sábado, 12 de abril de 2014

NÃO AO RACISMO


Após a partida, ou melhor, antes mesmo do árbitro encerrar o jogo de quinta-feira onde o Paraná Clube venceu o São Bernardo tivemos o lamentável ocorrido ato de racismo vindo de dois torcedores ao jogador Marino.

Mas vamos aos fatos do ocorrido:

1) O jogador foi expulso e ao se dirigir ao túnel que dá acesso ao vestiário do time visitante alguns torcedores xingaram ou provocaram o jogador que em resposta acenava com um ok com o polegar esquerdo.

2) Após alguns passos o jogador se vira e se abaixa para um torcedor com jaqueta da Penalti (ao que parece nas imagens e por informações que li no twiiter, este possui síndrome de down, e fala algo a ele).

3) Em seguida um torcedor vestido de branco cospe no jogador que segue em direção ao túnel.

4) Após alguns passos o jogador já descendo as escadas olha para cima e surpreendido pelo que ouviu joga um copo d´água que segura na mão direita em direção a outro torcedor. Nas imagens este torcedor em questão parece ser um senhor já de idade que é fácil de ser identificado.

Após o fato o jogador fez um boletim de ocorrência e a polícia investiga o caso.

O clube está dando todo o suporte para que o caso seja resolvido. As imagens das câmeras de segurança da Vila Capanema ajudarão a identificar os dois suspeitos de cometer o crime, pois racismo é crime, seja no campo de futebol ou em qualquer outro lugar. Aliás, é um crime inafiançável. Há testemunhas que ouviram os torcedores ofendendo o jogador com as palavras "macaco" e "gorila".

Pois bem, o caso é grave e merece ser amplamente investigado, porém há alguns fatores a serem também apurados.

O jogador xingou o torcedor que aparentemente tem síndrome de down? Quem estava próximo pode testemunhar sobre isso.

Veja, se isso ocorreu, NÃO JUSTIFICA  o ato de racismo, mas é um fato a ser apurado. 

Em ralação a punição que vai existir ao clube, pois em um torneio realizado pela CBF e com o tribunal do Sr. Paulo Schmidt a pena sempre tende a ser exemplar, é um absurdo culpar a instituição.

Veja o absurdo no Rio Grande do Sul onde o time do Esportivo foi rebaixado após ser punido com a perda de 9 pontos após atos racistas.

Não duvido que a intenção de alguns "especialistas" seja a exclusão do Paraná Clube da Copa do Brasil.

Pergunto:

O que a justiça desportiva tem a ver com estes atos? Só porque os atos aconteceram dentro de um estádio eles acham que devem punir os clubes? Quem deve punir é a justiça criminal e apenas quem cometeu os crimes.

Cabe ao clube sim, ajudar a identificar, buscar informações, enfim, interceder como pode e não virar réu.

Se algum funcionário do clube cometesse o ato, aí sim o clube poderia ter punição, mas não por torcedores.

Enfim, que apurem todos os fatos, sem sensacionalismo e que os culpados paguem como a lei descreve. 

As imagens podem ser vistas pelo link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário