sexta-feira, 22 de novembro de 2013

COLUNA - (IN)EXPERIÊNCIA



Na minha coluna no site Paranautas faço uma breve análise da diretoria, comissão técnica e boleiros e uma das principais falhas na Série B.

Confira um trecho:

Mais uma vez, o Paraná Clube não conseguiu atingir o objetivo de voltar à Série A. Porém, diferente dos últimos anos, o Tricolor deu pinta que conseguiria pelo início de campeonato que vez. Início este que não foi sorte ou acaso, mas competência. Ao final do primeiro turno, fiz uma coluna com a manchete “Meio caminho andado”, pois é, mas por vários fatores, sendo o principal ainda desconhecido pela torcida, o time desandou e fez um monte de vexames no turno final.

Se dividirmos em setores do clube para fazermos uma análise, podemos começar com a diretoria. A mudança de postura administrativa aconteceu, mas ainda foi pouco pela quantidade de problemas que o clube possui. No futebol, a responsabilidade esteve com o diretor Alex Brasil, que pecou em certos momentos, principalmente quando precisou interceder nos períodos de problemas financeiros do clube. Tanto é que sobrou para o técnico Dado Cavalcanti ir aos microfones e desabafar. Da cúpula diretiva, o responsável maior pelo futebol foi o Paulão, que também não conseguiu administrar os problemas ou pelo menos identificar o mais grave de todos. Não se pode tirar a responsabilidade também do presidente, que caiu no problema da falta de experiência para gerir o futebol em si.

O treinador Dado Cavalcanti veio cheio de expectativas e logo de cara mostrou potencial. Treinamentos diferenciados, jogadas ensaiadas, dinâmica de jogo que há muito tempo não se via e, consequentemente, uma campanha excelente na primeira fase da competição. Porém, novo como que é, e inclusive admitido por ele, passou por diversas situações não vivenciadas antes. Em certos momentos, conseguiu tirar de letra, porém acabou se perdendo no meio do caminho e, sem um respaldo maior de alguém com experiência na gestão de futebol, não conseguiu desenvolver o bom trabalho. Vale lembrar que toda a comissão técnica é bastante jovem. O trabalho dele foi decepcionante? Acredito que não. Já vimos treinadores experientes fazerem lambanças inacreditáveis e não seria um treinador jovem que deixaria de errar em certas ocasiões. A inexperiência pesou.

Para ler na íntegra, clique aqui.

Um comentário:

  1. Luis,

    Segunda Feira teremos a 1º decisão para a preparação de 2014...

    Diretoria paranista, por favor, faça um trabalho de clube organizado e que o clube anuncie se o treinador ira ficar ou não.

    Se Dado Cavalcanti ficar, que se iniciem os preparamentos.

    Se ele sair, quais as "boas" opções dentro da condição do clube? Eu sinceramente acho o nome de Marquinhos Santos uma boa opção.

    Patrocinio: A diretoria poderia informar algo, já existe pré acerto com a Caixa?

    Wagner

    ResponderExcluir