sexta-feira, 21 de março de 2014

RETORNANDO...

O blog esteve em férias por questões pessoais, profissionais e até mesmo para dar um tempo depois de 4 anos praticamente interrupto neste espaço.

Este tempo sem escrever serviu para ver como o futebol não deve ser levado tão a sério. Ainda mais por nós torcedores.

Durante este tempo acompanhei o futebol e o Paraná Clube de uma forma sem tanta obrigação de logo ao fato ocorrido vir aqui e colocar meu ponto de vista.

Pré-jogo, pós-jogo, análise de contratações e outras postagens constantes acaba entrando em uma rotina um pouco cansativa.

Desta forma o blog deve mudar um pouco a maneira das suas postagens e sem tanta rotina. Faremos o teste e veremos como será.

Apenas para dar uma passada no que aconteceu até agora, vejo um campeonato paranaense sofrível tecnicamente e com gramados horrorosos. Nada surpreendente no que se refere a atual administração do futebol do estado. Fui dar uma olhada nas súmulas no site da federação e vejo que nada mudou. Continua como se fosse na década de 80. A súmula digital virou lenda.

Mas se serve de consolo, os outros estaduais também são horríveis. O público parece ter entendido que este tipo de campeonato não interessa a ninguém. Com exceção aos empresários e parceiros que atuam no futebol, os novos "irmãos" dos clubes. Estes estão ganhando dinheiro a rodo. Estes sim devem levar o futebol a sério. Passou da hora do calendário ser alterado. O Bom Senso FC até tentou, mas a CBF não vai aderir a mudanças ainda mais com pressões. Os jogadores perderam a chance de não entrar em campo e aí sim fazer uma pressão verdadeira. Perderam também a chance no ano passado na premiação da Rede Globo para os melhores do Campeonato Brasileiro. Os empresários e assessores dos jogadores não deixariam seus clientes perderem a chance de aparecerem com seus troféus. Mas seria uma grande tacada acabar com a festinha da Globo que tem muito a ver com a péssima gestão do futebol.

E o Coronel que agrediu o torcedor com um chute por não aceitar uma crítica? Pouco repercutiu por estas bandas...

Já o presidente que era para ser o exemplo de gestão esportiva e tal recebeu uma cartinha dos seus jogadores esculhambando a administração do tal clube.

A Copa está chegando. Faltam menos de 100 dias para o grande vexame. Obras públicas inacabadas e outras que nem do papel saíram, estádios sem data certa para finalização das obras, se é que terminarão a tempo. Dinheiro e mais dinheiro jogado por aí aos clubes. Inclusive dinheiro público para pagar compra de jogador. Ou alguém acreditou na justificativa que deram? Mas reclamar da camisa que a Adidas fez foram rápidos, hipocrisia pura. E a caxirola deve voltar...

E finalizando este post, e o Paraná Clube?

Bem, o Tricolor continua com suas dificuldades financeiras. Até quando, não sei, infelizmente. O time não está jogando bem, pelo menos na maioria das atuações. Muitas contratações equivocadas. O treinador errou mais do que acertou. Mas o título do estadual pode acontecer. Para a Série B o time terá que ser bastante modificado. Pelo menos 6 contratações de boa qualidade para serem titulares. Outras para fazer parte do grupo, pois algumas dispensas devem ocorrer.

E o "cone"? Queimou minha língua e que continue assim. Inclusive apimentou o clássico com suas declarações neste chato "futebol moderno" onde não se pode falar nada. Os assessores dos jogadores ficam xaropeando para eles manterem o padrão: "vamos fazer um  bom jogo e buscar os 3 pontos".

A Kanxa saiu e a Erreà chegou. Excelente. Agora é aguardar os novos uniformes e a gama de produtos para a torcida.

E ontem com o problema da falta de energia que atrasou o início do jogo contra o São Bernardo a Fox Sports que iria transmitir simplesmente abandonou o jogo e passou um joguinho da Libertadores. Com isso derrubou o off-tubo que as rádios iriam fazer. A Rádio 98 preferiu transmitir música. A Transamérica fez um "enrolation" e "dublation", pois o narrador estava em Curitiba ouvindo outra rádio que estava presente no estádio. Apenas o repórter esteve presente no estádio.

Logo nesta semana onde o mala do Milton Neves deu a seguinte declaração, correta diga-se de passagem: "O tubo matou o rádio esportivo. Antes, em uma viagem para o nordeste, por exemplo, a equipe ficava por lá dias se preparando para uma competição, a rádio mandava o narrador, o repórter, o comentarista e dois operadores. Hoje não manda ninguém."

E este episódio me  lembrou uma vez que uma certa rádio AM estava transmitindo o jogo entre Sport 3 x 0 Paraná Clube em 2011 e a transmissão pela TV caiu. Como não tinha nenhum profissional no estádio começou a inventar os lances. Isso mesmo, inventar. Até que saiu um dos gols do Sport. Uma das rádios FM que estava no local informou o gol através do repórter que cobria a partida e a AM demorou para anunciar o gol. A jornalista inventado os lances dizia: "agora lateral para o Paraná cobrar".

3 comentários:

  1. Parabéns pela volta , infelizmente num dia em que o inexplicável voltou a acontecer no nosso amado Tricolor .
    Sou fã do blog e independente da formar que as atualizações voltarem , continuarei seguindo , só peço que não desista dessa ideia aqui sempre encontrei alento depois das derrotas por ler palavras com as quais me identifico e concordo e nao sao ditas nos meios de comunicacoes .
    Parabéns pelo trabalho e espero que ele continue , ainda mais depois dessa derrota que apesar de "já esperada" veio de uma forma cruel com a torcida!
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Bom, assim como já dito, parabéns pela volta e realmente para o torcedor paranista resta não acompanhar freneticamente o que o clube faz pois, nada é novidade, tudo é o mesmo dos anos anteriores. Contratam técnicos sem muita experiência ou pouco qualificados, trazem um bando de jogadores sem nenhuma avaliação e de empresário, enrolam o torcedor até que o pior acorre, o time é eliminado.

    Porque ao invés de buscar um treinador daqui, mesmo que seja um desconhecido, vão buscar uma pessoa que parece ter boa intensão mas não esta no ritmo do nosso futebol, não conhece jogadores, imprensa ou seja, não sabe como anda nosso futebol.

    Jogadores: Mais um início de ano onde ao invés de colocar os jogadores da base mesclados com os mais rodados a diretoria se abraçou com empresario, encheu a prateleira e, esta ai o resultado! E o pessoal da base lá, sem oportunidade...
    Fico imaginando o que passa na cabeça de Luisinho, Carlinhos, Rodrigo Mann, Julio Cesar, Arthur e outros?
    Pior, quando a única opção para a posição seria um deles é improvisado outro "atleta" no lugar.... Isso sim que é gestão de futebol profissional!

    Bom, sinceramente, não fui neste jogo pois não estava esperando outra coisa. Se tivesse passado iria perder para o próximo adversário. Mesmo com meses de salários atrasados outros clubes conseguem mostrar para seus "atletas" a importância de continuar jogando, mostrar bom futebol e trazer resultados!! Mas aqui é Paraná Clube e sabemos reclamar da imprensa, dos empresários que não apoiam e dos torcedores!!! Gerir um clube com os cofres cheios qualquer um consegue...

    Mas a torcida que fique contente com o novo fornecedor de material esportivo, mesmo sem ter visto a qualidade!!!

    OBS: Wellington, se ele não vai mais jogar, que seja dispensado!

    Wagner

    ResponderExcluir
  3. Olá Luis,
    Parabéns pela decisão de voltar.
    Aqui sempre se espera de você frieza para analisar e opinar. Compromisso com a verdade e desapego ao ufanismo exagerado.
    Para mudar é preciso enfrentar as situações de frente e não escondê-las atrás de vitórias esporádicas sobre o time juvenil do Atlético.
    Boa sorte pra gente esse ano. Vamos precisar.
    abraço
    João Carlos

    ResponderExcluir