quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

ATÉ 2012!!!

Mais um final de ano chegando e desde que comecei com este blog pouquíssimas vezes pude escrever sobre fatos positivos do Paraná Clube.

O blog está no ar desde setembro de 2009 e nestes dois anos e três meses muita incompetência da diretoria do Paraná Clube aconteceu.

Pensei em fazer uma retrospectiva de 2011 como faço de costume, porém desisti.

Desisti porque teria que citar alguns jogadores que vestiram a camisa Paranista como Onildo, Paulo Matos, Zé Paulo, Borebi, Édson Rocha entre outros.

Desisti porque teria que escrever sobre o péssimo treinador Roberto Cavalo e suas indicações e declarações lamentáveis. Também teria que citar sobre as incompetências de outros treinadores que aqui estiveram. Mas que culpa eles tem? São fracos, porém forem convidados a trabalhar no Paraná Clube. Simplesmente aceitaram. Culpa de quem contratou.

Desisti porque teria que lembrar das diversas promessas feitas por um diretor que falou e escreveu demais.

Desisti porque teria que lembrar e talvez não conseguisse das tantas vezes que um diretor ou outro falou que iria desistir do clube ou que pediu licença ou ficou reclamando dos ex-presidentes.

Por todas estas e por muitas outras coisas, desisti.

---

A hora é de reabastecer a bateria, buscar energia porque 2012 será mais um ano difícil, por isso o blog não terá atualizações nas próximas semanas.

Quero agradecer a todos os torcedores que aqui no blog estiveram. Lendo, opinando, palpitando, sugerindo, criticando e indicando o blog para outras pessoas.

Tinha algumas idéias para colocar no blog durante o ano, mas a situação do time atrapalhou muito.

Espero que 2012 seja diferente e conto com todos para manter e melhorar o blog no que for preciso.

Os emails continuarei lendo, fique a vontade para entrar em contato.

Um ótimo Natal e um grande Réveillon!!!

Volto em janeiro!!!

Abraços!!!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

PARABÉNS MINELLI

E hoje também é o aniversário do mestre Rubens Minelli.

Completa 83 anos.

Parabéns ao primeiro treinador do Paraná Clube!!!


22 ANOS

Não é porque o ano foi o pior da história que não se pode comemorar uma data importante.

Não é porque o Paraná foi rebaixado no estadual que o aniversário do clube deve passar em branco.

Não é porque tivemos um dos piores presidentes da história que o clube não mereça uma comemoração.

Não é preciso que o time conquiste um título, uma vitória, uma vaga na Libertadores ou o rebaixamento do arquirrival para se comemorar uma data especial.

Hoje o Paraná Clube comemora 22 anos de vida.

O orgulho de vestir esta camisa,

de ouvir e cantar este hino,



Está acima de tudo, independente dos desastres cometidos por 1, 2, 3.... ou quantos anos forem.

Se alguns dirigentes não tem competência para gerir o clube, ou que pelo menos nem sequer buscam alternativas para solucionar os problemas, o clube, a sua história, a sua torcida, devem permanecer intactos, custe o que custar.

Parabéns Paraná Clube!!!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

COLUNA - "NÚMEROS CRUÉIS"


Na minha coluna no site Paranautas escrevo sobre a péssima gestão do ex-presidente Aquilino Romani onde o Paraná teve o incrível número de 115 jogadores vestindo a camisa Tricolor.
Apresento outros números lamentáveis também.

Confira um trecho da coluna:


Na última terça-feira o presidente Rubens Bohlen assumiu a presidência, mas antes de pensar apenas no futuro é preciso ver o passado e a gestão do ex-presidente Aquilino Romani.

Os números são cruéis, mas nada de surpreendente quando se sabe quem administrou o futebol do clube no biênio 2010/2011.

Os números a seguir mostram o quanto a falta de critério, de análise e conhecimento
do futebol atrapalharam o clube. Contratações a pedido de treinadores fracos, indicações de empresários, parceiros que não se preocupam com o clube e sim apenas com o próprio bolso e por aí vai.

Em 2010, 58 jogadores vestiram a camisa do Paraná Clube em jogos oficiais, já em 2011 foram 67 atletas.

Ao todo, no biênio, foram 115 jogadores.

Para ler a coluna na íntegra:clique aqui.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

RUBENS BOHLEN TOMA POSSE

O novo presidente assumiu oficialmente a presidência do Paraná Clube.

Terá muito trabalho e torço para alcançar os objetivos.

Algumas surpresas na divulgação dos vices-presidentes.

1) Darkles Guimarães, que disputou a eleição como vice da chapa comandada por Ivan Ravedutti, assumiu a vice-presidência de Esportes Sociais.

Isto mostra a grandeza do clube, dele DK e da diretoria que assumiu. É assim que tem que ser, debater, mas trabalhar juntos.

2) Celso Bittencourt não será vice-presidente e sim Superintendente do clube.

Ainda não tenho muitas informações sobre o que se trata este cargo.

3) Marcelo Nardi assume a vice-presidência das categorias de base. É uma pessoa atuante no clube, tem conhecimento. Terá sucesso.

4) Conrado Canzonieri assume a vice-presidência de relações internacionais no lugar do Roberto Hinça. Tomara que o Paraná agora pense realmente sobre o que é esta vice-presidência. Sucesso ao Conrado.

O futebol não contará com um vice-presidente. Pelo menos por enquanto. Ao que tudo indica, Rubens, Paulo César e Celso comandarão o futebol do clube em um colegiado. E contará com um profissional remunerado que deve ser apresentado nas próximas semanas.

Confira como ficou a composição da diretoria:

Presidente: Rubens Ricardo Bohlen

1º. Vice Presidente: Paulo Cesar Silva
2º. Vice Presidente: Luis Carlos Casgrande

Superintendente: Celso Bittencourt

Assessor do Presidente: Marcelo Romaniewicz

Vice-Presidente de Patrimônio: Pedro Cavalcante de Oliveira
Vice- Presidente de Esportes Sociais: Darkles Guimarães de Oliveira
Vice-Presidente Sócio Cultural: Irineu Rodolfo Filipake
Vice-Presidente de Marketing: Vladimir Carvalho
Vice-Presidente de Planejamento: Renato Cesar Buck Collere
Vice-Presidente Jurídico: Juarez Bortoli
Vice-Presidente Financeiro: José Carlos Galon
Vice-Presidente Administrativo e de RH: Luiz Quezada
Vice-Presidente de Relações Internacionais: Conrado Canzonieri
Vice-Presidente de Categorias de Base: Marcelo Nardi

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

COPA DO BRASIL 2012


Foi divulgada a tabela da Copa do Brasil 2012.

O Paraná Clube jogará contra o Luverdense/MT.

A data ainda não está confirmada. Pode ser dia 7 ou 14 de março.

Quem passar deste confronto enfrenta Gama ou Ceará.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

RESUMO DA REUNIÃO

Sete times do interior mais o Paraná, logicamente, estiveram presentes na reunião realizada na sede principal do Paraná Clube.

Apenas Junior Team e Grêmio Metropolitano não estiveram presentes, sendo que o último tinha confirmado presença, mas um pouco antes do início da reunião mandou uma SMS cancelando a participação.

Todos os clubes presentes aceitaram a antecipação do campeonato.

Grêmio Metropolitano justifica que não poderia antecipar, pois o estádio passará por reformas e só poderia jogar caso a prefeitura de Maringá solucionasse o caso.

Já o Junior Team não aceita de forma alguma a antecipação.

Agora os clubes vão pedir para a Federação antecipar o arbitral para que nele seja definido a antecipação do campeonato. E para isso já basta a maioria dos clubes participantes.

Porém o grande problema agora é a boa vontade da Federação e do seu presidente Hélio Cury. Depende dele a marcação do arbitral e como a Federação entra de férias esta semana e só volta dia 9 de janeiro, dificilmente o arbitral aconteça antes desta data.

Supondo que a Federação em uma ação surpreendente já faça a convocação do arbitral esta semana para o dia 9 de janeiro e lá a antecipação do campeonato seja definida, a FPF teria que então confeccionar a tabela e divulgá-la com um prazo de 60 dias antes do início do campeonato.

Se em tempo recorde ela faça a tabela até dia 20 de janeiro, o campeonato não iniciaria antes do dia 20 de março.

Então, com a má vontade explicita do Sr Hélio Cury, dificilmente o estadualzinho começará antes de Abril.

Resumindo, o Paraná continua sem saber a data que jogará em 2012. Só sabe que terá um ou dois jogos em março pela Copa do Brasil.

Agora é pensar em como e quando montar o elenco.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

COLUNA - ANTECIPAÇÃO, A NOVELA


Na minha coluna no site Paranautas escrevo sobre a novela envolvendo a antecipação do campeonato e o que pode acontecer se isto não ocorrer.

Confira um trecho:

A diretoria do Paraná está entrando em contato com diversos jogadores e também está em busca de parceiros para montar o elenco para o ano que vem. Porém tem um “detalhezinho” que vem atrapalhando muito o planejamento da diretoria: Quando começará o estadualzinho de 2012?

A resposta saberemos apenas na semana que vem, já que o Paraná está sozinho na luta para fazer valer o seu direito e ainda por cima tentar valorizar este campeonato que todos os anos é largado as traças pela Federação. E curioso é que alguns clubes que não são valorizados ficam fazendo doce para aceitar logo a proposta que o Paraná Clube fez.

O Sr. Hélio Cury, mandatário do futebol paranaense, simplesmente joga no lixo a única oportunidade que tem para tentar valorizar a segunda divisão de um campeonato que está cada vez mais desvalorizado, e falo no geral, inclusive a primeira divisão. Ao invés de aproveitar que um dos principais clubes do estado foi rebaixado e juntar as forças para conseguir patrocinadores, uma emissora de TV, parcerias por todo o estado, etc, não, cruza os braços e na maior prepotência diz “O Paraná que se vire”. Achava que era pura incompetência e burrice o que a Federação está fazendo, mas pior que isso, começo a achar que não passa de vaidade e birra. Pois para evitar que o elefante branco Pinheirão fosse a leilão pelas dívidas que a Federação tem, Cury se levantou da cadeira e buscou empréstimos de outras Federações para quitar a dívida. Resultado disso, o elefante branco permanece com a Federação e seu valor integral para negociações, pois se tivesse ido para leilão poderia ter o martelo batido por 50% ou menos do valor de mercado. Quando o presidente da Federação quer, ele se mexe. Não que a burrice não aconteça também a cada campeonato, pois em 2012 o atletiba será em uma quarta-feira de cinzas. Mas sinceramente eu acho que exagero às vezes, pois a Federação Paraibana marcou dois jogos para o dia 30 de fevereiro de 2012. Isso a Federação Paranaense não fez... ainda.

Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

08/12/1991

Há 20 anos o Paraná Clube conquistava seu 1º título profissional.

O futebol mudou, e muito!!!

Imagens dizem melhor que palavras...



Hoje temos que nos contentar com diversos tiriças que vestem a camisa "meio-a-meio" sem saber da grandiosa história deste clube.

Hoje muitos jogadores ficam nos seus "twitteres", "facebooks" ou na resenha diária nos botecos e barecos nem aí pra nada.

São vídeos como este que deveriam iniciar qualquer conversa e negociação para os jogadores vestirem a camisa do Paraná Clube.

Parabéns aos jogadores que fizeram parte daquele elenco de 1991 que em pouquíssimo tempo conquistou o que muitos ali já temiam, nasceste um gigante.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

HÁ DUAS OPÇÕES

O Paraná convidou os times do interior que vão jogar o estadualzinho (Série Prata) de 2012 do campeonato paranaense para uma reunião.

A reunião foi boa e quase todos os clubes se interessaram em antecipar a competição.

Até porque, qual clube do interior que nunca está na mídia deixaria de ter sua marca na tela da TV para o estado inteiro, seus jogadores exibidos, ter suas despesas pagas e mais um valor para investir no elenco?

Mas tem clubes que querem seus minutinhos de fama, como o Junior Team e um dos dois Cascavel.

A TV que está em negociações avançadas é a Band. Outras como a Educativa, OTV e Rede Massa também se mostraram interessadas.

Quanto a Federação, ela continua de braços cruzados e torcendo que o Paraná não consiga convencer os outros times a antecipar o campeonato. Incrível como a Federação é retrógrada, incompetente e omissa.

Segunda-feira que vem haverá outra reunião e para definir de vez o campeonato.

Há duas opções para os times do interior:

1) Começar o campeonato em março e terminar em maio. Ter uma TV e patrocinadores para dar o suporte ao torneio e assim valorizar a marca de cada clube.

2) Começar o campeonato em maio e terminar apenas em dezembro, o que resulta em pagar 8 meses de salário aos atletas, além de não ter ainda a certeza se haverá patrocinadores e uma TV interessada na transmissão do torneio.

Fiz uma simulação, referente à Série B do campeonato brasileiro de 2011 para ver quantas datas estariam livres conforme regulamento da CBF que determina que o término de uma partida e o início da outra envolvendo a mesma equipe tenha 66 horas de intervalo.

Na simulação coloquei 23 datas livres para 22 que são necessárias para o estadualzinho. O regulamento do torneio é o seguinte:

10 times. Turno e returno. 4 se classificam. Semi-final em ida e volta. Final também em ida e volta.

E aí? Qual opção os clubes do interior preferem? E a Federação do Sr. Hélio Cury, vai se manifestar?

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

REUNIÃO DO ESTADUALZINHO

Já que a Federação Paranaense de Futebol não está nem aí para o campeonato que organiza, o Paraná Clube entrou em contato com os outros clubes que jogarão o estadualzinho para marcar uma reunião.

Nesta reunião a ser realizada nesta terça-feira na sede do Paraná Clube na Kennedy, o Tricolor fará uma proposta para antecipar a competição.

A proposta do Paraná será o anúncio de uma TV que poderá transmitir o campeonato e um outro patrocinador que também teria interesse em investir.

A TV é a Educativa, emissora do Governo do Estado.

A reunião está marcada para às 14 horas. Não será fácil que todos os clubes aceitem, pois só assim para antecipar o campeonato para março senão começará mesmo em maio.

domingo, 4 de dezembro de 2011

COLUNA - PARA VER E APRENDER

Na minha coluna no site Paranautas.com, escrevo sobre a excelente campanha da Portuguesa, seus méritos e o que o Paraná precisa aprender em relação a campanha do time paulista.

Confira um trecho:

Queria escrever uma coluna sobre os méritos do Paraná e seu acesso para a Série A 2012, porém com o quarteto diretivo que comandou o time tal façanha é praticamente impossível.

Então resolvi analisar a Portuguesa e muitos fatores fizeram com que conseguisse o acesso e vale muito a pena comentar. Quem sabe sirva de lição para o Paraná no ano que vem. Aliás, venho escrevendo ao final da Série B dos últimos anos detalhes importantes que infelizmente não são observados pelo Paraná Clube. No ano passado escrevi uma coluna aqui na Paranautas que pode ser lida no meu blog:

http://torcedorparanista.blogspot.com/2010/12/um-dos-segredos-do-acesso_3353.html

Um dos fatores que ajudam e muito para que um clube consiga o acesso é o número de jogadores que disputam o campeonato. Um elenco inchado dificilmente consegue alcançar o objetivo.
Um dos fatores que ajudam e muito para que um clube consiga o acesso é o número de jogadores que disputam o campeonato. Um elenco inchado dificilmente consegue alcançar o objetivo.

A Portuguesa, de tanto repetir o planejamento de manter o elenco reduzido, conseguiu o acesso. Nos últimos dois anos a Lusa ficou na quinta posição. E este ano fez uma fantástica campanha. Acredito que o número reduzido de jogadores nos últimos três campeonatos brasileiros não é coincidência. Este ano a Portuguesa perdeu alguns jogadores logo no início do campeonato por causa de negociações. O lateral Marcos Pimentel e o volante Ademir Sopa foram para o Grêmio Itinerante e o atacante Thiago Silvy para o Criciúma. Com isso, o número de jogadores a disposição da comissão técnica é menor.

Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

ASPAS PARA O PAULÃO


Está rolando na internet um abaixo assinado dos torcedores do Paraná contra a permanência do técnico Guilherme Macuglia.

Nada além de um protesto democrático.


Mas o Paulão como de costume tem uma atitude arrogante e falou:

"Eu não me importo com isso. Ignoro. Quem decide o técnico é a diretoria. Se eles querem escolher que venham fazer parte da diretoria".

Cumprir as promessas ele não é capaz de fazer, não é mesmo?

É inacreditável que um senhor que trabalhe no futebol não aceite as críticas e opiniões de quem realmente mantém este clube, ou seja, o torcedor, o sócio, etc.

Infelizmente quem perde com esta postura do vice-presidente eleito é o próprio clube.

Mas a diretoria também parece não está nem um pouco preocupada com isso. Afinal, o Paulão dá declarações todos os dias. Isso para quem falou que em 2012 não estaria mais no clube.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

MUDANÇAS NO CALENDÁRIO E SEUS ERROS


A CBF divulgou que a partir de 2013 o calendário sofrerá mudanças:

1) A Copa do Brasil terá 86 times e será disputada de março à novembro.

2) Apenas 4 times brasileiros disputarão a Sul-Americana e não haverá mais a fase de mata-mata entre brasileiros nas primeiras fases.

3) Os times que jogarem a Libertadores também participarão da Copa do Brasil, porém a partir das oitavas de final.

Pois bem, parece tudo muito bom, mas tem diversas falhas e fatores mal explicados.

1) Os 4 times que jogarão a Sul-Americana só serão decididos no decorrer do ano da disputa. Ou seja, os 4 times seriam os melhores do campeonato brasileiro do ano anterior, excluindo os times que disputarem a Libertadores e que saíssem da Copa do Brasil até as oitavas de final.

Resumindo, o time começaria o ano sabendo que iria disputar o estadual, a Copa do Brasil, o Brasileiro e talvez a Libertadores. Porém se ele for mal na Copa do Brasil e jogasse a Série A do ano anterior, poderia se classificar para a Sul-Americana. E o planejamento como fica?

2) Como o time não vai poder jogar a Sul-Americana e a Copa do Brasil (a partir das oitavas de final) ao mesmo tempo caberá a ele chegando na 4ª fase da Copa do Brasil decidir se jogará para passar de fase e enfrentar os times brasileiros que disputaram a Libertadores ou jogar a Sul-Americana, já conhecendo os times classificados.

3) Fazendo uma simulação e tomando por base o Campeonato Brasileiro de 2010 (como se fosse de 2012) e a Copa do Brasil de 2011 (como se fosse de 2013), temos a seguinte situação para vermos os 4 times que disputariam a Copa Sul-Americana de 2011 (como se fosse de 2013).


Provavelmente teremos sempre times rebaixados no Brasileiro jogando a Sul-Americana.

Supondo que o Atlético/PR e o Botafogo fossem eliminados das oitavas de final da Copa do Brasil, eles não poderiam jogar a Sul-Americana. Quem mereceria jogar o torneio internacional, Atlético e Botafogo (5º e 6º) ou os rebaixados Vitória e Guarani?

Pior ainda, e se o Atlético/MG e o Atlético/GO estivessem nas oitavas da Copa do Brasil, sabe quem jogaria a Sul-Americana? Todos os 4 rebaixados, inclusive o Grêmio Barueri. Isso mesmo, Barueri e não Prudente.
O Brasil seria representado por um time sem identidade.

Com a mudança o campeonato brasileiro perde valorização, pois não dependerá dos clubes a participação na sul-americana do ano seguinte e sim da Copa do Brasil e de mata-matas.

Outro detalhe, se os times rebaixados na Série A realmente jogarem a Sul-Americana, estariam jogando a Série B ao mesmo tempo. Com isso a tabela da Série B ficaria prejudicada. E o Brasil não seria representado a altura se tivesse clubes como o Barueri e Guarani, que brigaram até a última rodada praticamente para permanecer na Série B.

Fica cada vez mais claro que a CBF não pensou no bem do futebol brasileiro e sim nas transmissões da Rede Globo, pois a mesma deve perder os direitos de transmissão da Sul-Americana para a FOX que deve iniciar suas transmissões no Brasil em 2012. E a Globo precisaria de calendário no meio de semana para transmissão de futebol, principal lucro da empresa.