sábado, 31 de março de 2012

MARATONA É POUCO!!!

Enfim o calendário do Paraná Clube para 2012 está definido, ou quase.

A FPF divulgou a tabela detalhada do estadualzinho. Sem dúvida o Sr Hélio Cury e o Sr. Amilton Stival perderam algumas noites de sono e tiverem muito trabalho para confeccionar a tabela.

Usaram de todas as ferramentas que tinham em mãos. Encaixaram um jogo aqui outro ali, e agora estão dando risada se achando os suprassumos do futebol.

Se tivessem antecipado em 1 mês, apenas 1, o campeonato não teria tantos problemas, mas a arrogância e teimosia proporcionou esta que será uma das maiores aberrações do futebol paranaense, brasileiro e porque não, internacional.

Vamos a tabela do Paraná no ano:


Observações:

1) A FPF para fazer a tabela se baseou nestes itens do Regulamento Geral das Competições da CBF:

Art. 27 - Nenhum clube e nenhum atleta profissional poderá disputar partidas sem o intervalo mínimo de 66 horas.
§ 1º - O disposto no presente artigo não se aplica aos casos de nova disputa de partidas suspensas e de partidas de desempate em certames oficiais.
§ 2º - No caso de partidas entre clubes de uma mesma cidade ou que distem entre si menos de 150 km, o intervalo entre as partidas poderá ser de 44 horas.


Ou seja, a FPF, esperta como é, criou uma tal de mini-excursão onde o Paraná fará partidas nas mesmas cidades ou cidades próximas respeitando as 44 horas e não as 66 horas.

2) O Paraná jogará 7 partidas pelo estadual antes de começar a Série B. Estas 7 acontecerão em 16 dias. Uma média de 1 jogo a cada 55 horas. Porém se o Paraná passar pelo Ceará a FPF terá um problema a mais, pois conflitaria um dos jogos da Copa do Brasil com duas datas do estadual. Ou seja, a FPF torcerá contra um dos seus filiados no principal campeonato nacional do 1º semestre.

3) No dia 16/05 está marcado o jogo contra o Cincão na Vila Capanema no horário ridículo das 18:30 em plena quarta-feira. Quem mora em Curitiba sabe que para chegar no estádio neste horário é praticamente impossível, a não ser que saia de casa ou do trabalho com muita antecedência (1 hora ou mais).
Porém é possível alterar o horário para às 20:30 e manter um intervalo de 66 horas ao invés de 68 horas para o jogo seguinte que é contra o Guarani. Não há diferença alguma para os jogadores terminarem uma partida às 20:30 ou às 22:30. Porém para a torcida a diferença é enorme. Espero que a diretoria tome providências, pois a FPF pune o clube, e com este horário pune o torcedor também. Muitos deixarão de ir ao jogo porque sabe que seria impossível chegar a tempo até para acompanhar o 2º tempo sequer.

4) No dia 02/06 se repete o horário das 18:30. O adversário é o Serrano. Na partida seguinte o Paraná enfrenta o Bragantino e o intervalo é de 48 horas, por isso a mudança da hora do jogo por parte da CBF. Mas mesmo assim é contra qualquer regulamento, pois as duas partidas serão em cidades com mais de 150km de distância.
Talvez o Paraná tenha aceitado isso, mas poderá gerar muita confusão se o sindicato dos atletas entrar com uma ação na justiça. Enfim, tirando isso, o Paraná poderia jogar às 20:30 e não às 18:30. Os jogadores sairiam da partida que acontece na quinta-feira, iriam para a concentração, no dia seguinte teriam um treino leve e viajariam para Bragança Paulista para jogar no sábado a noite. Então não mudaria muita coisa para os atletas, porém para a torcida, novamente um caos para ver seu time jogar. Espero que a diretoria reveja esta situação do horário e também o intervalo mínimo não respeitado entre um jogo e outro.

5) Nesta maratona de jogos o Paraná jogará 11 partidas da Série B junto com o estadual. Se não tiver um planejamento muito bem feito uma logística perfeita sofrerá muito e qualquer deslize pode fazer com que o time não consiga recuperar os pontos perdidos lá na frente.

6) O Paraná jogará 12 jogos em Maio, 1 jogo a cada 61 horas. Serão 6 jogos na Vila Capanema.
Em Junho serão 11 jogos, 1 jogo a cada 65 horas. Serão 5 jogos em casa.

7) O maior intervalo entre um jogo e outro acontecerá entre os dias 22/07 (Joinville - Vila Capanema) e 27/07 (Grecal - Campo Largo), 118 horas.

8) Em 78 dias o Paraná viajará mais de 12 mil km.

9) Nos mesmos 78 dias o Paraná jogará 29 jogos. Média de 1 jogo a cada 64 horas.

10) E não é só com o Paraná que a FPF desrespeita o regulamento sobre o intervalo dos jogos.
Observe a 4ª e 5ª rodada do estadual:

4ª rodada - 16/05 - 4ª feira
Junior Team x Grêmio Metropolitano - 17:30
Nacional x Cascavel - 18:30
Grecal x Serrano - 17:30
Grêmio Maringá x Foz - 18:30
Paraná Clube x Cincão - 18:30

5ª Rodada - 18/05 - 6ª feira
Serrano x Grêmio Metropolitano - 15:30
Cascavel x Foz - 19:30
Junior Team x Cincão - 19:30
Grecal x Grêmio Maringá - 19:30

- O Cascavel joga em menos de 66 horas em duas cidades com mais de 150km (Rolândia e Cascavel)
- O Grêmio Maringá joga em menos de 66 horas em duas cidades com mais de 150km (Maringá e Campo Largo)
- O Cincão joga em menos de 66 horas em duas cidades com mais de 150km (Curitiba e Londrina.)

A FPF usou as regras que esteve ao seu favor, porém não soube explorar um grande clube no estadualzinho para fortalecê-lo, talvez saiba bem o que organiza.

Ao time Paraná cabe fazer um planejamento perfeito, uma logística fora do comum, em certos momentos contar com a sorte e ver no que dá. Se o clube não for montar 2 elencos distintos, o que acho certo, mas em alguns jogos deverá ter 2 times totalmente diferente de um jogo para o outro. A comissão técnica e a direção de futebol tem um grande desafio. Sorte a eles.

Quanto a diretoria geral, cabe buscar oferecer melhores condições aos seus torcedores. Mudanças de horário é fundamental. Numa cidade como Curitiba, jogos às 18:30 no meio de semana é impossível. E outra, tem que se atentar ao jogo contra o Bragantino. Acredito que seja um adversário concorrente a uma das vagas e o jogo lá em Bragança é fundamental. Tem que respeitar o intervalo de descanso conforme a regra.

O Paraná tentou desde Dezembro a antecipação do campeonato. Foi ignorada e esculachada pela FPF. E agora tem este calendário. Mas os empresários e jogadores dos times do interior podem ficar sossegados, jogarão a terceira divisão do estadual sem problemas.

sexta-feira, 30 de março de 2012

O BRASIL DA COPA DO BRASIL


Os canais ESPN e ESPN Brasil sempre tem ótimos programas e com um formato que sai da mesmice que, infelizmente, está tomando conta das TV´s.

E no excelente programa "O Brasil da Copa do Brasil", que retrata o "algo mais" da competição além do futebol em si, terá uma matéria especial da estréia do Ricardinho como técnico que ocorreu contra o Luverdense na cidade de Lucas do Rio Verde.

O programa vai ao ar amanhã, sábado, às 21:30, no canal ESPN Brasil.

Para quem puder conferir vale a pena.

COLUNA - "JOGO DE DESPEDIDA"


Na minha coluna no site Paranautas.com escrevo sobre o jogo de despedida do atacante Edmundo e que o Paraná deveria fazer o mesmo para seus ídolos, coisa que nunca fez.

Confira um trecho da coluna:

Na última quarta-feira aconteceu a partida de despedida do atacante Edmundo. O jogo ocorreu em São Januário para um público de um pouco mais de 21 mil torcedores ao ingresso que variou de 20 a 80 reais. O Vasco jogou contra o Barcelona do Equador reeditando a final da Taça Libertadores de 1998. Apesar dos vários problemas e de seu temperamento, Edmundo foi um dos grandes jogadores que vi jogar. A homenagem foi bacana e muito merecida.

Pois bem, o que isso tem a ver com o nosso Tricolor? Infelizmente o Paraná Clube nunca soube valorizar seus ídolos. Nenhum dos ídolos que vestiram a camisa Paranista, e prefiro nem citar nomes para não esquecer algum, teve uma partida de despedida com homenagens que merecia. Esta falha não é de um ou de outro presidente, mas sim de todos.

Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.

quinta-feira, 29 de março de 2012

GOLS DE EX-JOGADORES DO PARANÁ - (28 e 29/03)

E vamos a lista deste meio de semana.

Mirassol 2 x 3 Bragantino
Luiz Henrique (Bragantino)
Giancarlo (Bragantino)

Mogi-Mirim 2 x 2 Ituano
Hernane (Mogi-Mirim)

Guarani 2 x 1 Linense
Lenílson (Linense)

Santos 5 x 0 Guaratinguetá
Borges

Chapecoense 4 x 1 Joinville
Diogo (Chapecoense)












Metropolitano 2 x 2 Atlético Ibirama
Adriano (Atlético)

Atlético/GO 4 x 1 Crac
Mário César (Crac)

Tuna Luso 2 x 2 Remo
Fábio Oliveira (Remo)

Porto 1 x 3 Santa Cruz
Chicão (Santa Cruz)











foto: Geraldo Bubniak


Faltou algum gol? Ajude o blog enviando seu comentário.

PROMOÇÃO CAMISETAS


Promoção de Camisetas de Algodão, por apenas R$ 30,00 (trinta reais) na Loja da Gralha.

10% de Desconto para Sócio Olímpico e Sócio SemPRe Torcedor em dia.

Sede Social (Av. Pres. Kennedy)
De segunda à sexta das 10h30 às 11h30 e 12h30 às 19h00.
Sábado das 9h às 11h30 e 12h30 às 16h00.

Loja do Hipermercado BIG (Avenida das Torres)
NOVO HORÁRIO
De segunda à sexta das 12h00 às 15h00 e 16h00 às 20h30.
Sábado de 9h às 11h30 e 12h30 às 16h00.

terça-feira, 27 de março de 2012

MAIS UM JOGO NO HORÁRIO-BALADA

A CBF marcou mais um jogo do Paraná Clube no horário-balada.

O jogo contra o Bragantino, em Bragança Paulista, que estava marcado para o dia 02/06 (sábado) às 16:20 passou para às 21 horas do mesmo dia.

Agora são 5 jogos no horário-balada de sábado somente no 1º turno.

O Paraná jogará 26% dos seus jogos neste horário.

Mais sobre o horário-balada, na minha coluna no site Paranautas:

domingo, 25 de março de 2012

GOLS DE EX-JOGADORES DO PARANÁ - (24 e 25/03)

E vamos a lista deste final de semana.

Santos 2 x 0 Bragantino
Borges

Linense 0 x 2 Mogi-Mirim
Hernane

Atlético Ibirama 3 x 1 Brusque
Adriano - 2 gols

Londrina 4 x 0 Iraty
Alexandre Oliveira
Thiago Santos

Operário 4 x 0 Rio Branco
Ceará


Faltou algum gol? Ajude o blog enviando seu comentário.

sábado, 24 de março de 2012

FERNANDINHO ESTÁ DE VOLTA

O diretor de futebol do Paraná Clube, Alex Brasil, confirmou a contratação do lateral/meia Fernandinho.

O jogador que atuou em 2003 vestindo a camisa Tricolor e formou o quarteto de muito sucesso ao lado do Caio, Marquinhos e Renaldo, está de volta.

O jogador que atuava como meia no Paraná Clube passou a jogar como lateral/ala nas outras equipes. Algumas partidas voltou a jogar como meia, porém se deu melhor na lateral mesmo.

Pela qualidade técnica que tem brigará em 2 posições no esquema tático do técnico Ricardinho:


Desde que saiu do Paraná, o jogador sofreu apenas uma contusão série e deixou o jogador impossibilitado de atuar por 8 meses. Fernandinho rompeu o ligamento anterior cruzado do joelho esquerdo em 2009, mas teve uma plena recuperação.

Foi uma boa contratação e com ele na equipe a "briga" pela titularidade será acirrada. A multi-função que o jogador pode realizar permite ao técnico uma mudança tática durante o jogo sem alterar os jogadores e isso é excelente.

No Vitória, assim como no Cruzeiro ele fez boas partidas. Sempre jogando com velocidade e buscando sempre o setor ofensivo, era uma boa jogada pelo lado esquerdo.

Confira os números do jogador nos últimos anos:

2011 - Vitória - Série B
31 jogos
31 como titular
2 substituições
2 gols
7 cartões amarelos

2011 - Joinville - Campeonato Estadual
11 jogos
9 como titular
2 substituições
1 gol
1 cartão amarelo

2010 - Atlético/MG - Camp. Brasileiro
14 jogos

2007 à 2010 - Cruzeiro
77 jogos
8 gols

De 2004 há 2007 ele jogou no Criciúma e foi emprestado para o Vasco onde jogou 19 jogos e marcou 4 gols.

BRUNINHO TEM NOVA LESÃO

foto: Paraná-Online

Infelizmente, mais uma vez, o meia Bruninho se contundiu gravemente e ficará fora dos gramados por, pelo menos, 6 meses.

A lesão foi no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Na outra ocasião ocorreu no joelho direito.

Azar? Fatalidade?

Para o médico do clube, Jonathan Zaze, não existe azar, mas sim fatalidade.

Sou leigo no assunto, mas acho que uma avaliação mais aprofundada deveria ser feita, pelo menos para tirar qualquer outra hipótese.

Será que a condição física para realizar determinados esforços estava 100%?

Seria culpa do gramado ou da chuteira?

Será que a maneira que o atleta pisa no chão, e aí depende da estrutura do corpo, é a ideal?

Como disse, sou leigo, mas a tecnologia médica esta avançada para simplesmente achar que é fatalidade. Acredito que exista mecanismos para avaliar desde a maneira como o jogador pise até o desenvolvimento do corpo durante a prática esportiva.

Que o jogador tenha um bom acompanhamento durante mais este período e que se recupere da melhor maneira possível.

sexta-feira, 23 de março de 2012

COLUNA - "HORÁRIO-BALADA"


Na minha coluna no site Paranautas.com escrevo sobre o horário que a CBF voltou a marcar jogos, sábado às 21 horas.

Confira um trecho da coluna:

A CBF divulgou esta semana a tabela do primeiro turno da Série B do campeonato Brasileiro. E o “horário-balada” das 21 horas de sábado está de volta. Para algumas pessoas o horário é bom, para outras é péssimo.

Mas o “x” da questão é saber o motivo da volta deste horário. A CBF simplesmente marca e sequer dá uma satisfação para o torcedor. Sim, para o torcedor, pois sem ele o que seria do futebol? Mas acredito que nem para os clubes a Confederação comandada agora pelo “Zé da Medalha” tenha dado uma posição. Especula-se que na primeira divisão os jogos neste horário serão negociados e terão transmissão para o mercado oriental, mais precisamente China e Japão. Porém a escolha dos jogos não condiz com isso, pois poderiam marcar jogos de equipes mais tradicionais e não de um escalão mais baixo.

E na Série B, será que haverá transmissão internacional? Com quase toda a certeza não. Com isso é preciso tentar entender os motivos. Será que marcando jogos na região Sul do Brasil em pleno inverno é uma boa para o torcedor? No Nordeste e Centro-Oeste o clima é muito mais favorável. E em relação ao transporte público? Será que as cidades, em um dia de menor quantidade de veículos, tem condições de suprir a necessidade da torcida? Os clubes que jogam no sábado às 21 horas terão uma logística que não atrapalhe para jogar logo na terça-feira seguinte? Praticamente não treinará e os jogadores não terão um recondicionamento pós-jogo recomendável.

Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.

quinta-feira, 22 de março de 2012

2ª FASE - COPA DO BRASIL

A CBF confirmou as datas da segunda-fase da Copa do Brasil.

O Paraná clube enfrentará o Ceará no Estádio Presidente Vargas em Fortaleza no dia 11/04 às 21:50 com transmissão de TV Aberta.

O jogo de volta, caso tenha necessidade, acontece dia 18/04, às 21:50 na Vila Capanema.

quarta-feira, 21 de março de 2012

A CBN NÃO É MAIS A MESMA - PARTE 2

Escrevi em outro post sobre a CBN na parte de esportes.

E não é que o erro continua? Veja o novo capítulo.

O Paraná Clube tinha marcado na segunda-feira pela manhã um jogo-treino contra o Operário de Ponta Grossa na Vila Olímpica para quinta-feira.

Porém por alguns detalhes, principalmente pelos problemas de contusões que os jogadores do Operário estão sofrendo, o jogo-treino foi cancelado. O anúncio ocorreu via site oficial do Paraná Clube na manhã de terça-feira.

Pois bem, o repórter da CBN que cobre o Paraná, Biro-Biro, teve 3 programas desde o anúncio oficial do cancelamento para passar a informação correta. Porém em todos ele confirmou o jogo-treino.

Detalhe que eu e outros torcedores enviamos para a rádio, via internet, mensagens que o jogo tinha sido cancelado para que eles pudessem corrigir a informação.

Não deram a mínima.

Aí eu pergunto, que maneira é esta de fazer jornalismo? Ainda mais a CBN que tem uma história positiva no jornalismo nacional.

terça-feira, 20 de março de 2012

O MICO CONTINUA

Com a divulgação da tabela da Série B detalhada, a FPF continua com o mico na mão.

Fiz mais um esboço sobre as datas disponíveis que a FPF teria para conciliar seu ruralzinho de acordo com a Série B.

Confira:



Não vai ter jeito, o campeonatinho vai se arrastar até Outubro, ou mais, pois dependerá da tabela do 2º turno da Série B.

Aos Srs Hélio Cury e Amilton Stival, quem mandou não antecipar, não é mesmo? Se tivesse começado em Abril, pelo menos, não teria tantos problemas.

Foram teimosos, ficaram com birrinha, agora colham o que plantaram.

A expectativa sobre o estadualzinho são muitos WO´s e clubes largando o campeonato durante o ano, pois os clubes do interior não tem condições de pagar 6 meses de salário aos atletas.

segunda-feira, 19 de março de 2012

TABELA DETALHADA SÉRIE B - 1º TURNO

Confira a tabela do Paraná no 1º turno da Série B.

1ª rodada: 19/05 - Paraná x Guarani - sábado
horário: 16:20

2ª rodada: 22/05 - Goiás x Paraná - terça-feira
horário: 20:30

3ª rodada: 29/05 - Paraná x América-MG - terça-feira
horário: 20:30

4ª rodada: 02/06 - Bragantino x Paraná - sábado
horário: 16:20

5ª rodada: 05/06 - Paraná x Guaratinguetá - terça-feira
horário: 16:20

6ª rodada: 12/06 - Barueri x Paraná - terça-feira
horário: 20:30

7ª rodada: 22/06 - Paraná x Joinville - sexta-feira
horário: 20:30

8ª rodada: 30/06 - São Caetano x Paraná - sábado
horário: 16:20

9ª rodada: 07/07 - Paraná x Boa Esporte - sábado
horário: 21:00

10ª rodada: 10/07 - Vitória x Paraná - terça-feira
horário: 20:30

11ª rodada: 17/07 - Paraná x América-RN - terça-feira
horário: 20:30

12ª rodada: 20/07 - Criciúma x Paraná - sexta-feira
horário: 20:30

13ª rodada: 28/07 - Paraná x Ceará - sábado
horário: 16:20

14ª rodada: 31/07 - Paraná x Avaí - terça-feira
horário: 20:30

15ª rodada: 04/08 - ABC-RN x Paraná - sábado
horário: 21:00

16ª rodada: 11/08 - Paraná x CRB-AL - sábado
horário: 21:00

17ª rodada: 14/08 - Ipatinga x Paraná - terça-feira
horário: 20:30

18ª rodada: 18/08 - ASA-AL x Paraná - sábado
horário: 21:00

19ª rodada: 25/08 - Paraná x Atlético-PR - sábado
horário: 16:20

O Paraná jogará 4 partidas às 21 horas, horário ridículo da CBF. Destes, 2 em casa.

Confira os outros times que jogarão no horário balada:

ABC (4 jogos - 2 em casa)
ASA (5 jogos - 3 em casa)
Barueri (1 jogo - fora de casa)
BOA (2 jogos - 1 em casa)
Bragantino (1 jogo - em casa)
Ceará (1 jogo - em casa)
CRB (3 jogos - 2 em casa)
Criciúma (1 jogo - fora de casa)
Ipatinga (1 jogo - em casa)
Joinville (1 jogo - fora de casa)
São Caetano (4 jogos - 1 em casa)

A CBN NÃO É MAIS A MESMA


A CBN sempre foi um grande canal de notícias de todas as áreas principalmente na política e no esporte.

No esporte, que interessa a este blog, vem deixando a desejar há muito tempo.

O torcedor Paranista que gosta de ficar bem informado sobre o Tricolor tome cuidado ao ouvir as notícias dadas nesta rádio.

Todos os dias as informações passadas cometem erros. Muitos torcedores, por questão de tempo, comodidade, costume, enfim, por tantos outros motivos, escutam o noticiário e acreditam no que é dito sem buscar outras fontes.

Porém, as informações passadas pelo setorista que cobre o Paraná, Biro-Biro, são diariamente erradas. Parece que o repórter não busca as informações e praticamente "chuta" sobre o que diz, pois é o único que dá informações contraditórias em relação aos outros setoristas de outras rádios.

Confira alguns exemplos:

Véspera do jogo contra o Luverdense na Vila, Bruninho treinou bem e estava confirmado para jogar. O repórter disse que o atleta ficaria mais, pelo menos, 10 dias se recuperando de contusão.

Hoje o repórter disse que o Paraná não tem nada acertado em relação a algum jogo-treino nos próximos dias. Detalhe: o site oficial já confirmou um jogo-treino para quinta-feira.

O repórter informou que o jogo-treino contra o Inter/Campo Largo seria com portões fechados, porém foi com portões abertos.

O repórter, apesar do técnico do Paraná querer ser chamado de Ricardinho, insiste em chamá-lo de Ricardo Pozzi.

Isso quando ele na manchete promete falar sobre um determinado assunto, mas na matéria ignora totalmente e se quer da uma "pincelada" no assunto.

Como já foram feitas algumas reclamações para a emissora e não tive resposta, fica a sugestão para a torcida tomar cuidado com as informações.

Isso quando o diretor da rádio diz para trocar de estação quando é feito uma crítica. Isto ocorreu no jogo com o Luverdense onde um torcedor criticou algumas coisas da rádio para o diretor de esporte, Valmir Gomes.

Trocar de rádio não basta, pois as notícias continuariam sendo dadas de forma errada para milhares de torcedores.

Será que é difícil apurar uma informação? Entrar no site oficial, ligar para a assessoria de imprensa, ir aos treinos, etc. Afinal, é setorista/repórter ou não?

domingo, 18 de março de 2012

GOLS DE EX-JOGADORES DO PARANÁ - (17 e 18/03)

E vamos a lista deste final de semana.

Bragantino 1 x 1 Botafogo
Giancarlo (Bragantino)

Independente 3 x 1 Batatais - Série A3/SP
André Luiz "Terrão" - (Independente)
O jogador atuou no Paraná em 1997. Atualmente está com 35 anos













Fluminense 1 x 3 Macaé
Josiel (Macaé)

Aparecidense 0 x 2 Vila Nova/GO
Rafael Vaz

Rio Verde 3 x 4 Goiás
Egídio (Goiás)

Caldense 0 x 5 Cruzeiro
Wellington Paulista

Arapongas 0 x 4 Londrina
Alexandre Oliveira
Airton

Operário 2 x 0 Toledo
Neguetti
Ceará

Coritiba 3 x 1 Paranavaí
Anderson Aquino ( Coritiba)

Feirense 1 x 4 Braga - Campeonato Português
Lima (Braga)

Vitória de Guimarães 2 x 2 Olhanense - Campeonato Português
Rodrigo Defendi (V. de Guimarães)













Faltou algum gol? Ajude o blog enviando seu comentário.

sexta-feira, 16 de março de 2012

COLUNA - NA BASE QUEM MANDA É O CLUBE


Na minha coluna no site Paranautas.com escrevo sobre as categorias de base que a partir de agora o clube terá total autonomia em relação as decisões.

Confira um trecho da coluna:

O Paraná Clube a partir de agora comandará seu departamento de futebol de base. O comando compreende em tomar todas as decisões e não parcialmente como era até o ano passado. O projeto das categorias de base que foi implantado em 2008 na gestão do presidente Aurival Correia sempre teve seus pontos fortes e fracos desde o início.

Quando o “parceiro” do clube neste departamento era o Marlo Litwinski a situação parecia tranqüila e o projeto caminhava para ter bons resultados, porém quando mudou de “parceiro” muitos problemas que não aconteciam até então apareceram e as soluções eram quase invisíveis.

E não só isso, o Paraná Clube falhou muito no que dependia de si mesmo. O clube sempre teve o direito de ter profissionais atuando no Ninho da Gralha, porém não desempenhou este papel. Nunca vi qualquer manifestação de melhorias e busca de informações por parte do clube quando o presidente era o Aquilino Romani e seu vice das categorias de base Luiz Carlos Souza. A impressão que dava era que o “parceiro” que cuidasse e depois veria o que aconteceria. O clube simplesmente fechou os olhos para a maior fonte de renda do clube.

Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.

quinta-feira, 15 de março de 2012

GAZETA DO POVO ERROU DE NOVO

A Gazeta do Povo errou na sua edição de hoje ao escrever que o primeiro jogo do Paraná contra o Ceará pela 2ª fase da Copa do Brasil será em Curitiba.


Erros acontecem, mas neste caso não é apenas um deslize ou uma falta de atenção. É incompetência e preguiça de buscar as informações corretas.

Engraçado que quando o repórter da matéria, Cícero Bittencourt, quer fazer matérias para depreciar a imagem do Paraná Clube ele liga para "trocentas" pessoas, busca qualquer tipo de informação, usa até meios anti-éticos para tal, como gravar uma conversa informal sem o consentimento da outra pessoa.

Porém para dar uma simples e fácil informação ele erra.

Mas na matéria podemos ver o quanto ele é magoado com o Paraná Clube, foi lembrar de uma eliminação para o Ceará em 2001. Não que não devesse citar, mas teria pelo menos 3 semanas para fazer isso e não logo na matéria da classificação do clube para a próxima fase da competição.

Link da matéria: http://www.gazetadopovo.com.br/esportes/conteudo.phtml?tl=1&id=1233766&tit=Parana-reencontra-a-torcida-com-classificacao-e-otimismo

PARANÁ CLUBE 2 X 0 LUVERDENSE

(Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo)

Quem não foi ao jogo ontem perdeu um grande evento.

Grande pelo fato do ambiente ter mudado. A torcida entendeu a nova filosofia do clube, as dificuldades e também a mudança de atitude da diretoria e consequentemente da comissão técnica e jogadores.

Assim como o técnico Ricardinho falou, "Quem achou que o Paraná não iria voltar, este é apenas o primeiro capítulo. Não tenha dúvida, o Paraná vai voltar", mais do que palavras foram atitudes.

Vai acontecer? Não há certeza de nada quando se fala de futebol, mas há comprometimento, critério e avaliações e isto deixa a torcida mais tranquila.

Sobre o jogo em si, o Paraná teve muitas dificuldades no primeiro tempo. O time parecia desatento e despreocupado com o adversário. O Luverdense teve várias chances e se tivesse mais qualidade poderia ter complicado o jogo.

Muitos erros de passe, investidas de bola ao ataque de forma precipitada e muitos espaços entre a defesa e o meio de campo foram alguns dos erros cometidos pelo time. No intervalo o técnico Ricardinho chacoalhou o time e surtiu efeito para o segundo tempo.

O time voltou mais atento e os erros diminuiram.

Claro que o time não foi perfeito e nem teria como ser e quem achou que poderia estava totalmente enganado. Foi apenas o 2º jogo do ano, mas mostrou que o time tem capacidade e que está sendo bem treinado.

Gostei do Elias e também da entrada do Nílson. Pode ser uma dupla interessante para a sequência.

Henrique "só" "expulsou" dois jogadores do Luverdense. o Paraná tem uma boa jogada pelo setor esquerdo, mas é preciso melhorar a dinâmica entre os laterais, o famoso enquanto um sobe o outro fica.

Alex Alves jogou bem. É um jogador interessante, não é afoito e marca bem.

Packer ainda está se entrosando no novo posicionamento, mas pode ser que tenha achado sua posição, mas precisa ajudar mais na marcação.

André Vinícius é bom zagueiro e com o Alex Bruno ao lado para dar experiência deve dar certo.

Alguns jogadores deixaram a desejar, não necessariamente todos que não citei até agora, mas não é momento de qualquer citação. Como já repeti algumas vezes o ano é atípico, o Paraná só volta a jogar dia 4 ou 11 de Abril. Por um lado é bom para preparar o time em diversas áreas, por outra, há a perda de ritmo de jogo. O negócio é trabalhar.

Bacana a iniciativa dos jogadores em comemorar com a torcida. Não é somente em títulos ou contra grandes clubes que isto deve ser feito. Mostra respeito com o adversário e união do grupo com a torcida. Foi na vitória, que seja na derrota também quando acontecer. Mas sempre respeitando o distintivo Paranista.

Muita boa a arbitragem.

E até no clima o Paraná está com sorte, ontem fantástico, hoje muita chuva. Se fosse em outros tempos seria ao contrário.

Parabéns aos mais de 7 mil presentes na Vila Capanema!!!

terça-feira, 13 de março de 2012

PARANÁ CLUBE X LUVERDENSE


Nunca na história do Paraná Clube o time Tricolor ficou tanto tempo sem jogar sob os seus domínios.

Desde a última partida contra o Bragantino no dia 26/11/2011, se passaram 109 dias, 2617 horas.

Chegou a hora do povo Paranista rever seu time em campo e com um ídolo como treinador.

Você vai ficar de fora dessa?

Sobre os times, o Paraná terá Bruninho como titular no lugar do Maicon.


O Paraná joga pela vitória e por dois resultados de empate (0x0 e 1x1) para se classificar. Por conta disso precisa jogar com inteligência e fazer o que mais o Ricardinho pede diariamente, manter a posse de bola.

Sobre o Luverdense, o time deve ser o mesmo do jogo de ida.

O árbitro do jogo será Rodrigo Braghetto que faz parte do 1º escalão de São Paulo. No campeonato paulista ele apitou 5 jogos e foi assistente adicional (aqueles que ficam no lado das traves) por duas vezes.

Na história do Paraná Clube ele apitou duas partidas. Ambas o Paraná perdeu. Uma em 2008 para o CRB e outra em 2010 para o Sport.

segunda-feira, 12 de março de 2012

MENSAGEM DO TREINADOR

domingo, 11 de março de 2012

GOLS DE EX-JOGADORES DO PARANÁ - (10 e 11/03)

E vamos a lista deste final de semana.

Ponte Preta 4 x 1 Paulista
Rodrigo Pimpão (Ponte)
Gerson (Ponte)












Guaratinguetá 2 x 2 Bragantino
Giancarlo (Bragantino)

São Bernardo 3 x 1 Noroeste - Série A2/SP
Fernando Gaúcho (São Bernardo)

Macaé 3 x 1 Friburguense
Josiel - 3 gols

Atlético Ibirama 3 x 2 Avaí
Adriano (Altético)

Camboriú 3 x 3 Chapecoense
Clênio - 2 gols (Camboriú)

Lajeadense 2 x 1 Juventude
Athos (Juventude)

Iraty 1 x 5 Coritiba
Júnior Urso (Coritiba)

Londrina 1 x 0 Corinthians
Alexandre Oliveira

Roma 0 x 2 Operário
Neguette

Atlético/MG 4 x 2 Nacional
Éder (Nacional)











Guarani/MG 3 x 1 Democrata-GV
Leandro Bocão (Democrata)










Remo 2 x 1 Independente
Fábio Oliveira (Remo)

Faltou algum gol? Ajude o blog enviando seu comentário.

sexta-feira, 9 de março de 2012

O CAOS DO CALENDÁRIO

Foi divulgada a tabela da Série B do campeonato Brasileiro pela CBF.

Logicamente várias datas do estadual coincidem e deverão sofrer alterações, segundo as leis que regulamentam os torneios brasileiros.

Vale lembrar que a tabela divulgada pela CBF pode sofrer alterações conforme pedidos da TV para ajeitar o cronograma de horários. Por isso a CBF chama a tabela de "tabela básica". A tabela detalhada será divulgada em breve.

Abaixo fiz duas simulações.

A primeira se apenas os jogos do Paraná que fossem alterados. Porém nesta simulação há um grande problema. Como jogar o 2º turno sem terminar o 1º?


Na segunda simulação (abaixo), fiz um calendário com rodadas cheias do estadual, ou seja, todos os times jogariam na mesma data. Lógico que alguns poderiam jogar um dia antes ou depois.


Não há como não prejudicar "a" ou "b", porém a FPF colheu o que plantou. A utopia de terminar o campeonato em Julho foi ridícula. Se tivessem antecipado em 1 mês daria perfeitamente para conciliar os dois campeonatos, porém o Sr. Hélio Cury não quis.

Resumindo: O Sr. Hélio Cury e o Sr. Amilton Stival que descasquem este abacaxi.

Mesmo com as 66 horas, o Paraná sofrerá bastante com a maratona de jogos.

quinta-feira, 8 de março de 2012

GOLS DE EX-JOGADORES DO PARANÁ - (07 e 08/03)

E vamos a lista desta rodada de quarta e quinta-feira.

Trem/AP 0 x 5 ABC
Murilo - 2 gols

Red Bull 1 x 3 São Carlos - Série A2/SP
Igor - 2 gols


Faltou algum gol? Ajude o blog enviando seu comentário.

LUVERDENSE 2 X 2 PARANÁ CLUBE

Sem ver o jogo é muito complicado fazer qualquer tipo de comentário.

Alguns dizem que o Paraná foi garfado pela arbitragem. Pode até ser, mas preferiria ver os lances antes de afirmar isso.

Sem ter visto o jogo o que valeu foi a reação que o Paraná teve para buscar o resultado por duas vezes. Mesmo sendo um time bastante jovem, parece não ter sentido a pressão.

As substituições do Ricardinho pareceram um pouco estranhas. Isto para alguém que não viu o jogo e também nenhum treinamento, mas mesmo assim o técnico justificou todas e mostrou ter uma boa visão da partida.

Gols do Paraná

No primeiro o Wellington Silva recebeu dentro da meia-lua da grande área de costas para o gol, mas com uma bela virada conseguiu fazer o gol.

Já o capitão Alex Bruno, que foi citado por muitos como o melhor jogador da partida, marcou de cabeça o segundo gol. Começou bem!

A lambança

Horas antes da partida a comissão técnica foi informada pela diretoria para não escalar o atacante Aymen por problemas burocráticos.

Quais seriam estes problemas? Será que não teve tempo suficiente para solucioná-lo ou só ficaram sabendo no dia da partida?

quarta-feira, 7 de março de 2012

LUVERDENSE X PARANÁ CLUBE


Chegou a hora de mostrar serviço. Depois de um grande período de preparação o time comandado pelo Ricardinho entrará em campo.

É muito cedo para qualquer tipo de análise. Ouço em algumas emissoras de rádio pérolas fantasiosas como se o futebol fosse uma ciência exata. O futebol mudou e alguns precisam se atualizar.

Em tese, pelas declarações do técnico Ricardinho, o Paraná deve procurar valorizar bastante a posse de bola e buscar jogar por todas as áreas do campo. Se conseguir, é um grande avanço e uma estratégia acertada.


No gol muitos esperavam que Thiago Rodrigues fosse o titular. A escolha foi por Luis Carlos. Pra mim o Thiago estava superior no ano passado, porém acredito que o técnico tenha seus critérios. Talvez fisicamente ou até tecnicamente. Se o Luis Carlos estiver melhor em comparação ao Thiago que jogou no ano passado, ótimo.

Nas outras posições não há muito o que dizer. Talvez o camisa 9 ainda seja uma dúvida, mas só vendo para ter certeza. Infelizmente o jogo de hoje não veremos, apenas ouviremos.

Sobre o time da casa, o Luverdense, e não "a" Luverdense, não vi nenhum jogo, mas o narrado da rádio 98, Edilson de Souza, assistiu algumas partidas e apontou o camisa 10 Rubinho e o 11 Matheus como os principais jogadores.

Valdir Papel é o artilheiro da equipe no ano com 4 gols.

Apenas dois jogadores atuaram em todas as partidas do Luverdense no ano: Dê e Gílson.

Duas curiosidades:

1) o técnico do time é Dado Cavalcanti. No ano passado ele era o treinador do Icasa e após a derrota do seu time para o Paraná na Vila acabou demitido.

2) o irmão do atacante Leandro Damião atua pelo Luverdense. Edimar Damião é reserva e entrou em 6 jogos no ano.

O árbitro da partida é o tocantinense Janio Pires Gonçalves. Ele apitou duas partidas do Paraná. As duas em 2010 pela Série B: Brasiliense 3 x 0 Paraná e Paraná 1 x 0 São Caetano.

terça-feira, 6 de março de 2012

ELENCO TRICOLOR - COPA DO BRASIL 2012

Amanhã "começa" o ano para o Paraná Clube.

O Tricolor fará seu primeiro jogo oficial. Apesar dos objetivos do Paraná serem de conseguir os acessos nas competições que começam apenas em Maio, a Copa do Brasil pode ser um bom laboratório para determinar parte do elenco que jogará o estadual e o brasileiro.

Confira o elenco Paranista para a disputa da Copa do Brasil 2012:

Jogadores contratados:

Alisson - zagueiro
André Vinícius - zagueiro
Alex Bruno - zagueiro
Lucas Souza - volante
Wendel - meia (não apresentado ainda)
Elias - atacante
Nilson - atacante
Douglas - atacante (não apresentado ainda)

Jogados que já estavam no elenco profissional de 2011:

Thiago Rodrigues - goleiro
Luis Carlos - goleiro
Jociel Henrique - goleiro
Lisa - lateral-direito
Henrique - lateral-esquerdo
Douglas Packer - meia
Bruninho - meia

Jogadores que estavam na base do Paraná Clube:

Fransuar - zagueiro
Alex Alves - zagueiro e volante
Henrique Alemão - volante
Igor - volante
Dudu - meia
Luisinho - meia
Maicon - meia
Aymen - atacante
Davis - atacante
Néverton - atacante

Jogadores que retornaram ao clube:

Paulo Henrique - lateral-direito
Wellington Silva - atacante

A média de idade do elenco é de 21 anos e meio.

O setor mais jovem é o ataque com média de um pouco mais de 20 anos.

O mais experiente é a lateral com média de um pouco mais de 23 anos.

O jogador mais experiente é o zagueiro Alex Bruno com 29 anos.

O mais jovem é o atacante Douglas com 18 anos.

A média de altura é de 1,81.

O setor mais alto, excluindo o de goleiros, é a zaga com 1,86m de média.

O setor mais baixo é a lateral com 1,74m de média.

O jogador mais alto do elenco é o goleiro Jociel Henrique com 1,92m seguido pelo zagueiro Alex Bruno.

O mais baixo é Bruninho com 1,70m.

domingo, 4 de março de 2012

GOLS DE EX-JOGADORES DO PARANÁ - (03 e 04/03)

E vamos a lista deste final de semana.

Ituano 2 x 3 Linense
Lenílson (Linense)

Mirassol 2 x 2 Mogi-Mirim
Hernane (Mogi-Mirim)

São Bernardo 2 x 1 Monte Azul - Série A2/SP
Fernando Gaúcho (São Bernardo)

Noroeste 5 x 3 Red Bull - Série A2/SP
Leandro Oliveira (Noroeste)

Paranavaí 0 x 3 Londrina
Alexandre Oliveira

Boavista 2 x 3 Macaé
Josiel - 2 gols (Macaé)
Paulo Rodrigues (Boavista)

Figueirense 3 x 1 Atlético Ibirama
Adriano (Atlético)

Cruzeiro 2 x 0 Amética/TO
Wellington Paulista - 2 gols

Cuiabá 2 x 0 Luverdense
Fernando Lombardi

Nacional da Madeira 1 x 3 Braga - Campeonato Português
Lima (Braga)


Faltou algum gol? Ajude o blog enviando seu comentário.

sábado, 3 de março de 2012

SE FOR VERDADE...

Parte da coluna do Augusto Mafuz:

Terminada a assembleia da CBF, o presidente Hélio Cury, da FPF, procurou o diretor de competições Virgílio Elisio para fazer um pedido: não fazer coincidir as datas dos jogos do Paraná na Segunda Divisão nacional, com os jogos da Segunda Divisão estadual. O senhor Virgílio respondeu: “O senhor não tem consciência da importância das coisas. Eu não vou estragar o meu campeonato, por causa de campeonatozinho da sua entidade. O senhor é que deve adaptar a sua competição à minha. Essa tem preferência.”

Depois da lavada, Cury foi embora.

sexta-feira, 2 de março de 2012

COLUNA - "CHEGOU A HORA DA ESTREIA"


Na minha coluna no site @Paranautas escrevo sobre a estreia do Paraná contra o Luverdense, uma crítica ao Marketing do clube e também sobre o "esboço" de tabela que a FPF divulgou.

Confira um trecho:

Chegou a hora depois de muito tempo de entrar em campo para um jogo oficial. Sinceramente não posso dar muitas opiniões referente a tática e técnica do time que o técnico Ricardinho vem escalando. Até por isso não posso fazer qualquer cobrança em relação ao resultado que venha acontecer no jogo contra o Luverdense. O elenco montado, ao que tudo indica, foi realizado com muito critério e focado em jogadores jovens. Por isso a ansiedade e o nervosismo podem atrapalhar nas primeiras partidas e creio que a torcida irá entender isso. O ano é atípico, mas o Paraná tem trabalhado de forma coerente e dentro de um planejamento.

Quanto ao adversário, me divirto ouvindo certas declarações por aí, principalmente de comentaristas que vivem no tempo do Epa e que não frequentam mais estádios, comentando apenas do estúdio ao ar condicionado e cafezinho. Dizer que o Luverdense é fraco porque o estado do Mato Grosso não tem tradição alguma é se alienar no esporte. Basta ver quantas novas equipes conseguiram títulos e façanhas tanto nacionalmente quanto internacionalmente nos últimos tempos.

Para ler na íntegra, clique aqui.

quinta-feira, 1 de março de 2012

NOVA VERSÃO DA CONFUSÃO

Hoje o jornalista Napoleão de Almeida colocou em seu site a versão dada pelo repórter Diego Sarza na confusão criada sobre um suposto pedido de demissão do diretor Alex Brasil.
Só esclarecendo o Napoleão é chefe do repórter Diego Sarza no programa Jogo Aberto da Rede Bandeirantes.

Em outro post comentei a respeito e agora, com a versão dada, mantenho minha opinião.

Pra mim o repórter errou, pois deve sempre averiguar toda e qualquer informação. Segundo o jornalista foi um funcionário da assessoria de imprensa do Paraná Clube que deu a informação e autorizou a publicação da mesma. Se a informação fosse dada de forma oficial, não teria o porque de ter escondido a fonte no momento da divulgação.

Cabe agora o clube ouvir o funcionário, ver sua versão e se for o caso tomar uma atitude exemplar, ou seja, a demissão.

Ao repórter ficou o aprendizado, apurar sempre a notícia.

Ao Paraná Clube, nada a comentar ou fazer à público. Não há o porque de fazer qualquer pedido de desculpas, pois não errou. Não entendi porque teriam prometido uma nota explicando o fato.

Polêmica, por causa de um boato, ao que parece sem o menor fundamento, e por falta de zelo do repórter publicada e com isso confusão criada.

O blog abre espaço caso o funcionário, que seu nome não foi citado em lugar algum, para dar sua versão se assim quiser.

O link para ler a versão publicada pelo jornalista Napoleão de Almeida é este: http://napoalmeida.com/2012/03/01/nota-explicativa-episodio-alex-brasil/

GOLS DE EX-JOGADORES DO PARANÁ - (29/02 e 01/03)

E vamos a lista desta rodada de quarta e quinta-feira.

Mogi-Mirim 3 x 1 Portuguesa
Hernane (Mogi-Mirim)

Mirassol 3 x 2 XV de Piracicaba
Borebi (Mirassol)
Henrique Dias (Mirassol)

Resende 2 x 1 Fluminense
Marcel (Resende)

Flamengo 1 x 2 Boavista
Paulo Rodrigues (Boavista)













Operário 2 x 1 Paranavaí
Neguette (Operário)













Jogo realizado terça-feira
Águia 1 x 4 Remo
Fábio Oliveira - 2 gols

Atualizando, agradecendo ao Henrique Ventura que via twitter ajudou:
Londrina 3 x 0 Atlético/PR
Airton - 2 gols

Jogos de quinta-feira:

Macaé 2 x 1 Duque de Caxias
Josiel (Macaé)

Camboriú 1 x 3 Joinville
Clênio (Camboriú)


Faltou algum gol? Ajude o blog enviando seu comentário.