segunda-feira, 2 de maio de 2011

RICARDO PINTO


O treinador Ricardo Pinto ficará marcado pelo 2º rebaixamento dele em campeonatos paranaenses. A primeira vez aconteceu no ano passado quando treinava o Serrano.

Mas a culpa pelo que aconteceu com o Paraná não é dele.

Ricardo Pinto pegou um time destroçado, mal treinado e um elenco totalmente desmotivado por culpa do técnico antecessor. Ricardo chegou e em menos de 48 horas já treinava o time pela Copa do Brasil. Já Cavalo teve a chance de começar o trabalho e escolher vários jogadores.

Comparando o elenco que pegou, Ricardo Pinto teve 10 jogadores que o Cavalo não pode usar ou não faziam parte do elenco. São eles:

Léo, Lima, Luciano Castán, Anderson, Thiago Rodrigues, Maycon Freitas, Ricardinho, Leandro Silva, Kerlon e George. Sendo que os últimos 4 pouco jogaram ou nem sequer entraram em campo.

Do time do Cavalo, 10 jogadores não estiveram a disposição do Ricardo Pinto. São eles:

Alan, Carlinhos, Chimba, Onildo, Paulo Matos, Zé Paulo, Wellington, Luis Carlos, Davis e Tito.

Ricardo Pinto teve um aproveitamento de 58,3% no campeonato Paranaense e 53% no total incluindo a Copa do Brasil.

O aproveitamento no campeonato estadual é o melhor do Paraná desde o título de 2006.

Confira o aproveitamento dos outros técnicos nos certames estaduais:

2011 - Roberto Cavalo - 8%
2010 - Marcelo Oliveira - 57%
2009 - Paulo Comelli - 37% / Wagner Velloso - 52%
2008 - Saulo de Freitas - 38% / Bonamigo - 57,8%
2007 - Zetti - 57%
2006 - Barbieri - 67%

O Paraná terminou o 2º turno na 4ª colocação com 18 pontos, empatado com o Operário e perdendo apenas no salgo de gols.

No 1º turno o Paraná terminou na lanterna com apenas 5 pontos.

Por todas as dificuldades, não considero que o Ricardo Pinto tenha culpa alguma pelo rebaixamento, porém considero que é um treinador inexperiente e isto pesou em alguns momentos.

1º) no jogo contra o Coritiba no Couto Pereira ao tirar o atacante Léo da formação inicial. Deveria ter deixado o mesmo time que vinha jogando até aquele momento.

2º) insistiu em um esquema que no decorrer do campeonato foi ficando frágil na marcação. Tanto Diego quando Kelvin, que não jogou nada, deveria ter saído para reforçar o meio-campo.

3º) fez substituições que recuou o time em várias situações, inclusive no jogo contra o Arapongas que definiu o rebaixamento.

4º) Após as derrotas, concedeu entrevistas onde foi ríspido em algumas respostas. Deveria ter mais tranquilidade.

Por esta falta de experiência acredito que o Paraná precise de um treinador com mais bagagem até para chamar mais a responsabilidade em certas situações. Venho batido há anos nesta tecla. Precisamos de um treinador mais experiente para a Série B. Creio que o Ricardo Pinto possa se tornar um bom treinador, porém agora não tem como permanecer no Paraná por estas razões.

Entrou pela porta da frente e deve sair pela mesma e voltar daqui a alguns anos, quem sabe.

Se tem um técnico incompetente que fez muitas lambanças, este se chama Roberto Fernando Schneiger, mais conhecido como Roberto Cavalo. Este sim, nem deveria ter começado o ano no Paraná, pois seu retrospecto neste quesito é péssimo.

Um comentário:

  1. Cavalo poderia se aposentar...acho que ninguem contrata o cara mais.
    O Ricardo não vai sair e os jogadores ruins tb nao..quem sabe contratando mais gente o time melhore. Essa politica tá errada, os caras fazem um time com jogadores podres com contratos longos e dae se o cara é ridiculo não dá para mandar embora...não tem como por no contrato periodo de experiencia?

    ResponderExcluir