sexta-feira, 25 de outubro de 2013

COLUNA - "À LA COPA DO MUNDO"



Confira minha coluna na @Paranautas sobre as próximas rodadas da Série B:

Exageros a parte, as últimas sete partidas do Paraná Clube na Série B podem ser comparadas a maratona da Copa do Mundo. Em nenhuma das edições onde o campeão disputou sete partidas somou menos de 16 pontos, pontuação suficiente para o Paraná Clube conseguir o acesso. Digamos até que nem precisa chegar aos 16 pontos e sim aos 15 ou quem sabe aos 14 pontos.

A verdade é que nesta reta final não há mais espaço para falhas e apagões, como ocorreu na última terça-feira. O silêncio que se instalou depois da falha coletiva do time foi algo que há muito tempo não se observava na Vila Capanema.

O Paraná Clube depende exclusivamente de si para conseguir o acesso à Série A 2014, mas não custa dar uma secada nos adversários diretos. Porém não são secadas leves. Vejamos estas três próximas rodadas e a dificuldade de cada um dos times envolvidos na briga pelo acesso:



Em um exercício de analisar a dificuldade do jogo para os que estão na briga pelo acesso, coloquei uma bola ao lado do jogo onde a cor vermelha significa “difícil”, a amarela “média” e a verde “fácil”. Ou seja, no primeiro jogo da lista, o Icasa terá um jogo de dificuldade mediana contra o Figueirense, que, por sua vez, terá um compromisso difícil, por jogar fora de casa. Já o Avaí terá um jogo fácil contra o Bragantino. Tudo isso nada mais é que um simples prognóstico sem qualquer metodologia científica ou estudo à la Oswald de Souza.

Se depois do “silêncio ensurdecedor” de terça-feira e desta tabela onde não coloquei uma bola verde sequer ao lado do jogo do Paraná Clube você desistiu do acesso, está no seu direito, mas a guerra é árdua e não podemos “largar os bets”. Temos batalhas pela frente ainda e tudo pode acontecer. Temos chances e iremos lutar por cada ponto que ainda falta para o acesso.

Espero que o pensamento e principalmente a atitude de cada um dos jogadores que vestir a camisa Paranista seja o mesmo. Que cada segundo jogado seja o início da conquista do objetivo final. Que a taça da Copa do Mundo para nós, neste momento, seja uma das 4 vagas para a disputa da Série A em 2014.

Um comentário:

  1. Querem erro mais grave, do que a escalação do Kaike? Comop odeu m jogador, tantas vezes o pior da partida, assegurar lugar cativo no time. Quem é o culpado?uem foi o responsável pela repetitiva aberração?

    ResponderExcluir