quinta-feira, 31 de maio de 2012

PARANÁ CLUBE 3 X 2 SERRANO

A vitória até poderia ter sido mais tranquila, mas o importante são os 3 pontos.

1º turno encerrado. 8 vitórias e 1 empate. Objetivo conquistado com sobras, e esperava-se isso mesmo.

O técnico Ricardinho aproveitou o jogo para avaliar alguns jogadores das categorias de base. Marquinhos foi titular e Thiago Bispo entrou no 2º tempo.

É importante estas avaliações, pois além de motivar ainda mais os jogadores da base, demostra que a comissão técnica está a par do que está acontecendo nos campeonatos Sub-20.

Agora o foco é a Série B. Serão 4 jogos seguidos, sendo 3 fora de casa. Precisamos de pelo menos 9 pontos nesta sequência.

PARANÁ CLUBE X SERRANO


O Paraná entra em campo pela última rodada do 1º turno do estadualzinho.

Não vale absolutamente nada este jogo.

Mas vale o agradecimento ao Aquilino Romani e seus parceiros de diretoria por mais este capítulo desastroso na história do clube.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

PARANÁ CLUBE 0 X 1 AMÉRICA/MG

O Paraná fez um bom primeiro tempo. Conseguiu pressionar o experiente time do América.

Criou chances, teve bom toque de bola, viradas de jogo.

Porém pecou na finalização, no penúltimo passe ou na afobação em finalizar a jogada em certos momentos.

Na segunda etapa o time do Givanildo equilibrou o jogo e o Paraná com o passar do tempo foi ficando ansioso, pois o gol não saia.

Até que o América em um bom contra-ataque e com a falha da defesa Paranista abriu o placar.

Momentos depois o time mineiro teve um jogador expulso, ótima oportunidade para o Paraná pressionar e buscar o empate.

Porém a teoria armada pelo Ricardinho e explicada por ele após o jogo não aconteceu na prática. Aliás, o time não melhorou nem um pouco.

Douglas Packer que não jogava bem deixou o campo para a entrada de Douglas. Boa substituição. Esperava-se que Arthur e Luisinho jogassem como pontas abertos com o Douglas centralizado. Não aconteceu.

O Paraná perdeu o meio-campo, pois mais uma vez Wellington estava mal. Aliás, qual é a explicação para ele se esconder tanto do jogo. Ele tem a obrigação de ser o armador principal do time, porém está longe de ser aquele jogador que vimos no ano passado.

Maicon entrou no lugar dele e depois Hugo no lugar do Paulo Henrique.

A única maneira que o Paraná poderia jogar seria fazendo uma linha de 4 no ataque com Arthur e Luisinho bem abertos e os dois centroavantes na área. E atrás mais uma linha de 4 ou 5 jogadores tocando a bola e fazendo a movimentação.

Porém, não foi o que aconteceu. Cruzamentos do meio-campo para a área, pegando a defesa adversária de frente. Aliás, Givanildo viu bem o jogo e logo que percebeu que o Paraná colocou um centroavante, o América fechou a área com mais um zagueiro.

O Paraná ao invés de abrir bem o jogo afunilou. Arthur grudou com Douglas e Hugo.

Não entendi porque o Hugo estava no banco e Elias não. Dois centroavantes que juntos não ajudaram em nada. Hugo não vem jogando absolutamente nada e só atrapalha o ataque.

Tem horas que os jogadores precisam entender mais o jogo, serem inteligentes. Se uma maneira de jogo não está funcionando, que tentem outra. Abram as jogadas, busquem espaço, enfim, erros repetitivos.

Irritante o momento onde o jogador ao invés de levantar a cabeça e buscar o passe para o jogador melhor colocado  simplesmente dá um balão para a área. Jogada viciosas que precisa acabar.

O time tem potencial, porém precisa melhorar alguns fundamentos e a finalização passa a ser o alvo a ser treinado.

Ponto forte do jogo foram Zé Luis e Ricardo Conceição. Uma boa dupla de volantes que dará sustentação a zaga. E mais uma vez Alex Alves jogou muito bem.

O Paraná estampou em sua camisa mais dois patrocinadores. A dificuldade foi tentar descobrir quem são eles. Nenhuma apresentação foi feita no jogo, nem mesmo um "bem-vindo". Nada no site até agora. Se acerta em conseguir patrocinadores, erra no processo de divulgação e interação.

terça-feira, 29 de maio de 2012

A MANOBRA

A manobra foi muito bem pensada e arquitetada.

O problema:

Onde o CAP irá jogar a Série B. O clube se faz de coitado e pelo bem da Copa do Mundo, jamais em seu benefício, acredite quem quiser, colocou seu estádio a disposição do Prefeitura/Governo/FPF/CBF/FIFA para receber míseros 4 jogos do torneio em 2014.

Com as "pequenas" reformas que nem dinheiro tem ainda para pagar as contas o clube teve que fechar seu estádio.

Porém o pensamento "estratégico megalomaníaco gigante" que o clube sempre se achou em ter esqueceu de um pequeno detalhe, onde jogar enquanto o estádio estivesse em obras. Tiveram anos para pensar nisso. Uma qualidade que jamais o clube teve e que é de fundamental importância é o diálogo para tentar alugar um dos estádios dos seus rivais.
A competência falhou. O diálogo e bom senso não fazem parte da cartilha Gigante do dono do time.

Então a solução:

Visto que há a falta de humildade e excesso de arrogância, o clube então preferiu colocar terceiros para que arrumassem um local para ele poder jogar. O clube então foi atrás da FPF para que ela arrumasse um estádio. Arbitrariamente indicou o Couto e ainda colocou preço no aluguel. O Coritiba disse não, agiu de todas as formas e o estádio então ficou fora dos planos do clube gigante.

O Paraná Clube que durante os meses de Fevereiro e Março praticamente não jogou, negociou um de seus estádios, a Vila Capanema, para que o CAP pudesse jogar. E lá jogou. Levou pouco público, não mais que 10 mil pessoas em jogo algum. E lá teve final de campeonato estadual, além de jogos importantes da Copa do Brasil.

Porém com o acúmulo de jogos no estádio que não possui um gramado em excelentes condições, o Paraná Clube avisou a FPF e também a CBF que não iria poder alugar o estádio para a disputa da Série B ao CAP. Os jogos em excesso é culpa da FPF que costumeiramente defende o CAP em qualquer assunto que ele esteja envolvido.

Mesmo sabendo do veto, o gigante clube, feito criança birrenta que quer jogar com os adultos e chama a mãe para revolver o problema, foi atrás da CBF para que ela indicasse um estádio para ele jogar.

Com documentos em mãos a CBF sabia que não poderia indicar o Couto Pereira e a Vila Capanema. Teria opções como o interior e litoral do estado, praças fora do Paraná, além do estádio Érton Coelho Queiroz onde o Paraná disponibilizou ao clube sem-teto.

De forma autoritária a CBF ordenou que os jogos sejam no estádio da Vila Capanema, sem sequer avisar o clube dono do estádio e em momento algum negociar qualquer tipo de valor do aluguel.

O Paraná Clube mais uma vez se manifestou, foi pessoalmente ao Rio de Janeiro e conversou com o diretor da entidade, Virgílio Elísio. Mostrou todos os fatos que impossibilitam o aluguel do estádio, principalmente por questões de segurança pública. A Vila Capanema sofreu atos de vandalismo em seu interior. Placas comemorativas foram arrancadas e quebradas. Banheiros foram quebrados e pichados.
Outro detalhe é que a sede da principal torcida organizada do clube fica ao lado do estádio. E muitos jogos do CAP e do Paraná Clube serão no mesmo horário e é de costume os sócios da torcida assistirem aos jogos na sede.

Virgílio Elísio no dia seguinte bateu o martelo: Os jogos serão na Vila Capanema assim mesmo, e o primeiro já confirmado se sem qualquer possibilidade de mudança, pois o prazo para indicação do estádio acabou.

A manobra deu certo. O CAP mesmo de forma na base da imposição, da ditadura, do coronelismo, tem um local para jogar.

Mas a pergunta que fica é:

Como uma entidade pode obrigar que um ou mais jogos sejam realizados em um estádio sem ao menos negociar o valor do aluguel. Sim, pois de graça não será e se o clube dono do estádio e o quem pagar a conta, quem sabe o CAP, não entrarem em um acordo, como que fica? Pois a CBF não pode ordenar um valor, não é mesmo?

Ontem teve mais um capítulo desta estória. A CBF por conta de todos os problemas, lavou as mãos e pediu para que a FPF tomasse uma posição junto ao CAP. O segundo jogo do clube será em Ponta Grossa. O primeiro continua mantido para a Vila Capanema. Só resta saber qual será o valor do aluguel e quem vai pagar a conta.

PARANÁ CLUBE X AMÉRICA/MG


O Paraná tem um grande desafio na noite de hoje.

O América/MG fez duas ótimas partidas neste campeonato, além de um bom campeonato mineiro.

O técnico Givanildo Oliveira deve escalar o mesmo que atuou nas duas primeiras rodadas:
Neneca; Boiadeiro, Gabriel, Everton e Bryan; Leandro Ferreira, Dudu, Gilberto e Rodriguinho; Bruno Meneghel e Fábio Júnior.

É um time entrosado, bem treinado, que marca muito forte, tem bons laterais, meias com bastante movimentação e bom toque de bola, além de um atacante rápido e outro muito oportunista.

Pelo lado Paranista, o técnico Ricardinho deve escalar um time sem centroavante. Deve mais uma vez apostar no ataque de movimentação, porém agora com um meio-campo mais marcador, pois vai contar pela primeira vez com os volantes Zé Luís e Ricardo Conceição juntos.


O Paraná tem no seu elenco uma boa fonte para obter detalhes sobre o time mineiro. O zagueiro Anderson, que foi vice-campeão mineiro pelo mesmo América, pode dar boas dicas.

O árbitro da partida será Raphael Claus/SP. Ele vem apitando muito bem e pelo segundo ano consecutivo foi eleito com um dos destaques da arbitragem paulista. Ele apitou um jogo na história do Paraná Clube que foi contra o Gurupi na Vila Capanema no ano passado.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

COLUNA - "GIGANTE?"



Na minha coluna no site @Paranautas escrevo sobre a polêmica da semana que é o aluguel da Vila Capanema para o Atlético, indagando sobre a maneira como o time que se intitula "gigante" age.

Confira um trecho:

A polêmica da semana, que voltou a tona, é o aluguel da Vila Capanema para o Atlético jogar a Série B. O estádio da Arena está nas mãos do Governo para a realização da Copa do Mundo e em breve o clube o terá novamente, porém agora totalmente reformado graças ao suor dos trabalhadores do Brasil.


Fico pensando qual a estratégia usada pelo humilde presidente do Atlético que em sua chapa se intitulava Gigante em correr feito cachorrinho atrás de osso, para jogar nos estádios dos rivais. Ora, se é Gigante que corra por suas próprias pernas sem depender de ninguém. Não é de se estranhar que um clube que nunca foi adepto do diálogo não tenha conseguido uma negociação correta com os outros clubes para tentar o aluguel da Vila ou do Couto. Tiveram que recorrer a Federação Paranaense e mais além ainda, da Confederação Brasileira de Futebol para que solucionassem o problema do clube. Esta atitude não é Gigante, mas sim covarde e arrogante. A imposição de que a Vila Capanema tem que ser alugada sem o consentimento do proprietário do estabelecimento é a prova da falta de competência das pessoas em questão.

Para ler na íntegra, clique aqui.

PARANÁ CLUBE 2 X 0 CINCÃO

O Paraná fez sua obrigação, conseguiu a vitória e a conquista do 1º turno.

Título não.

Aliás, a patética Federação achou que o Paraná iria comemorar o "título" do 1º turno levantando a taça. O Paraná se recusou.

E não é por menos.

Primeiro que comemorar "título" de turno estadual é muita várzea, ainda mais de uma segunda divisão. Tirando o estadual do Rio de Janeiro onde os turnos tem uma história, mas mesmo assim tenho restrições, os outros estaduais são ridículos.

Outro detalhe, o Paraná não tem nada que comemorar este título, seja de turno ou do campeonato em si.

Os profissionais que estão no clube agora, jogadores, comissão técnica e diretoria merecem o maior respeito por estarem representando com o maior afinco este campeonatinho, mas comemorar é muito diferente.

Sobre o troféu, seria interessante mandá-lo para a casa do Aquilino Romani. Este é um troféu que não merece entrar no salão do clube.

Agora teremos tempo, mesmo que curto, para pensar exclusivamente no nosso grande desafio, a Série B.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

PARANÁ CLUBE X CINCÃO



Se o Paraná vencer hoje conquista o 1º turno do estadualzinho e eliminamos uma fase da competição.

Rumo a obrigatória vitória, então.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

ZÉ LUIS - PRONTO PARA O JOGO


O volante Zé Luis, agora sim, oficializado é o novo volante do Paraná Clube.

No futebol atual as negociações só se concretizam quando o jogador tem seu nome divulgado pelo BID da CBF e foi o que aconteceu.

Com isso, Zé Luís pode fazer sua estreia com a camisa Paranista amanhã contra o Cincão.

A marcação é a principal característica do jogador. Tem boa saída de jogo também. Sem dúvida se jogar o que jogou nos outros clubes como São Paulo, São Caetano e Atlético/MG será muito importante ao Paraná Clube. Mas é preciso dizer que na Série B do ano passado ele não foi bem com a camisa do Vitória.

O último clube dele foi o Itumbiara. No time goiano ele jogou 15 dos 18 jogos do time no campeonato estadual 2012. Um jogo for expulsão e dois por contusão.

Ficha do Jogador:

Nome completo: José Luís Santos da Visitação
Data de nasc. 23/031979
Local de nasc. Salvador/BA
Altura: 1,82m
Peso: 78kg

Clubes:

2012 - Itumbiara
2011 - Vitória
2010 - 2011 - Atlético Mineiro
2007 - 2009 - São Paulo
2006 - 2007 - Tokyo Verdy
2005 - 2006 - São Caetano
2004 - Atlético Mineiro
2003 - Marília
1999 - 2002 - Mogi Mirim
1999 - Cruzeiro
1997 - 1998 Mogi Mirim

Títulos

Bicampeão Brasileiro pelo São Paulo:  2007 e 2008
Campeonato Mineiro pelo Atlético:  2010

PARANÁ 5 X 2 GRECAL

E por alguns minutos o Grecal achou que poderia ganhar do Paraná.

Só ficou a frente do placar porque o Paraná entrou em campo sem pretensão alguma, achando que o jogo já estava ganhou ou que ganharia quando quisesse. E foi mais ou menos isso que aconteceu.

O Paraná não jogou absolutamente nada no primeiro tempo e consertou os erros no segundo.

Resumo: pressão total e muitas chances de gol.

Ricardinho ao final da partida na entrevista coletiva foi muito coerente, como vem sendo. Apontou os erros e se mostrou preocupado com isso.

Se neste fraquíssimo campeonato o Paraná consegue virar o placar até com certa facilidade, na Série B não será assim.

O Paraná precisa tomar muito mais cuidado com a parte defensiva e não desperdiçar os gols que vem acontecendo.

terça-feira, 22 de maio de 2012

PARANÁ CLUBE X GRECAL


O assunto mais polêmico do dia é a imposição da CBF para que o Atlético jogue na Vila Capanema a Série B, inclusive com 3 jogos já marcados.

Porém hoje o Paraná volta a campo pelo ridículo estadualzinho.

O time do Paraná deve ser misto. Douglas deve voltar a ser titular.

Sobre o Grecal, o destaque é o técnico Ageu que volta a Vila, porém agora como adversário.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

POTENCIAL PETRÓLEO

No jogo contra o Guarani foi apresentado no uniforme (mangas da camisa) o novo patrocinador do time.

foto: Julia Abdul - Backstage Comunicação

Confira o anúncio divulgado no site oficial do clube:


A distribuidora de combustível Potencial Petróleo é a nova patrocinadora do Tricolor e irá estampar as mangas das camisas oficiais do Paraná Clube durante a temporada 2012. O acordo foi fechado na tarde desta sexta-feira (18).

De acordo com Vladimir Carvalho, vice-presidente de Marketing do Paraná Clube, a parceria será fundamental para o projeto deste ano. "Uma grande empresa, que é a Potencial Petróleo, em conjunto com o Paraná Clube, só tem a somar com os nossos objetivos para o ano de 2012", explicou.

O patrocínio, que será para o Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão e Série Prata do Paranaense, não será o único. "Estamos sempre atentos nas grandes empresas e naqueles que podem crescer com o Paraná Clube. Outras empresas já estão sendo estudadas para que na hora certa, firmemos o melhor acordo para o nosso clube", disse Carvalho.

Potencial Petróleo

Em operação desde 1994, a Potencial Petróleo iniciou suas atividades na cidade de Araucária, no estado do Paraná, onde ainda mantém sua sede administrativa. Constituída por profissionais com ampla experiência no mercado de combustíveis, a empresa já iniciou suas atividades visando proporcionar um atendimento diferenciado: sério e comprometido com seus clientes, oferecendo simplicidade e praticidade operacional, além de baixo custo de instalação e operação dos postos revendedores de combustíveis.

Site: http://www.potencialpetroleo.com.br/

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO - PARANÁ CLUBE
http://paranaclube.com.br/vnoticias.php?1243

domingo, 20 de maio de 2012

HÍLTON CAMPEÃO


O ex-zagueiro do Paraná Clube conseguiu o título francês.

O Montpellier só precisava de um empate, mas venceu o Auxerre fora de casa e levantou a taça inédita do clube.

Parabéns ao Hílton!

PARANÁ CLUBE 1 X 1 GUARANI

O Paraná deixou a vitória escapar pelos seus próprios erros.

O primeiro tempo foi muito equilibrado. Nenhuma das equipes merecia ir para o intervalo na frente.

Porém o gol do Paraná aconteceu em uma penalidade máxima.

Já o do Guarani em um erro grotesco do zagueiro André Vinícius.

Nas segunda etapa o Paraná dominou o jogo, teve chances claras de gol, mas falhou nas finalizações.

A escolha do técnico Ricardinho por colocar dois jogadores de velocidade no ataque não deixa de ser uma boa opção para outros jogos. No de ontem em muitos momentos faltou um centroavante para puxar a marcação na área. Mas não foi isso que impossibilitou a vitória visto que o Paraná teve boas chances de gol.

O Paraná ainda precisa aprender a gostar da bola, como diz o Ricardinho. Não há inversão de jogada de um lado para o outro. O Paraná se afoba muitas vezes em querer chegar na área, porém é preciso ter mais calma.

Este é um resumo do jogo.

Individualizando, gostei da estreia do Ricardo Conceição. Deu mais firmeza ao meio-campo com sua marcação.

Arthur foi o melhor do jogo. Atacante veloz, não foge dos lances, sempre objetivo, deve ser o titular do time ao lado de um centroavante.

Pelo lado negativo, André Vinícius já citado, Cambará que errou muitos passes que por pouco não resultou gol do Bugre e Wendel que parece jogar com preguiça não foram bem.

O Wendel tem como característica mais cadência com a bola do que o corrida, porém sem a bola é preciso ajudar na marcação e várias vezes ele simplesmente abandona a marcação causando sérios problemas para a defesa.

Dieguinho também não foi bem. A mania de segurar a bola nas horas erradas permanece.

Lamentável o número de torcedores no estádio. Quem foi no jogo meus cumprimentos. Quem não foi por questões importantes, minha compreensão. Porém quem não foi, lamento. O Paraná Clube precisa do apoio da torcida.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

PARANÁ CLUBE X GUARANI


Enfim chegou a hora. O maior objetivo do Tricolor no ano é o acesso à Série A.

E nada melhor que começar com uma vitória jogando em casa.

O time do Guarani vem bastante modificado em relação ao time que conseguiu o vice-campeonato paulista. O goleiro Émerson, o bom lateral Oziel, o bom zagueiro Neto, o surpreendente Domingos que fez um bom campeonato, o volante Wellington Monteiro, o meia Fumagalli e os bons atacantes Bruno Mendes e Fabinho não jogam. Alguns destes sequer voltam a vestir a camisa do Guarani.

Pelo lado Paranista uma surpresa em relação ao esquema tático. Pelo que está se falando, Luisinho jogará como atacante ao lado do Arthur. O que significa uma mudança drástica por não jogar com um centroavante.

Douglas que cumpre suspensão não joga e nem jogaria se tivesse a disposição por conta do excesso de peso.

Nílson enfrenta o mesmo problema, porém poderia jogar. Não vai por opção do treinador.

Ricardo Conceição deve fazer sua estreia o que melhora a marcação no meio-campo.

Douglas Packer deve jogar mais a frente em relação ao que posicionamento que vinha atuando.

Alex Alves deve ser fixado na zaga e brigará por uma vaga no decorrer do campeonato.

Luis Carlos, Paulo Henrique, André Vinícius, Alex Alves, Fernandinho, Ricardo Conceição, Cambará, Packer, Wellington, Luisinho e Arthur.

Este deve ser o time.

Gosto da opção por 2 volantes. Gosto da opção do Packer mais solto.

Porém não gosto desta dupla de ataque principalmente por não terem jogado ainda em nenhum momento do estadualzinho e da Copa do Brasil. Luisinho é o jogador mais regular do time, porém jogando como meia.

Se este é o esquema ideal segundo o técnico, poderia colocar o Elias ao lado do Arthur e manter o Luisinho  na posição que vem jogando.

Enfim, tudo por enquanto não passa de suposições. Mas comentar depois do ocorrido é fácil.

COLUNA - "HORA DA ONÇA BEBER ÁGUA"


Na minha coluna no site Paranautas.com escrevo sobre o início do maior desafio do Paraná no ano, a Série B.

Confira um trecho:

Chegou o grande momento do ano. Começa amanhã a maior missão do Paraná Clube que é a volta à Série A do campeonato brasileiro. Todos os jogos-treinos realizados, as seis distintas partidas pela Copa do Brasil e também o início do pitoresco e falido estadualzinho valeram para a comissão técnica enfim definir quem serão os titulares para este início de Série B.

Se o time que entra amanhã não é ainda o ideal, pois algumas contratações ainda devem ser confirmadas nos próximos dias, é um time que merece confiança e total apoio. Acredito que a diretoria fez e está fazendo o possível dentro dos limites do clube para formar este elenco ainda mais num ano atípico.

A comissão técnica também está fazendo, dentro do esperado até o momento, um bom trabalho. Infelizmente a torcida não pôde ver os jogos que o Paraná disputou no interior, mas as partidas que pude ver há boas qualidades que devem ser mantidas, outras lapidadas, mas também erros a serem consertados. Porém a maioria das equipes desta Série B estão no mesmo caminho. Poucas equipes, mesmo as campeãs estaduais, como o América/RN, Avaí, Ceará e CRB estão com os times montados e em condições plenas para apontar qualquer tipo de favoritismo.

Para ler na íntegra, clique aqui.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

quarta-feira, 16 de maio de 2012

NACIONAL 1 X 1 PARANÁ CLUBE

Me torno repetitivo, mas digo que é muito complicado comentar e escrever sobre um jogo sem assistí-lo.

E o empate foi não foi um bom resultado. O Paraná tinha a obrigação de vencer.

Me baseio nas declarações do técnico Ricardinho que viu alguns erros como dificuldade para se desmarcar e falta de jogadas pelas laterais.

O técnico também falou que faltou aplicação dos jogadores.

Os jogadores Douglas e Nílson não jogarem e nem no banco de reservas ficaram. A explicação dada pelo treinador é que os jogadores estão acima do peso e se mostrou bastante descontente com a situação.

A maioria dos jogadores que atuaram hoje serão titulares contra o Guarani.

Tomara que contra o Bugre o Paraná volte a jogar bem e consiga uma vitória para começar com mais tranquilidade a competição.

NACIONAL X PARANÁ CLUBE



E segue o campeonatinho...

Vencendo, o Paraná fica muito perto de garantir a primeira colocação do primeiro turno.

Sobre o time do Paraná, é uma incógnita, mas deve ser a base que enfrenta o Guarani no sábado.

Pelo lado do Nacional, Goiano e Clênio, ambos ex-Paraná Clube são os principais jogadores do time além do lateral-direito Baiano.

Em tempo, respondendo a pergunta feita no post do último jogo, a última vez que o Paraná tinha jogado em uma segunda-feira foi contra o Paranavaí em 2007, 19/02. O motivo foi porque o Paraná jogava a Libertadores e a FPF teve que alterar algumas partidas para encaixar no calendário.

terça-feira, 15 de maio de 2012

MAIS UMA DA FEDERAÇÃO

A Federação Paranaense de Futebol marcou para o dia 13/07 o jogo entre Paraná Clube x Grêmio Metropolitano na Vila Capanema.

Dia 13 é uma sexta-feira.

Não, não é por ser uma sexta-feira 13 o problema e sim o horário da partida:

15 horas e 30 minutos.

Sexta-feira a tarde, mais uma da Federação.

RICARDO PINTO DEMITIDO DO GRECAL

O ex-técnico do Paraná Clube, Ricardo Pinto, foi demitido do Grecal.

No comando do time de Campo Largo realizou 5 jogos. Empatou 2 e perdeu 3. Tomou 12 gols e marcou apenas 4.

A meta de conseguir o Tri-Rebaixamento (Serrano 2010; Paraná 2011), não foi atingida.


GRÊMIO METROPOLITANO 1 X 4 PARANÁ CLUBE

O Metropolitano abriu o placar.

O Paraná empatou, aumentou e goleou.

Vitória é obrigação, mas com goleada deixa o ar mais tranquilo.

Os jogadores mostraram vontade e pelo jeito entendem a situação do clube. Bom para todos.

Duas situações lamentáveis:

1) A péssima iluminação do estádio Willie Davids. No jogo passado já teve o problema, mas poderia ser algo extraordinário e tal. Mas ontem comprovou que é incompetência de quem administra o estádio e principalmente da Federação Paranaense de Futebol que libera o estádio. Mais uma da FPF.

2) Alguns jogadores do Grêmio Metropolitano ameaçaram o técnico Ricardinho que para evitar qualquer problema maior preferiu deixar a área técnica antes do encerramento do jogo.

O Paraná volta a campo amanhã novamente, contra o Nacional em Rolândia.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

HÍLTON EM BUSCA DE MAIS UM TÍTULO


O ex-zagueiro do Paraná Clube, Hílton, está perto de entrar para história do time do Montpellier da França.

O jogador foi revelado pela Chapecoense e depois jogou no Paraná Clube em 2000/2001 e foi campeão da Copa João Havelange.

Hílton é um dos melhores zagueiros que jogaram no Paraná Clube.

Após jogar no Paraná, atuou no Servette da Suíça.

Depois da passagem pelo futebol suíço, começou sua história no futebol francês.

O primeiro time foi o Bastia, seguido do Lens, Olympique de Marselle onde foi campeão da Copa da Liga por duas vezes, campeão Francês e da Supercopa.

Desde o ano passado está jogando no Montpellier e está a um jogo do título francês, que se acontecer será o primeiro da história do time.

Técnico, com ótimo posicionamento, Hílton é um dos zagueiros com maior destaque na França.

Falta apenas uma rodada para o fim do Campeonato Francês. O Montpellier está em 1º com 79 pontos. O Paris Saint Germain em 2º com 76.

Para ser campeão, o time do Hílton precisa apenas de um empate para não depender do jogo do PSG. Caso perca, o time de Paris não pode vencer. O primeiro critério de desempate é o saldo de gols. Os dois times tem 33.

Só por curiosidade, o Montpellier venceu 24 jogos e o PSG 22, porém critério não usado para desempate.

Hílton jogou 33 partidas das 37 já realizadas no campeonato pelo time.

A última rodada é no próximo domingo. Tanto o Montpellier quanto o PSG jogam fora de casa na última rodada contra Auxerre e Loriente, respectivamente.

Boa sorte!!!

GRÊMIO METROPOLITANO X PARANÁ CLUBE


E o Paraná Clube volta a campo hoje.

O Paraná deve ter um time misto, visando o confronto contra o Guarani no sábado e contra o Nacional depois de amanhã.

Faço a pergunta:

Qual foi a última vez que o Paraná Clube jogou em uma segunda-feira?

domingo, 13 de maio de 2012

LIMA - "MELHOR MARCADOR"


O ex-atacante do Paraná Clube, Lima, é o "melhor marcador", como se fala em Portugal, ou artilheiro, do Campeonato Português 2011/2012.



Lima, atacante do Braga e Cardozo, do Benfica, fizeram 20 gols cada.

Além da artilharia uma outra estatística marca a ótima campanha do atacante. Apenas 5 jogadores, inclusive ele, atuaram em todas as 30 rodadas do campeonato, sendo 2 goleiros.

Lima foi titular em 29.

GRÊMIO MARINGÁ 1 X 2 PARANÁ CLUBE

É muito complicado comentar um jogo sem ver.

Mas o Paraná precisa ganhar com mais tranquilidade estes jogos do estadualzinho até para conseguir se poupar mais.

Vencer é o que importa, mas ter que correr a maior parte do jogo em busca dos 3 pontos pode cansar e atrapalhar.

Ricardinho após o jogo reconheceu alguns erros e precisa corrigir. Este time, pelo menos 70% é o titular  para as primeiras partidas da Série B.

A próxima partida já é amanhã em Maringá, porém contra o Metropolitano.

sábado, 12 de maio de 2012

GRÊMIO MARINGÁ X PARANÁ CLUBE


Retornando ao estadualzinho.

Tomara que o time Paranista não sinta a derrota para o Palmeiras e jogue bem. São três jogos em sequência até o início da Série B.

Então é hora dos ajustes finais para então começar o grande objetivo do ano.

Hoje o jogo é contra o Grêmio Maringá. Este perdeu para o Junior Team.

O que esperar?

sexta-feira, 11 de maio de 2012

FPF TERÁ QUE ALTERAR A TABELA

Novamente a Federação Paranaense vai ter que mudar a tabela do ridículo estadualzinho.

Por conta da classificação do Goiás para as quartas de final da Copa do Brasil a CBF teve que alterar os jogos do time goiano.

Com isso o jogo contra o Paraná que estava marcado para o dia 22/05 passou para o dia 05/06, às 21 horas no Serra Dourada. Porém neste dia já está marcado o jogo do Paraná contra o Grêmio Metropolitano.

E o jogo contra o Guaratinguetá que estava marcado para o dia 05/06, passou para o dia 09/06 na Vila Capanema.

Mais uma vez está provado que a teimosia e arrogância da Federação estraga a cada dia o futebol do estado.

ÁRBITRO "BRIGA" COM A IMAGEM EM SÚMULA

 O árbitro do jogo entre Palmeiras x Paraná Clube, Péricles Bassols, ao justificar na súmula a expulsão do atacante Douglas do Paraná "briga" com a imagem do que realmente aconteceu.



Diferente do que ele escreveu, o Douglas não empurrou buscando que o zagueiro Henrique se chocasse com o goleiro. Quem fez o movimento com o corpo foi o zagueiro em relação ao jogador do Paraná. O atacante apenas se defendeu.

Diferente também do que o árbitro escreveu, os jogadores não se confrontaram testa a testa. O jogador do Palmeiras deu uma cabeçada frontal no jogador do Paraná Clube.

E para finalizar, se o árbitro for expulsar jogadores por se xingarem, nenhuma partida terminará.

Confira o vídeo do lance e tire sua conclusão:




O link com a súmula completa é este: http://sumula.cbf.com.br/sumulas/papa090512s.pdf
O vídeo é do usuário CAMFWAYNE5 do YouTube.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

ESTADÃO OU ESTADINHO?


Dando uma olhada nas matérias da vitória do Palmeiras contra o Paraná me deparo com uma extremamente lamentável.

É incrível como certas mídias e algumas tão tradicionais como é o Estado de São Paulo conseguem ter em seu quadro de funcionários jornalistas como o desta matéria. O nome do "magoadinho", pois pelo que ele escreve deve ter acontecido algo que o fez ficar bravinho, é Mateus Silva Alves.

Agora, mais culpado que ele é quem contrata e deixa uma matéria desde nível ir para o jornal e para a página do jornal na internet.

Escrever estes tipos de besteiras não é coisa de jornalista.

"o Paraná, que ainda está longe de ser uma boa equipe, se é que um dia será, teve os seus momentos."


"A expulsão de Henrique e Douglas por um desentendimento na área palmeirense não mudou o cenário: o grandalhão só estava apanhando da bola e o zagueiro não fez falta ao Palmeiras, já que o ataque paranaense não fazia nem cócegas."

E tem mais absurdos ainda, se quiser conferir basta ver o link:

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,goleada-fortalece-e-leva-paz-ao-palmeiras-,871011,0.htm?reload=y

Mais um exemplo de péssimo jornalista, de péssima editoria, enfim, de um péssimo jornal.

BAND - LAMENTÁVEL

Eu assisti a maior parte do jogo de ontem na BAND.

Fazia muitos anos que não acompanhava um jogo do Paraná neste canal e mesmo sabendo da incompetência da narração do gagá Luciano do Valle e do péssimo Neto, acompanhei por curiosidade para ouvir as besteiras e também porque a imagem é muito boa.

Nos momentos que ali acompanhei, ouvi muita besteira, muita ignorância, muito desrespeito com o telespectador. É nítido que Neto com seus comentários irônicos e arrogantes é deprimente.

E não foi apenas ontem, sempre desrespeitam os clubes que não fazem parte de São Paulo. Já assisti partidas da dupla atletiba e foi a mesma coisa.

Mas vou poupar meu teclado e os olhos de quem lê este post simplesmente porque comentar algo destas pessoas é perda de tempo, basta ver o vídeo abaixo.
Em 2008 o ex-narrador em atividade Luciano do Valle criticou várias pessoas, porém continua trabalhando com os mesmos:



Sobre o Neto nem vou colocar os vídeos, principalmente dele cuspindo no rosto de um árbitro com o estádio cheio e televisionado para o Brasil inteiro.

Mas veja uma resposta que ele recebeu do então goleiro Marcos do Palmeiras:



Atualizando:

Eu escrevei que não colocaria um vídeo do Neto, mas este vale a pena. O recalque dele é desde os tempos que ele jogou no Matsubara. Ele é magoadinho há muito tempo. Confira:

PALMEIRAS 4 X 0 PARANÁ

O Paraná está eliminado da pré-temporada.

Agora é pra valer, pensar nas metas do ano que são os acessos.

Sobre o jogo, alguns comentários:

Palmeiras

As duas semanas que ficou sem jogar serviu para o Felipão corrigir alguns erros. O time entrou em campo com os pés no chão e sabendo das suas limitações. O Palmeiras não tem um grande time, mas tem bons jogadores e sabem o que fazer com a bola e tem bom posicionamento.

Mazinho e Marcos Assunção e Márcio Araújo foram muito bem. Importantes taticamente e principalmente com a bola no pé.

Paraná

Entrou com um time muito técnico no meio de campo. Gostei da coragem do técnico. Saiu da mesmice que ronda o futebol brasileiro e principalmente do Paraná Clube. 

Não deu certo pelo resultado, mas até quando o Paraná estava vivo no jogo, apesar de alguns erros técnicos e táticos facilmente ajustáveis, o time estava consciente do que precisava fazer.

O Paraná pecou em momentos cruciais. Dois gols perdidos na cara do gol. Se e aí entra o "se", o Douglas tivesse feito o gol no início do jogo muita coisa teria mudado.

Perdidas de bola no local e na hora errada. 

Mas mostrou ser um time valente e tentando jogar de igual para igual com o Palmeiras. Até conseguiu ser melhor em alguns momentos, mas futebol não pode dar chance para o azar. Bola perdida infantilmente e gols perdidos, não dá outra, vitória do adversário.

Arbitragem

Quase perfeita se não fosse dois detalhes: O árbitro é medroso e covarde.

Ele preferiu se omitir do lance da expulsão do Douglas e do Henrique. Ao invés de aplicar a regra, não, viu que se colocasse apenas o Henrique na rua, poderia causar problemas e uma possível eliminação do Palmeiras. A camisa pesou.

E também que os árbitros não aprenderam ainda que o Valdívia é o maior cai-cai do futebol. E os caros homens de preto aceitam e marcam todas as faltas. 


Mas nada está perdido, pois o ano nem começou ainda. A Copa do Brasil foi uma pré-temporada de luxo e agora sabendo das limitações do time, dos erros a serem corrigidos, a comissão técnica vai trabalhar para acertar o time para a disputa da Série B.

Parabéns aos Tricolores que estiveram na Arena Barueri e cantaram o jogo inteiro. Exemplo!!!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

PALMEIRAS X PARANÁ CLUBE



Chegou a hora de voltar ao principal torneio brasileiro do momento.

Jogo difícil? Sem dúvida.

Palmeiras favorito? Sem dúvida.

O Paraná tem chances de conseguir a classificação? Sim.

A pressão pelo resultado será do Palmeiras mesmo tendo conseguido a vitória no jogo de ida. Qualquer resultado que não seja a classificação do time alviverde será um balde de água fria e a instalação de uma gigantesca crise no Palestra Itália.

O Paraná precisa usar esta pressão para mostrar seu futebol com tranquilidade, responsabilidade mas com alegria. Os jogadores precisam entrar em campo soltos diferente do primeiro jogo que pareciam presos em campo.

O gramado da Arena Barueri é excelente e o Paraná precisa explorar o seu toque de bola.

O time Paranista está indefinido oficialmente. Há grande chance do Wellington fazer sua reestreia com a camisa Paranista. Seria uma ótima opção, já que Wendel não vem rendendo muito.

Amarildo pode compor a dupla de zaga com André Vinícius. Eu escalaria esta dupla e deixaria o Alex Alves na marcação no meio-campo.

Caso o time seja mais "leve", Alex Alves jogaria na zaga e Cambará assumiria a posição de primeiro volante.

No ataque Douglas, Nílson e Elias "brigam" por duas vagas. É uma escolha difícil, mas que depende da formatação tática do time.

Clique na imagem para ampliá-la

Pelo lado Palmeirense, Felipão tem força praticamente total para armar seu time. O único desfalque é do titular Luan. Maikon Leite ou Mazinho será o titular ao lado do Barcos.

O restante do time é o mesmo que venceu o primeiro jogo.

Acredito na vitória do Paraná e para ser bem dramático nas cobranças de pênaltis. Mas para isso o Paraná precisa jogar de forma inteligente, cuidar para não dar chance da bola parada ao adversário e acreditar que pode vencer. O Palmeiras não é um bicho de sete cabeças e a pressão da torcida mudaria de lado caso o Paraná abra o placar.

A arbitragem será do carioca Péricles Bassols. Será a primeira partida dele apitando jogos do Paraná.

COLUNA - "DIVIRTAM-SE"

A Paranautas em parceria com o Jornal do Ônibus e o Jornal e Correio Paranaense possui uma coluna semanal e fui convidado a escrevê-la.

Confira a coluna onde escrevo sobre o jogo de hoje contra o Palmeiras:

http://jornaldoonibusdecuritiba.com.br/book/

http://jornalcorreioparanaense.com.br/book/

terça-feira, 8 de maio de 2012

PARANÁ CLUBE ABSOLVIDO

O Paraná Clube foi julgado na noite desta segunda-feira, 06, pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, no Rio de Janeiro. O Tricolor foi denunciado por atraso na partida contra o Ceará, na Vila Capanema, e pela paralisação do jogo contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil. Na ocasião, torcedores acenderam sinalizadores e a fumaça impediu a continuidade do jogo.

Defendido pelo advogado Itamar Côrtes, da Scopo Sports, o Paraná Clube foi multado em R$ 1.200 pela reincidência no atraso no início da partida. Porém, na questão da paralisação, foi absolvido por unanimidade de votos. “Ficamos satisfeitos com o resultado. Entendíamos que a fumaça dos sinalizadores não gera desordem e por isso o clube não deveria ser punido. Felizmente todos entenderam assim também”, contou Côrtes.

Fonte: Backstage Comunicação

Nada mais justo a absolvição. Não foi algo propositadamente feito e ainda por cima com o time da casa perdendo o jogo.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

JUSTIFICATIVA DA CBN

A CBN Curitiba, através do seu twitter e também pelo diretor e esportes, Valmir Gomes, explicou o motivo da não transmissão dos jogos do Paraná Clube conforme citei em outro post.

"Esta decisão não partiu do departamento de esportes. O Valmir Gomes lutou para a rádio transmitir todos os jogos do Paraná." - twitter da rádio (@esporteglobocbn)

"A não transmissão dos jogos (do Paraná) é uma determinação da alta direção da CBN" - Valmir Gomes.

O dono da rádio é o Joel Malucelli que diz ser favorável ao fortalecimento do futebol do estado. Porém ignora as transmissões dos jogos do Paraná Clube.

Se não bastasse os inúmeros erros cometidos nas informações passadas sobre o clube a rádio deixa de transmitir os jogos.

Qual a explicação?

domingo, 6 de maio de 2012

CASCAVEL 0 X 1 PARANÁ CLUBE

Com o time totalmente mudado, o Paraná conseguiu mais um importante resultado.

O gol foi marcado pelo atacante Elias de pênalti.

Agora o Paraná volta a pensar na Copa do Brasil, quarta-feira em Barueri contra o Palmeiras.

Vem surpresa por aí. Eu acredito.

sábado, 5 de maio de 2012

CASCAVEL X PARANÁ CLUBE


Jogo de novo, já?

Sim, graças aos incompetentes Hélio Cury e Amilton Stival.

O time do Paraná deve ter muitas mudanças, mas nenhuma oficializada pelo técnico Ricardinho ainda.

Se o tive for totalmente reserva, inclusive o goleiro, seria mais ou menos assim:

Thiago Rodrigues; Lisa, Fransuar, Alisson e Henrique Ávila; Henrique Alemão, Lucas Souza, Wellington e Maicon; Elias (Aymen) e Hugo.

Mas qualquer escalação divulgada agora não passa de especulação.

Pelo lado do Cascavel, não conheço os jogadores. O time está invicto. Empatou com o Cincão e ganhou do Grecal.

O que esperar? Uma vitória do Paraná.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

FOZ 0 X 1 PARANÁ CLUBE

Começo a postagem com a manchete da Gazeta do Povo após a partida:

"Paraná sofre, mas vence o Foz fora de casa"

Quem assistiu a partida sabe que não foi nada disso. Incrível como tem gente determinada a fazer polêmica.

O Paraná, como a própria Gazeta escreveu, está num ritmo de maratona e exigir goleada em todos os jogos é estupidez.

O Paraná controlou a partida do início ao fim. Alguns jogadores jogaram menos que o esperado, como o Wendel que mais uma vez foi substituído no intervalo, mas em momento algum o time sofreu perante o adversário.

Nílson foi o autor do gol da vitória.

Ricardinho promoveu as estreias de Amarildo e Hugo. O primeiro jogou muito bem e deve ser o titular frente ao Palmeiras.

Para o jogo contra o Cascavel, já no domingo, Ricardinho deve colocar um time totalmente diferente.

Gostaria de elogiar as rádios que estiveram em Foz e permanecerão ao lado do Paraná e prezando pela informação. Estiveram lá a Rádio Banda B, Rádio Transamérica e Rádio 98.

A Rádio Globo/CBN não transmitiu nem pela FM e nem pela AM.

Até entendo que as outras AM´s não transmitam, pois como disse o dono da CBN Curitiba, Joel Malucelli à rádio BandNewsFM, as rádios AM mal conseguem lucro transmitindo esporte e algumas vezes ficam até no prejuízo.

Mas a CBN tem cacife para transmitir também, porém o que vem parecendo é que a rádio é muito mal administrada no lado esportivo. É obrigação das principais rádios que transmitem futebol estarem ao lado dos times de Curitiba. Talvez a CBN não esteja mais entre as principais rádios da capital.

COLUNA - "SÓ O INÍCIO DA MARATONA"



Na minha coluna no site Paranautas.com escrevo sobre o início da maratona que o Paraná terá.

Escrevo também sobre alguns erros deste campeonatinho que a Federação organiza, ou tenta, pelo menos.

Confira um trecho:

Teve jogo na terça-feira, teremos mais um hoje, outro no domingo e na próxima quarta-feira o importante desafio frente ao Palmeiras. A maratona é apenas o início das maiores barbaridades cometidas por uma federação na história do futebol brasileiro. Mas o assunto já foi bastante discutido e as soluções que poderiam ter evitado estes problemas também. A teimosia prevaleceu.


Contra a Junior Team, a Vila Capanema parecia estar recebendo um amistoso. Não havia placas de propaganda à beira do gramado, nenhuma televisão transmitindo e uma arbitragem preguiçosa. É assim que a federação administra o seu campeonato, uma verdadeira várzea.


O pior de tudo é que o Paraná Clube fará seis partidas seguidas fora de casa e o seu torcedor só poderá assistir uma pela televisão, frente ao Palmeiras. As partidas pelo estadualzinho não terão transmissão televisiva. Pelo twitter alguns jornalistas escreveram que não foi por falta de vontade das emissoras de televisão para não ter as transmissões. A pergunta que fica é: Por que então não teremos transmissão dos jogos, principalmente do Paraná Clube fora de casa? Será que o presidente Hélio Cury ou algum diretor da entidade poderia responder?

Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.

FOZ X PARANÁ CLUBE



O Paraná joga hoje pela 8ª rodada da competição. Coisas da Federação sem casa comandada pelos Srs Hélio Cury e Amilton Stival.

Sobre o jogo não tem muito o que falar. O Foz ganhou a primeira partida em casa contra o Serrano por 1 a 0.

Pelo lado Paranista, o técnico Ricardinho deve manter o mesmo time que goleou a Junior Team e poupar o time para jogar contra o Palmeiras. Com isso o time de domingo seria totalmente diferente.

Porém ele pode também fazer o inverso, ou seja, colocar um time diferente hoje e escalar no domingo o mesmo time que jogará contra o Palmeiras.

Um misto dos times acho que ainda não vai acontecer.

Independente do time que entrar o que se espera é mais um vitória. Se de goleada, melhor ainda.

O triste é que por conta da Federação não haverá transmissão televisiva.

Pelo rádio somente após às 20 horas por conta da Voz do Brasil.

Emissoras de TV tentaram a transmissão, mas pelo que parece a Federação não quis negociar.

Quem paga o pato é o torcedor que não poderá acompanhar o seu time.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

ELENCO PARANISTA

O Paraná caiu na estrada e jogará 6 partidas fora de Curitiba. Teremos partidas seguidas com um intervalo médio de um pouco mais de 50 horas entre um jogo e outro.

O elenco pode sentir o ritmo da mudança de jogos. Até agora poucos e a partir de amanhã, muitos seguidos.

Confira o elenco até o momento:

clique na imagem para ampliá-la

Fazendo uma avaliação rápida:

1) No gol estamos bem servidos. Não acho necessário contratação.

2) Nas laterais talvez seja interessante a contratação de um lateral-direito. Paulo Henrique é o titular absoluto e deve jogar a Série B. Já Lisa deve ser fixado para jogar o estadualzinho. Na esquerda os dois tem boas condições técnicas. Se não houver lesões e problemas físicos, tudo ok.

3) Na zaga deve chegar mais um jogador nos próximos dias. Aí acredito que o sistema defensivo esteja fechado. Haverá uma boa "briga" pela titularidade.

4) Com as contratações do Zé Luis e Ricardo Conceição a posição de volante está bem servido.

5) Na meia acho que ainda precisa contratar pelo menos mais um jogador até para dar mais opções táticas ao técnico Ricardinho.

6) No ataque, não vi nenhum jogo do Arthur, não posso comentar. Se for bem não precisa contratar, senão seria interessante mais um jogador para jogar mais aberto. Na posição mais centralizada, apesar de não ter gostado da contratação do Hugo, dou crédito para a diretoria. A princípio Nílson e Douglas serão os principais jogadores para jogar a série B. Talvez seja necessário mais uma contratação.

Davis não consta na lista, pois deve ser negociado.

Na zaga, apesar de alguns jogadores estarem no lado direito e outros no esquerdo, pode haver mudanças na prática, assim como o Alex Alves jogar de volante e o Packer de meia.

Apesar dos comentários, somente na prática, enfrentando as maratonas de jogos, é que dará para fazer uma avaliação, principalmente pela questão física.

terça-feira, 1 de maio de 2012

PARANÁ CLUBE 6 X 1 JUNIOR TEAM

Jogo sem transmissão de TV.

Sem nenhum patrocínio.

Uma arbitragem fraca.

Um campeonato ridículo.

Se o Paraná precisa passar por isso pelos erros de seus ex-diretores, que seja assim.

E hoje foi.

Os jogadores e o treinador Ricardinho não tem nada a ver com isso.

O Paraná atropelou o fraco time da Junior Team. Ao natural o Paraná jogou bem e foi fazendo o resultado.

Douglas marcou 3 com muita qualidade, em sua primeira partida como titular. 

Luisinho, o artilheiro do time no ano fez 2.

Fernandinho fez o seu, logo na sua primeira partida como titular também.

Ricardinho fez alterações no time e Cambará foi a grande novidade. Jogou como 1º volante e foi bem.

Agora o Paraná joga 5 jogos seguidos pelo campeonatinho paranaense fora de casa e mais um jogo pela Copa do Brasil.

Detalhe que destes 6 apenas contra o Palmeiras será transmitido pela TV. Os outros apenas pelas emissoras de rádio. Será que nenhuma TV poderia transmitir?