quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Estive presente ontem na apresentação do Planejamento Estratégico para os próximos 8 anos.

Nem tem como resumir o planejamento aqui pelos inúmeros dados, informações, sugestões, etc, mas o direcionamento para o clube está traçado.

Foi um trabalho minucioso e a partir de agora o Paraná terá um caminho determinado e não mais viver de improvisações e "achometros".

Lógico que o planejamento em si não é a solução para tudo, pois tem apenas o que deve ser feito e o "como", será no dia a dia com muito trabalho e pessoas qualificadas e determinadas a conseguir atingir os objetivos. Talvez aí esteja o grande desafio.

E principalmente, ter pensamentos grandes diferente do que vem ocorrendo há anos onde os dirigentes se escondiam nas suas incompetências e na mediocridade de idéias e visão.

Se continuarmos com gestões como a do Aquilino e do Aurival onde o foco era chorar na mídia e cobrar dos ex-presidentes, como o Aquilino fez ontem mais uma vez, aí não tem planejamento estratégico, análise SWOT, Balanced Scorecard que dê jeito.

No planejamento apresentado contém pontos a serem alcançados em curto, médio e longo prazo, por isso o prazo de 8 anos. Bem que talvez nem tudo ali escrito seja realizado neste prazo.

O importante é que as futuras gestões tenham consciência do trabalho realizado para o desenvolvimento deste projeto.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

KERLON EM 2011

(Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)

O ex-meia do Paraná Clube, Kerlon, conhecido como "foquinha" não vem tendo um bom ano, mais uma vez.

Depois de sair do Paraná, ao que tudo indica por problemas extra-campo, além das diversas contusões, se transferiu para o Nacional Esporte Clube da cidade de Serra Nova/MG, conforme divulgado aqui no blog: http://torcedorparanista.blogspot.com/2011/07/kerlon-acerta-com-o-nacionalmg.html

Porém o jogador não fez nenhuma partida no clube mineiro. Inclusive a partir do início de novembro começou a treinar na Toca da Raposa, CT do Cruzeiro, para se recuperar de uma contusão na coxa e manter a forma.

O Nacional jogou a Taça Minas Gerais e não conseguiu se classificar para as semifinais. E terminou em 5º no grupo único de 6 times.

Foram 10 jogos, 2 vitórias, 2 empates e 6 derrotas com 14 gols pró e 14 gols sofridos.

Como não tem mais jogos este ano, Kerlon jogou apenas 4 jogos, sendo 3 como titular e todos foi substituído. Em minutos, atuou apenas 162.

PARA EVITAR A VÁRZEA DO ATRASO

Sábado passado o Bragantino usou um expediente patético para atrasar o jogo. Uma possível contusão do goleiro.

Mas a CBF não está nem um pouco preocupada com isso, pois o que move a Confederação são os ridículos amistosos da seleção e a Copa do Mundo de 2014.

Para evitar os atrasos e manter a desportividade e credibilidade do campeonato é muito fácil.

Basta que os árbitros reservas ou o representante de cada um dos 10 jogos fiquem com um celular na mão em contato com um profissional que ficaria em contato direto com os demais representantes.

Este profissional ficaria em uma sala com todos os 10 jogos em monitores, poderia até ser usada a estrutura de uma TV, como a Globo, por exemplo.

Este profissional só daria o "ok" para que todos os jogos começassem quando todas as equipes estivessem em campo e a bola no centro do gramado esperando ser rolada.

Dando o "ok", todas as partidas começariam no mesmo momento.

Para o 2º tempo a mesma coisa. Só teria o reinício do jogo com o "ok" do profissional.

Com isso não teria sentido algum uma equipe tentar atrasar o início do jogo. Porém as equipes que atrasassem o início da rodada em relação ao horário determinado receberiam multas pesadas.

Não custaria nada estes procedimentos em relação ao valor que o campeonato tem e também o respeito perante ao público, imprensa, patrocinadores, etc.

Se as equipes costumam usar o "jeitinho brasileiro", é preciso tomar providências a respeito.

A última rodada da Séria A irá acontecer neste próximo final de semana. Ainda dá tempo de evitar a várzea!!!

domingo, 27 de novembro de 2011

PARANÁ 1 X 0 BRAGANTINO

Com a bola rolando o Paraná foi superior ao Bragantino e com seu resultado, para decepção de muitos por aí, inclusive com jornais com manchetes prontas depreciando o Paraná, o Tricolor conseguiu fugir do rebaixamento.

Se o Paraná tivesse jogado do jeito que jogou ontem poderia ter ido muito melhor no campeonato. Mas agora é tarde.

Detalhes importantes:

1) O Bragantino é um clubinho de quinta categoria. Patética a cena realizada para atrasar o início do jogo e também o reinício após o intervalo. Não cabe mais no futebol tamanha várzea.
Espero que a CBF, se é que a tal entidade está preocupada com alguma coisa dos campeonatos nacionais, tome uma providência.

2) O árbitro da partida foi ridículo, como sempre. Péssimo, começando pela condição física.

3) Parabéns a torcida que ao final da partida vaiou ao invés de comemorar a pífia "classificação" para a Série B de 2012. Não poderia ser diferente. A torcida é consciente, diferente de alguns "pseudo-diretores".

4) Após o jogo o futuro vice-presidente do Paraná, Paulo César Silva, falou muita coisa, como sempre nada tão importante, mas prometeu revelar detalhes do ano Tricolor em uma entrevista coletiva a ser realizada nesta segunda-feira. Sem dúvida vem declarações desnecessárias por aí.
Disse que aceita as críticas, o que sabemos que não é a mais pura verdade.
A única coisa boa que falou foi dar uma indireta a um colunista de um grande jornal que não tem a mínima noção do que escreve sobre o Paraná e que deveria escrever apenas sobre o time que torce (Atlético/PR).

5) Pífia foi a declaração, mais uma diga-se de passagem, do presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Cury, dizendo que o Paraná é quem deve correr atrás dos outros clubes que disputação a segunda divisão do estadual para tentar mudar a data de início do torneio. Segundo ele, "o problema é do Paraná. A Federação não vai mudar algo para prejudicar 9 clubes e favorecer apenas 1".

Apenas 1 ??? Este um vai engrandecer o ridículo torneiozinho da Federação e o Sr. Hélio Cury não está nem aí. Normal para quem não tem palavra.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

PARANÁ X BRAGANTINO

O Paraná só precisa de um empate para escapar do rebaixamento.

Por isso é bom ficar ligado no jogo do Icasa x Lusa, São Caetano x Criciúma e ASA x Vitória.

A Portuguesa e o Vitória devem jogar com os times praticamente completos.

Já o Criciúma com o time totalmente reserva.

Se o Paraná não conseguir ao menos empatar, tem que torcer para que um dos 3 mandantes dos jogos citados acima não ganhe.

É o que resta neste último jogo do ano.

O jogo começa às 17 horas deste sábado na Vila Capanema.

COLUNA - "FOI SEM QUERER"


Na minha coluna no site Paranautas, escrevo sobre a decisão do STJD no caso Rio Branco e também sobre a diretoria Paranista e a Federação Paranaense.

Confira um trecho:

A semana está agitada e não poderia ser por menos. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva não condenou o Paraná, até porque o clube não estava sendo julgado, mas inocentou aquele clube que errou. O Rio Branco errou, assim como a Federação Paranaense errou, a CBF com o seu famoso BID errou, mas ninguém foi condenado. E pior, todos, inclusive os nove auditores que votaram para inocentar o Rio Branco sabem que todos estes citados erraram.

Fico pensando até que ponto vale a pena manter um profissional do gabarito do Rafael Zucon no Paraná. Acho que é hora de mandá-lo embora, pois gastou interurbanos com ligações a toa para a Austrália e para Portugal para liberar o Ricardinho e o Leandro Silva da forma mais correta possível. Poderíamos contratar um estagiário, como todo o respeito a quem ocupa este cargo, pois já ocupei também, para fazer os registros dos atletas.

Claro que este parágrafo é uma ironia, mas o que o Tribunal fez foi premiar a incompetência que vem sendo repetitiva no Rio Branco Sport Club. E a justificativa para tudo isso é: “O time parnanguara não fez com a intenção, foi sem querer”. Aberração.

Para ler na íntegra a coluna, clique aqui.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

UM GRANDE EXEMPLO

Apesar da matéria da Gazeta do Povo, mais uma vez, com segundas intenções, um grande exemplo:

Goleiro Thiago Rodrigues.

Foto: http://angksport.blogspot.com/

"Sou Tricolor, comecei aqui na base e fiquei muito sentido com a queda no Paranaense. Se precisarem de mim estarei aqui no ano que vem para ajudar de coração"

"Eu quero ficar aqui para recolocar o Paraná onde ele merece e junto com a nova diretoria vou ajudar para fazer o time voltar para a Primeira Divisão"

terça-feira, 22 de novembro de 2011

PARANÁ OFICIALMENTE REBAIXADO NO ESTADUAL

Julgamento finalizado.

Incrível a decisão tomada pela "justiça".

O Paraná Clube está rebaixado para a 2ª divisão do péssimo campeonato estadual.

Porém o Paraná só chegou nesta situação pela mediocridade, incompetência, arrogância e prepotência destes senhores abaixo:


IMITAÇÃO OU COINCIDÊNCIA

Está surgindo um novo clube no Brasil, o Grêmio Prudente. Porém este não tem nada a ver com o antigo Grêmio Prudente/Barueri.

Este novo surge porque um grupo de empresários, entre eles os ex-jogadores Antônio Carlos Zago, Adriano Gerlin e Bernando Fernandes da Silva, comprou o OPEC (Oeste Paulista Esporte Cube) da cidade de Prudente, não confundir com o Oeste de Itápolis.

Antonio Carlos, Bernardo e Adriano

O clube vai jogar a 4ª divisão do campeonato paulista de 2012.

O curioso, e por isso o post neste blog, é o escudo do clube.

Com os mesmos desenhos do escudo do ex-Grêmio Prudente, porém sem a cor amarela, o novo distintivo do clube é este:

Agora resta saber se o uniforme será igual ou parecido de um grande clube brasileiro se permanecer igual ao distintivo.

domingo, 20 de novembro de 2011

SPORT 3 X 0 PARANÁ

Mais um jogo em que os jogadores do Paraná estavam mais preocupados com a arbitragem do que jogar bola.

É incrível como conseguem perder a cabeça em vários lances. Mesmo que o árbitro erre algum lance, não se justifica as reclamações e também cometer algumas faltas como o Garroni fez. E nem mesmo reagir a um lance com o Marinho fez.

Tudo isso reflete na falta de tranquilidade que a direção passa para a comissão técnica e esta aos jogadores.

Com duas expulsões os 3 a 0 ficou barato. Poderia ter tomado uma goleada histórica.

Dos 3 gols, pelo menos 2 frangos do goleiro Zé Carlos. Culpa do Macuglia que tirou o Thiago Rodrigues.

Agora é tentar um empate contra o Bragantino para escapar do rebaixamento, pois dos 5 resultados que não poderiam ter dado nesta rodada, todos, repito, todos, aconteceram.

Ou seja, se o Paraná não tiver a competência para conseguir pelo menos um ponto contra o Bragantino, terá que torcer para o Icasa não vencer a Lusa, ou para o ASA não vencer o Vitória ou para o São Caetano não vencer o Criciúma.

Se o Icasa, ASA e São Caetano vencerem e o Paraná perder, seria rebaixado. Será um vexame histórico. Mais um desta péssima diretoria de futebol composta por Aquilino Romani, Aramis Tissot, Paulo César Silva e Guto Melo.

Mas o grande mico do jogo foram algumas emissoras de rádio narrando lances inventados, pois a transmissão pela TV "caiu" em alguns momentos, inclusive durante o 3º gol do Sport.

As emissoras tinham duas opções:

Simplesmente falar a verdade, já que todos sabem que a transmissão é feita no estúdio, ou deixar o repórter que estava lá em Recife narrar os lances como a Rádio 98 fez. Mas não, algumas preferiram inventar os lances.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

SPORT X PARANÁ

O Paraná já pensando em 2012 vai entrar em campo com qual motivação?

Por causa da camisa Tricolor que deu chance para muitos que estão aí ou com uma provável mala-branca do Vitória e do Bragantino?

Espero que independente do motivo os jogadores joguem respeitando os torcedores que estão há anos sofrendo com os fracassos constantes do clube.

O Sport está brigando pelo acesso e a torcida rubro-negra vai lotar a Ilha do Retiro.

Sem dúvida teremos um Sport jogando a mil por hora.

E um Paraná que "decidirá" quem conseguirá o acesso já que depois enfrenta o Bragantino que também briga pelo acesso.

O jogo começa às 17 horas deste sábado.

E O TÉCNICO FICA OU NÃO?


Na minha coluna semanal no site Paranautas escrevo sobre a permanência ou não do técnico Macuglia para 2012. Critérios, análises e outros fatores que devem ser levados em conta na hora e decidir o treinador para o ano que vem.

Confira um trecho:

Sem querer colocar a carroça na frente dos bois, pois ainda não escapamos matematicamente do rebaixamento, mas um dos grandes pontos de interrogação para 2012 é quem será o técnico.

Lógico que antes de definir o nome do treinador é preciso anunciar o nome do vice-presidente de futebol, o que está demorando muito. Aliás, esta semana pipocou o nome do Aramis Tisstot para ocupar tal cargo. A diretoria não faria isso, não é mesmo?

Depois será contratar um diretor remunerado para aí sim escolher o treinador.

Porém já é bom ir pensando e analisando se o Guilherme Macuglia pode ser o escolhido. E esta análise baseia-se em diversos fatores. Porém quem será o responsável por fazer as avalições durante o tempo que o técnico está no comando? Será que a pessoa saberá avaliar se o treinamento coletivo envolvendo 26 jogadores (13 x 13) foi proveitoso? Ou se é certo durante o intervalo dos jogos os jogadores reservas ficarem no gramado batendo bola ao invés de ouvirem as instruções do técnico para o restante do time?

Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

SEXTA-FEIRA É DIA DE JULGAMENTO?

Já escrevi sobre isso outras vezes, mas insisto.

Sexta-feira é dia de julgar os jogadores expulsos?

Amanhã o volante Sílvio será julgado e poderá pegar mais que um jogo de gancho o que o deixaria fora do confronto contra o Sport em Recife.

O time do Paraná como tantos outros tiveram a semana inteira de treino para armar o esquema tático, suas variações e definir o time titular.

Mas justamente na véspera do jogo o técnico pode ser obrigado a mudar o time por causa do julgamento.

O Paraná é obrigado é relacionar e viajar com 19 atletas. Isso envolve custo além de outros detalhes.

Será que é tão difícil fazer o julgamento na segunda-feira? E de preferência na parte da manhã?

É preguiça ou vontade de atrapalhar os times e o futebol brasileiro?

A CBF já faz muito bem isso, e o Tribunal de Justiça Desportiva vai na mesma onda.

Lamentável.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

0,02% DE CAIR

Segundo o site Chance de Gol, o Paraná tem 0,02% de chance de cair.

No último post escrevi que apenas uma catástrofe rebaixaria o Paraná.

E a catástrofe seriam estes resultados.

Vitória x São Caetano - (São Caetano)
Goiás x Icasa - (Icasa)
Bragantino x ASA (ASA)
Salgueiro x Guarani (Guarani)
Sport x Paraná (Sport)
Icasa x Portuguesa (empate ou Icasa)
Barueri x Salgueiro (Barueri)
ASA x Vitória (ASA)
São Caetano x Criciúma (São Caetano)
Guarani x Goiás (Guarani)
Paraná x Bragantino (Bragantino)

Se todos estes resultados acontecerem e mesmo que o Paraná consiga um empate nos dois jogos, seria rebaixado.

Porém dos 11 jogos citados, no máximo 5 são prováveis que aconteçam e mais 2 com chances remotas.

Os outros 4 só por milagre.

Acho que o ASA será rebaixado.

PENSAR EM 2012

Depois da vitória contra o Guarani, o Paraná está praticamente fora do rebaixamento.

Apenas uma catástrofe rebaixará o Tricolor.

Por isso agora é ir pensando em 2012.

Quais jogadores ficarão? Quais serão negociados? Quais serão liberados?

Quais jogadores serão contratados?

E o Macuglia, continua?

Boas perguntas e bons debates.

Só espero que a diretoria tenha critério e aqueles diretores que forem contratar, que pelo menos tenha assistido algumas partidas dos jogadores que virão, pois este ano foi um verdadeiro desastre. Muitas indicações sem sentido, muitos curiosos e empresários sugerindo jogadores.

Lógico que o que se espera é que os que trabalharam no futebol diretamente em 2011 não fiquem em 2012, por isso acho que a especulação que o Aramis Tissot será o vice-presidente de futebol não passe de uma piada sem graça, bem estilo Zorra Total.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

PARANÁ X GUARANI

Vitória, vitória ou vitória.

Ou o Paraná vai se complicar muito no campeonato.

O time campineiro está em crise e os salários estão atrasados há 4 meses.

O Paraná que quebre a síndrome de não ganhar de paulistas, pois se não acontecer a pressão vai aumentar muito para as duas rodadas finais e aí pode ser tarde.

O jogo será amanhã, às 17 horas na Vila Capanema.

NOVA CHAPA - COLUNA DA SEMANA


Na minha coluna no site Paranautas de hoje escrevo sobre a eleição ocorrida na última quarta-feira, sobre os candidatos eleitos e a nova chapa que eu espero que aconteça.

Confira um trecho:

Eleições finalizadas e nenhum perdedor, pelo menos é assim que eu analiso. O bate-chapa foi bom para mostrar que a torcida paranista está atenta e não está passiva e acomodada como alguns pensam.

A chapa da falsa situação foi eleita, pois se engana quem pensa que o grupo comandado pelo Rubens Bohlen é da situação. Eles entraram na diretoria porque Aquilino não sabia o que fazer e abriu as portas para que o grupo colocasse em prática suas idéias. Eles darão a continuidade do trabalho começado em janeiro e não o continuísmo de anos da dança da cadeira, pelo menos é o que espero.

Gostaria de fazer alguns comentários sobre os eleitos:

Rubens Bohlen – Pelo que percebi este ano é uma pessoa que tem boas idéias. Espero que consiga desempenhar um bom papel, valorizando a imagem do clube e recuperando sua credibilidade, que use e abuse do diálogo para tomar as decisões, mas que se necessário chute o balde e tome a decisão quando achar necessário. O Paraná pecou muito nos últimos anos por omissão ou a demora para agir.

Paulo César Silva – Ouvi e li algumas justificativas do motivo do “homem do futebol” de 2011 de um time rebaixado no mais fraco campeonato estadual do Sul e Sudeste do país e fazendo uma campanha pífia na Série B, ser premiado para a vice-presidência do Paraná Clube.

Para ler a coluna na íntegra, clique aqui

É ASSIM QUE TEM QUE SER

Na foto o repórter da Gazeta do Povo, Cícero Bittencourt, entrevistando o vice-presidente financeiro do Paraná Clube, Celso Bittencourt, do jeito que deve ser.

Gravador a mostra com o consentimento do entrevistado.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

ASPAS PARA O PAULÃO

"Por mim eu ficaria com o Macuglia e toda a comissão técnica".

E uma das justificativas dele foi o (bom?) trabalho do técnico no Coritiba.

A declaração foi dada para a Rádio Banda B.

RUBENS BOHLEN VENCE A ELEIÇÃO

foto: Paraná Online

E a chapa da falsa situação ganhou a eleição.

Rubens Bohlen será nos próximos dois anos o presidente do Paraná Clube.

Rubens vem mostrando muita competência na área de planejamento e terá muito trabalho agora como presidente. Espero pulso firme nas decisões, principalmente envolvendo jogadores e comissão técnica, pois faltou isso nos últimos anos. Foi muito mansa a conversa no que refletiu em campo. Jogador mandando mais que treinador. Treinador mandando mais que diretor de futebol. Muita picuinha, muito "diz que diz", muita falta de critério nas decisões. Espero mudanças drásticas.

E nas demais situações, reestruturação da parte social e busca pelo fortalecimento e credibilidade da marca Paraná Clube.

Sucesso a todos.

Escreverei mais a respeito na minha coluna de amanhã no site Paranautas e aqui no blog.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

ENTREVISTA COM AS CHAPAS


O blog Torcedor Paranista convidou as duas chapas que estão disputando as eleições para a presidência do Paraná Clube para uma entrevista exclusiva.

Porém apenas uma chapa respondeu as perguntas. Dentro da proposta da entrevista apresentada para as chapas, seriam 6 perguntas iguais e duas diferentes abordando assuntos distintos.

A chapa que respondeu as perguntas foi a Força e União, encabeçada por Ivan Ravedutti.

A chapa Planejamento & Trabalho, encabeçada por Rubens Bohlen, justificou o não envio das respostas por causa da correira nesta reta final das eleições, mas indicou o Blog da Chapa para maiores informações. O blog é http://www.planejamentoetrabalho.wordpress.com

Confira as respostas da chapa Força e União:

1) Já estão definidos os nomes que ocuparão as vices-presidências de futebol, finanças e marketing? Se sim, quais são os nomes?

Não estão definidas. Fizemos o convite ao Zé Domingos, que recebeu muito bem o convite e concordou em conversar após as eleições. Se aceitar nossas diretrizes, tem grande chance de ser o Vice-presidente de Futebol. Quanto as outras vice-presidências não tem nenhum encaminhamento. Gosto muito da pessoa e do trabalho do Romano (Marcelo Romaniewicz), porém, se ele aceitar vamos conversar. Hoje o Romano não é o vice de Marketing, mas sabemos que lidera o grupo. Seria deselegante aqui dizer que convidaremos o vice de planejamento. Mas temos muito carinho e admiração pelo trabalho e pela pessoa do Rubens (Bohlen).

2) O Planejamento Estratégico que está sendo elaborado deverá ser seguido por ambas as chapas, mas especificamente ao futebol, qual será o foco e a diretriz a ser seguida?

Não conhecemos a fundo o planejamento que esta para ser aprovado pelo Conselho Deliberativo. O foco é disputar as primeiras posições em todas as competições que entrarmos. Diretriz é muito vago dizer, pois ainda precisamos saber o cenário que encontraremos, não sabemos nem qual divisão jogaremos tanto no Paranaense como no Brasileiro.

3) Um dos assuntos mais comentados pelo torcedor em relação ao futebol são as parcerias e principalmente com a LA Sports. Esta empresa continuará sendo parceira?

Não temos restrição a ninguém que venha nos oferecer propostas e ou jogadores. Mas ninguém terá ingerência em nossa administração. Quem vai tomar as rédeas do jogo é a gente. Com nossa cara limpa e sem rancor com o passado não existe só uma empresa para realizarmos percerias no futebol. Se não for do nosso jeito, paciência. Se não contratarmos com um, contrataremos com outro. Muito precisa ser mudado no jeito dos empresários agir. O empresário não pode trazer 5 jogadores, um deles "dar certo", e ele tem um lucro e os outros 4 não decolam e o clube fica com os "micos" na mão. Se vai levar o bom, leve os ruins consigo e não deixe este passivo pro clube. Não podemos dividir os lucros e assumir integralmente os débitos. parceria é parceria, ganha/ganha.

4) O que o torcedor pode esperar de melhorias em relação à Vila Capanema para o os próximos dois anos?

Não vamos aqui fazer promessas mirabolantes. Temos um Conselho De Obras com pessoas de nossa confiança como o presidente Erivelton (Erivelto Luiz Silveira) e a Dra Helen (Helen Cristine Brun). Vamos solicitar a eles quais as viabilidades. Muito se fala em Cobertura na Curva Norte, vamos procurar saber o porque realmente não fizemos esta cobertura até hoje, se tem algum problema além do financeiro, ja que o próprio João Quitéria (vice-presidente da Fúria Independente), disse em conversas informais que a Furia Independente tem um projeto, inclusive com viabilidade financeira. Vamos analizar, sempre junto com o setor do clube competente pra isso, que é o Conselho de Obras. Este é o nosso jeito de trabalhar, o clube tem seus conselhos e estes devem ser usados da melhor maneira possível. As contratações e vendas devem sempre passar pelo Conselho Fiscal. As Obras, pelo conselho de Obras e o que for de reponsabilidade do Conselho Deliberativo, será debatido lá.

5) Um fato insistentemente falado nos últimos anos é a falta de dinheiro. Qual será a medida para resolver este problema a curto prazo para poder montar um time competitivo em busca do acesso à série A do brasileirão? Aliás, este é o objetivo principal a ser alcançado?

Como ja comentado em outras entrevistas. Temos que antes de mais nada saber o cenário. Qual campeonato vamos jogar, para depois traçar objetivos. Esperamos encontrar o clube organizado, pelo menos internamente, como tem falado o pessoal que esta lá. Acreditamos que nos deixarão com a melhor herança possível.

6) O Paraná Clube teve, em 2010 e 2011, 117 jogadores vestindo a camisa do clube somente em jogos oficiais. Como evitar que isto volte a ocorrer?

Planejamento do Futebol, gastar pouco, mas gastar certo. Deixar o Paraná com bons olhos aos jogadores e empresários que voltarão a pedir para jogar ou trabalhar para o Paraná Clube. Acreditamos que o Banco de reservas deve ser formado pela categoria de base. O jogador que esta na base tem que saber que um dia jogará no profissional. Sabemos que para isso teremos um longo caminho, pois não termos ainda informações se hoje tem jogador com estas condições em nossa base. Acreditamos nas pessoas que trabalhãrão conosco.

7) Comenta-se, inclusive com declações do ex-presidente José Carlos de Miranda, que ele além de apoiar, indicou um representando na chapa que seria o Oliveiros. Qual é o real papel do Miranda na chapa?

O Miranda apoia a chapa e declarou este apoio, muitos estão apoiando e tem todo o direito de ficar no anonimato, agradescemos mesmo assim.
Oliveiros é um nome escolhido por mim. Assim como o José Domingos é um nome escolhido pelo Ivan.
Fui secretário da Mesa do Conselho junto com Oliveiros em 2003 e 2004. Quando o presidente do conselho era Luiz Carlos de Souza, pedi desligamento da Mesa por incompatibilidade de idéias. Oliveiros que assumiria assim o primeiro secretariado, foi solidario a minha atitude e pediu desligamento também. Desde então ficou com meu respeito, confiança e adminração.

8) O Ivan Ravedutti declarou, à Rádio Paraná Clube, o sonho do Paraná ter um dos melhores estádios do Brasil. Como transformar este sonho em realidade?

O Paraná Clube sempre foi pioneiro. Fomos o primeiro a aprovar um estatuto dentro do novo código civil. Tivemos o primeiro presidente eleito pelo voto direto dos sócios. Temos o único estádio Paranaense que sediou um jogo de Copa do Mundo até aqui. Isto nos credencia a poder sonhar. O presidente do Conselho de Obras apresentou um projeto a tempos atrás, provando que a melhor alternativa para a Copa de 2014 era a Vila Capanema. Um projeto maravilho que não teve o devido apoio. Sempre tivemos o PODER DA REALIZAÇÃO, isso tem que voltar.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

ABC 1 X 1 PARANÁ

A não vitória acendeu o sinal de alerta na Vila Capanema.

Faltam 3 rodadas e o Paraná está a 4 pontos do ASA que está na última vaga restante do rebaixamento, já que o Vila Nova do técnico Roberto Cavalo está rebaixado.

Na próxima rodada o Paraná (46 ponto) enfrenta em casa o Guarani (46).

O ASA (42), enfrenta o já rebaixado Duque de Caxias em casa.

O Icasa (43) enfrenta o também já rebaixado Salgueiro, também em casa.

O São Caetano (44), pega também em casa o Náutico (62) que precisa de apenas 2 pontos para subir matematicamente.

Mesmo que na outras rodadas a vida do ASA e Icasa seja bem complicada, o Paraná não pode pensar em outro resultado que não seja a vitória contra o Guarani e quebrar a estória de não ganhar de paulistas.

Se não ganhar, terá que buscar pontos contra o Sport que briga pelo acesso em Recife e depois em casa contra o Bragantino que também está na briga pelo acesso na Vila.

Lamentável chegar nesta situação, mais uma vez.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

ABC X PARANÁ

E não é que o Macuglia muda o time de novo?

O provável time é:

Zé Carlos, Marquinho, Brinner, Flávio Boaventura, Lima, Sílvio, Itaqui, Cambará, Dinélson, Marinho e Giancarlo.

Falta de convicção no que faz e demonstra que está totalmente perdido no comando técnico.

1) A convicção que tinha no 3-5-2, por segundo ele, ser o esquema ideal para o momento do Paraná, foi por água baixo. Ele retorna ao 4-4-2. E o zagueiro "veloz" vai para o banco.
A justificativa do técnico é que agora ele precisa fazer gols. Ué, nas últimas partidas o Paraná não precisava? Não tinha ainda aquela última esperança de subir? Mentira pura.

2) Macuglia diz que Packer não tem a função de armador, porém é escalado como tal e único no 3-5-2. Agora no 4-4-2 onde o Packer poderia dividir a responsabilidade na armação, ele vai para o banco. Alguém consegue me explicar?

3) Como que o Giancarlo pode ser titular se no último jogo sequer entrou em campo? O treinador preferiu colocar o Serginho faltando 10 minutos para acabar o jogo ao invés do centroavante. E agora ele é titular?

É complicado entender alguns técnicos e por coincidência ou não, muitos destes "professor pardal" são contratados pelo Paraná.

O jogo é nesta terça-feira às 20:30, horário de Brasília.

domingo, 6 de novembro de 2011

GRÊMIO ITINERANTE 1 X 0 PARANÁ

O Paraná continua com a síndrome de não vencer paulistas.

E continua também sendo dirigido por treinadores fracos.

O Paraná estava perdendo.

Já se passavam 34 minutos.

O treinador poderia fazer mais uma substituição.

Tinha no banco Giancarlo e Jéfferson Maranhão.

O treinador escolhe então colocar o fraco volante Serginho.

Mais uma vez a escolha pelo 3-5-2 não deu certo. E não precisa ser especialista para saber disso. A questão da insistência é teimosia mesmo.

Flávio e principalmente o zagueiro do técnico, o Édson Rocha, são muito ruins.

O Paraná terminou com 1 zagueiro em campo e um monte de volantes (Silvio, Itaqui, Serginho e Cambará).

Além da falta de vontade dos jogadores, talvez pela saída do Cris do clube, e alguns erros do árbitro juntando com o fraco desempenho do treinador, o Paraná só não está em pior situação no campeonato porque o Icasa é muito ruim e deve ser rebaixado. A sorte do Paraná foi a vitória do ABC contra o próprio Icasa, pois se tivesse perdido o Paraná poderia até entrar na zona de rebaixamento se perdesse para o ABC que entrará com muita vontade em campo, diferente do Paraná.

E o que dizer da falha do Zé Carlos? Mais um erro do técnico que tirou Thiago Rodrigues que estava jogando muito bem.

Agora o Paraná tem que pensar em conseguir mais alguns pontinhos, fugir definitivamente do rebaixamento e pensar em 2012.

E já com esse pensamento, analisar nomes para comandar o time. Ou o Macuglia vai continuar? Espero que não.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

GRÊMIO ITINERANTE X PARANÁ

Não tem muito o que falar.

Sinceramente nesta altura do campeonato o que resta ao Paraná é se salvar matematicamente do rebaixamento e pensar em 2012.

E para isso basta ganhar do Grêmio Barueri/Prudente/Barueri.

Só não consigo entender as escolhas do treinador Macuglia.

Escalar Zé Carlos ao invés de Thiago Rodrigues e Édson Rocha ao invés de Castán é ridículo.

Isso que ele mantém os 3 zagueiros, esquema que não está funcionando.

Thiago vem salvando o Paraná além de ser um jogador do clube.

Édson Rocha é escalado por ser um zagueiro veloz segundo o técnico. Veloz? Só pode estar de brincadeira. Mas como não escalar o jogador que ele indicou? Justificativa simples.

O jogo começa às 17 horas deste sábado na Arena Barueri.

2ª CHAPA INSCRITA

Rubens Bohlen/Paulo César Silva

A 2ª chapa inscrita pertence a situação do clube. Ou pelo menos se transformou de tal maneira.

O candidato a presidência é o atual vice-presidente de Planejamento, Rubens Bohlen.

O primeiro vice-presidente da chapa é o atual vice-presidente de Futebol, Paulo César Silva.

E o segundo-vice presidente da chapa é o atual gerente social, Luis Carlos Casagrande, o popular Casinha.

Estranho a presença do Paulo César Silva na chapa visto as inúmeras vezes que ele reclamou, xingou e falou que iria deixar a direção do clube em 2012.

Casinha, pela experiência, seria o mandatário da parte social do clube.

Por trás da chapa as vices-presidências devem permanecer as mesmas em sua maioria, contando por exemplo com Celso Bittencourt no financeiro e Wladimir Carvalho no marketing.

Resta saber se Aquilino Romani e Gayer Neto estarão presentes com algum cargo se a chapa for vencedora.

Que comece o debate!!!

COLUNA - EM 5 DIAS, 2 ANOS


Na minha coluna no site Paranautas.com escrevo sobre a eleição do próximo dia 9 e o que espero dos candidatos e da próxima gestão.

Confira um trecho da coluna:

Daqui exatos cinco dias o Paraná Clube dará um importantíssimo passo para seu futuro de pelo menos dois anos. Na próxima quarta-feira os sócios-olímpicos decidirão entre as chapas inscritas e seus candidatos o novo presidente do Paraná Clube.

Seja ele quem for alguns pontos que espero que aconteça são:

Competência e planejamento – não basta ser “apenas” Paranista, pois todos que passaram no clube, até mesmo o “professor” que de professor não tem nada pelo que fez, é Paranista. É preciso definir um rumo, segui-lo se tudo sair como previsto e usar os planos B e C se houver a necessidade para ajustar o percurso em busca da meta.

Ousadia – o Paraná vem sofrendo com a falta de ousadia e pensamentos grandiosos e nenhum clube ou empresa consegue dar a volta por cima se não buscar o algo mais. É preciso arriscar de vez em quando em busca de um determinado objetivo, mas sempre estudando e calculando os riscos. Não adianta achar que virá um empresário “do nada” disposto a fazer o aporte financeiro para solucionar todos os problemas do clube. É preciso dar o pontapé inicial.

Valorização da imagem do clube – chega de lamentações, chega de aceitar tudo conforme a música toca. É preciso erguer a bandeira do clube, falar firme e se preciso dar um murro na mesa para que o clube seja valorizado. É na imagem de dentro do clube para fora que patrocinadores respeitarão o clube e investirão suas marcas em um modelo de gestão. Que a falação não ultrapasse as paredes do clube e que as “lavagens de roupa suja” sejam feitas internamente quando precise.

Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.

NATAL ANTECIPADO PARANÁ CLUBE

Confira as promoções que o Paraná Clube está fazendo e a grande novidade são as camisas de manga longa.

Mais informações no site oficial do clube: http://www.paranaclube.com.br ou pelo Facebook: http://www.facebook.com/ParanaClube

Parabéns para o departamento de marketing do clube. São iniciativas como esta que o clube precisa, SemPRe!!!







quinta-feira, 3 de novembro de 2011

1ª CHAPA INSCRITA

Ivan Ravedutti / Darkles Guimarães

As eleições para o conselho diretivo do clube (presidência) acontecerá no próximo dia 9.

A primeira chapa lançada é encabeçada por Ivan Raveducci e como vices Darkles Guimarães e Oliveiros Machado Neto.

Não é nem a chapa da situação e nem da oposição. E sim como chapa independente.

Ivan e Darkles fizeram parte das primeiras gestões da Paranautas e são torcedores que saíram da arquibancada e buscaram experiência nos conselhos do clube para agora lançar a chapa Força e União Tricolor.

A troca de idéias e a busca insistente da solução para o clube tem que prevalecer.

Então que comece o debate e vamos a luta!!!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

EX-GOLEIRO DO PARANÁ ACERTA COM O LONDRINA

foto: globoesporte.com

O Londrina está no mercado e contratando. O camisa 1 para o ano de 2012 é Ney.

Com a camisa Paranista, em 2009, Ney jogou 29 partidas e sofreu 42 gols.

O jogador foi contratado pelo Paraná por indicação do então técnico Paulo Comelli.

Ney chegou a perder a posição de titular para Rodolfo, hoje no Atlético/PR, no campeonato paranaense.

Voltou a titularidade no campeonato brasileiro com o treinador Zetti e depois perdeu em definitivo a camisa 1 para o atual reserva do Paraná, Zé Carlos, já com o comando do técnico Sérgio Soares.