sexta-feira, 18 de outubro de 2013

MATÉRIA - VILA CAPANEMA

Olha a matéria divulgada hoje em um jornal de grande circulação:

Sede do Mundial de 1950, Vila Capanema será atração turística em 2014

Primeira casa curitibana a receber jogos da Copa, em 1950, a Vila Capanema promete chamar a atenção dos apaixonados no ano que vem. Não só pelo futebol, mas também pela história do esporte. Na exposição itinerante pelos principais pontos turísticos da cidade, planejada pela prefeitura para relembrar fatos marcantes da Copa de 1950, o estádio é uma das estrelas. O Paraná Clube, hoje dono do campo, também organiza para realizar tours ao local de dois jogos do Mundial, há 63 anos.

— Devemos ter, com o apoio da prefeitura, espaços espalhados pela cidade demonstrando a história da Copa de 1950. Nestes, teremos produtos à venda do Paraná Clube — explicou o vice-presidente de marketing do clube, Christian Knaut.

O mote "primeiro estádio do Paraná a receber jogos da Copa do Mundo" já é utilizado pelo tricolor em campanhas promocionais. No início do ano, o clube lançou camisetas comemorativas que utilizam este slogan, tendo grande aceitação entre os torcedores.

— A Vila Capanema é um orgulho dos paranistas e a história do estádio merece ser preservada. Estamos em fase de estudos para a construção de um museu com a história do Paraná Clube e seus antecessores (os clubes Colorado e Pinheiros), com um acervo especial da Copa — completou Knaut.

Um dos pontos a serem explorados pelo clube são as visitas guiadas pelo estádio, que deverão ser intensificadas durante as semanas de Copa. Hoje, o tour ocorre de segunda a sexta-feira, pela manhã e tarde, com horários previamente agendados.

Inaugurada em janeiro de 1947, a Vila Capanema era na época era o terceiro maior estádio do país, com capacidade inferior apenas ao Pacaembu e a São Januário, o que a credenciou por unanimidade a receber, três anos depois, jogos da Copa. Além de Curitiba, outras cinco cidades foram sedes do Mundial ¬— Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo.

Como a fase final do mundial vencido pelo Uruguai foi toda disputada no Rio e em São Paulo, Curitiba sediou apenas dois jogos da primeira fase: no dia 25 de junho, quando a Espanha venceu os Estados Unidos por 3 a 1; e no dia 29, no empate em 2 a 2 entre Suécia e Paraguai.

Do projeto original do estádio pouco restou. O maior marco é o relógio de corda, datado de 1884, tombado pelo patrimônio histórico e que, mais do que as horas, marca um período de grandes realizações em um dos estádios que já sediou até Mundial.

--

Se você acha que esta matéria foi vinculada na Gazeta do Povo, se enganou. Esta matéria é do Zero Hora de Porto Alegre.

Para termos a exata noção de como anda nossa imprensa local que procura focar apenas nos problemas do clube. Muitas vezes com mentira, inclusive.

Para ler a matéria: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/copa-2014/noticia/2013/10/sede-do-mundial-de-1950-vila-capanema-sera-atracao-turistica-em-2014-4304454.html

Um comentário:

  1. Legal a matéria e coloquei no facebook (estou avisando) para divulgar.

    Eles dão valor a história do esporte, independente do estado onde atuam.

    Da lhe Vila Capanema..

    Wagner

    ResponderExcluir