terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

ANSIEDADE EM DAR O FURO

Um "zumzumzum" danado tomou conta do noticiário do Paraná Clube nas últimas horas.

O repórter da Band, Diego Sarza, através do twitter divulgou na noite de ontem que o diretor de futebol Alex Brasil tinha pediu demissão do cargo por problemas de salário e por não ter autonomia no trabalho.

A notícia dada pelo repórter foi essa:

@diegosarza Alex Brasil não é mais gerente de futebol do Paraná. Depois de reunião hoje ele decidiu abandonar o cargo."

Logo em seguida a assessoria do Paraná Clube desmentiu a notícia, também através do twitter:

@paranaclube Alex Brasil, Gerente de Futebol do Paraná, nunca, em hipótese alguma, cogitou sair do Paraná Clube.

@paranaclube O Paraná Clube lamenta a falta de responsabilidade com a informaçao, que é o princípio básico do jornalismo.

@paranaclube "Meu compromisso é com a instiuição Paraná Clube. Não é uma notícia plantada que vai atrapalhar nosso projeto", explicou Alex Brasil.


O repórter então escreveu:

@diegosarza A assessoria de imprensa do Paraná acaba de negar a informação. Pelo que pude apurar ele realmente saiu do cargol. Já já atualizo!

@diegosarza Atualizando: Alex Brasil alegou falt de autonomia e problemas salarias hoje com a diretoria.

@diegosarza Tenho informação que ele deixou SIM o cargo. Pode ter repensado a decisão, mas ele entregou o cargo hoje à diretoria tricolor.

@diegosarza Confirmo a informação que eu recebi de que hoje à tarde houve uma reunião e nela Alex Brasil por motivos plurais decidiu deixar o cargo.

@diegosarza Ele negou e disse que continua, e realmente vai continuar. Mas que houve a reunião e a decisão houve.

@diegosarza Reservo-me ao direito de não citar as minhas fontes. Esse é um direito do jornalista.

@diegosarza Reitero aqui a minha isenção e sobretudo responsabilidade para trabalhar com a infomração.

Tem alguns pontos importantes nesse caso:

1) Quem é a tal fonte que divulgou o caso? Pelo jeito é alguém de dentro do clube que está interessado em perturbar o ambiente. É preciso descobrir quem é a pessoa.

2) O jornalista não pode divulgar tudo que ouve sem ao menos apurar de todas as formas a notícia. É muito cômodo dar uma notícia, ela ser totalmente furada e depois dizer que a culpa é da fonte e esta não pode ser revelada.

3) Será que o repórter entrou em contato com o Alex Brasil, Rubens Bohlen, Celso Bittencourt, Paulo César Silva ou Luis Carlos Casagrande para apurar a informação? Ou simplesmente ouviu e publicou?

4) O diretor através do facebook e também pela imprensa negou que em algum momento teria pedido demissão. Não há provas que ele tenha pedido a não ser a tal fonte. Erros acontecem. Neste, acredito que a ansiedade em dar o furo jornalístico rapidamente jogou contra a apuração e a informação dada corretamente. Mas não vi um pedido de desculpas e sim a insistência da notícia dizendo que o diretor voltou atrás na decisão.

Repito, é preciso descobrir quem é a tal fonte, para que pare de desestabilizar o ambiente e que nenhum outro repórter caia na sua lábia.

E outra, responsabilidade e cautela não faz mau a ninguém. Nenhum jornalista, repórter ou comunicador vai perder seu emprego se não der o furo. Se algum meio de comunicação cobrar isso está errado, pois o que vale é a informação correta.

A pressa é inimiga da informação.

2 comentários:

  1. Luis,
    Concordo plenamente com suas afirmações.
    Mas caso tenha havido algo,o melhor é cair fora logo.
    O Paraná, nesse momento precisa de pessoas, com muito mais dedicação, ultrapassando algumas vezes o simples desempenho profissional.
    É um projeto inteiramente novo, com tudo para dar certo.
    E se der, todos sairão vitoriosos.
    Afinal, quem conhecia o Alex?
    E quem sabe, com o trabalho, dedicação, competencia e resultados, apareça daí,sim, um Gerente de Futebol, chamado Dr. Alex Brasil.
    Esperemos...

    ResponderExcluir
  2. Independente de verdade ou mentira, sobre a notícia, entendo que um gerente de futebol deve ter uma quase total autonomia, caso contrário, é dinheiro jogado fora, e cargo para Ingles ver.

    ResponderExcluir