sexta-feira, 20 de setembro de 2013

COLUNA - "HORÁRIOS E SEUS CRITÉRIOS"


Na minha coluna no site @Paranautas escrevo sobre os horários das partidas na Série B.

Quais são os critérios? Há algum estudo para saber qual horário é o melhor para o torcedor?

Confira um trecho da coluna:


Nesta semana, a CBF divulgou os horários de mais algumas rodadas da Série B e, incrivelmente, o Paraná Clube jogará duas partidas às 21h50 na mesma semana, na Vila Capanema. Os jogos estão marcados para os dias 1º e 4 de Outubro, terça e sexta-feira.

É lógico que falar que o horário é ruim não basta. É preciso ter algum embasamento para tal afirmativa, pois para cada torcedor um horário, seja ele qual for, é melhor que o outro. O problema é que nunca foi feito nenhum tipo de estudo para saber qual horário o torcedor prefere e por quais motivos.

Ok, ingenuidade minha achar que algum dia a CBF e seu presidente fã de medalhas ou o monopólio da Rede Globo irá se preocupar com qual horário é melhor para o coitado do torcedor. O importante é transmitir a novela e alienar o povo ainda mais e depois colocar um futebolzinho para lucrar alguns milhões com propaganda.

Mas, tentando jogar conforme o regulamento atual da administração do futebol brasileiro e chegar a uma conclusão mais profunda sobre as médias de públicos nos mais diferentes horários, seria prudente saber alguns aspectos importantes:

1) Colocação dos times na classificação do campeonato: querendo ou não é natural que muitos torcedores vão ao estádio apenas quando a “maré está boa”.

2) Preços dos ingressos: neste quesito, entra também os planos de sócios de cada time. Há grande parcela de torcedores que não se associam e frequentam mais os estádios, dependendo dos preços e principalmente quando há promoção.

Clique aqui e companha a coluna na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário