sábado, 5 de outubro de 2013

PARANÁ CLUBE 0 X 1 AVAÍ

A derrota de terça-feira não surgiu muito efeito para a derrota de ontem em questão de melhorias.

Pode-se até justificar pelo pouco tempo para treinamento e este justamente foi o pecado cometido pelo técnico Dado Cavalcanti.

O posicionamento equivocado do time foi o que decretou mais 3 pontos perdidos na competição.

O Paraná jogou 60 minutos no esquema 4-2-4. Nem nos tempos do Elifoot98 dava certo, mas no desespero arriscava e achava legal.

Mas no real não tem como deixar praticamente 4 jogadores fixos no ataque e achar que o Ricardo Conceição será o armador do time.

Ronaldo Mendes jogou bem, mas precisa de um meia para fazer a armação da jogada. No jogo de ontem, pelo menos no primeiro tempo, ele atuou aberto pelo lado direito. Felipe Amorim, que está jogando muito mal, fixo no lado esquerdo e Paulo Sérgio que fez uma boa partida ao lado do Reinaldo pelo meio mais enfiados na área.

Isso atrapalhou a continuidade dos laterais em ir para a linha de fundo e tentar o cruzamento.

Com isso ficou um buraco no meio-campo que deveria ser preenchido por um meia e não um volante.

O Avaí buscava as jogadas principalmente com Marquinhos na criação e também nas bolas paradas.

Apenas na segunda etapa e após os 15 minutos que o treinador Paranista resolveu mexer. E as trocas não foram tão surpreendentes a ponto de melhorar o time. Lúcio Flávio e JJ Morales que entrariam de qualquer jeito substituíram Ronaldo Mendes e Reinaldo. Felipe Amorim permaneceu no time fixo pelo lado direito e errando muito.

Resumo do jogo, o Paraná criou pouco, chutou pouco e perdeu muito tempo insistindo num esquema que não surgia efeito algum. E no segundo tempo após tomar o gol insistiu demais em chuveirinhos e bolas longas.

O Avaí marcava forte e tentava em uma bola matar o jogo e foi o que conseguiu na falha da zaga na cobrança de falta lenta do camisa 10 avaiano.

O Paraná Clube perdeu 6 pontos em casa seguidos e embolou o campeonato. Vai ter que buscar vitórias fora de casa agora.

E para isso precisa fazer o simples. 2 volantes, 2 meias e 2 atacantes. Cada um na sua real posição.

Arbitragem

Estranhíssima arbitragem do goiano. Não apenas pelo gol mal anulado do Reinaldo que não estava impedido no lance, mas sim pelo excesso de paralisações e pelas faltas não marcadas, inclusive um pênalti. Estranho...

Sobre a expulsão do Lúcio Flávio é preciso aguardar a súmula e as explicações do próprio jogador. Mas a princípio levar cartão vermelho por reclamação é estranho. O problema é que o jogador ficará fora das próximas duas partidas, pois além da expulsão que foi direta ele levou um cartão amarelo que é o terceiro no acumulado.

9 comentários:

  1. Luis, pra mim o Ronaldo Mendes jogou bem tb, não sei se ele aguentaria até o final do jogo mas seria interessante naquele momento o Lúcio Flávio (que na minha visão apesar da expulsão) ter entrado no lugar do Felipe Amorim que não vem justificando sua permanência no time titular. Outra coisa que percebi que o Moacir não vem jogando bem na lateral como há algumas rodadas atras, acredito que quando Roniery entrar de titular do time não sai mais.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com sua visão do jogo. Também vi um 4-2-4, com alguma variação para um 4-2-2-2, deixando aquele vazio no meio que todos vimos (parece que o Dado não). E aí, com nossos volantes passando por uma fase ruim não tinha jogo, nem mesmo uma saída de bola minimamente qualificada. Sem contar que quando se abre jogadores pelas "beiradas", não se pode insistir em jogar pelo meio. Foram quase 30 minutos perdidos nisso. Quando o time jogou um pouquinho, teve chances de gol e chegou a fazê-lo, mas o bandeira "viu" impedimento (deve ter olho biônico). Ao fim do 1º tempo tinha ficado claro, para mim, que um dos três meias do banco tinha que entrar. Bem, aí perdemos 60 minutos para fazer o óbvio, a substituição "cantada" quando ouvi a escalação do jogo (na tarde de quinta). Bem, nas substituições, tomamos o gol que, sinceramente, nem no time "do bairro" se aceita. Três jogadores na bola e o adversário não só não é percebido como consegue marcar o gol. Anderson, que ainda tenta cortar, Sitta e Paulinho (de novo!) não podem perder, juntos, uma bola daquelas. É mais que desatenção.
    Se jogou um pouco melhor que terça, ainda está longe do que apresentou antes da greve dos jogadores, que é o ponto de mudança no jogo do time. Há o Paraná de antes, favoritíssimo a subir e ao título, com um futebol que nos alegrava, de intensidade, de criação de muitas chances de gol e que quase não "dava" nenhuma ao adversário. E há o Paraná do pós-greve, frouxo na marcação, lento na transição, sem criatividade, que pouco cria e que "oferece" muitas oportunidades ao adversário. Este Paraná não sobe e vai ficar aí pelo meio da tabela, muito em função da campanha do "outro" Paraná. É triste, decepcionante, mas uma análise mais calma indica ser a verdade do momento. Qual Paraná estará em campo na terça? Pelo nenhum tempo de treinamento, pela baixa produtividade individual, pelos equívocos de escalação e táticos do Dado (e não estou, de maneira alguma, "fritando" o técnico, apenas analisando o momento), muito provavelmente o Paraná que vimos na sexta. Como o América-RN é fraco, há boa chance de que o time pontue no jogo, quem sabe até vença. Mas a saída do G-4, pelo futebol atual, é questão de tempo, pois estamos em declínio enquanto os adversários diretos estão em evolução. Rezo que eu esteja errado, vou morder, com gosto, minha língua!
    A expulsão do Lúcio Flávio é algo que chega a ser inacreditável. Claro que o juiz é fraco, não marcou um pênalti absurdo no Amorim e tudo o mais, mas foi uma expulsão de juvenil, fruto de desequilíbrio impensável para um jogador experiente como ele. Serão 2 partidas fora mais o que virá depois, no STJD, pois é claro que o tal "juiz" vai "carregar" na súmula.
    Continuo com a visão de que temos um dos melhores técnicos da "nova safra", que deve ter seu contrato renovado para 2014, se ele desejar, mas não posso concordar com as últimas escolhas. Se queria utilizar o Ronaldo Mendes, poderia ter tirado o Felipe Amorim, que não vem jogando bem. Mas na condição que ele entrou, foi pior que a entrada do Neverton contra o Figueirense. Até nosso técnico está em uma fase difícil!
    É duro ter que reconhecer que o acesso está ficando cada vez mais difícil, quase improvável. É doído ter que consolar filho chorando pela derrota de seu time do coração de novo. É de esmorecer imaginar mais um ano de série B. É inacreditável ver como o time "virou o fio". É irritante saber que toda essa "virada" se iniciou com salários atrasados. Então, que possam reencontrar o futebol que já apresentaram, que joguem com seriedade, que o Dado faça o simples (é o mais adequado ao momento) e que o time possa voltar a vencer, a nos dar a esperança de acesso, pois a torcida não merece "morrer na praia" novamente.
    Claudinei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço suas palavras a minhas, só que sou mais duro e realista. Após a greve, houve um dia em que não houve o treino. É muita irresponsabilidade fazer isto. Foi um tapa na cara dos torcedores e principalmente de quem ajudou financeiramente o Clube. Só peço que haja justiça. Se o Paraná não subir grande parcela de culpa foi pela irresponsabilidade dos jogadores, principalmente de 3 ou 4 que lideraram tal movimento. Se houve isso, o mais prejudicado serão os próprios jogadores, que vão prestar contas com nossa torcida e vão fazer novas greves em times da série C ou D, caso consigam empregos. Quanto ao Dado, parece que já deu o que tinha que ser dado. Riidiculas escalações, substituições erradas, e em momentos errados. Bom técnico percebe logo erros e toma providencias de imediato, não esperando o tempo passar. Se é que levou sorte, a mesma está indo embora. A sorte acompanha principalmente quem faz por merecer. É uma pena. Sou fã do Dado, mas tenho que falar o que sinto. E caso aconteça coisa ruim com nosso time, não tenha duvida que ele será muito cobrado também. É uma pena, depois dos atos belíssimos de patrocínios de nossa torcida organizada, aguentar este momento, logo no mes da festa de seus 20 anos. Mas futebol é futebol, e tudo voltará ao normal se obtivermos estas próximas 2 vitórias. Rezemos juntos, pois...

      Excluir
  3. Nosso treinador está matando as possibilidades de acesso tranquilo. Insiste num esquema que nunca deu certo e com jogadores que não estão rendendo nada. Até quando ele vai insistir? Vai esperar sairmos do G-4? O Paraná atingiu o ápice jogando simples no 4-4-2, com dois volantes e dois meias. Quando saíram o Lúcio Flávio (por contusão) e o Rubinho (que iria para o Náutico), era só ter feito o básico e colocado o Fernando Gabriel (que foi feito) e o Ronaldo Mendes ou Wellington (não fez). Quis inventar lançando o Felipe Amorim (antes era o Kayke) e perdemos o meio-campo em todos os jogos desde lá. Agora, estamos sem vantagem nenhuma e qualquer tropeço custará a saída do G-4. O Dado poderia estar consagrado, é o melhor técnico dos últimos tempos, mas tem a mesma teimosia do Cavalo, do Cecílio, do Macuglia e tantas outras nabas que dirigiram o Tricolor em tempos recentes. Ou ele acorda logo ou a vaca vai para o brejo como sempre tem acontecido. Dificilmente teremos outra chance de subir como esse ano.

    ResponderExcluir
  4. Ronaldo Mendes é muito fraco, achei ele igualzinho ao Amorim, só ajudava a marca no maximo. O juiz roubou claramente mas nosso time não fez nada alem do gol impedido.

    ResponderExcluir
  5. Luis,

    Gosto do trabalho do Dado Cavalcanti mas e preciso fazer o basico. Isso que o proprio tecnico no início de trabalho pregava não inventar.

    Nada grave porém já chega, 4x4x2 simples.... Coloque os melhores e cada um na sua posição. Correto?

    Não tem mais desculpa e lamentação..... É só jogar....

    Obs: Cade a diretoria? Paulão, Rubens e cia, nada a comentar? Precisamos lembrar de cobrar deles pois eles cobraram do torcedor tricolor.... Vamos cobrar da diretoria!

    Wagner

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostava, não gosto mais...Desilusão...

      Excluir
  6. Parece até que o Dado esqueceu tudo o que sabia, e está armando o Paraná ao contrário. Ou seja, para perder os jogos...

    ResponderExcluir
  7. Acho que com mais uma derrota, chega a hora de mexer urgentemente na parte técnica. E a diretoria já deve ter a solução em mãos, para não afundar ainda mais o time...

    ResponderExcluir