sexta-feira, 29 de novembro de 2013

COLUNA - "SATURAÇÃO DOS TREINADORES"

Na minha coluna no site @Paranautas escrevo sobre a procura do novo técnico do time.

Confira um trecho:


Mais uma vez, o Paraná Clube buscará outro técnico para iniciar o ano que vem. Infelizmente, não houve acordo para a permanência do técnico Dado Cavalcanti. Já era esperado que isso aconteceria. O treinador mostrou potencial e no primeiro turno, dentro de campo, vimos algumas inovações táticas, mas no decorrer do trabalho alguns fatores levaram ao fracasso do time no segundo turno. O problema principal ainda é desconhecido por parte da torcida.

Página virada, o clube busca um novo técnico, mas o perfil do profissional deve ser o mesmo, ou seja, jovem, dentro do teto salarial e que tenha mostrado competência e potencial em outro lugar.

A inflação dos salários dos treinadores não permite a contratação de um perfil mais “rodado” e experiente. Acho que a diretoria acerta em manter um perfil inovador, e no mercado há vários exemplos disso. Há algum tempo venho comentando sobre o trabalho do Fernando Diniz no Audax/SP. Assim como em outros clubes anteriores, o trabalho do ex-jogador do Paraná Clube é muito bom. O problema é que ele deve disputar o Paulistão/2014 e impediria de assumir outro clube.

Vasculhando alguns nomes, fiz uma curiosa relação dos técnicos que estão desempregados. Lógico que a maioria não se encaixa no perfil do clube, mas a saturação do mercado fica cada vez mais evidente. Nesta relação abaixo coloquei apenas os nomes mais conhecidos do mercado:


Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.


sexta-feira, 22 de novembro de 2013

COLUNA - (IN)EXPERIÊNCIA



Na minha coluna no site Paranautas faço uma breve análise da diretoria, comissão técnica e boleiros e uma das principais falhas na Série B.

Confira um trecho:

Mais uma vez, o Paraná Clube não conseguiu atingir o objetivo de voltar à Série A. Porém, diferente dos últimos anos, o Tricolor deu pinta que conseguiria pelo início de campeonato que vez. Início este que não foi sorte ou acaso, mas competência. Ao final do primeiro turno, fiz uma coluna com a manchete “Meio caminho andado”, pois é, mas por vários fatores, sendo o principal ainda desconhecido pela torcida, o time desandou e fez um monte de vexames no turno final.

Se dividirmos em setores do clube para fazermos uma análise, podemos começar com a diretoria. A mudança de postura administrativa aconteceu, mas ainda foi pouco pela quantidade de problemas que o clube possui. No futebol, a responsabilidade esteve com o diretor Alex Brasil, que pecou em certos momentos, principalmente quando precisou interceder nos períodos de problemas financeiros do clube. Tanto é que sobrou para o técnico Dado Cavalcanti ir aos microfones e desabafar. Da cúpula diretiva, o responsável maior pelo futebol foi o Paulão, que também não conseguiu administrar os problemas ou pelo menos identificar o mais grave de todos. Não se pode tirar a responsabilidade também do presidente, que caiu no problema da falta de experiência para gerir o futebol em si.

O treinador Dado Cavalcanti veio cheio de expectativas e logo de cara mostrou potencial. Treinamentos diferenciados, jogadas ensaiadas, dinâmica de jogo que há muito tempo não se via e, consequentemente, uma campanha excelente na primeira fase da competição. Porém, novo como que é, e inclusive admitido por ele, passou por diversas situações não vivenciadas antes. Em certos momentos, conseguiu tirar de letra, porém acabou se perdendo no meio do caminho e, sem um respaldo maior de alguém com experiência na gestão de futebol, não conseguiu desenvolver o bom trabalho. Vale lembrar que toda a comissão técnica é bastante jovem. O trabalho dele foi decepcionante? Acredito que não. Já vimos treinadores experientes fazerem lambanças inacreditáveis e não seria um treinador jovem que deixaria de errar em certas ocasiões. A inexperiência pesou.

Para ler na íntegra, clique aqui.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

RIFA DE NATAL PARANAUTAS

Quer concorrer a um kit da Paranautas com vários brindes? Saiba como participar

É amigo Paranista, apesar de o desfecho da temporada não ter sido da forma como imaginávamos, para trazer mais alegria a família Tricolor neste final de ano resolvemos presentear nossos torcedores com mais uma promoção: A rifa de Natal Paranautas.

Além de concorrer a um kit com diversos prêmios (moletom, camisa, bermuda, mousepad, caneca e bandeira), ao adquirir uma rifa você ajuda a equipe que organiza a comunidade, também composta 100% por paranistas que trabalham de forma voluntária, a manter o portal, organizar outros eventos e seguir auxiliando o Clube com ações semelhantes a do patrocínio na camisa feito neste ano.

Para participar você pode adquirir um ou mais bilhetes pelo valor de R$10,00 cada. Saiba onde adquirir seus bilhetes:

1) Na Vila Capanema: Alguns Paranautas estarão espalhados pelo estádio próximo às bilheterias, na última partida na Vila este ano agendada para o dia 30/11, entre Paraná x Icasa.

2) Por meio de transferência ou depósito bancário: Neste caso é imprescindível encaminhar um email para presidencia@paranautas.com informando seu nome e telefone para contato, junto do comprovante do depósito. IMPORTANTE - só serão consideradas as compras de quem fizer a identificação corretamente e informar a data e hora do depósito.

As contas que aceitarão depósitos/transferências das rifas são as seguintes:

HSBC (código do banco: 399)
Agencia: 0054
Operação: 001 (conta corrente)
Número da conta: 16834-03
Nome: Felipe Ribas Gomes Zwolinski
CPF: 076.708.139-03

Caixa Econômica Federal (código do banco: 104)
Agencia: 1632
Operação: 013 (conta poupança)
Número da conta: 12931-0
Nome: Felipe Ribas Gomes Zwolinski
CPF: 076.708.139-03





















O sorteio será realizado no dia 19/12/2013, no aniversário do Paraná Clube, e amplamente divulgado em nosso portal, forum e redes sociais.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

PARANÁ CLUBE 0 X 1 CHAPECOENSE

Futebol não tem milagre.

Não seria de um jogo para o outro depois de um turno quase inteiro sem profissionalismo, responsabilidade e respeito ao torcedor que mudaria a vontade dos jogadores em ganhar.

Até tentaram dar um migué convincente, mas a derrota foi justa.

Mais cedo ou mais tarde a verdade do problema aparecerá.

O que resta agora? Repensar e muito os erros cometidos e planejar 2014 desde já e não falo apenas em trocar a grama sintética ou colocar a cobertura lateral da piscina.

Já ao torcedor, este vai demorar para aceitar a palhaçada ocorrida neste segundo turno. Toda a mobilização que ocorreu este ano, os bons públicos, a recepção no aeroporto depois de derrotas, recepção no estádio antes das partidas, etc... etc... etc..., isso talvez não volte a acontecer tão cedo, infelizmente.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

PARANÁ CLUBE X CHAPECOENSE

O Paraná Clube entra em campo hoje ainda em busca acesso.

Dado Cavalcanti muda o time novamente com algumas surpresas.

Marcos e Alex Bruno serão os titulares. A justificativa do técnico para colocar Marcos seria para criar um fato novo e dar uma chance ao arqueiro ainda com o time buscando uma vaga. Segundo o técnico não seria justo colocá-lo quando o time estiver sem chances de subir.

Acho que se fosse isso teria que ter feito isso lá atrás quando mudou o time drasticamente contra o Ceará. Agora me parece outra coisa.

Já com a escalação de Alex Bruno demonstra claramente que os zagueiros que estavam jogando estão com problemas técnicos, preguiça ou algo ainda mais sério mesmo.

Até que enfim o Paraná deverá jogar com dois meias e dois atacantes. Lúcio Flávio, espero que com vontade, terá ao seu lado Paulinho Oliveira. E no ataque Reinaldo volta ao time novamente depois de se recuperar de uma leve lesão e jogará ao lado de Paulo Sérgio.

A Chapecoense está invicta há 9 jogos sendo que os últimos 5 jogos foram empates e os últimos 4 por 0 a 0. Uma vitória do time catarinense pode matematicamente garantir o acesso nesta rodada. Um dos resultados que ajudariam neste acesso seria o empate entre Ceará x Avaí.

Ao Paraná resta vencer se é que os jogadores do Paraná querem isso e automaticamente dar ao Palmeiras o título automática e matematicamente mesmo que perca para o Paysandu.

E aí, boleiros, qual vai ser? Vão jogar futebol de verdade e buscar a vitória ou teremos nova palhaçada hoje?

domingo, 10 de novembro de 2013

BOA ESPORTE 3 X 2 PARANÁ CLUBE

O jogo foi na sexta-feira, mas preferi escrever este post apenas hoje.

Sobre o jogo em si faço o convite para ler o texto produzido pelo Igor Sausmikat, leitor assíduo deste blog, mas não é Paranista. Reparem na indignação e a revolta dele. Imagine então de nós torcedores Paranistas.

http://igoresportes.blogspot.com.br/2013/11/boa-esporte-3-x-2-parana-serie-b-e-no.html

Faço alguns questionamentos e comentários sobre esta patética situação do time.

1) Foi um dos piores primeiro tempo que vi neste ano e não falo apenas de jogos do Tricolor e sim no geral. Um time que precisava ganhar de qualquer jeito atuando com preguiça, sem qualquer responsabilidade e abusando dos chutões.

2) Qual é o problema dos jogadores? Por que há o racha entre o grupo, pois vendo o jogo pareceu isso. Alguns lances onde alguns jogadores simplesmente desistem de alguns de jogar, alguns não tocam a bola para outros. Em um lance no final do primeiro tempo o Lúcio Flávio abandonou completamente a marcação e deixou o jogador do Boa Esporte cruzar a bola. Simplesmente ridículo.

3) Como que a diretoria e a comissão técnica deixa o Henrique Ávila jogar com a camisa Paranista com aquele visual? Se fosse um craque, né? Mas não, muito pelo contrário.

4) Lamentável a declaração do Brinner ao final do jogo como que se a derrota de virada para um timeco fosse normal. É bem a cara da maioria dos jogadores que não se preocupam com o sentimento do torcedor.

5) Avaí, Icasa, Sport e Joinville perderam na rodada. Isso significa que se os jogadores do Paraná Clube não tivessem entregado o jogo o time estaria na quarta posição. Porém nenhum time estava ganhando por 2 gols de diferença. Mas o Paraná Clube com seus 11 jogadores na área consegue tomar um gol de escanteio sem que ninguém pule na bola. Uma verdadeira palhaçada destes boleiros que não respeitam a camisa que vestem. Qual o motivo? Cabe ao diretor ou presidente do clube dizer. É impossível não saberem como um time experiente como este que fez um excelente primeiro turno fazem o que estão fazendo.

O resumo da palhaçada que os jogadores fizeram é que o time continua 2 pontos atrás do quarto colocado, porém agora na décima posição. Ainda dá para subir, mas precisa ser muito ingênuo para achar que os jogadores vão voltar a jogar com vontade, responsabilidade e profissionalismo.

Vamos ver na terça-feira como será o jogo. Eu sinceramente não espero mais nada, inclusive não farei mais análises das rodadas e resultados que podem ajudar o Paraná, já que os jogadores não querem ganhar.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

BOA ESPORTE X PARANÁ CLUBE


Vencer, vencer ou vencer.

Termo batido, mas real na atual situação.

O time do Boa Esporte Itinerante não tem pretensão para subir e nem corre risco de ser rebaixado. Como será que vai entrar em campo? Qual motivação? A situação do time é a seguinte: o clube disponibilizou 2 mil ingressos gratuitos para a torcida ir ao jogo e ver a atuação de número 50 do Marcelinho Paraíba.

O que precisa é o Paraná Clube entrar com muito mais disposição, técnica e tática que o adversário.

O provável time do Paraná é:

Luis Carlos, Roniery, Edimar, Alex Alves, Henrique, Sitta, Conceição, Moacir, Lúcio Flávio, Paulinho Oliveira e JJ Morales.

O esquema tático pode alternar entre o 4-1-4-1, 4-2-3-1 ou 4-3-2-1. O importante é tentar pressionar o adversário logo na saída de jogo.

Com a bola é preciso tranquilidade, inverter as jogadas e não ficar dando balão para a área. É preciso aprofundar as jogadas até a linha de fundo. Paulinho Oliveira dará velocidade, mas não pode ter pressa.

Morales precisa ficar mais fixo na área. Se sair demais o time ficará sem finalização.

Caso a estratégia não dê certo no banco o técnico terá Fernando Gabriel, Rubinho, Carlinhos e Paulo Sérgio. Tem o Kayke também, mas como anda com sono é melhor deixar quietinho descansando.

Ou vence ou dá tchau para o campeonato. Que os jogadores entrem com este espírito.

O árbitro será o capixaba Pablo dos Santos Alves. Não é tão fraco quanto os que tem por aí, mas gosta de se impor em campo. Se apitar tranquilamente, o que acredito que será o jogo, não terá problema. Se quiser virar estrela vai ter problemas.

COLUNA - ELEIÇÃO


Na minha coluna no site @Paranautas escrevo sobre a eleição no Paraná Clube, o objetivo de hoje no jogo contra o Boa Esporte e sobre Dado Cavalcanti e sua atitude no último jogo.

Confira um trecho:

Em meio ao final da competição, o Paraná Clube terá eleição para a presidência do clube no biênio 2014/15. Não era o melhor momento para tal evento, mas como tudo depende de questões estatutárias e tudo é muito complicado para alterar, o que resta é definir o novo presidente. De um dos lados a atual gestão do presidente Rubens Bohlen, que pretende dar continuidade ao trabalho e concretizar algumas promessas que até agora não foram possíveis sair do papel.

A grande surpresa na disputa para o cargo presidencial é a possível candidatura do Paulão. Tão surpreendente assim, será? Fico imaginando as promessas do candidato para tentar a eleição que seria um sonho ou puro ego? Paulão já fez várias promessas que não cumpriu. O bom nesta história, se concretizar, é que ele perderá a eleição e ficará fora da diretoria, pensando de forma lógica, pois ele abandonou o barco e a diretoria atual para tentar ser o mandatário do clube.

Deve haver também uma terceira chapa, encabeçada por Antonio Rodrigues da Costa, ouvidor do Clube. O favoritismo para vencer a disputa é do atual presidente Rubens Bohlen, o que seria muito justo. É lógico que o grande objetivo não foi conquistado ainda, que é a volta à Série A, mas de uma forma geral conseguiu ajustar muitas áreas do clube, administrar e solucionar alguns passivos deixados pelos vários incompetentes ex-presidentes.

Leia na íntegra.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

SECANDO OS ADVERSÁRIOS - RODADA 34

Dando continuidade na análise da rodada 34 para que os resultados possam ajudar o Paraná Clube.

Lembrando que nada importa se o Paraná Clube não fizer sua parte.

Vamos aos jogos da rodada:


A vitória do Atlético é importante, pois o time enfrenta o Sport na próxima rodada em casa. Ainda estará na briga contra o rebaixamento, mas não tão desesperado. Jogar desesperado contra o Sport que tem um bom contra-ataque é suicídio ainda mais no Serra Dourada. E a derrota do Bragantino também é importante porque continuará na briga contra o descenso e jogará na próxima rodada em casa contra o Icasa.

Será que o ASA pode fazer uma surpresa e vencer o Avaí? Tomara!

O Palmeiras precisa o quanto antes conquistar o título e a torcida vai exigir a vitória em casa já que no jogo do acesso empatou.

O jogo mais complicado da rodada é Ceará x Sport. Uma vitória do Ceará mantém o time na luta, mas teoricamente tira uma das vagas certas do Sport, pelo menos temporária. O Ceará joga contra o Avaí na próxima rodada em casa, seria melhor ele na briga ou desesperado jogando suas últimas fichas? Caso o Sport vença o Ceará dá um passo grande para o acesso deixando a última vaga para, teoricamente, 6 ou 7 times. Outro detalhe, o Sport vencendo o Ceará e o Atlético na próxima rodada pode fazer que contra o Paraná seja o jogo do acesso.
Na dúvida, um empate entre Ceará x Sport.

O Icasa pega Bragantino e Paysandu nas próximas duas rodadas, é preciso perder nesta rodada. O ABC precisa voltar a vencer senão corre risco de voltar a zona de rabaixamento. Na próxima rodada o ABC pega o Figueirense em Florianópolis então precisa ganhar nesta rodada em casa.

A vitória do Paysandu é interessante, pois mantém o time no bolo dos times que brigam contra o rebaixamento e como pega o Palmeiras na próxima rodada, corre o risco de ser rebaixado com antecedência. Sua permanência na briga para ficar na Série B é que na rodada 36 e 38 pega o Icasa e Sport, respectivamente. O problema é que os dois jogos são fora de casa. Se o Oeste vencer, praticamente se mantém na Série B. Seria interessante perder para ter que pontuar nos próximos jogos onde pega Joinville e Figueirense.

Apesar do Figueirense ser o último time na classificação que briga pelo acesso, tem a melhor sequencia de jogos. Precisa perder pontos nesta rodada. Depois pega ABC em casa e Oeste fora e ASA em casa e termina contra o Bragantino fora de casa.

Mas repetindo, toda esta análise é feita com o Paraná Clube conquistando os 3 pontos contra o Boa Esporte, senão não serve para nada.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

SECANDO OS ADVERSÁRIOS

Reta final do campeonato e sem depender de si mesmo e até para contar com ajuda dos demais participantes do campeonato, vamos aos resultados que interessam ao Paraná Clube, rodada por rodada, dia por dia de jogos até onde a chance acontecer para o acesso.

Bom deixar claro que não adianta apenas os outros resultados ajudarem sem o Tricolor fazer seu trabalho.

Amanhã acontecem os seguintes jogos:


Logicamente como um dos concorrentes e com mesma pontuação que o Paraná Clube, o América/MG precisa perder.

O São Caetano lutando contra o rebaixamento precisa manter a força até a rodada 36ª onde enfrenta o Joinville.

No outro jogo da rodada a Chapecoense que está muito perto do acesso precisa ganhar para vir a Curitiba na próxima rodada mais "tranquila".

Já o América/RN que corre um certo risco de rebaixamento é bom ficar no alerta para jogar com certa pressão contra América/MG e Avaí nas duas próximas rodadas.

PARANÁ CLUBE 1 X 1 PALMEIRAS

Foi um jogo duro, duro de assistir.

Muitos passes errados, marcação prevalecendo e poucas chances de gol.

Esperava-se mais do líder e virtual campeão.

Para o Paraná com os tantos desfalques e a inoperância do ataque ainda mais com o Lúcio Flávio jogando mal posicionado não teve como chegar ao gol do xarope Fernando Prass.

Nem as bolas paradas surtiam efeito, principalmente nos escanteios. A bola lenta e alta batida pelo Lúcio Flávio facilitava a defesa do time verde.

Passado o primeiro tempo o Paraná voltou pressionando mais na saída de jogo do Palmeiras.

Wesley, o jogador mais perigoso do Palmeiras tentava algumas jogadas.

Mas foi na reta final do jogo que as chances apareceram para ambos os times.

O Palmeiras colocou uma bola na trave.

Já Édson Sitta marcou um golaço num chutão de longa distância. Único jeito de fazer o gol.

Mas o raio caiu novamente no mesmo lugar. A infantilidade e incompetência do time Paranista resultou no gol de empate do Palmeiras aos 41 minutos e com imensa facilidade.

Final de jogo e o que parecia acabado o sonho do acesso ele se acendeu no domingo.

O Figueirense deu uma sonora goleada no Avaí na Ressacada com muita confusão nas arquibancadas.

O Paraná Clube está apenas 2 pontos do G4. A briga continua.

O empate contra o líder não seria um mau resultado se não tivesse tomado do gol da forma que tomou. Se alguns jogadores que estiveram fora puderam jogar como Reinaldo (se estiver bem), Luisinho e Paulo Sérgio (quem diria...), o time pode melhorar, principalmente no setor ofensivo.

Não dá mais para insistir no Kayke. É preciso reforçar o meio de campo com criatividade. 

O gramado da Vila atrapalhou e muito o jogo. Será que contra a Chapecoense no dia 12 estará melhor? Tomara que sim apesar que o CAP jogará lá no domingo mesmo devendo cumprir perda de mando. Mas como conseguiram, vai saber como, o tal efeito suspensivo, pior para o gramado e consequentemente ao Paraná.+

Anderson

O zagueiro contundido fez número em campo após o gol do Paraná Clube. Pior foi ter falado que as contusões podem ser porque está voltando antes do tempo. Oras, se aceitou isso e decidido internamente, que ficasse quieto. Mas  não, tem jogadores que acham que podem falar o que quiser.

Já que está "baleado" que fique fora.

Arbitragem

Como esperado foi uma péssima arbitragem. O tal do árbitro mostrou mais uma vez sua incompetência e arrogância. Risadinhas aos jogadores do Paraná Clube em alguns lances demonstra que ter o símbolo FIFA no peito não significa nada. Como este árbitro chegou ao tal nível FIFA?


Dado Cavalcanti

O treinador não concedeu entrevista coletiva após o jogo. Pediu uma reunião com a diretoria. Os mais apressados davam como certa a demissão do treinador.

A intenção do técnico era deixar a diretoria aberta caso achasse que uma troca de comando agora pudesse ajudar na situação do time. A diretoria descartou mudança no comando e o treinador continua. 

O duro é o treinador querer uma reunião com a diretoria e aparecer Paulão e Casinha...

5 jogos

Faltam 15 pontos a serem disputados. 10, 12 ou 13 pontos podem ser necessários para o acesso. 15 pontos acho exagero. Mas o negócio é vencer os próximos dois jogos. Contra o Boa fora e Chapecoense em casa. Passo a passo.

sábado, 2 de novembro de 2013

PARANÁ CLUBE X PALMEIRAS


Hoje o Paraná tem uma verdadeira decisão.

Os resultados da rodada até agora foram desastrosos ao Tricolor.

O time tem vários desfalques: Ronaldo Mendes, Welington, Cambará, Fernando Gabriel, Felipe Amorim, Paulo Sérgio, Luisinho e Reinaldo.

Mas não tem outro jeito hoje a não ser a vitória. Não será nada fácil, mas o Tricolor vai precisar de inteligência, paciência, raça, garra e não desistir em nenhum momento de cada jogada.

No outro lado um time muito bem montado e já classificado para a Série A de 2014.

Também terá uma arbitragem péssima, o mesmo árbitro que apitou o jogo contra o Bragantino. De olho nele. Espero que não atrapalhe o resultado do jogo.

É agora ou nunca.

É o momento da superação!

Luis Carlos, Roniery, Anderson, Alex Alves, Paulinho, Sitta, Conceição, Moacir, Lúcio Flávio, Kayke e JJ Morales. Deve ser este o time que tem a obrigação de buscar os 3 pontos.

Torcedor, incentive o time em todos os momentos, cada jogador em cada jogada, seja no acerto ou no erro.

Belíssima homenagem do clube que estampará na camisa do jogo. Parabéns para quem teve a ideia:


sexta-feira, 1 de novembro de 2013

COLUNA - "NÃO VIM ATÉ AQUI..."


Na minha coluna no site @Paranautas escrevo sobre a situação do Paraná Clube na competição.

Confira um trecho:

Não sou o torcedor que acredita em tudo independente do momento, os otimistas ao extremo. Também não sou daqueles pessimistas que em qualquer problema joga tudo para o alto e desiste. E muito menos alguns que tem por aí que esperam o momento certo, o trágico, para dizer: “eu avisei, estava na cara que iria acontecer”. É claro que não existe o certo ou o errado nestes perfis, é apenas uma questão de ponto de vista e posicionamento.

Em uma possível linha realista, ao meu entender, é impossível não dizer que a situação do Tricolor é bastante difícil, principalmente se olharmos os números e as projeções das próximas rodadas. Mas parafraseando a música dos Engenheiros do Hawaii, “não vim até aqui pra desistir agora”.

Na primeira partida da “Copa do Mundo”, como escrevi na coluna anterior, perdemos e agora enfrentamos o bicho papão da competição. O problema é grave e a solução é única, ou seja, a vitória. Não vai ser fácil, mas também não é impossível. O que o time precisa é ter inteligência, paciência e saber que se neste mesmo campeonato já conseguiu bons resultados é possível repeti-los.

Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.