segunda-feira, 24 de março de 2014

A BRINCADEIRA DE LABORATÓRIO ACABOU

Durante o jogo da goleada na Vila Capanema há duas semanas observava-se um ar de "o título é logo ali" por ganhar do time reserva do Atlético.

O técnico Milton Mendes mostrava-se não acreditar no que estava ocorrendo. Dava risadas parecendo um menino que acabára de ganhar seu primeiro caminhãozinho de brinquedo.

O Cone pediu até música no Fantástico, grandes coisas é verdade, mas é o que tem no momento, e soltou provocações que para o futebol são ótimas.

Mas e tem alguns mas por aí, o Atlético colocou o rabinho entre as pernas e foi estudar para tentar reverter a situação. No jogo seguinte perdeu novamente e até poderia ter sido de goleada novamente, mas não desistiu.

O Paraná fez o contrário. Desaprendeu, colocou o salto alto e por conta dos constantes atrasos no salário osa jogadores decidiram não treinar e não concentrar para o jogo decisivo na Vila Capanema.

Até sou favorável a não concentração, mas não do jeito que houve. Enfim, é papo para outro texto.

A vergonha então aconteceu. O time entrou sem vontade alguma em campo enquanto o time adversário, fraco diga-se de passagem diferente do que o técnico Milton Mendes falou, jogou com raça e consertando os erros dos jogos anteriores.

O Paraná Clube "brincou" de laboratório neste péssimo campeonato estadual. Contratou um monte de jogadores sem a mínima condição de jogar nem em suburbana, alguns até já foram embora. Lembram do Danilo Galvão, centroavante? Por onde anda? Qual foi o critério para tais contratações? Paulo Roberto rodou em um monte de times e não deu certo em lugar algum. Veio pra cá por indicação de quem? Qual motivo? Netinho veio machucado? Fabian Coronel nem reserva do Santa Cruz era e veio fazer o que aqui? 

O parceiro do clube, praticamente considerado um irmão por alguns de dentro do clube, disse em entrevista que dificilmente erra nas contratações. Acho que tem que trocar de olheiros, heim?

E o Mílton Mendes? Ainda está no cargo? É lógico que o time é fraco, mas nem mesmo um padrão de jogo o time tem. Muitas vezes era um bando em campo dando balão para o Cone na frente. A maioria das substituições erradas o que demonstra a falta de visão de jogo dele. O time perdendo e a solução é o Ricardo Conceição?

Quem foi que disse que o Conceição é meia? É um bom volante e só.

E as declarações do técnico? Cada uma mais patética que a outra.

Ele não tem culpa. Estava lá no Qatar "trabaiando" de auxiliar e alguém o convidou para voltar ao Brasil e ser treinador. Quem o indicou entende muito de futebol...

Laboratório feito, agora é hora de remontar o time. É hora do "irmão" Amaral provar que sabe de futebol. É hora do Roque Júnior mostrar que entende do "riscado" e passou e muito da hora da diretoria pagar os boleiros para evitar que repitam e repitam e repitam trocentas vezes as partidas que fizeram ontem e em outras oportunidades. Só assim vão poder cobrar dos boleiros que joguem com vontade e profissionalismo, algo raro hoje em dia. 

Esta na hora também de rever alguns conceitos em relação aos jogadores experientes. Lúcio Flávio não é mais o mesmo há muito tempo. Ou monta um time onde ele possa tentar jogar ou vai ficar impossível continuar neste ritmo.

E o Marcos? Falhando em quase todos os jogos. Pode melhorar ou está no limite técnico? Um preparador de goleiros melhor pode ajudar a melhorar? Se não, é preciso apostar em outro goleiro, no caso João Ricardo.

E por aí vai, analisar cada um dos jogadores porque senão vai penar na Série B e lógico, trazer um técnico competente e de menos blá blá blá, pois até aqui só foi isso que se ouvir do Milton Mendes.

8 comentários:

  1. Boa Luis!
    Já estava fazendo falta a lucidez com que aborda as coisas do Paraná.
    Eu concordo com todas suas observações aqui e acrescentaria o seguinte:
    Identificar já quem é o cabeça dessas paralisações e agitações e simplesmente eliminar do elenco. Eu suponho que o lider seja o próprio LF então diante também de sua irregularidade técnica não parece valer a pena mantê-lo no grupo, lamentavelmente.
    Valeus!
    João Carlos

    ResponderExcluir
  2. Hahaha

    Escutar o Minton Mendes dando entrevistas é realmente difícil!!

    Concordo com o que disse e sinceramente, se for para mandar parte embora e trazer outros iguais, aquele conhecido trocar seis por mais dúzia, que mandem parte retornar para o "parceiro" e coloquem os jogadores da Base.

    Ahhh, mas para o Brasileirão não dá!!! Bla Bla Bla, não dá no Brasileiro, não dá na ChamPINHÃO paranaense, quando vai dar? Se for para falar mal, pelo menos que estejam pagos e que sejam da casa.

    Jogadores: Porque o Arthur nunca joga? Vende ele para o Amaral e dai coloca para jogar!!! O mesmo com o Mann e outros.
    Falando do Marcos, ele fez algumas defesas mas também não estou com credibilidade nele, acho que era hora de ficar na reserva e dar lugar para outro.

    Lúcio Flávio: Jogando com Ricardo Conceição e mais um volante a altura, O Lúcio e mais um meia que seja rápido, para compensar a "lentidão" normal do nosso ídolo e além disso, tendo 2 atacantes para que ele possa servir, o LF ainda pode jogar sim!!!
    Mas fora disso já é pedir demais....

    Outra coisa: O que será que ocorre com os técnicos em ficar alterando táticas, mudando jogadores de posição e pior, acreditando que fez o correto? Custa muito fazer um 4x4x2? É difícil montar um banco onde se sair um meio campista outro entre no lugar? Ou com atacantes por atacantes, somente de estilos diferentes?

    Roque Junior e Cia: Algo que vem me incomodando muito, porque os dirigentes paranistas evitam de assumir as responsabilidades frente a torcida e imprensa? Desde a saída do Ricardinho é mesma coisa, só os técnicos aparecem para levar pancada!!!



    ResponderExcluir
  3. Tenho visto até nas vitórias paranistas que o time não agrada de jeito nenhum e esse Milton Mendes caiu de paraquedas no clube, adora falar mas atitude que é bom....esse não entende.
    Tem muita coisa feia no Paraná, e bota feio nisso e o que se foi feito ontem foi vergonhoso.
    Sobre Lúcio Flávio.....ele costuma começar bem nas equipes que jogou(Botafogo, Coritiba) e depois cair a ponto de ir no famoso soninho dentro de campo.
    E tenho também reparado o amontoado em campo que virou o Paraná, com bola na base do chutão e digo mais, não sei se passa do São Bernardo. E se Milton Mendes não caiu depois de domingo...aí não entendo mais de futebol, na boa.
    Tá feia a situação no Paraná e isso é fato e nem os gols do Giancarlo e resultados demais tão salvando mais o MM.
    Abraço e ótimo post como sempre luis!
    Igor(@igorsausmikat)
    meu blog de esportes: http://igoresportes.blogspot.com.br/ e no twitter o blog é o @blogdoigor05

    ResponderExcluir
  4. Sua "volta" é importante, pois aqui é um dos poucos espaços de debate sobre o clube. Como foi duro dormir no domingo e aguentar a "zoadeira" na segunda. Mas o pior é ler de "paranistas" que o clube "vai acabar", entrando na onda de parte da mídia que adora mostrar que não há saída, que nos quer no total ostracismo. E a direção atual tem muita culpa nessa história. Lembro da entrevista do presidente na 1ª eleição afirmando que não haveria mais greve. Foi a 1ª de tantas mentiras que nos contaram nesse tempo. Como pode ser noticiado que treinador "empresta" dinheiro a jogador? Como pode funcionário com 25 anos de casa sair afirmando que estava complicado, mas que agora está impossível? Como pode venderem a única boa revelação dos últimos anos e a coisa continuar financeiramente ruim? Como pode leiloar sede e o dinheiro "desaparecer"? Como é possível a um time sem grana contar com quase 40 jogadores em seu elenco, sendo que muitos não vestiram e não vestirão nossa camisa? Como pode as contratações serem todas do "irmão"? Como pode o time abandonar as categorias de base, que pode ser a solução dos problemas financeiros? Enfim, são ainda tantas perguntas que ficaria longo demais. São situações inacreditáveis, que alguém com um mínimo de bom senso se declararia incapacitado para a função que foi eleito, pois tanta incompetência, imagina-se, deveria gerar algum constrangimento. Que a direção se assessore de pessoas com alguma competência de administração, finanças, futebol etc. Imagino que ainda sintam o que todos sentimos pelo clube, então tenham essa grandeza de pedir ajuda, de abrir o clube à sua torcida. Infelizmente se encastelaram na direção, não ouvem mais a torcida, não prestam contas mais de seus atos. E aí as muitas desconfianças surgem com motivos. Mas não é só a direção. Mas o problema não é só gestão. Há também os jogadores. Palavras como “apatia” apenas mascaram a falta de vontade, o corpo mole, a entrega. Olhe como o “líder” Brinner vai na jogada do 2º gol. Lembre que pouco antes ele também havia “saído” da bola, em jogada muito parecida. Será que a falta de cobertura do Roniery foi acidental? E a falta batida pelo Lúcio Flávio no fim do jogo? E o “sentimento” do time no fim da partida? E a covardia em não falar, em esconder-se? Claro, haverá sempre o incauto a afirmar “ninguém joga sem receber”. Mas também entrega-se jogo. E olha que é filme repetido, desde 2009. Esse grupo é o que no ano passado entregou por atraso de salário e depois por causa de bicho. É um grupo sem caráter, que não é confiável. Além de fraco. Direção e jogadores se merecem, mas nós não os merecemos. Mando outra mensagem com sugestões.
    Claudinei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Questionamentos e observações pertinentes.
      "Como pode ser noticiado que treinador "empresta" dinheiro a jogador?"
      Vazamento proposital para a mídia, acredito eu.
      Todas as outras cabe a diretoria responder.

      Excluir
  5. Que fazer? No futebol, afastar imediatamente os líderes da entrega, da greve, sejam quem forem. Forçar seus empresários a acharem outro clube ou que fiquem “em separado”, sem contato com o grupo diretamente. Vai custar? Sim, mas é melhor encarar o problema do que ser sempre refém desses caras. Mostrar que há direção no futebol. Pagar em dia, o que exige gastar o que se vai arrecadar (puxa, a mim isso parece muito simples, mas a direção...). Apostar em jogadores que estejam querendo “vencer” no futebol, que ao menos mostrem vontade ao vestir nossa camisa. Não deixar o futebol sem acompanhamento firme de alguém da direção, mas que tenha experiência no meio. Exigir que a hierarquia de comando seja obedecida. Chamar o “irmão” e contratar jogadores pontuais, que venham para serem titulares, pois a direção atual não “manja” de contratação e a série B está “à porta”. Contratar um treinador com alguma experiência em série B e com capacidade (tarefa que não será fácil, dado as últimas notícias). De médio prazo, investir na base, oferecendo condições adequadas à revelação de jogadores e a retomada de títulos nas categorias (as duas coisas se incluem). Administrativamente, ser transparente na situação do clube com a torcida. A transparência é essencial para se readquirir a credibilidade perante à torcida. Praticar preços de ingressos compatíveis com o campeonato, às condições oferecidas e à receita que pode ser obtida com público maior. Público maior significa envolvimento maior da torcida, venda de produtos licenciados, associação, mídia. Alterar o estatuto do clube, retirando todas as benesses de “sócios” que não pagam, tornando o voto um direito de todos os tipos de sócios, inclusive o sócio-torcedor. De votar e ser votado. Abrir o clube a aqueles que queiram colaborar, que tenham conhecimento administrativo, financeiro, de futebol. Tais conhecimentos são as dificuldades da direção atual, que não pode insistir no erro de “governar sozinha”. Criar canais de comunicação do que se faz no clube, e que sejam, de fato, meios de interação com os torcedores. Constituir um “conselho fiscal” independente, que possa ter acesso a qualquer dependência do clube, bem como aos atos administrativos, financeiros, balanços etc. Fazer periodicamente a “prestação de contas” a todas as modalidades de sócios do clube. Mas especialmente, viabilizar financeiramente o clube, gastando só o que arrecada. Se a direção reclama de “herança maldita”, não pode deixar ao futuro situação idêntica. Quem trabalha no Paraná tem que receber e em dia e todos os seus direitos. Essa será a propaganda mais positiva do clube. Se isso significar mais anos de série B, ao menos teremos a certeza de dar passos seguros no clube. O que não pode é se apostar tudo em um acesso que está cada vez mais distante.
    Claudinei.

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde quem escreveu sobre o Milton Mendes o Sr: Luis Hansen não sabe nada de Futebol o Parana clube e um time muito Fraco tecnicamente uma diretoria fraca senhores que não larga o osso , Milton mendes e um grande treinador Sim onde passou fez bons trabalhos inclusive com treinador principal no Qatar para voce Sr Luis Hansen Leigo não sabe o que esta falando ele só veio para o Parana clube porque a unica pessoa que parece ser capaz de mudar algo no Parana clube e o Sr Roque Jr que viveu fora do Pais sabe como que funciona um futebol Moderno .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Thiago Rocha, o Milton Mendes é um grande treinador na sua opinião. Assim como na minha é fraco taticamente, sem padrão algum de jogo e com pouca visão de jogo. Observei isso assistindo aos jogos. Mas já que você conhece tanto o treinador, passe mais informações. Você como empresário do Mundo Do Futebol como diz, deve ter muito conhecimento a respeito.

      Excluir