sexta-feira, 30 de setembro de 2011

COLUNA - FUTEBOL NÃO TEM MILAGRE


na minha coluna semanal no site Paranautas.com escrevo sobre a incompetência da diretoria de futebol, fatos e declarações.

Confira um trecho:

A cada jogo que passa, e pior, a cada tragédia, o objetivo de conquistar o acesso vai por água abaixo. O pior é vencer como venceu o Náutico e criar uma expectativa grande aos torcedores o que aumenta ainda mais a decepção no jogo seguinte com o “poderoso” Icasa.

Eu já larguei os “bets” há várias rodadas pelo simples fato de não acreditar em milagres no futebol. Acredito em planejamento e competência. O resto é se abraçar com o improvável. Bem que é melhor se abraçar com o improvável, impossível ou com a matemática do que com o diabo, não é mesmo Aramis Tissot?

O Paraná Clube na área do futebol não tem planejamento e isto não é nenhuma novidade. Está provado mais uma vez que estes que gerem o futebol não possuem competência necessária para subir um clube da grandeza do Paraná.

Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.

PARANÁ X VITÓRIA

Sinceramente não tem muito o que dizer e de se esperar sobre o jogo.

Pelo lado Paranista, Macuglia deverá escalar sus indicações. Édson Rocha e Sílvio devem começar jogando nos lugares de Brinner e Maycon Freitas.

Pelo lado baiano, o Vitória vem para Curitiba em busca dos 3 pontos. Geovane, Zé Luiz e Marquinhos são os destaques do time. Além destes que começam jogando, Gilberto, recém-contratado junto ao Cruzeiro ficará no banco.

O jogo começa às 20:30.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

ICASA 3 X 1 PARANÁ

Definitivamente este Paraná Clube não é nem um pouco confiável.

Um jogo faz uma excelente partida, no seguinte, é um verdadeiro desastre.

O técnico tem culpa em ao menos não ter relacionado o jogador Lima que poderia ter entrado no lugar do Dinelson que saiu machucado.

Mas o técnico preferiu colocar o Giancarlo e mudar a postura do time. Errou.

Os jogadores tem culpa. Não correram e não marcaram como deveriam.

Como esperado, uma grande partida do meia Júnior Xuxa.

Mas se escrevi muito na vitória contra o Náutico que foi uma "novidade", prefiro escrever pouco agora, pois os erros foram repetidos das outras vezes, então não são "fatos novos" que mereçam tantos parágrafos.

Que o Paraná ganhe logo mais 4 jogos para escapar do rebaixamento e comece a pensar nas eleições para presidente e armar o elenco para o ano que vem.

E prestem muito atenção no caráter de alguns jogadores na hora da contratação para não cometer o erro de colocá-los no elenco e estragar o grupo.

ICASA X PARANÁ

Vitória, nada além da vitória.

Se o Paraná jogar 60% do que jogou contra o Náutico conseguirá uma vitória tranquila contra o Icasa hoje.

O time cearense está em crise e o treinador Márcio Bittencourt chegou até a pedir a conta, porém foi convencido a permanecer no cargo.

Os principais jogadores do Icasa são: Guto e Júnior Xuxa. Guto faz a função de um terceiro volante, porém tem qualidade na armação também. Já Júnior Xuxa faz a ligação do meio-campo com o ataque. Finaliza bem e merece uma atenção redobrada.

Pelo lado Paranista o técnico Macuglia mantém o mesmo time que vencer o Náutico.

Lima sequer foi relacionado. O técnico tentou explicar sobre isso, mas não conseguiu. Lima é o melhor lateral-esquerdo da Série B.

Tudo bem que a intenção do técnico pode até ser premiar a ótima atuação do time contra o Náutico, porém Lima estava fora por suspensão e é muito melhor que o Gleidson.

De resto concordo com a escalação.

O jogo começa às 20:30.

CASO RIO BRANCO

Ontem finalmente foi julgado, pelo menos na 1ª etapa, o caso Rio Branco.

E a justiça foi feita. Simplesmente puniu o clube que errou. Nada além disso.

Não existe tapetão, virada de mesa e tantos outros termos usados por aí.

O Rio Branco errou em 2007 e foi eliminado da Copa do Brasil daquele ele. Quatro anos depois o clube não aprendeu e cometeu novamente um erro.

E a culpa é do Paraná?

Agora, não tiro uma crítica sequer que fiz a diretoria do Paraná Clube. Aramis, Aquilino, Paulão e Guto foram incompetentes sim na montagem do elenco. Isso nunca se apagará.

sábado, 24 de setembro de 2011

PARANÁ 2 X 0 NÁUTICO

Um verdadeiro massacre aconteceu ontem na Vila Capanema.

Se não a melhor, uma das melhores partidas do Paraná no ano.

Pressão total desde o 1º minuto. Marcação começando no campo adversário. Todos correndo e buscando o jogo.

Tudo aquilo que precisa fazer, principalmente dentro de casa, o Paraná fez. O que não fazia antes.

Atuações praticamente perfeitas do Marquinho, Maycon Freitas, Douglas Packer, Flávio, Brinner e Henrique.

Muito boa a estréia do Itaqui que foi premiado com uma belo gol. O goleiro ajudou, é verdade, porém ontem o time chutou ao gol o que não acontecia antes.

O Náutico não teve nenhuma chance clara de gol. Passou o primeiro tempo inteiro sem dar ao menos um chute a meta do goleiro Luis Carlos.

Agora, é de se pensar e muito o motivo da mudança de postura do time.

Sem dúvida alguma a troca do comando técnico ajustou a equipe taticamente. Macuglia simplificou e colocou em campo os melhores jogadores. Com um time mais solto e sem ser refém do antigo esquema engessado do Fonseca o time mostrou mais qualidade.

Enquanto o Fonseca preferia esperara a vitória acontecer ao acaso, Macuglia prefere buscá-la desde o início.

Sem Serginho, Garroni e Jéfferson o time melhou muito. Era uma time engessado, lento e sem qualidade técnica principalmente na saída de bola.

Ontem o time tinha opções para os passes no meio de campo. Todos com condições de pelo menos fluir o jogo e sem "rifar" a bola.

E saber que o Henrique e o Maycon Freitas, assim como o Packer estavam aí disponíveis, porém Fonseca deixou o time cair na tabela por conta da sua teimosia em não escalá-los.

E a troca do preparador físico, mudou já o time? Impossível. Apenas uma semana não se consegue fazer uma mudança tão grande como vimos no jogo ontem. Se o Paraná "morria" em campo no decorrer dos outros jogos, ontem correu até o último minuto.

Nem quero pensar que toda essa mudança foi por conta do afastamento do vice-presidente de futebol Paulão. Pois se for por isso seria uma grande safadeza dos jogadores perante ao torcedor.

Quero sim acreditar na mudança de postura tática e na opção em escalar os melhores jogadores.

Perdemos muitos pontos bobos e temos que recuperar o quanto antes. Como venho dizendo há tempos este campeonato não é um dos mais difíceis para se conseguir o acesso. A queda drástica e os acontecimentos recentes tiraram a confiança de parte da torcida, inclusive a minha, que o time continue se recuperando. A guerra é ardua e a próxima batalha é fora de casa contra o Icasa, terça-feira.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

COLUNA - "INDICAÇÕES E MAIS INDICAÇÕES"


Na minha coluna no site Paranautas.com escrevo sobre as constantes indicações dos treinadores e a incompetência da diretoria em aceitá-las.

Confira um trecho da coluna:

Paraná Clube a pedido do treinador Macuglia está trazendo alguns jogadores. Treinadores indicando não é novidade no Paraná Clube. E por coincidência ou não a diretoria de futebol é a mesma de alguma das outras vezes.

Algumas porque em 2009 a agenda do Comelli funcionou a pedido da diretoria. Carta-branca para o técnico. Vários reforços e nada de resultados. Pior, tem jogador que até hoje tem contrato com o Paraná, porém não rendeu 1 centavo sequer ao clube.

Falando da atual diretoria que está no comando do futebol do Paraná Clube, o caso se repete, pois no ano passado o clube contratou o fraco atacante Willian e o péssimo zagueiro João Leonardo a pedido da comissão técnica da época, Marcelo Oliveira e Tico.

Este ano o bonde do Mixto veio cheio para Curitiba a pedido do técnico Roberto Cavalo. Tito, Paulo Matos, Zé Paulo, Alan e Renato, além de Onildo, Chimba, Douglas e Carlinhos que vieram de outros clubes.

Ricardo Pinto indicou o lateral George. E por causa disso o diretor de futebol Guto Mello chegou até a deixar o cargo por um determinado tempo.

Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PARANÁ X NÁUTICO


Um novo Paraná, pelo menos é o que se espera.

Contra o vice-líder da competição, o Paraná tem a prova final do que realmente pode oferecer ao seu torcedor no campeonato.

Uma vitória mantém o time na briga e aumenta o moral do time.

Porém um empate ou uma derrota, praticamente acaba com as chances de acesso e pior, acaba com o ânimo da torcida e dos jogadores.

Para este jogo o técnico Macuglia faz diversas mudanças, principalmente no meio-campo. O recém-contratado Itaqui chegou e ganhou a vaga como 2º volante. Bom porque aí nem Serginho e nem Garroni entram jogando. Porém Dionísio poderia voltar ao time depois de cumprir suspensão.

Douglas Packer, Dinélson e Henrique devem fazer o trio de criação para que Hernane tenha chances de gol.


Esta nova formação, mais ou menos num 4-2-3-1 parece ser bastante interessante para o momento já que Jefferson não vem jogando absolutamente nada.

Vale lembrar que Lima está suspenso.

Pelo lado pernambucano, o time do técnico Waldemar Lemos tem como destaque o atacante artilheiro Kieza que já marcou 13 gols no certame nacional.

Outro bom jogador é o meia Eduardo Ramos.

O jogador mais conhecido da torcida Paranista é o lateral Peter.

O Náutico costuma jogar fora de casa explorando muito os contra-ataques. É um time rápido. Apesar de precisar da vitória o Paraná não vai poder se lançar completamente ao ataque. Será preciso cautela e valorizar a posse de bola. Se tomar um gol antes de fazer o seu primeiro pode ser fatal.

O árbitro do jogo será o brasiliense José de Caldas Souza. Será o primeiro jogo apitado por ele envolvendo jogos do Paraná na história.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

5 ANOS NA VILA


Há exatos 5 anos o Paraná retornava a sua casa após algumas reformas no estádio.

As principais mudanças no estádio foram as construções dos camarotes e da curva norte.

Enquanto esteve fora da Vila o Paraná jogou a maioria das partidas no Pinheirão, hoje um futuro ex-estádio.

Naquele 20 de setembro de 2006 o Paraná, comandado por Caio Júnior, hoje no Botafogo, dava um importante passo para a conquista da vaga para a Libertadores do ano seguinte.

Com um gramado excelente, o que não temos desde então, o Paraná foi praticamente imbatível jogando sob seus domínios. Foram 7 jogos na Vila. 5 vitórias e 1 empate naquele campeonato brasileiro.

O jogo épico do campeonato ocorreu contra o então poderoso Inter sob uma tempestade nunca vista em um jogo de futebol. O Paraná ganhou por 1 a 0.

O jogo final daquele ano aconteceu na Vila e com um empate sem gols o Paraná conseguiu a sonhada vaga para a Libertadores.

Do lado adversário daquele 20/09/2006 estava o Fortaleza que neste último final de semana brigou para não cair para a série D e ao que parece usou de artifícios ilegais para tal.

Confira aquele time do Paraná do dia 20/09/2006 e onde estão os jogadores hoje:

Flávio - América/MG
Gustavo - Botafogo
Émerson - o último clube foi o Avaí em 2010. Não tenho informações se continuou jogando.
Neguete - o último clube foi o CRB em 2010. Não tenho informações se continuou jogando.
Peter - Náutico
Beto - aposentado como jogador. Atualmente é assistente técnico do Corinthians/PR
Batista - Avaí
Gérson - Ponte Preta
Edinho - Brasiliense
Cristiano - último clube foi o Marcílio Dias
Leonardo - Coritiba
Maicossuel - Botafogo
Pierre - Atlético/MG
Henrique Dias - sem clube (atualizando: o leitor do blog Munhoz Junior informou que o jogador está no Mirassol).

Com gols de Leonardo e Peter o Paraná venceu o Fortaleza há 5 anos.



domingo, 18 de setembro de 2011

PARANÁ 1 X 1 GOIÁS

Não há muito o que dizer sobre o time do Paraná no jogo de ontem. Macuglia acabou estreando com um time muito remendado por causa dos vários desfalques.

O Goiás fez o gol logo no comecinho do jogo e desde então se preocupou apenas em se defender e tentar encaixar os contra-ataques.

Poderia ter aumentado o placar, mas não se mostrou tão interessado para isso.

O domínio do jogo, pelo menos na posse de bola, foi do Paraná, porém poucas chances reais de gol.

Harley quase não trabalhou.

Mas de tanto insistir o Paraná conseguiu o gol de empate com Giancarlo.

Empate justo para um jogo fraco.

O fato curioso foi o time do Paraná, até pelos desfalques, terminar com 4 laterais em campo. Lisa e Lima nas laterais propriamente dito e Marquinho e Henrique na meia.

Aliás, por que será que o Henrique sequer no banco ficava? Fez uma boa partida, pelo menos teve vontade de jogar diferente de muitos e muitos jogadores.

A arbitragem foi fraca, o que é normal para o Sálvio Spindola.

O que não entendi do por que dos jogadores reservas do Paraná ficaram tocando bola no intervalo no campo. Ao meu ver eles deveriam ouvir as orientações do treinador até para ter uma noção do que está acontecendo no jogo pelo olhos do técnico e quais as orientações dele para os demais jogadores. E também porque eles poderiam entrar como entraram no decorrer do segundo tempo.

sábado, 17 de setembro de 2011

PARANÁ X GOIÁS

Em cima do laço e sem imagens hoje, vamos ao jogo.

O Goiás assim como o Paraná está em crise.

Houve demissão de diretor, mudança tática e jogadores importantes foram tirados do time.

Ademir Fonseca altera o esquema igual o treinador Guilherme Macuglia. Ambos deixam o 4-4-2 de lado para assumir o 3-5-2.

A idéia é fortalecer o sistema defensivo.

No Goiás, Alan Bahia, Diniz e Guto devem perder as posições. Azar do Goiás. Os três seriam titulares absolutos no Paraná, para se ter uma idéia.

Iarley e Rafael Tolói são os destaques do time.

Pelo lado Paranista muitos desfalques:

Contusão: Zé Carlos, Cris, Castán, Cambará, Ricardinho, Rone Dias e Wellington.

Suspensos: Douglas Packer e Dionísio.

Dúvidas por contusão: Amarildo e Giancarlo

Abandonou o barco: Júnior Urso

Até para escalar os jogadores suplentes o técnico terá dificuldade. Com isso o time que entra em campo deverá ser este:

Luis Carlos, Flávio, Brinner, Amarildo (Garrone), Marquinho, Maycon Freitas, Serginho, Dinélson, Lima, Jéfferson e Hernane.

Henrique deverá voltar ao time no banco.

Jogo complicado, duro e dramático. E uma arbitragem que deverá dar ainda mais drama a partida, pois o árbitro é o fraco Sálvio Spindola/SP.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

COLUNA - "NOTÍCIAS DA SEMANA"


Na minha coluna semanal no site Paranautas.com escrevo um resumo das notícias da semana no Paraná e faço comentários a respeito de cada dia.

Confira um trecho da coluna:

A semana está sendo cheia de assuntos e gostaria de fazer um comentário sobre cada dia dela.

Segunda-feira

O Paraná anunciou a contratação do técnico Guilherme Macuglia no período da noite, porém durante o dia houve uma das maiores rejeições a respeito de uma contratação nos últimos anos, mesmo antes do acerto oficial.

O treinador pessoalmente não tem culpa de nada e torço que profissionalmente faça um bom trabalho. Torcer contra é que não vou, mesmo não aprovando a contratação dele.

Terça-feira

O Paraná perdeu o jogo para o Salgueiro e pior que isso foram as declarações do vice-presidente de futebol Paulo César Silva. Foi um episódio lamentável, pois é muito triste ver um Paranista como o Paulão falar tantas coisas sobre um torcedor fiel como é o Sergio. O que menos o clube precisa são de fatos como esse. Cada um tem que fazer sua função, o Paulão na direção e o Sergio o mesmo que nós, na torcida. O Sergio fez o papel dele, já o Paulão não.

Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.

JOGADORES DISPENSADOS

O Paraná dispensou 3 jogadores.

Todos não estavam sendo utilizados.

Leandro Silva não jogou nenhuma partida pela Série B. No estadual atuou em apenas 1 jogo. Ao que tudo indica foi um contratação equivocada tecnicamente.

Anderson atuou em apenas 2 jogos na série B. Acho que poderia ter tido mais oportunidades visto que os volantes titulares não estavam jogando bem. No estadual jogou 8 partidas e pela Copa do Brasil 2 jogos.

Júlio César, que segundo seu site se intitula o "melhor jogador de todos os tempos", precisaria especificar qual tempo é esse, pois aqui não jogou bem. Foram 9 jogos na Série B.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

ASPAS PARA O FONSECA

foto: Lancenet

Segundo a matéria da Gazeta do Povo o treinador Roberto Fonseca falou isso sobre o elenco do Paraná Clube:

“O time é limitado. O grupo foi montado para ficar na parte intermediária da tabela. A diretoria não investiu em um time para subir”

“Ficamos 14 rodada no G4, além daquilo que poderíamos. Os primeiros jogos criaram essa superexpectativa, mas as lesões e os cartões nos colocaram no nosso lugar, que é brigar contra o rebaixamento”


O treinador além de querer se valorizar dizendo que mesmo com um time limitado que briga pelo rebaixamento conseguiu ficar por um tempo no G4, ainda deu uma cutucada no elenco que por algum motivo deixou de jogar.

Mas não é surpresa para quem acompanhava as coletivas dele.

E todo aquele discurso dos jogadores, da comissão técnica, da diretoria e de parte da imprensa que cobre o time em dizer que o clima na Vila era excelente, que o time brigaria pelo acesso, que tudo era as mil maravilhas?

Deixo a questão:

No momento da contratação do treinador qual foi a meta determinada e aceitada por ele pela diretoria? Era somente ficar no meio da tabela ou buscar o acesso?


Link da matéria:

2 ANOS DE BLOG

No último domingo o blog completou seu 2º aniversário.

Esperava comemorar de outra forma esta data.

Tinha a idéia de fazer uma série de estatísticas, imagens e uma mini-retrospectiva durante todo esse tempo que o blog está no ar.

Mas com que ânimo?

Apesar de gostar muito de escrever, buscar informações, "alimentar" este blog quase que diariamente, chega uma hora que desanima e é este o sentimento neste momento.

Temos que aguentar diretor falando besteiras, um monte e jogadores sem a mínima vontade de entrar em campo, treinadores sem a mínima condição de trabalhar num clube grande como o Paraná, promessas e mais promessas nunca cumpridas, etc.

Mas quero deixar um agradecimento a todos que acompanham este blog, que comentam, que indicam para outros torcedores, pelas críticas, pelas sugestões e pelos elogios.

Valeu!!!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

SALGUEIRO 2 X 1 PARANÁ

Agora é brigar para não cair.

"Parabéns" jogadores medíocres que não tem comprometimento com a camisa que vestem.

Os jogadores ano que vem estarão em outras bandas curtindo outros pagodinhos e fingindo que trabalham.

Os jogadores continuarão com suas continhas no twitter falando besteira.

E a diretoria vai falar o que agora???

Qual vai ser o discursinho?

Já os torcedores...


GUILHERME MACUGLIA

Guilherme Macuglia foi confirmado como novo técnico do Paraná Clube.

Antes mesmo do anúncio do novo técnico a rejeição foi quase unanime por parte da torcida.

Nunca tinha visto tamanha rejeição como esta. Nem mesmo quando o clube contratou Rogério Perrô, Velloso, Pintado, o retorno do Zetti a pedido da empresa parceira na época ou até mesmo Ricardo Pinto.

Já que veio, que trabalhe e conquiste os resultados.

Só resta saber se os jogadores irão aceitar o novo comandante, pois a rapidez em não gostar é igual ir no twitter e dizer que o técnico perdeu o grupo.

Segue a ficha do novo comandante que trás na bagagem o auxiliar-técnico e irmão Tarcísio Macuglia.

Nome: Guilherme Leoni de Moura Macuglia
Nascido em 27 de agosto de 1961 na cidade de Porto Alegre.

Treinador desde 1994, trabalhou nos seguintes clubes: Ypiranga, São Luiz, Santo Ângelo, Brasil de Pelotas, Chapecoense, Pelotas, Grêmio(interino), Pelotas, 15 de Novembro, Esportivo, Novo Hamburgo, Internacional Sub-20, Ulbra, Criciúma, Coritiba, Guaratinguetá, Figueirense, São Caetano, Guarani, América de Natal, Náutico, Chapecoense, Criciúma, Caxias.

Confira os números dos últimos trabalhos do técnico:


Este ano foi campeão do 1º turno do campeonato estadual de Santa Catarina, porém preferiu largar o time após o 2º turno, antes da final do campeonato, para assumir o Caxias.
Edson Gaúcho assumiu o Criciúma na final contra a Chapecoense e perdeu o título.

No time Gaúcho teve 75 dias de preparação para a Série C, mas decepcionou e foi demitido.

Na Chapecoense a meta era classificar o time para a Série B, mas não conseguiu após perder a semi-final para o Ituiutaba nos penaltis após 2 empates. A diretoria justificou que o técnico não teve a ousadia para tentar ganhar o jogo em casa.

No Náutico em 2010 foi demitido durante o campeonato estadual.

Em 2009 pegou o América/RN com a meta de subir o time para a Série A. Foi demitido na 14ª rodada na 16ª posição após 4 derrotas consecutivas.

Ainda em 2009 pegou o fraco Guarani e não conseguiu dar jeito deixando o time na vice-lanterna.

Em 2008 altos e baixos. Começou muito bem e terminou a 1ª fase do campeonato paulista na liderança. Na semifinal perdeu para a Ponte Preta que na final perdeu para o Palmeiras.

Acertou com o Figueirense, porém decepcionou e foi demitido após sofrer 2 goleadas em 5 jogos.

E terminou o ano mal. No São Caetano o treinador foi demitido após a vergonhosa derrota em casa para o lanterna e rebaixado CRB por 4 a 2.

Em 2007 treinou o Coritiba. Nenhum torcedor do Coritiba quer vê-lo novamente no Couto Pereira. No estadual o time perdeu a semifinal para o Paranavaí que conseguiria o título após vencer o Paraná Clube do péssimo treinador Zetti.

Em 2006 aconteceu o único título do treinador. Foi campeão da Série C pelo Criciúma e conseguiu o acesso à Série B.

Se tudo isto dá a credencial para ele assumir o Paraná, é preciso que o Aramis Tissot reveja suas teses sobre o futebol.

SALGUEIRO X PARANÁ


Com todo o respeito ao Salgueiro mas o Paraná tem obrigação de vencer o jogo hoje.

Sem desculpinha esfarrapada do gramado, do clima, da bola ou porque o pagode no sábado não estava legal.

Do lado do time pernambucano o destaque é o treinador Barbieri, último técnico campeão pelo Paraná Clube.

Pelo lado Paranista, Ageu Gonçalves comanda o time. Como interino, Ageu nunca conseguiu vencer. Será hoje.

Não vai poder contar com Cris, Júnior Urso, Cambará, Welligton, Rone Dias e Ricardinho.

Dinélson deverá começar como titular, até porque não teria lógica colocar o Oliveira que não vem jogando.



O árbitro será Cleisson Veloso Pereira/MG. Ele já apitou um jogo do Paraná na história. Foi em 2009 no empate contra o Duque de Caxias.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

ASPAS PARA O PAULÃO

foto: futebolparanaense.net

O vice-presidente de futebol do Paraná Clube falou o seguinte na Rádio CBN hoje a tarde:

"O treinador não tem que agradar a torcida, tem que agradar a diretoria".

Paulão, quem paga o sócio-torcedor?

Quem paga o ingresso?

Quem compra os materiais do clube?

Quem toma chuva nos jogos?

O curioso é que você, Paulão, junto com seus parceiros Aramis e Guto, vivem pedindo a ajuda da torcida.

Paulão, você lembra do que foi falado no dia 13/06 no salão nobre da sede da Kennedy?

Lembra quem lotou aquele salão? Foram os empresários que ligam oferecendo jogadores e treinadores?

E o que dizer desse slogan:


Somós nós (Paulão, Aramis, Guto, Aquilino)???

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Recebi uma mensagem aqui no blog dizendo que eu copiei a matéria do Irapitan Costa da Tribuna do Paraná sobre a possível vinda do Guilherme Macuglia.


Realmente foi noticiado antes, sem problemas.

Como fiz diversas vezes em citar as fontes, não teria problema algum em citar novamente.

Este blog não tem a intenção de dar furos jornalísticos até porque sua existência se dá pelo fato de apenas comentar sobre os assuntos do Paraná Clube, até porque não sou e nem pretendo ser jornalista.

Porém um fato curioso: Ontem o blog completou 2 anos de existência (falarei mais sobre isso em outro post) e assim com no seu primeiro post no dia 11/09/2009 onde divulguei com exclusividade em conjunto com o site Paranautas a contratação do Roberto Cavalo, descobri o nome do Macuglia para assumir o Tricolor. Coincidência muito bacana.

Estava com uma lista de treinadores e após as entrevistas do Paulão nos programas da Tv Transamérica do apresentador Dorival Chrispin e do programa da CNT apresentado pelo Paulo César Tielmann ontem a noite, a lista diminuiu para 3 nomes. O Andrade que seria o mais forte a assumir foi negado. Destes 3, 1 é muito caro e conforme o Paulão falou, não iria alavancar o patamar do técnico. Ficaram 2 nomes. E após uma informação que tive de que um não seria, a lista fechou.

Inclusive comentei ontem a noite, por volta das 23 horas com dois diretores do site Paranautas, um inclusive o Presidente, sobre o nome do Macuglia.

Nem precisava fazer este esclarecimento, mas é bom ficar claro. Tenho o maior prazer em escrever este blog há dois anos e me sinto muito a vontade em escrever cada parágrafo.

Portanto, a informação na internet e na imprensa sobre o Macuglia é do jornalista da Tribuna do Paraná e da Rádio Transamérica, Irapitan Costa. No qual já citei outras vezes aqui no blog.

Este blog também conseguiu através de informações e pesquisas o nome do mesmo treinador.

E sinceramente, tomara que não seja oficializado. Tomara que o Irapitan e eu estejamos errados, pois há melhores treinadores que poderiam trabalhar no Paraná Clube no momento.

Obrigado pela atenção.

NOVO TREINADOR


O Paraná Clube deve acertar hoje a contratação do novo treinador.

E o gaúcho Guilherme Macuglia deve ser o responsável por assumir o time até o final da Série B.

As negociações estão bastante avançadas e o técnico chega hoje de manhã em Curitiba para acertar os últimos detalhes.

No futebol apenas com o contrato assinado é que a contratação pode ser confirmada, mas ao que tudo indica, Macuglia está a 1% de acertar.

O último time do treinador foi o Caxias, onde foi demitido há um mês.

domingo, 11 de setembro de 2011

ROBERTO FONSECA FORA DO PARANÁ

E enfim caiu o treinador Roberto Fonseca.

Ele estava "pedindo" para ser mandado embora.

Declarações irônicas e arrogantes.

Improvisações ridículas.

Substituições erradas e escalações sem nexo.

Preferências por táticas retranqueiras.

Nenhuma ousadia contra times ruins.

Insistência em escalar jogadores fracos.

E para finalizar beijinhos e tchauzinhos para a torcida ao sair do jogo contra o Americana.

Foi tarde o treinador que seguirá seu caminho retornando para o comando de equipes pequenas. Perdeu a chance de subir um clube grande.

Já o Paraná contratará um novo treinador que terá em apenas 15 jogos a meta de conseguiu 10 ou 11 vitórias para conseguir o acesso.

Tão perto do acesso, mas sem competência e ousadia para tal. Este foi Roberto Teixeira da Fonseca no comando do Paraná Clube.

Foram 19 jogos. 8 vitórias, 3 empates e 8 derrotas. 25 gols pró e 22 gols sofridos.

PARANÁ 0 X 1 AMERICANA

Foi mais um jogo que constatei a falta de treinamento do time e como o técnico Roberto Fonseca estava perdido.

Estava porque o técnico foi demitido logo após a partida.

O jogo:

O primeiro tempo foi equilibrado e com boas chances de gols para os dois times. Jaílson, goleiro do Americana e Zé Carlos tiveram excelentes atuações. Porém o atacante Hernane perdeu muitas oportunidades, algumas até ridículas.

Se pelo menos chances o Paraná teve na primeira etapa, a segunda o time parecia "morto" dentro de campo. Primeiro porque o técnico adversário conseguiu melhorar o que estava dando certo e arrumar as falhas, já Fonseca invertei as situações como de costume. Piorou o que estava dando errado e desconsertou o que estava dando certo. Resumo, domínio do time paulista e vitória fácil e merecida.

Dstaques:

Pelo lado Paranista, Maycon Freitas, Marquinho e Zé Carlos foram bem. O primeiro conseguiu marcar o Fumagalli, destaque do time no campeonato. Já o segundo conseguiu chegar várias vezes na linha de fundo e fez bons cruzamentos, porém peca um pouco na marcação. Já Zé Carlos salvou alguns lances como já dito.

Pelo lado do Americana, Magal, Alê e Válber foram os destaques. O primeiro, lateral-esquerdo, mostrou muita qualidade no apoio e fez a assistência para o gol. Alê, esteve excelente na marcação.

Válber:

Este merece um tópico individual. Foi o melhor da partida. Taticamente perfeito e tecnicamente quase isso. Só não foi porque perdeu um gol praticamente feito. "Deitou e rolou" no jogo. Como tinha escrito no post passado, Válber é jogador da LA Sports, parceira do Paraná Clube. Fica a pergunta, por que ao invés do jogador não vir para o Paraná ele foi para a equipe concorrente a vaga a uma das vagas ao acesso? Esse sim seria um reforço para o Paraná e não um jogador que atuou apenas 91 minutos no ano e fora de ritmo de jogo.

Estréias:

Dionísio fez uma boa estréia. O desentrosamento atrapalhou bastante o que é normal, mas mostrou ter qualidades técnicas suficientes para ser titular.

Já sobre o Dinélson é muito complicado opinar. O jogador não tem culpa de estar se ritmo de jogo e entrou numa gelada. O desentrosamento também atrapalhou. Ou seja, muitos fatores para serem contornados em pouquíssimo tempo. Qualidade técnica tem, porém os outros fatores atrapalham. Tomara que consiga reverter os problemas nas próximas partidas.

Roberto Fonseca:

Só sobre este jogo o comentário é simples: Acabou com o time no intervalo. Trocou 3 vezes a posição do Jefferson durante o jogo sendo que para ele, Fonseca, o jogador é atacante, mesmo que para o ex-técnico do jogador e para o próprio atleta ele é um meia avançado. Mais uma vez insistiu no Giancarlo no lugar do Hernane. Mesmo perdendo alguns gols, Hernane fazia o ataque se movimentar e criar chances. Já "Giancone", enfim, este está com os dias contados na Vila.

Para fechar o trabalho do Fonseca, beijinhos e tchauzinhos para a torcida na saída. Arrogante e prepotente nas entrevistas, poderia ter ficado sem essa.

Mais sobre a demissão do Fonseca nos próximos posts.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

PARANÁ X AMERICANA


Vencer, vencer ou vencer. Não há outra opção para o Paraná ainda mais por se tratar de um adversário direto ao acesso.

O Americana vem para Curitiba ainda sem poder contar com o atacante Dodô, porém terá a disposição o centroavante Clodoaldo, recém contratado.


Os destaques do time do Sérgio Guedes, que como treinador do time está invicto, são os meias Fumagalli e Válber.

Aliás, Válber que começou a Série B na Ponte Preta é jogador da LA Sports que acertou sua ida ao time do Americana. Este sim seria um bom reforço ao Paraná, porém a parceira ou a diretoria do Paraná Clube não pensou assim.

Pelo lado Paranista, Roberto Fonseca escalará um trio bastante ofensivo e ainda contará com Packer para ajudar na armação das jogadas.

Mesmo não considerando o Jefferson como um meia, Fonseca deve escalá-lo nesta posição.

Dionísio e Dinélson ficarão no banco de reservas e com isso Serginho e Maycon Feitas formarão a dupla de volantes.


O árbitro do jogo será o sergipano Antônio Hora Filho. Será o quinto jogo apitado por ele envolvendo jogos do Paraná na história. Nos outros 4 foram 1 vitória do Paraná, 2 empates e 1 derrota.

COLUNA - "FONSECA ATÉ O FINAL"


Na minha coluna semanal no site Paranautas escrevo sobre os boatos criados a respeito da mudança do comando técnico. Pela minha interpretação o treinador Roberto Fonseca fica até o final do campeonato.

Confira um trecho da coluna:

O assunto “troca de treinador” está encerrado no Paraná Clube. Apesar de uma parte da torcida querer a troca do comando técnico e me incluo nessa, o Roberto Fonseca será o técnico do Paraná até o final da Série B.

Não, não é uma informação nem mesmo uma afirmação e sim a minha interpretação sobre o critério e a convicção por parte da diretoria. Se a troca não aconteceu até agora ou até a virada do primeiro para o segundo turno, não há motivo para trocar amanhã, depois ou qualquer outra rodada na seqüência do campeonato, mesmo com placares adversos.

Tem até colunista falando que o Sergio Soares já até foi contactado e estaria em “stand-by” apenas aguardando a demissão do colega de profissão para voltar ao Paraná Clube.

Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

DINÉLSON ESTÁ DE VOLTA

O Paraná acertou a volta do meia Dinélson até o final do ano por empréstimo. O jogador estava no Avaí.

foto: globoesporte.com

Nome completo: Dinélson dos Santos Lima
Data de nasc.: 4 de fevereiro de 1986
Local de nasc.: Anagé (BA), Brasil
Altura: 1,64 m
Peso: 62 Kg

Não gostei da contratação e explico o porquê.

O Paraná está na reta final do campeonato Brasileiro, o ano menos difícil para se conseguir o acesso.

Estamos precisando de jogadores que venham com ritmo de jogo e com condições de solucionar o problema da meia-cancha e não um jogador que no ano jogou apenas 91 minutos.

Existe uma contratação garantida, ou seja, que um jogador vista a camisa e resolva? Não. Todas as contratações são apostas, umas mais, outras menos, porém Dinélson há anos não joga em alto nível e com regularidade.

Acho até covardia deixar nas suas costas a responsabilidade para solucionar nosso problema da camisa 10, isto porque Welligton dificilmente voltará a jogar este ano por conta de uma pubalgia.

Sobre o Dinélson, diferente do que alguns podem pensar, torço para que dê certo, porém já em 2009 fui contrário a sua volta e agora pouca coisa mudou. Infelizmente a idade aumentou assim como as contusões e operações desde aquele época.

O último jogo que o jogador atuou a partida inteira foi no Paraná em 2007 contra o Libertad na Vila Capanema.

Que os números a seguir me desmintam, que o futebol dele apareça e que o Paraná consiga melhorar seu futebol com o Dinélson. É isso que todos os Paranistas querem.

DIONÍSIO

O Paraná acertou a contratação do volante Dionísio. O jogador foi revelado pelo Santos.

foto: site oficial do Paraná Clube

Nome: Dionísio de Oliveira Alves
Altura: 1,69 m
Peso: 72 kg
Nascimento: 18/01/1988 (23 anos)
Último clube: Ponte Preta-SP
Outros clubes:
Santos (2006 à 2008)
Oeste (2009 e 2010)
Santo André (2009)

Vi algumas partidas dele no Oeste pelo campeonato paulista deste ano e gostei do que vi.

Jogador com bons recursos técnicos, bom passe e boas finalizações. Chega para ser o titular e formar ao lado do Urso uma boa dupla de volantes.

É claro que o desentrosamento com o restante do time prejudica, mas não temos tempo a perder e se estiver 100% fisicamente deve ir para o jogo.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

CONTRATAÇÃO


O vice-presidente de futebol, Paulo César Silva, o Paulão, falou que um meia será apresentado até amanhã (terça-feira).

domingo, 4 de setembro de 2011

DIEGO NO AVAÍ


A notícia saiu na sexta-feira, mas só pude postar agora.

O atacante Diego revelado pelo Paraná e que não tinha mais interesse em vestir a camisa do clube foi emprestado ao Avaí até o final do ano.

PORTUGUESA 2 X 1 PARANÁ

Sinceramente pra mim o que menos importava neste jogo era o resultado, pois a dificuldade era grande.

Primeiro porque a Lusa tem um treinador que busca sempre o resultado de vitória.

Segundo que tem um time entrosado e bem treinado.

Porém o que eu esperava do time do Paraná era um time mais ousado. O que não entendo é o motivo do Fonseca colocar o time no ataque, ou pelo menos uma tentativa disso, somente depois de tomar o gol.

Mesmo quando fez o gol de honra o time não teve o ímpeto necessário para tentar o gol de empate.

Outro fato é que o discurso do treinador já está saturado. Segundo ele o time jogou bem, mas perdeu. Assim como contra o São Caetano e o Guarani que empatou. Entre tantos outros resultados. Suas substituições foram erradas novamente o que é uma constante.

Na entrevista coletiva após a partida o treinador falou sobre a questão financeira da Portuguesa que é maior que o Paraná como justificativa. Se isso foi o mais importante não precisaria nem jogar e o Duque não seria o último colocado. Tem coisas que é melhor não falar do que falar certas coias.

Porém, como a diretoria bancou o técnico até agora, não pode mais mudar e o jogo contra o Americana será uma "final". O time paulista é candidato ao acesso e está 3 pontos na frente do Paraná.

O destaque do jogo foi o goleiro Luis Carlos. Se não fosse ele a derrota poderia ter sido maior.

Outro que jogou muito bem foi Maycon Freitas. Por isso faço a pergunta: Por que o Serginho foi tantas vezes titular sem ao menos o Maycon ter uma chance no time?

As decepções do jogo foram: Garroni (mais uma vez), Ricardinho e Gleidson.

E a Lusa está com um passo dentro da Série A de 2012 a não ser que ocorra um milagre nada agradável ao time do Canindé.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

PORTUGUESA X PARANÁ


Se contra a melhor defesa do campeonato o Paraná conseguiu vencer por 2 gols. Por que não segurar agora o melhor ataque da competição?

E não é só isso, a Lusa é a líder desde a 10ª rodada.

Pra mim a Lusa tem o melhor técnico do campeonato e vem provando isso a cada trabalho. Jorginho, inclusive, recebeu propostas para assumir times na série A e corretamente não aceitou para continuar o trabalho na Lusa.

Dois jogadores desfalcam o time. São eles: Marcelo Cordeiro e Ferdinando.

O time tem vários destaques. Edno é o artilheiro do time e vem jogando muito bem. Luis Ricardo que jogava como atacante vem fazendo um grande campeonato pela lateral-direita, porém como é super-ofensivo, um bom motivo para o Paraná explorar aquele setor. O meio-campo conta com 2 bons jogadores: Marco Antônio e Henrique. Se o Paraná quiser buscar um bom resultado, seja empate ou vitória, vai precisar marcar muito bem estes 2 jogadores.

Pelo lado Paranista muitos desfalques. Cris, Cambará, Júnior Urso, Wellington e Rone Dias estão fora por problemas clínicos.

Serginho, que não é um desfalque, também está fora. Grande chance para o Maycon Freitas mostrar seu futebol.

Marquinho poderá fazer sua estréia no lugar do Lisa.

Gleidson deve entrar no time e poderá fazer tanto a função de meia como de lateral. Nesta última hipótese, Lima jogaria na meia.


Com todos os problemas, acho que este time é o melhor para colocar em campo, independente de principalmente pela manutenção do esquema com apenas 2 volantes. Bem que é difícil saber se caso o treinador tivesse a disposição outro volante se não jogaria com 3.

Enfim, é um jogo difícil, mas o que espero é ver um time ousado com responsabilidade e não um time defensivo com medo do adversário. É preciso que a postura em campo seja de um time que queira subir.

Não adianta nada ficar esperando o adversário e torcer por um erro dele para tentar fazer o gol. É preciso manter a posse de bola, fazer a nossa defesa respirar e aproveitar os momentos que possibilite os arremates.

A Lusa é líder e tem um bom elenco, mas não é imbatível e o Paraná precisa entrar em campo sabendo disso.

Infelizmente o Paraná ainda deve sofrer com o desentrosamento por causa do esquema com apenas 2 volantes e as bolas paradas devem continuar a serem uma forma de vitória. Que seja assim, então.


O árbitro será Jaílson Macedo Freitas/BA. Será o segundo jogo apitado por ele envolvendo jogos do Paraná Clube na história. O primeiro foi em 2009 contra o Vasco da Gama em São Januário.