgia
2010: Atlético/PR

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

AGORA VAI - CHEGOU O "MEIA" !!!

O prometido meia da série A chegou.

Tobias !!!!

Só estou em dúvida se ele jogava no Sport Club Corinthians Ferroviária ou no Clube de Regatas Ferroviária.

Parece piada, mas não é.

O prometido meia de série A vem da Ferroviária de Araraquara da 2ª divisão de São Paulo.

Porém o meia é na realidade VOLANTE e inclusive já atuou várias vezes como zagueiro.

A diretoria do Paraná Clube não pára de tirar sarro da cara do torcedor Paranista.

É bom deixar claro que não sei se o jogador é bom ou não e se vai dar certo ou não. Mas não dá para prometer um perfil de jogador e apresentar outro e pior ainda contratar e anunciar que o jogador atua em uma posição que não condiz com a verdade.

O VOLANTE, inclusive, jogou o campeonato Paranaense de 2010 pelo Toledo Colonia Work.

Segue a ficha do jogador:


Nome completo: Pedro Raphael Tobias
Nascimento: 19/07/1984, em Piracibaba (SP)
Posição: volante
Altura: 1,83 m
Peso: 75 kg
Clubes: Noroeste-SP, Anapolina-GO, Comercial-SP, Rio Preto-SP, Araçatuba-SP, XV de Jaú-SP e Botafogo-SP, Paysandu-PA, Toledo-PR, Ferroviária-SP.

Lances -

O primeiro um gol de falta.

O segundo um gol de penalti, mas o detalhe é a comemoração.






quinta-feira, 19 de agosto de 2010

COLUNA NO AR

Convido para lerem minha coluna semanal no site Paranistas.

Título: Tudo tranquilo na Vila Capanema

O título desta coluna não é a minha opinião, mas o sentimento que passa pela falta de atitude da diretoria neste momento que vive o Paraná Clube. Após a derrota desastrosa contra o América/RN, a quarta seguida, a diretoria sequer deu uma declaração ou tomou uma posição mais dura para amenizar o problema. O problema não é a sequencia de derrotas, mas como elas aconteceram. Uma covardia e falta de vontade imensa. Esta passividade da diretoria pelo jeito está passando para a comissão técnica e conseqüentemente para os jogadores. O atual diretor de futebol pouco atua perante a comissão técnica e aos jogadores.

Escreveo também sobre a permanência do Aurival Correia e Waldomiro Gayer Neto na atual diretoria. Ambos muito responsáveis pela situação do clube.

Também sobra para o imitador do Sílvio Santos que usa o Paraná para angariar votos.

Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.

JOSIEL VAI PARA O ATLÉTICO

Uma imagem vale mais que palavras.


Mas a torcida quer ouvir as explicações do diretor Guto Mello, do vice-presidente Aramis Tissot, do presidente Aquilino Romani e do "parceiro" Marcos Aramal.

EX-TÉCNICO DO PARANÁ ACERTA COM O RESENDE


Paulo Campos é o novo técnico do Resende/RJ.

O time está no mesmo nível da competência do treinador, aliás, é uma excelente oportunidade para o Paulo Campos.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

E O DIRETOR, CADÊ?


É incrível como certas pessoas tem a capacidade e se omitir quando precisa tomar uma atitude.

O Paraná está vivendo uma crise gigantesca e seu diretor de futebol pouco aparece na Vila Capanema.

Sendo assim não consegue observar os erros que se acumulam no departamento de futebol. Ele poderia dar uma passada no departamento médico e ver como está.

Se não bastasse as fracassadas contratações, as negociações dos próprios jogadores do Paraná são verdadeiras novelas.

Primeiro foi a novela João Paulo. Quase 1 mês de negociação.

Depois foi a vez do lateral Gílson e agora é a vez do Toscano.

Porém estes 2 últimos um fato é lamentável. Ambos não tiveram suas liberações concedidas pela diretoria, mas Gílson foi para Porto Alegre se apresentar ao seu ex-futuro time. Do mesmo jeito Toscano deve embarcar para Portugal amanhã também sem autorização da diretoria Paranista.

Resumindo, a direção de futebol do Paraná é um verdadeiro circo. E o responsável pela baderna chamasse Guto Mello, ou mais conhecido como Guto "não sei" Mello, pois nunca sabe de nada e sempre diz que "é o Aramis que sabe".

ARAMIS X EMPRESÁRIOS

foto: Paraná-Online

O vice-presidente Aramis Tissot soltou o verbo contra os empresários.

Não querendo citar nomes deixou claro que o Paraná é quem manda nas negociações dos seus jogadores.

O caso Gílson foi o da vez.

O Grêmio teve interesse na sua contratação e convesou diretamente com o empresário do atleta e com o próprio jogador. Foi oferecido um salário 6 vezes maior que o que ele ganha no Paraná.
Tudo acertado, Gílson foi para Porto Alegre realizar exames médicos, porém o Grêmio mudou o andamento das negociações e o empresário do atleta voltou para Curitiba para tentar solucionar o caso.

Soluções possíveis:

1) O Grêmio paga 300 mil reais pelo empréstimo do jogador.

2) O Grêmio paga 1 milhão de reais pelos direitos do jogador.
3) A negociação não acontece e o Paraná mantém no elenco um jogador insatisfeito.
Mas o que ficou no ar é para quem seria a indireta do Aramis Tissot.
O empresário que estava negociando o atleta é o Marcos Amaral, dono da Amaral Sports, parceira do Paraná.
Seria para ele?
Hoje será solucionado o problema.
E o Guto "não sei" Mello, diretor do Paraná, por onde anda??? Mais um come e dorme no clube!!!

JOGANDO COMO O MARCELO OLIVEIRA GOSTA, AMÉRICA GANHA DO PARANÁ

O América/RN jogou como o Paraná jogava e conseguia as vitórias.

Lula Pereira montou um esquema fechadinho sabendo que o Paraná jogando com 3 zagueiros, mais 1 zagueiro improvisado na ala-esquerda e mais 2 volantes teria dificuldades para armar alguma jogada.

Explorando exclusivamente os contra-ataques o América conseguiu fazer o gol da vitória logo aos 7 minutos.

O Paraná que utilizou várias vezes esta estratégia de fazer o gol no começo do jogo e se retrancar depois, foi bem usada pelo América.

Sem criatividade alguma do time que não conseguia chegar a meta do adversário, Marcelo Oliveira viu passivamente o 1º tempo. Com 3 zagueiros sem função e 2 volantes tendo espaço para chegar ao ataque, porém sem qualidade, o time não fez nada.

No intervalo o treinador Marcelo Oliveira tirou o zagueiro Irineu e colocou mais um volante, Serginho.

Aos 15 minutos tirou o Wanderson, totalmente sem ritmo, e colocou Vinícius. Tirou também Camargo e colocou Somália.

O time melhorou mas não conseguiu empatar o jogo.

Com o resultado dificilmente o Paraná conseguirá ficar entre os 4 primeiros e deve começar a pensar em 2011 onde vai mais uma vez jogar a série B, isso se não acontecer um desastre e cair para a terceira divisão.

Seria muito fácil dizer que a derrota de ontem foi culpa do Marcelo Oliveira. O grande problema foi ter chego nesta situação com o grupo totalmente perdido e sem estratégia de jogo, porém se pegar um fã de futebol e colocá-lo para ver o jogo do Paraná, certamente ele irá falar: o time parece que não treina, pois parece um "amontoado" em campo.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

PARANÁ X AMÉRICA/RN

Permito-me copiar parte da coluna do amigo Sérgio Bello sobre o jogo e hoje. Tenho o privilégio de ser citado na mesma.

Esta mensagem foi postada no twitter pelo meu amigo Luis Hansen, o popular Skol, da Paranautas: "Jogo traiçoeiro este contra o América-RN. Se vencer não fez mais que a obrigação. Se perder instala a crise e enterra a volta para a série A."

A mensagem é curta e grossa, mas resume bem a importância da partida desta terça feira, válida pela 14ª rodada da Maldita Segundona. A Nação Paranista que viu o time jogar um futebol convincente antes da parada da Copa do Mundo chegando inclusive na liderança, hoje vê seu time se arrastar em campo, sem entender o que aconteceu para uma guinada tão drástica no futebol apresentado pelos jogadores.

Nos jogos contra o Coritiba e contra o América-MG, o goleiro adversário nem precisou tomar banho, pois nenhuma bola foi chutada no gol destes adversários, numa demonstração clara da falta de objetividade dos nossos atacantes.

Nesta terça o torcedor paranista que comparecerá na Vila Capanema não poupará os descomprometidos.

Vitória é o único resultado aceitável esta noite!

http://www.parana-online.com.br/editoria/esportes/triodeferro/postagens/sergio/79315/

O jogo começa às 21 horas e o adversário vem desesperado, pois está há 8 jogos sem vencer e mais uma derrota pode causar a demissão do treinador Lula Pereira.

Pelo lado Paranista, o treinador Marcelo Oliveira coloca este time:

Juninho, Alessandro Lopes, Irineu, Luis Henrique, Paulo Henrique, Chicão, Diogo, Wanderson, Jefferson, Toscano (Somália), Bocão.

Com a saída do Gílson para o Grêmio, Paulo Henrique faz sua estréia na lateral-direita e Jefferson será improvisado na esquerda.

Wanderson volta ao time. Eu manteria Vinícius e Élvis juntos, porém o treinador quer voltar a ter um meia, o melhor até agora, novamente.

Toscano está, por enquanto, confirmado para o jogo, mas como não está nem um pouco afim de jogar e sonha ir para Portugal, pode ser cortado do jogo.

Willian novamente perde a condição de titular o que prova a péssima contratação dele, indicação do treinador.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

GÍLSON NO GRÊMIO

Em instantes esta imagem se tornará verdadeira...



por enquanto é uma simples montagem...

domingo, 15 de agosto de 2010

"EU FAÇO TUDO QUE POSSO"

O Paraná perdeu mais uma vez e o resultado não poderia ser diferente do habitual 1 a 0, placar preferido do treinador Marcelo Oliveira.

Mas não tem muito que comentar sobre o jogo. São sempre os mesmos erros, a mesma escalação errada, as substituições equivocadas e o mesmo discurso após a partida.

Mas uma frase do treinador deve-se ser levada em consideração:

"EU FAÇO TUDO QUE POSSO"

Com esta frase do incompetente Marcelo Oliveira concluo que a demissão dele deveria ser imediata.

Nem tanto pela falta de treino e pelos constantes erros, mas pela falta de motivação que é visível e a falta de competência para fazer algo novo.

Ou muda agora ou brigaremos para não sermos rebaixados.

Com a decisão, a diretoria.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

AMÉRICA/MG X PARANÁ


Não tanto individualmente, mas o grupo do América é muito forte. Além de taticamente muito bem postado em campo o time possui várias jogadas ensaiadas com a bola parada. O treinador da equipe é o Mauro Fernandes.

O Paraná terá muitas dificuldades e terá que jogar como não vem jogando há tempos para conseguir o único resultado que interessa.

Os jogadores mais conhecidos do América são: Irênio, Thiago Silvy, Fábio Júnior e Euller.

E também um velho conhecido da torcida Paranista, o goleiro Flávio. Apesar de ser o goleiro mais velho do campeonato, é o titularíssimo da equipe Mineira.

Pelo lado Tricolor, o treinador Marcelo Oliveira mexe na equipe.

Equivocadamente ele tira do time o garoto Vinícius e o centroavante Bocão. Até parece que a culpa dos maus resultados são os dois. Ao invés de reforçar o meio-campo com outro meia, não, ele prefere simplesmente substituir os jogadores.

Quem entra são Somália e Willliam, porém o detalhe principal é que este último deverá jogar como atacante enquanto Toscano deverá jogar como meia.

William veio para o Paraná como meia, porém depois de 2 partidas saiu da equipe e começou a treinar como atacante e como foi o Marcelo Oliveira que o indicou terá que jogar para justificar a contratação.

Resta torcer para que dê certo, senão podemos ficar 10 pontos atrás do 4º colocado.

Retrospecto do confronto:

12 jogos
3 vitórias
5 empates
4 derrotas
9 gols marcados
11 gols sofridos

PIMPÃO ESTÁ VOLTANDO


O atacante Rodrigo Pimpão está de volta ao Paraná.

Faltam pequenos detalhes e a chance dele vestir novamente a camisa Paranista é de 99%. O 1% restante fica por conta dos "causos da bola".

Ele está em Curitiba e fará uma avaliação na Vila Capanema a tarde e se tudo der certo deve ser apresentado oficialmente segunda-feira.
O jogador fez poucas partidas pelo Vasco e pelo Paraná se destacou muito rápido sendo vendido na sequência. Não acredito que venha para solucionar todos os problemas, mas pode ajudar.

Resta saber se o Josiel também vem.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

RESPOSTAS SOBRE AS DISPENSAS

Através do repórter Willians Lima da Rádio Banda B, fiz a indagação sobre as dispensas dos jogadores Marcelo Carvalho, Douglas Henrique e Caio.

A resposta foi a seguinte:

Os 2 primeiros foram simplesmente dispensados, pois o clube não demonstrou interesse no futebol deles.

Sobre o Caio, ele tinha entrado com uma ação na Justiça contra o Paraná e por um acordo ele foi liberado.

É um absurdo como a diretoria Paranista é amadora. Primeiro por deixar que um garoto de 17 anos (Caio) tenha argumentos para acionar o clube na Justiça. Ao invés de investirmos na nossa categoria de base que é a única que pode salvar o clube financeiramente em futuras vendas, conseguem deixar de pagar valores baixos, pois são atletas que ganham pouco e perdem os direitos deles.

E outro absurdo é não utilizar os jogadores, ou pelo menos, dar uma chance. A diretoria preferiu contratar o João Leonardo e dispensar 3 jogos depois. Contrataram também o Juan e sequer jogou ainda. E não deve ser bom ou a avaliação do treinador é equivocada, pois ele prefere improvisar a colocar o jogador.

Supor que os jogadores não estivessem treinando bem. Continua com o vínculo e empresta os jogadores e não corre o risco deles sairem do clube e jogarem bem em outros sem ganhar absolutamente nada.

Guto Mello e Aramis Tissot, a blog está aberto para suas explicações.

MAIS UM GAROTO DISPENSADO

O Paraná dispensou mais um garoto e que era uma promessa das categorias de base.

O jogador da vez foi o meia Caio.

Nome: Caio Barbosa Brito de Castro
Apelido: Caio
Nascimento: 19/11/1992 (17 anos)
Peso: 65 Kg
Altura: 1.74 m
Posição: Meio de Campo
Local de nascimento: São Paulo-SP

Assim como aconteceu com Marcelo Carvalho e Douglas Henrique nas útimas semanas, a diretoria simplesmente passou o "facão" e liberou gratuitamente os jogadores.

Marcelo, inclusive, já teria acertado com o Coritiba.

Com a palavra, Guto Mello, Aramis Tissot e Aquilino Romani.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

EX-TREINADOR DO PARANÁ ASSUME O BAHIA


O ex-técnico do Paraná, Márcio Araújo, assume o Bahia.

Após a saída de Renato Gaúcho para o Grêmio, a diretoria do Bahia agiu rápido e anunciou o nome do novo comandante.

Márcio Araújo trabalhou no Paraná em 98 e 99. Foi vice-campeão da Copa -Sul em 99, perdendedo para o Grêmio, porém salvou o Paraná do rebaixamento em 98.

PARANÁ PERDE MAIS UMA


Mais uma vez sem estratégia para vencer o jogo, o Paraná apenas se preocupou em se defender e torcer para que um milagre ajudasse a marcar o gol antes do adversário.

Mais uma vez isto não aconteceu e pior, foi o Bahia que abriu o placar.

Depois do gol o Paraná teve que sair para o jogo e como é sabido por todos, o treinador Marcelo Oliveira não tem a mínima noção de como se faz isso.

Mais uma vez as alterações do treinador foram erradas, também para variar um pouco.

No intervalo ele sacou o Bocão que mais uma vez estava totalmente isolado e colocou o Somália. Perdeu o jogador de referência.

Acabou tomando o 2º gol, porém conseguiu diminuir com Alessandro Lopes de cabeça após cobrança de falta executada pelo Vinícius.

Depois dos 20 minutos ele colocou o Serginho Catarinense e Walderi e tirou o Vinícius e Alessandro Lopes.

Mais uma invenção do Professor Pardal. Montou um 4-3-3 com 3 volantes. Toscano perdeu totalmente o posicionamento e o Paraná não teve um jogador de finalização na área.

Não tem como continuar com este treinador. É muito fraco. Não sabe armar um esquema ofensivo, substitui mal, é medroso e covarde.

Pior ainda é ouvir a entrevista dele após o jogo. Um "blá-blá-blá" igual aos outros. Sempre o mesmo tom de voz e a mesma passividade.

2 a 1, placar final.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

BAHIA X PARANÁ

Hoje tem mais uma batalha.

O Bahia tem um time rápido, mas não terá seu principal atacante: Rogerinho.

Na defesa, Nen também desfalca a equipe.

O principal jogador é Moraes, ex-Vasco.

Pelo Paraná, Camargo que levou o 3º cartão amarelo contra o Coritiba fica de fora.

O time será este:

Juninho, Alessandro Lopes, Irineu, Luis Henrique, Jefferson, Chicão, Diogo, Vinícius, Gílson, Toscano e Bocão.

Serginho Catarinense viajou e entrará no decorrer do jogo.
Tomara que o treinador Renato Gaúcho não tenha visto o clássico e já esteja planejando seu novo time, pois deve acertar com o Grêmio.

O Bahia está na 7ª posição / em casa está na 11ª posição.

O Paraná está na 8ª posição / fora de casa está na 14ª posição.

O jogo começa às 21:50 em Pituaçú.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

É POSSÍVEL JOGAR ASSIM !!!

Vendo como o Paraná Clube joga e a passividade do treinador Marcelo Oliveira, não posso deixar de dar uns "pitacos" e escalar o que seria o meu time.

É inadmissível o Paraná com sua grandeza jogar com medo e apenas se preocupar em como se defender e não ter uma estratégia sequer, para ganhar as partidas.

Depender apenas do "além" para que faça um gol no começo do jogo para se retrancar e jogar no contra-ataque não condiz com a nossa camisa vitoriosa.

É preciso mudanças.

Se não na comissão técnica, pelo menos no pensamento mais ofensivo e na vontade de vencer.

Fica claro que no esquema do treinador, o 3-5-2 mais parece um 5-4-1. Os alas ficam totalmente perdidos, os volantes não sabem sair para o jogo, o meia fica isolado para armar as jogadas deixando o Bocão totalmente sozinho no ataque.

É preciso deixar o time mais "liso", ou seja, com mais facilidade para tocar a bola e aproximar os jogadores, diferente do que aconteceu no jogo de sábado.

Sugiro a seguinte escalação e esquemas táticos:

Na minha opinião, jamais apenas 1 jogador deve ficar responsável pela armação da equipe no meio-campo. Considero que o Vinícius pode jogar mais recuado como se destacou nas categorias inferiores. É muito mais fácil o Vinícius ajudar na marcação do que o Chicão ou outro volante na armação.

Deixaria o Luis Henrique como falso lateral saindo "na boa" assim como Jéfferson. Não precisa que os laterais ou alas fiquem fazendo o corredor e indo e vindo toda a hora. Tem que ir com qualidade e na hora certa.
Toscano e Gílson teriam total liberdade para atacar mais pelos lados do campo e sempre aproximando de Bocão.

Élvis ou Wanderson, ficaria com a responsabilidade ao lado de Vinícius de ajudar na armação, enquanto Diogo ficaria mais na marcação.

Com estes mesmos jogadores poderia alterar um pouco o posicionamento:


Este último esquema seria mais ofensivo. O treinador Marcelo Oliveira se tiver vendo este post deve estar a beira de um infarto.

Em todos os esquemas os alas, laterais ou como queiram chamar não ficariam apenas na linha defensiva mas atacariam, porém de forma mais tática.

E quando o Paraná estiver sem a bola, sendo atacado?

O ponto básico é não recuar todos os jogadores no campo defensivo. Assim como o Coritiba fez no jogo, poderia deixar 2 ou 3 jogadores no campo ofensivo para contra-atacar e segurar 3 ou 4 jogadores do adversário.

Os outros jogadores marcariam por zona sem a necessidade de correr desesperadamente para marcar posição.

É lógico que nenhuma destas mudanças serão feitas pelo treinador. É apenas uma forma de demonstrar que o problema não são os jogadores, exclusivamente, mas sim a falta de ousadia e vontade de vencer aliado aos treinos. Aliás, estes, foram muito mal efetuados durante a parada da Copa. Até agora não vi mudança alguma em relação ao time pré-Copa.

Continuaremos com o esquema engesado do treinador Marcelo Oliveira sobrecarregando o nosso camisa 10 assim como os nossos defensores que não tem tempo para dar uma respirada.

Mas continuarei torcendo para que o Paraná volte a vencer e entrar o quanto antes no G4, pois este ano é o mais fácil para voltar a elite e para o clube é essencial voltar à Série A em 2011.

domingo, 8 de agosto de 2010

ANÁLISE SOBRE MARCELO OLIVEIRA

Agora o papo é exclusivo sobre o treinador Marcelo Olveira. Não tenho gostado do trabalho dele e achei que a parada da Copa poderia ajustar alguns detalhes e tempo o treinador teve, porém ele não mostrou competência para isso.

Mais uma vez a partida contra o Coritiba demonstrou a falta de ousadia e competência do treinador. Continuo achando que ele é muito medroso.

É incrível a vontade dele de empatar em 0 a 0 ou perder de pouco. Sempre que o Paraná precisou de uma estratégia diferente para surpreender o adversário não aconteceu.

Contra o Coritiba foi a sexta partida importante que o Paraná perdeu de 1 a 0 sem ao menos ter uma estratégia para tentar vencer as partidas.

25/03/10 - Coritiba 1 x 0 Paraná
31/03/10 - Sport 1 x 0 Paraná
04/04/10 - Atlético/PR 1 x 0 Paraná
15/05/10 - Ponte Preta 1 x 0 Paraná
01/06/10 - Sport 1 x 0 Paraná
07/08/10 - Paraná 0 x 1 Coritiba

Em todas estas partidas o Paraná teve uma preocupação excessiva na marcação e nada além disso.

Outro fato preocupante é a falta de visão durante o jogo. A maioria das substituições que ele faz são erradas.

Tempo o treinador já teve para desenvolver o trabalho, como costumam dizer os treinadores, mas na prática não vi isso.

Você pode estar se perguntando e as vitórias???

Sim, o Paraná teve boas vitórias mas na maioria o Paraná saiu na frente do placar e jogou no contra ataque. Não que seja uma estratégia errada, porém é única do treinador.

Das 16 vitórias do Paraná no ano, 14 o Paraná abriu o placar e destas, 10 aconteceu até os 30 minutos do 1º tempo. E destas 10, 9 foram até os 20 minutos.

Das 15 vezes que o Paraná saiu perdendo no placar, em 4 conseguiu empatar o jogo (Iraty, Operário, Cerâmica e Guaratinguetá) e apenas 2 vezes conseguiu reverter o placar:

Paraná 6 x 1 Cerâmica - fraquíssimo time gaúcho. O treinador abriu mão de 1 dos 3 volantes escalados para colocar mais um meia.
Paraná 2 x 1 Portuguesa - foi a única partida que uma substituição do treinador surgiu efeito (Somália no lugar do Jefferson).
Um detalhe importante é que virar um jogo é complicado, isto é fato mas o que me deixa preocupado é a falta de ousadia durante os jogos para pelo menos tentar o empate quando está perdendo. As substituições são sempre previsíveis e que nunca surpreende o adversário.
Na Copa do Brasil precisando marcar um gol contra o Sport na Iha do Retiro, o treinador não abriu mão dos 3 zagueiros e 2 volantes.
Foi assim também contra o Atlético na Baixada e pior foi contra o Coritiba no Couto Pereira onde o Paraná terminou com 3 zagueiros e 3 volantes.
Não creio que a diretoria mande ele embora independente de qualquer resultado e não sei se esta seria a solução, porém é preciso mudança de pensamento e estratégia.
As próprias entrevistas do treinador demonstra a falta de coerência em relação aos jogos. É preciso mudança tática urgente. Nem sempre o Paraná conseguirá fazer o gol antes do adversário para poder segurar os resultados e nem sempre o Paraná conseguirá ter uma estratégia desde o 1º minuto. O esquema está muito previsível.
O Paraná poderia colocar dois meias para dividir a responsabilidade de criação das jogadas. É possível um dos meias fazer o papel de 2º volante que é muito mais fácil do que um volante ajudar na armação.
Ainda faltam 26 jogos e o Paraná precisa de 14 vitórias. É possível conseguir, mas precisa de mais ousadia e não ter medo de perder o que aumenta a vontade de vencer.

O MEDO DE PERDER TIRA A VONTADE DE VENCER

O Coritiba tem mais qualidade técnica que o Paraná e tática.

Mas isso não pode ser a justificativa para a derrota, pois se sempre que um time seja técnicamente melhor nem precisaria acontecer a partida para saber o vencedor.

Para sobrepor a qualidade do adversário é necesário ter uma estratégia de jogo para vencer e principalmente vontade para tal. E isto eu não vejo no comando do treinador Marcelo Oliveira. Não é a primeira vez que e o Paraná entra para não perder e se possível num lance totalmente esporático, não treinado e com a ajuda de sabe lá quem, o Paraná possa fazer 1x0.

No jogo de ontem ficou clara a falta de criatividade no meio-campo e na saída de bola tudo pelo fato do excesso de preocupação na marcação, dita pelo próprio treinador antes da partida. Quando perguntado como seria a estratégia para a partida ele disse:

"O Diogo fará uma marcação individual no Rafinha, o Alessandro (Lopes) e Diego (Correia) um deles marcará o Betinho e o outro na sobra..."

E para vencer a partida??? Não houve estratégia alguma

A marcação acabou sendo esta mesma:

Diogo >>> Rafinha
Alessandro Lopes>>> Betinho
Chicão>>> Marcos Aurélio
Jéfferson>>> Dudu
Diego Correia ficou na sobra

O 1º tempo foi equilibrado na posse de bola mas a diferença é que o Coritiba tinha uma estratégia de jogo diferente do Paraná que não tinha nenhuma jogada e deixava os jogadores muito separados. Vinícius, como todos os camisa 10 que jogam com o treinador Marcelo Oliveira, ficou isolado na armação. Os dois volantes além de não terem qualidade sufuciente para ajudar na armação se preocupam demais com a marcação.

Veja a imagem de como era o esquema quando o Paraná estava atacando.


Perceba o Coritiba sempre deixava 3 jogadores na frente segurando 4 ou 5 jogadores do Paraná na defesa.

Dentro do círculo amarelo os dois volantes que até tentavam as vezes ajudar o ataque mas com pouca qualidade. Perceba como os jogadores do Paraná ficavam distantes um dos outros.

Na imagem abaixo vemos como o Paraná se postou taticamente quando estava sem a bola:



A boa marcação não significa necessariamente ter o maior número de jogadores no campo defensivo. No esquema podemos ver isso. Apenas Bocão ficando na frente. Mesmo com este esquema o Coritiba teve claras chances de gol. Juninho salvou 2 bolas milagrosamente.

Mas se o objetivo realmente era não perder, estava dando certo até o treinador fazer as substituições. Totalmente pressionado, sem saída de jogo e com pouca posse de bola, o Paraná era engolido no 2º tempo.

Então, Marcelo Oliveira promoveu 2 substituições simultâneas. Tirou Jéfferson que vinha fazendo uma excelente partida, principalmente na marcação no Dudu e colocou Kim. Tirou Bocão e colocou Somália.

Com as alterações, Marcelo Oliveira abriu mão totalmente de jogar pelo lado direito do campo, se preocupando apenas na marcação. Diogo que vinha sendo o melhor jogador do Paraná marcando o Rafinha passou a marcar Dudu. Kim passou a marcar o Rafinha e Somália ficou isolado no ataque como já vinha acontecendo com Bocão. O grande problema que era o meio de campo não foi arrumado.

Sem um jogador centralizado na frente, o Paraná passou a ter apenas 4% da posse de bola perto da grande área o que sobrecarregava o sistema defensivo

O Coritiba então fez o gol. E o que o treinador Marcelo Oliveira fez? Tirou o Vinícius, que parece ter sentido caimbras, e colocou o William. Aí sobrou para os volantes Chicão e Camargo tentar armar alguma jogada e como não tem qualidade para isso sobrou "chuveirinho" na área.

Aliás, neste quesito de cruzamentos o Paraná teve um aproveitamento muito ruim. E não poderia ser diferente. Sem um ala-direito e um centroavante, como fazer o gol desta maneira?

Dos 35 cruzamentos que o Paraná fez, apenas 4 foram certos.

Nas finalizações, o Paraná teve apenas 7, porém nenhuma foi no gol. A única chance de gol que o Paraná teve na partida inteiro foi no 1º tempo quando Toscano recebeu o lançamento, entrou na área e ao invés de chutar ao gol tentou cavar uma penalidade que não existiu.

Destaque para o goleiro Juninho, Diogo, Diego Correia, Alessandro Lopes e Jéfferson. Tiveram muito trabalho e conseguiram na maioria das vezes levar vantagem, mas chega uma hora que o excesso de bolas em cima da defesa acontece uma falha aqui, outra ali. Como a bola não parava no ataque e no meio de campo, os defensores tiveram que se desdobrar lá atrás.

Repito o que escrevi no começo da análise, o Coritiba tem jogadores diferenciados e com muita qualidade técnica, mas não justifica o excesso de marcação e apenas isso. É preciso ter vontade e estratégia para vencer as partidas.

Queria deixar uma pergunta ao autor do gol, Rafinha:

Quem era você antes de chegar no Paraná ano passado? Como você não vai responder eu mesmo respondo. Era uma moeda de troca do São Paulo. Vivia pingando de clube em clube. Mas foi no Paraná que despontou para o futebol, mesmo com seus já 26 anos.

Falo isso porque sinceramente não entendi o motivo dele fazer sinais obscenos e xinagamentos a torcida Paranista e também de mandar ficar em silêncio a torcida que apoiou o jogador durante a passagem dele no Paraná. Ontem, logicamente, aconteceram vaias o que é normal no futebol, para ele antes e durante a partida.

Termino este post parabenizando a torcida pela fantástica festa que fez nas arquibancadas. Tomara que se repita muitas vezes neste campeonato.

No próximo post falarei mais sobre o treinador Marcelo Oliveira que pra mim vem fazendo um trabalho muito fraco no comando do Paraná.

sábado, 7 de agosto de 2010

PARANÁ PERDE O CLÁSSICO

É o treinador que faz um monte de besteiras e depois sobra para o blogueiro explicar.

Será explicado, mas não agora. Tempo para descanso.

Amanhã a explicação da derrota.

No meu twitter alguns fatos do jogo. Leia, siga, "retuíta".

www.twitter.com/luis_hansen

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

MAIS DO CLÁSSICO

Na minha coluna no site Paranistas.com.br escrevo um pouco mais sobre o clássico.

Confira, clique aqui.


E me siga no Twitter !!!

http://twitter.com/luis_hansen

PARANÁ X CORITIBA - 90º DA HISTÓRIA

Neste sábado acontecerá o nonagésimo "Paratiba" da história.


O retrospecto é equilibrado:

Coritiba soma 33 vitórias contra 31 do Paraná, além de 25 empates.

Na Vila Capanema o retrospecto é este:

10 jogos
5 vitórias do Paraná
3 vitórias do Coritiba
2 empates


O Coritiba é o líder da competição e está há 10 jogos invicto. No gráfico abaixo podemos notar que a campanha do Coritiba é mais constante. O Paraná, principalmente após a Copa, não conseguiu bons resultados consecutivos.



O Coxa tem como característica a velocidade e conta com jogadores habilidosos para exercer esta estratégia de jogo.Num esquema 4-2-3-1, muito utilizado na Copa do Mundo e também deverá ser aplicado na seleção brasileira, o Coritiba deixa apenas 1 atacante mais a frente, porém não fixo. Betinho se movimenta dando espaço para que os 3 meias cheguem de trás para poder finalizar. No lado direito o conhecido da torcida Paranista, Rafinha. No meio, Marcos Aurélio ganha a condição de titular. Ele vem sendo o talismã do Coxa nas últimas partidas fazendo sempre os gols da vitória. Pelo lado esquerdo a dúvida fica entre Enrico e Dudu. Ambos tem um bom passe mas Dudu é mais veloz. Já Enrico é mais tático e tem melhor arremate ao gol.No esquema abaixo podemos observar como as equipes devem jogar.

Para ampliar a imagem segura a tecla "Ctrl" e clique na imagem.


As setas em branco demosntram como a equipe do Coritiba se comporta sem a bola. Os dois meias mais abertos se juntam aos volantes formando o esquema 4-5-1. As setas amarelas informam uma possibilidade de troca de posição entre Marcos Aurélio e Enrico (Dudu). Apesar dos jogadores terem uma função pré-estabelecida, trocam várias vezes de posição para confundir o adversário e seus marcadores. Marcelo Oliveira escondeu os últimos treinos mas o time não deve ter alguma surpresa. A peça chave na marcação do Paraná será o Diogo.
Teoricamente o Paraná deverá entrar no esquema 3-5-2 ou 3-4-2-1. Mas como o Coritiba deixa apenas o Betinho um pouco mais fixo, Diogo deverá dar combate ao jogador que cair mais pela esquerda quando o ataque do Coxa estiver pelo este lado.
No esquema, Diogo marcaria Dudu. Chicão e Camargo terão muito trabalho e devem fazer uma marcação setorial e principalmente o segundo deverá ajudar o ataque quando o Paraná tiver a posse de bola. Porém é possível também que o Coritiba, em vários momentos, transforme seu esquema num 4-3-3 deixando os atacantes bem abertos. Neste caso os zagueiros do Paraná abrem a marcação e Chicão incorpora a zaga pelo meio.
O ponto a ser explorado são os alas. Ângelo não é um bom marcado e por isso Gílson deve explorar o lado esquerdo. Pelo outro lado, apenas do Jéfferson ter jogado bem a última partida, terá dificuldades. Lucas Mendes ganha a posição do Dênis e com isso a marcação melhora.
Grande oportunidade para o Jéfferson consolidar a posição de titular.
Toscano terá uma marcação forte do Leandro Donizete. Se o atacante Paranista estiver endiabrado por desequilibrar. Ao seu lado, Vinícius deve jogar com a camisa 10 e será peça chave para fazer fluir e fazer as viradas de jogo. Porém Ney Franco sabe que se conseguir anular o camisa 10 do Paraná, o Tricolor tem muitas dificuldades para armar as jogadas e por isso deve colocar Marcos Paulo para fazer uma marcação especial.
Bocão segurará os 2 zagueiros Coritibanos. O que resta para ele é torcer para que a bola chegue com condições para que ele possa finalizar. Não é um jogador de cair nas pontas e armar as jogadas, por isso cabe aos alas uma boa partida. Acho difícil que tenhamos muitos gols no jogo.
A marcação deverá ser firme e caberá ao árbitro coibir quando for em excesso. O jogo não deverá ser muito corrido, pois Roman tem a característica de "minar" a partida. Ou seja, tem o costume de marcar muitas "faltinhas" e demora demais para autorizar as cobranças principalmente quando há necessidade de barreira.Tem o costume de dar penaltis muitas vezes inexistentes. As equipes precisarão tomar muito cuidado com isso.
Acredito que a equipe que fizer o gol primeiro vence o jogo.
A previsão do tempo diz que não teremos chuva. O frio continua o que não é problema.
Temos todos os indícios para que o jogo seja muito bom e tomara que os torcedores vão ao estádio apenas com o intuito de torcer e deixe a ignorância de lado.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

UNIFORMES - CAMPEONATO BRASILEIRO

Uniformes no Campeonato Brasileiro
Enviei este texto com as respectivas imagens para os ouvidores da CBF.
Gostaria de comentar sobre um assunto que há tempos me incomoda e que precisa ser melhorado no nosso campeonato nacional, porém não é uma questão difícil. Trata-se dos uniformes dos times.

Na Copa do Mundo todas as partidas as equipes utilizavam uniformes com cores diferentes uma das outras.

O futebol Brasileiro deveria tomar como lição este exemplo dos jogos da Copa.

É imprescindível que os uniformes das duas equipes em campo sejam totalmente diferentes para facilitar a visualização dos árbitros, da torcida no estádio, da imprensa que transmite os jogos e dos telespectadores.

Alguns exemplos para facilitar o que estou dizendo.

EXEMPLO 1

Dia 13/07/2010
Coritiba x Bragantino


O time da casa (Coritiba), jogou com camisa branca, calção preto e meias brancas. O Bragantino jogou com camisa preta com faixas na vertical branca, calções brancos e meias cinza clara. Ou seja, impossível decifrar quem era quem dentro de campo. Segue duas imagens do jogo. A primeira até parece que dá para identificar, mas na segunda mostra que é impossível saber quem é quem dentro da área. Imagine a dificuldade para o "bandeirinha" dar um impedimento.
E mais um problema: O goleiro do Bragantino jogou com uniforme cinza que confundia ainda mais.

SOLUÇÃO

Se o Coritiba tivesse jogado com a camisa e as meias verdes mesmo sendo o mandante do jogo não teria causado tanta confusão. O bom-senso deveria prevalecer já que Bragantino não possui um uniforme 2 totalmente diferente do nº 1, culpa do time também. Porém o espetáculo deve ter prioridade.


EXEMPLO 2

15/07/2010
Palmeiras x Santos


Não sei qual é o motivo mas porquê o Santos joga com o uniforme 2 fora de casa mesmo podendo jogar com a camisa branca?
Contra o Palmeiras aconteceu a mesma coisa e atrapalhou muito a visualização do jogo. Este problema já aconteceu diversas vezes anteriormente.
Nem precisa falar muito da camisa. Porém além dela as meias também confundem, pois são cores escuras.

SOLUÇÃO

Bastaria o Santos ter jogado com o uniforme inteiro branco e o Palmeiras interiro de verde. Ou pelo menos o Santos jogar com a camisa branca.


EXEMPLO 3

14/07/2010
Ceará x Corinthians


É muito comum envolvendo times com as cores preto e branco quererem sempre usar as duas cores em seu uniforme. Porém quando duas equipes semelhantes jogam causa muita confusão.

SOLUÇÃO

As camisas listradas geram confusão mesmo que os calções e as meias sejam distintas.
O ideal seria um time jogar inteiro de branco e o outro de preto.

EXEMPLO 4

18/07/2010
Corinthians x Atlético/MG


Mais um caso envolvendo duas equipes que vestem preto e branco.

SOLUÇÃO

Se a cor do calção for igual ao do meião ou igual a da camisa, o problema diminui. A confusão acontece quando a meia é igual a camisa e os dois itens diferentes do calção. Como aconteceu neste jogo. A intercalação de cores atrapalha bastante a visualização.
Porém a melhor solução seria um time jogar de branco e o outro de preto.

Insisto, mesmo a equipe mandante tendo prioridade para definir o uniforme, o bom-senso e a preocupação em apresentar um espetáculo melhor aos torcedores, imprensa e telespectadores deve prevalecer.


EXEMPLO 5

22/07/2010
Palmeiras x Botafogo

Mais uma vez o Palmeiras envolvido e mais uma vez de forma inexplicável. Por que o Botafogo não jogou de camisa branca? O verde-escuro confundi com o preto. E por que as meias das duas equipes são escuras? Não seria o ideal o botafogo jogar com a meia branca?
Parece que os times visitantes fazem questão de usarem uniformes parecidos para confundir a todos.


SOLUÇÃO

Bastava o Botafogo entrar em campo com a camisa branca ou no máximo a listrada e as meias brancas. Porém, a solução foi rápida. O Palmeiras voltou com o seu uniforme nº 2 para o segundo-tempo da partida e facilitou a visualização para todos.


EXEMPLOS A SEREM SEGUIDOS

EXEMPLO 1

06/06/2010
Atlético/MG x Ceará


Se o Atlético/MG tivesse jogado com as meias pretas e o Ceará de branco, ficaria perfeito mas o que fizeram não atrapalhou a visualização.
Não intercalaram as cores, ou seja, o calção combinou com a camisa.


EXEMPLO 2

13/07/2010
São Caetano x Santo André


Os dois times são conhecidos como "azulão", mas para melhor visualização um jogou inteiro de azul, o outro de branco. É lógico que o São Caetano como mandante joga habitualmente inteiro de azul mas coincidiu com o bom-senso.

Estas observações tem apenas um objetivo: melhorar a visualização do jogo e ajudar os árbitros, torcedores no estádio, imprensa e telespctadores perante aos jogadores.
Não é um problema difícil de solucionar basta que os times com antecedência entrem em um acordo em relação as cores dos uniformes não precisando que os árbitros momentos antes da partida precisem intervir no assunto.

Ou até quem sabe, algum funcionário da CBF, organizadora do campeonato, fique com esta função que convenhamos não deve demorar para fazer.

Enfim, espero que eu tenha contribuído para um melhor espetáculo do nosso futebol. São os pequenos detalhes que podem fazer uma grande diferença para valorizar os jogos.

ROMAN APITARÁ O CLÁSSICO

O árbitro para o clássico de sábado será Evandro Rogério Roman.

Confira o retrospecto dele em Paratibas:

4 jogos (todos pelo Camp. Paranaense)

1 vitória do Paraná:
3 x 0 - Pinheirão - 2006

1 empate:
2 x 2 - Couto Pereira - 2007

2 derrotas:
0 x 2 - Vila Capanema - 2008
0 x 2 - Couto Pereira - 2009

CBF ERRA E CONFUNDE OS "AMÉRICAS"

A CBF homologou uma mudança do horário do jogo entre América/MG e Paraná, dia 14.

Porém o jogo a ser alterado deveria ser o do América/RN x Vila Nova.

Entenda o caso:

A RedeTV pediu para a CBF que alterasse o horário do jogo da Ponte Preta e com isso um jogo teria quer passar para às 21 horas.

Porém a pedidos da TV o jogo teria que ser o do América, porém esqueceram que tem 2 no campeonato.

Como a RPC transmitirá o jogo do Paraná, sobrou para o América/RN ter seu jogo no horário de balada.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

MARCELO CARVALHO DISPENSADO

O zagueiro Marcelo Carvalho foi dispensado pelo Paraná Clube.

O jogador revelado pelo próprio Paraná fez apenas 3 jogos com a camisa Tricolor. Foi colocado na fogueira pelo pseudo-treinador Zetti e foi "queimado".

Lamentável a diretoria simplesmente liberar o jogador.

Deveria manter o vínculo e emprestar o atleta.

Pior de tudo foi contratar o perna de pau João Leonardo e não dar uma nova chance ao zagueiro Marcelo.

Amadorismo é complicado. Ou teria outros interesses a diretoria?

Atualizando a notícia:

Agradeço o leitor do blog THE CRUSHER que perguntou sobre a idade dele e se não poderia manter o contrato com ele.

O Marcelo tem 18 anos apenas e o contrato já estava no término. Deveria ter renovado no começo do ano e manter o vínculo com o jogador.

O problema é que a diretoria não se manifesta e a imprensa não pergunta.

NA ERA DO TWITTER


Agora estou no Twitter e aguardo os meus seguidores... estes termos da internet...
Valeu !!!!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

NOVO REFORÇO


O Paraná vai anunciar oficialmente amanhã o novo contratado.

Trata-se do volante Serginho Catarinense.

O jogador atuou pelo Operário no Campeonato Paranaense 2010 e atualmente estava na Chapecoense.
Ele chega para ocupar a vaga deixada pelo João Paulo.

Confira a ficha completa do novo reforço:

Nome completo: Sérgio Roberto de Braga Filho
Apelido: Serginho Catarinense
Nascimento: 16/09/1984
Posição: Volante
Altura: 1,77m
Peso: 75kg

Clubes:
2004 - Coritiba
2004 / 2008 - Joinville
2009 - Juventus de Jaraguá/SC
2010 - Operário/PR
2010 - Chapecoense/SC

domingo, 1 de agosto de 2010

PARANÁ 4 X 0 NÁUTICO


Melhor impossível !!!

O Paraná nunca tinha ganhado do Náutico e a primeira vez foi fantástica.

Tanto defensiva como ofensivamente o time beirou a perfeição.

Jogador a jogador:

Juninho: Não foi muito requisitado mas quando foi preciso pegou tudo. E além disso fez mais um gol.

Jéfferson: Foi bem. Ganhou a titularidade neste jogo e deve manter.

Diogo: Foi bem na marcação. Não deu espaço para os atacantes do Náutico. É interessante em algumas partidas ter um volante jogando como zagueiro, principalmente porque melhora a saída de bola.

Irineu: Perfeito. Não perdeu uma bola. É o melhor zagueiro do elenco. Pena que tomou o 3º cartão amarelo e não vai jogar o clássico.

Luís Henrique: Também esteve bem e infelizmente também não jogará contra o Coritiba.

Gílson: Lembrou aquele Gílson de antes da Copa do Mundo. Mas precisa melhorar, pois sei que ele joga mais.

Chicão: Foi bem na marcação e fez o que deve-se fazer. Sei da limitação ofensiva dele, por isso não se pode cobrar muito a respeito.

Luiz Camargo: Ninguém sentiu falta do João Paulo. Foi muito bem.

Vinícius: Até que enfim ele teve oportunidade para jogar como titular no Brasileiro. Mostrou muita qualidade técnica e bom posicionamento. Tem boa bola parada e a continuidade dele no time é essencial. Marcou o 3º gol do time e cobrou o escanteio que resultou o 2º gol.

Toscano: Mostou muita vontade e fez uma excelente partida, além é claro do golaço, o primeiro da goleada. Esperar para ver se a negociação dele com o futebol português vai realmente acontecer.

Bocão: Se a bola chegar nele com condições de arremate é perigoso. Não dá para cobrar velocidade ou outras qualidades. Ele é "matador". Marcou o 2º gol de cabeça.

Wanderi e Somália: Entraram para dar mais velocidade e foram muito bem. Walderi que praticamente não tinha jogado ainda mostrou que taticamente pode ser útil, principalmente quando o Paraná estiver ganhando. Sofreu o penalti convertido pelo Juninho. Somália também jogou bem, mas infelizmente não conseguiu fazer o seu gol.

Murilo: Entrou no final da partida. Não dá para fazer uma análise pontual dele.

Marcelo Oliveira: Quando não inventa o time responde. Fez as alterações que tinha que fazer e o time mostrou uma postura de marcação muito forte e saída de bola com velocidade.

Espero que não invente no clássico.

Parabéns a torcida que prestigiou o time. Sábado que vem a Vila estará lotada.