segunda-feira, 31 de outubro de 2011

TRICK OR TREAT?


Hoje é comemorado o Halloween, ou traduzido para o português como dia das bruxas.

A data é comemorada principalmente em países que tem como língua oficial o inglês.

Uma das maneiras comemoradas nesta data é realizando o Trick-or-treat (doce ou travessura).

Nada mais é que um ritual onde as crianças vão de casa em casa pedindo doces através da pergunta: Trick or treat?

Caso as pessoas respondam "doce" essas mesmas dão doces às crianças, se disserem "travessura" as crianças assustam-nas com máscaras, ou fazendo algum tipo de travessuras.

No Paraná Clube enquanto a torcida aguarda algum docinho para poder se deliciar, o que recebe são diversas e terríveis travessuras.

Tem cada jogador e treinador que vestiu a camisa Paranista nos últimos anos que nem a bruxa mais malvada seria capaz de acreditar.

E nem as crianças mais pestinhas poderiam realizar tamanhas travessuras em suas brincadeiras de casa em casa.

Será que 2012 teremos algum docinho ou vem mais travessuras e contratações horripilantes por aí?

domingo, 30 de outubro de 2011

PARANÁ 2 X 2 SÃO CAETANO

E o Paraná não conseguiu superar os desafios do último post.

Não jogou bem, principalmente depois de abrir o placar onde o time recuou demais.

Não conseguiu vencer um time paulista e consequentemente acabar com a invencibilidade do bom técnico Márcio Araújo. E ter um bom técnico no comando faz uma grande diferença.

Macuglia comanda o Paraná como se estivesse há anos no Paraná, pois a cada jogo quer jogar de uma maneira e esquemas táticos.

Apesar dos resultados dos outros times ajudarem e muito o Paraná nas últimas rodadas o Paraná não se ajuda.

Aílton jogou muito bem, não é surpresa.

Marinho pelo lado Paranista foi bem e erradamente substituído.

Se alguém ainda tem esperanças no acesso, terá que torcer para Salgueiro e Duque de Caxias vencerem seus jogos na próxima rodada contra Vitória e Bragantino, respectivamente, além da Ponte Preta vencer o Americana e a Lusa bater o Criciúma.

E lógico, torcer para o Paraná vencer o Grêmio Itinerante, pois senão pode até se complicar na parte debaixo da tabela dependendo de alguns resultados.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

PARANÁ X SÃO CAETANO

O Paraná entra em campo com diversos desafios:

1) Provar em campo o discurso do "ainda dá" para conseguir o acesso.

2) Vencer uma equipe paulista no campeonato.

3) Acabar com a invencibilidade do treinador Márcio Araújo no São Caetano. São 5 vitórias e 4 empates, ou seja, 70% de aproveitamento.

Para conseguir a vitória o técnico Macuglia escala um time que pode alterar taticamente durante o jogo.

Castán poderá ser lateral-esquerdo ou zagueiro. É preocupante isso. Se jogar de lateral, será uma invenção já feita antes pelo Fonseca. Se jogar como zagueiro, será a continuidade do que não está dando certo.

Acho que o ideal seria jogar com 2 meias, 2 volantes e 2 zagueiros.

No meio-campo jogarão dois volantes de mais marcação (Sílvio e Maycon Freitas).

No ataque o rápido Marinho será titular ao lado do Hernane que está devendo muito ao time.

Enfim, que o Paraná consiga jogar bem, pois só assim para ganhar.

O São Caetano tem como destaques o meia Aílton e o atacante Antônio Flávio.

Nos últimos 9 jogos desde que o Márcio Araújo assumiu o comando, o São Caetano fez 22 gols. O Paraná fez 12.

Na questão defensiva, o São Caetano sofreu nestes mesmos 9 jogos sofreu 8 gols sendo que nos últimos 4 jogos não levou gols. O Paraná nas últimas 9 partidas levou 12 gols.

Tem tudo para ser um grande jogo, porém muito difícil o que é bom para definitivamente provar se o Paraná tem chances mesmo de conseguir o acesso.

COLUNA - "A GAZETA NÃO PRECISA DISSO"


Na minha coluna no site @Paranautas escrevo sobre as polêmicas envolvendo o jornal Gazeta do Povo nesta semana com o Paraná Clube.

Confira um trecho:

O jornal Gazeta do Povo esteve envolvido em polêmicas com o Paraná Clube nesta semana. Polêmicas no plural, pois foram duas. A Gazeta do Povo tem uma história de 92 anos. O compromisso do jornal desde sua fundação foi em ser um porta-voz dos paranaenses e um bastião em prol das mais legítimas causas do estado. Palavras estas ditas por um dos grandes nomes que marcaram a vida deste jornal, Francisco Cunha Pereira Filho, no especial do aniversário de 90 anos do jornal.

Abro esta coluna com esta pequena introdução para tentar entender o motivo que leva o editorial esportivo do jornal em fazer determinadas matérias e manchetes. Será que o departamento de recursos humanos está com problemas para selecionar bons profissionais? Não pode ser possível, pois há muitos bons jornalistas no próprio jornal e tantos outros no mercado ou em outros veículos de comunicação.

Para ler na íntegra, clique aqui.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

EPISÓDIO EXPLICADO

O vice-presidente Celso Bittencourt, através do fórum da Paranautas, se explicou do fato ocorrido com a Gazeta do Povo.

Celso reconhece o erro e explica o ocorrido, aliás, lamentável a postura do jornalista.

Muito bacana a iniciativa do Celso, está de parabéns em reconhecer o erro e explicar com a maior educação o episódio.

Críticas existem, devem ser aceitas ou não, mas sempre com tal postura, como este exemplo do Celso.

Confira a mensagem do Celso:

Amigos, entendo que vocês merecem uma satisfação de minha parte, pois semPRe estive presente e não seria agora que iria me omitir:

Primeiramente, peço que me desculpem, se possível, pelo ocorrido. Foi um erro meu.

Não que o repórter tenha escrito algo de mais, pois todos os assuntos que ele levantou já foram debatidos muitas vezes, em relação a nossa dependência do apoio dos empresários, e outros assuntos citados, e ele poderia ter feito a mesma reportagem, dito as mesmas coisas, mesmo que não tivesse falado comigo. Vocês mesmo relataram aqui a tendência dele quando fala dos assuntos do Paraná Clube.

Esclareço também que, apesar do mesmo ter meu sobrenome, não tenho ligações de parentesco com ele, só o conheci no começo do mês de setembro, quando surgiu aquela questão dos salários atrasados, e o Cícero foi até a Kennedy, por exigência minha, e viu que todos os contracheques de julho estavam pagos (sem ver valores, é claro), e conversamos um pouco.

Conversamos a respeito da frase dita no começo do ano, que já foi também exposta na mídia, à época, e deixei bem explicado que tínhamos necessidade do apoio de todos, principalmente empresários, para um dia podermos ter uma certa autonomia, mas que não poderíamos aceitar ingerências e pessoas falando pelo Clube, como já aconteceu no passado e que a torcida não perdoa.

O Cícero editou, e quase dois meses depois fez uma matéria que ele poderia ter feito, mesmo sem falar comigo, mas usou da gravação feita sem meu conhecimento, e a editou, publicando, como se fosse uma entrevista feita agora.

O problema é que não era o momento para isso, pela questão que temos que focar no futebol, pois apesar de tudo, acredito que temos condições totais de ainda brigar por uma das quatro vagas, e temos eleições para daqui a poucos dias.

Foi isso.

Mais uma vez peço desculpas a todos por alimentar esses assuntos e essa "entrevista", num momento tão inoportuno.

Abração AVB a todos

Celso

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ESTÁ VIRANDO MODA


Pelo jeito a diretoria do Paraná não está muito interessada em poupar os ouvidos do torcedor com suas declarações.

Se não bastasse as declarações ridículas do vice-presidente de futebol que agora aderiu ao twitter para continuar falando o que não deve, hoje foi a vez do vice-presidente financeiro expor algumas situações que não deveriam ser ditas, ainda mais da maneira que foi, ao jornal Gazeta do Povo. Mesmo jornal e mesmo jornalista que divulgou uma informação falsa que o clube estava devendo salários (no plural) aos jogadores. O próprio vice-financeiro se irritou e desmentiu na época.

Veja, leia, escute e tire suas próprias conclusões.


Atualizado 16:50 - 26/10/11

O vice-presidente financeiro do Paraná Clube, Celso Bittencourt, falou na rádio CBN que a gravação da conversa foi sem o consentimento dele.

O repórter foi anti-ético novamente.

Resta saber qual será a atitude do Paraná Clube em relação a Gazeta do Povo.

Mas independente da falta de ética e antiprofissionalismo do repórter, o Celso não deveria ter dito nada, principalmente em se tratando deste jornaleco. Que sirva de lição.

sábado, 22 de outubro de 2011

PONTE PRETA 4 X 3 PARANÁ

Pelo número de gols podemos dizer que foi um jogaço.

Mais ou menos.

O segundo-tempo sim, mas o primeiro o Paraná abriu mão de jogar e se retrancou. Entrou em campo com o único objetivo de não levar gols e se desse fazer através de bola parada, pois não tinha sequer uma jogada de contra-ataque. E também pudera, pois com Giancarlo que é lento não teria como acontecer.

A Ponte dominou completamente o jogo e mais uma vez Thaigo Rodrigues salvou o Paraná.

Até que aos 44 minutos, após uma falha do árbitro em dar um penalti sendo que a falta aconteceu fora da área, a Ponte abriu o placar.

Aí o Paraná se obrigou a jogar futebol e Macuglia tirou o zagueiro Cris que tinha recebido cartão amarelo e fez um péssimo primeiro tempo para colocar o veloz Marinho.

O time melhorou, mesmo com "um a menos", pois Hernane parece não estar muito disposto a jogar. Porém a zaga com Edson Rocha é dureza de aguentar.

A Ponte aumentou o placar.

Lima em uma belíssima cobrança de falta descontou. Aliás, Lima não esteve bem. Ele rende muito mais na lateral.

O jogo estava corrido, muito bom de se assistir, porém a Ponte aumentou o placar.

O Paraná com garra, que não teve nos jogos contra Salgueiro e Duque de Caxias, correu atrás do prejuízo e descontou mais uma vez com um golaço de Ricardinho que entrou no lugar do fraco Marquinho.

3x2, o Paraná no jogo e até o empate poderia acontecer. Porém a Ponte continuava atacando, diferente do Paraná no 1º tempo. E conseguiu fazer o 4º gol na falha da zaga já no finalzinho do jogo.

Porém o Paraná não desistiu e Marinho fez também um golaço.

4x3, placar final.

Muitos torcedores culpam o juíz pela derrota. Vamos aos lances:

1) Realmente o penalti para a Ponte Preta não aconteceu.
2) Cris cometeu um penalti e o juíz não deu.
3) Eu não achei penalti no lance do Giancarlo onde ele se contundiu. Houve um toque do adversário, mas do jeito que ele caiu dá a entender que valorizou demais o lance.
4) Teve um penalti em cima do Douglas Packer.

O juíz é fraco, sem dúvida, deixou de dar várias faltas e o Paraná demorou a perceber isso insistindo em cava faltas no campo ofensivo, mas não se pode culpar o árbitro sendo que o time abriu mão de jogar por 45 minutos. Quando quis jogar marcou 3 gols e acabou sofrendo os mesmos 3. Se o Macuglia deixasse de invenção tática a cada jogo e treinasse apenas uma tática e de preferência com 2 zagueiros, talvez os jogos melhorassem.

E técnico de futebol tem que entender que a melhor defesa não é escalando 3 zagueiros e retrancando o meio-campo, e sim tentando manter a posse de bola e de preferência na intermediária do campo ofensivo. Pois quanto mais pressão leva, maior é a chance de levar o gol. Parece básico, mas sempre tem alguns que insistem nisso.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

PONTE PRETA X PARANÁ

A palavra sendo usada pela comissão técnica e jogadores para o jogo de hoje é "ousadia".

Ousadia é uma palavra que não combina com o Paraná Clube nos últimos tempos. Nem para a diretoria, nem comissão técnica e muito menos aos jogadores que se limitam exclusivamente a fazer o trivial.

Porém a ousadia do Macuglia é tirar um atacante, deixando o Giancarlo como único ofensivo no time?

É improvisar o Douglas Packer como um "falso-atacante"?

Vendo as escalações dos times e conhecendo a postura tática de ambos, quero estar errado, mas vejo a Ponte abrindo o placar antes dos 15 minutos e o Macuglia alterando o time para colocar o Marinho ou Ricardinho no lugar de um zagueiro que receba o cartão amarelo.

Falando em zagueiros, parece que o Macuglia tem certa obrigação de escalar o Edson Rocha, sua indicação. Por que não é possível escalar Edson Rocha e Cris juntos. Quanto menos zagueiros ruins jogarem melhor, porém o técnico pensa diferente.

O jogo começa às 20:30 em Campinas.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

AQUILINO VOLTOU


A pergunta é:

Quando que o Aquilino Romani saiu, para que pudesse voltar?

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

PARANÁ 0 X 0 CRICIÚMA

Empate com sabor de goleada.

Exagero ou não, se não fosse a excelente atuação do goleiro Thiago Rodrigues o Paraná poderia ter tomado 3 gols logo no primeiro tempo.

O time foi dominado por completo durante a etapa inicial.

Macuglia escalou errado.

Preferiu segurar o meia Douglas Packer que vem jogando muito bem para o decorrer do jogo e com isso escalar sua indicação, Edson Rocha, na zaga.

Ele com o Cris é uma verdadeira peneira.

Se não tem muitos zagueiros bons, que escale o mínimo possível.

Ricardinho parecia um bule no meio-campo esperando a bola chegar com as mãos na cintura.

Até os jogadores que normalmente estavam jogando bem não renderam nada.

No segundo tempo o Paraná melhorou, mas nada que pudesse traduzir em vitória.

Excesso de cruzamentos da intermediária e nada mais.

Mas o discurso após o jogo foi o do "ainda dá". São apenas 6 pontos em relação ao G4.

Se um time que não joga bem há várias rodadas, ganha no sufoco do péssimo Vila Nova e toma uma pressão do Criciúma em casa, como que "ainda dá"?

Se jogasse bem, mas não ganhasse, a esperança seria mais justificável.

Mas se ganhar da Ponte em Campinas e o Americana perder para a Lusa em casa e o Sport não vencer o Goiás em casa, ficaríamos apenas 3 pontos do G4.

Então, o que resta é torcer. Mas e os jogadores? Vão fazer sua parte ou vão passear em campo igual ontem?

E o Macuglia? Vai escalar os melhores ou vai continuar "Macugliando"?

Santa torcida Paranista e sua paciência. Sempre acreditando no improvável. Quando este se tornará realidade?

terça-feira, 18 de outubro de 2011

PARANÁ X CRICIÚMA

O Paraná enfrenta hoje, às 20:30 na Vila Capanema, o Criciúma.

Foi justamente contra o time catarinense que dava a nítida impressão que o Paraná conseguiria deslanchar no campeonato para conseguir uma das vagas à primeira divisão.

Porém as rodadas seguintes foram péssimas e o grupo rachou.

Para alguns ainda há chance de conseguir o acesso, não somente matematicamente falando, mas por futebol em campo aplicado mesmo.

Então que se prove isso dentro de campo e embale a 3ª vitória consecutiva. Aliás, esta sequencia ainda não aconteceu neste campeonato.

A última vez que o Paraná conseguiu 3 vitórias seguidas foi no estadual deste ano contra o Cascavel, Malutrom e Rio Branco.

Em campeonatos brasileiros a última vez ocorreu nos dias 12, 16 e 19 de outubro do ano passado, coincidência?

Os adversários naquela sequência foram: Guaratinguetá, Brasiliense e Náutico.

E já que ainda dá, além de torcer para a vitória do Tricolor, teremos que torcer pelo time do Roberto Cavalo. Então, por 90 minutos, e nada mais, torceremos para o Vila Nova contra o Náutico, além de torcer para uma recuperação do Goiás contra o Americana.

Que os jogadores provem em campo o que vem se falando fora dele.

Macuglia coloca em campo o mesmo esquema com 3 zagueiros. A dúvida fica entre Packer que sente dores musculares ou Lima no meio-campo. Se Packer jogar, Lima disputa posição com Gleidson na ala.

No ataque Ricardinho deve voltar ao time.

domingo, 16 de outubro de 2011

VILA NOVA 0 X 1 PARANÁ

Mais um jogo ruim do Paraná, mas que valeu os 3 pontos. E é isso que importa neste momento.

O Vila Nova é muito fraco e o Paraná recuou demais para segurar a vitória parcial de 1 x 0 que conseguiu na 1ª etapa.

O treinador Macuglia errou ao colocar Hernane no lugar do Igor. Ficou com 2 jogadores lentos no ataque e não conseguiu armar um contra-ataque sequer. Deveria ter colocado o Oliveira pelas características.

Outro erro do treinador foi promover duas alterações no intervalo por conta dos cartões amarelos recebidos pelo Marquinho e Cástan. Se toda vez que os jogadores que levarem cartão amarelo fosse substituído não teria chance do técnico mudar o time taticamente.

Nem Castán e muito menos Marquinho estavam correndo risco de serem amarelados novamente. Lógico que se fizessem uma falta grave isto aconteceria, mas osa jogadores podem muito bem "segurar" as faltas.

Enfim, opção do técnico.

Agora é conseguiu mais uma vitória e talvez mais um empate para escapar matematicamente do rebaixamento e focar 2012.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

VILA NOVA X PARANÁ

E chegamos a reta final do campeonato.

Muito por causa das opções táticas do treinador e também pelas contusões que continuam atrapalhando o time não se repete de um jogo para o outro.

Ao que parece o Macuglia tenta adaptar o time conforme o adversário joga.

Macuglia mantém o 3-5-2 e deverá escalar Cris, Castán e Edson Rocha na zaga.

No meio, Packer volta ao time.

No ataque, Igor e Giancarlo formam a dupla.

O Vila Nova é muito fraco e tem um treinador medíocre. Para o jogo contra o Paraná, o técnico Cavalo muda 7 jogadores e deverá escalar o Vila com 3 atacantes. O jogador mais conhecido do time é o Roni.

Porém não tenho tanta certeza que o Paraná ganhará.

Curioso é a notícia dada pelo repórter Wilians Lima da rádio Banda B que os dirigentes Aquilino Romani e Paulão estarão viajando com o grupo.

Mas o Aquilino não está licenciado? Oficialmente sim, mas continua trabalhando diariamente no clube.

Já Paulão foi "afastado" pelos jogadores e estará com eles em Goiânia? Se o Paraná perder, será que ele dará declarações culpando os jogadores?

O jogo começa às 16:20 deste sábado no Serra Dourada.

COLUNA - "FALA MUITO, FALA MUITO..."


Na coluna de hoje no Paranautas.com escrevo sobre a falação nas horas erradas versus os patrocinadores e investidores no clube.

Confira um trecho:

Você investiria ou patrocinaria um clube, uma empresa ou um atleta que “pisasse na bola” e não valorizasse a sua marca? Eu também não, caso a sua resposta tenha sido não.

Tem horas que penso que este é um dos problemas para o Paraná Clube conseguir patrocinadores e parceiros interessados em investir no clube.

Lembro que em 2009 o então presidente do Paraná Clube, Aurival Correia, falou que visitou mais de cem empresas e que nenhuma se interessou em patrocinar o clube.

Porém, pensando como empresário, como vou colocar meu dinheiro num clube onde os dirigentes fazem questão de se contradizerem, falam nas horas e nos momento errados e na maioria que fazem, falam besteira?

Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

VILA NOVA CONTRATA CAVALO

foto: RPC TV

O próximo adversário do Paraná acertou a contratação do técnico Roberto Cavalo.

Tá aí a motivação extra para o Paraná ganhar o jogo.

Cavalo e o seu "bonde do Mixto", juntamente com a diretoria, foi responsável por rebaixar o Paraná no campeonato estadual.

Agora, Cavalo, terminará de rebaixar o Vila Nova para a terceira divisão.

sábado, 8 de outubro de 2011

PARANÁ 3 X 1 ASA

Quem olha o placar pode achar que a vitória foi maiúscula, porém o Paraná não jogou bem.

Na verdade, na atual situação o que importa é chegar aos 45 ou 46 pontos para se livrar do rebaixamento.

Macuglia fez muitas alterações no time, inclusive no esquema tático. Escalações sem critério.

Ainda bem que o time adversário era muito fraco.

Destaque para Giancarlo que fez dois gols, Zé Carlos que salvou por várias vezes a meta Tricolor e Lima que mostrou muita qualidade na armação, porém apenas pelo lado esquerdo.

E lamentável a atuação do zagueiro Cris. Fala muito e joga pouco. Tomou uma bola nas costas infantilmente no que resultou o gol do ASA, reclamou de forma ridícula com os colegas de time e ainda por cima deu uma cotovelada no jogador Raul do time do ASA.

O treinador Macuglia deu a entender que manterá o esquema 3-5-2, porém precisa equilibrar os dois lados do time. Como Lima não joga a próxima partida e Dinelson volta, deve melhorar o time.

Que venha logo mais 2 vitórias para começar a pensar em 2012.

Mais uma vez pergunto por que os jogadores reservas ficam batendo bola no gramado no intervalo enquanto o técnico dá as orientações aos jogadores. Os reservas deveriam ouvir também, não?

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

"CASA DA MÃE JOANA"

O Aramis Tissot é "só" o presidente...

Em entrevista à Rádio 98 o (mandatário maior?) do clube falou sobre a tal "lei do silêncio":

“Para mim é uma novidade. Até porque se tivesse motivo para não dar entrevista eu também não estaria dando. Talvez pelas declarações do Cris o grupo mesmo tenha optado por isso, mas isso é uma opinião minha”

“Eu acho que eles têm que dar entrevista sim, até porque pelo momento da equipe no campeonato não deve ser só a diretoria tem que tem falar, os jogadores também precisam”.

Quem é que manda neste clube afinal? Aramis, Aquilino, Paulão, Cris, "parceiros"... ???

PARANÁ X ASA

Ah, tem jogo hoje na Vila.

Tem que vencer o poderoso ASA para não correr risco de rebaixamento.

É o quarto ano na Série B e os erros continuam.

Até quando?

terça-feira, 4 de outubro de 2011

DUQUE DE CAXIAS 0 X 0 PARANÁ


E não é que as desculpas aconteceram?

Sempre o mesmo blábláblá. Mas algumas frases merecem destaque:

"Matematicamente ainda temos chance" - Guto Mello (diretor de futebol do Paraná Clube)

Chance de permanecer na série B, né?

"Contamos com o apoio da torcida" - Guto Mello (diretor de futebol do Paraná Clube)

Apoio? O que vocês fazem pelo torcedor e pelo clube?

"A equipe tem que se preocupar em não cair" - Cris (zagueiro)

Pelo menos foi mais sensato do que o diretor de futebol.

"Hoje eu me controlei, mas quando as coisas tiverem insustentáveis vou tomar atitudes" - Cris (zagueiro)

A situação já está insustentável e mais um passo será rebaixado. Até quando o Paraná será administrado como time de várzea? Diretoria não fala a mesma língua, jogadores culpando uns aos outros, etc.

Esse Cris, que de capitão não tem nada, deveria ter sido mandado embora a muito tempo. Jogador polêmico e desagregador. Mas tudo no Paraná é visto como normal, pois a diretoria não entende nada de gerenciamento de futebol.

O Paraná está brincando com o perigo e se bobear depois não tem volta.

DUQUE DE CAXIAS X PARANÁ

"O Duque está na lanterna mas não é bôbo. Tem um excelente time".

"O Duque em casa é perigoso e vimos bem isso"

"Nós estamos buscando um time ainda enquanto o Duque já está entrosado"

"O gramado nos prejudicou"

"O Duque poderia estar no G4 e o empate não foi tão ruim"

Estas são algumas frases que espero não ouvir após o jogo.

O Paraná vai pegar o pior time do campeonato e um dos piores de toda a história da Série B nos pontos corridos.

Se o Paraná não ganhar será um verdadeiro vexame, aliás, mais um para estes tantos "come e dorme" que estão aí.

Nada além da vitória servirá hoje.

Espero que o Macuglia encontre logo a definição de futebol, pois do jeito que está perdido corre o risco de se surpreender com o calor carioca achando que está em Caxias.

sábado, 1 de outubro de 2011

PARANÁ 1 X 1 VITÓRIA

Mais uma vez o Paraná tomou um gol logo nos primeiros minutos.

Antes mesmo dos 2 minutos o Vitória já estava na frente no placar. Uma falha ridícula da defesa, Marquinhos marcou.

O time baiano relaxou e tentou apenas jogar no contra-ataque.

O Paraná sem conjunto algum e poucas opções táticas ofensivas ía no "vamos que vamos" tentar o empate.

Este aconteceu ainda no primeiro tempo com Borebi depois de uma falha do goleiro.

Como escrevi na minha coluna na Paranautas, futebol não tem milagre. Montar um time agora e sem o menor critério nas escalações não tem como dar certo.

O treinador Macuglia preferiu o Flávio ao Brinner para jogar ao lado da sua indicação Edson Rocha que foi mal na sua estréia.

Maycon Freitas que era titular sequer no banco ficou.

Serginho que nem no banco ficou na última partida foi a 1ª opção no banco para a posição. E o Dionísio foi contratado porquê?

O técnico justificou que o Maycon Freitas estava cansado e quis poupá-lo. O treinador deveria simplesmente dizer que prefere suas indicações e ponto final. Como poupar um jogador que atuou pouco e estava bem no time? Por que não poupa a torcida de ver jogadores fracos que sai técnico, entra técnico e não deixa o time? Qual é a lógica?

Ao invés de montar mal o time , o técnico deveria ser apresentado ao plural, isso sim.

E o árbitro Gutemberg de Paula Fonseca/RJ é um dos piores do campeonato. Metido a dar cartão a toda hora no 1º tempo, pipocou na hora de expulsar no segundo tempo. Vários lances muito mais graves que os ridículos cartões mostrados anteriormente ficaram baratos. Além de vários que cabiam cartão vermelho direto também passaram em branco.

Claramente os árbitros não tem critério algum para apitar. São curiosos no apito, igual a diretoria de futebol do Paraná Clube. Se não profissionalizar, ficará este desastre sempre.