sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

COLUNA - "CECÍLIO EM 2013, ACERTADA DECISÃO?"


Na minha coluna no site @Paranautas escrevo sobre a permanência do técnico Toninho Cecílio no comando do time.

Confira um trecho:

Toninho Cecílio será o técnico do Paraná em 2013. Bom, ruim, poderia ser outro, ele é o mais indicado? Será que é o ideal a manutenção do técnico de um ano para o outro? No mercado há outros técnicos melhores que poderiam vir?

São várias as questões, mas para terem as respostas é preciso fazer algumas avaliações. De forma simplória, nem sempre o ideal é manter o técnico de um ano para o outro. Dificilmente há no mercado treinadores do mesmo patamar financeiro e melhores que o Toninho.

Pronto, resolvida a questão, foi bom ele ter ficado.

Calma lá. É preciso ir um pouco mais fundo e deixar as respostas simplórias de lado para uma decisão tão importante. Primeiro vejamos alguns dos treinadores que começaram os últimos anos no Paraná. Em 2009 Paulo Comelli permaneceu no time depois de fazer um bom trabalho no segundo turno da Série B 2008. E teve como bônus carta-branca para montar o elenco. Sua famosa agenda fracassou. Além de contratações sem sentido, mas sempre com o aval da diretoria não conseguiu montar um time organizado. Em 2011 foi a vez da permanência do Roberto Cavalo. Com seu “bonde do Mixto” foi fundamental para o rebaixamento do time no estadual. Montou um elenco fraco e um time sem a menor condição de competir sequer com as fracas equipes do interior.

Em 2008, primeiro ano do Paraná na Série B, a incumbência de começar os trabalhos ficou com Saulo de Freitas, também remanescente. Trabalho ruim e apenas 8 jogos no comando para que Paulo Bonamigo assumisse o time.

Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.

Um comentário:

  1. Luís,

    Gostei bastante dos seus comentários e do descritivo dos anos anteriores.

    Sobre o Toninho Cecilio, o mais importante agora é saber se o clube e diretoria vão montar um time bom, com jogadores de qualidade, e que não aconteçam os problemas que estão ocorrendo nos últimos dias.

    Sobre técnico, com um elenco bom, pode mudar o comando que pode levar alguns dias, mas o técnico é 1 peça só para se adaptar. Agora, dentro do campo tudo depende do coletivo e quando algumas peças não funcionam, a coisa fica difícil.

    EX: Sinceramente, em 2012 poderíamos sim ter brigado para estar entre os 5 melhores da série B. Talvez precisasse de um atacante a mais mas no geral, o time estava bem. Alguma coisa além do campo que teve problemas.

    O Cecilio pode ficar, deste que o elenco seja melhorado.

    Wagner

    ResponderExcluir