sábado, 20 de fevereiro de 2010

CORITIBA X PARANÁ

O clássico que será realizado em Paranaguá, como já destaquei anteriormente, pode definir muitas coisas no campeonato e principalmente no Paraná Clube.

Estive pensando em simplesmente colocar as escalações e nada mais até por achar que qualquer resultado que não seja diferente de uma vitória do Coritiba por pelo menos 2 gols de diferença seria lucro para o Paraná.

Porém, como sou teimoso e não "pipoco" nestas horas, faço algumas considerações de como tentar, pelo menos isso, empatar o jogo. Ou quem sabe até vencer.

1) Este é o jogo que o Paraná tem que atuar como time pequeno. Infelizmente fez isso outras vezes, sem nenhuma ousadia, esta é ahora.

2) Marcação individual do Edimar em cima do Rafinha e do Chicão em cima do Marco Aurélio.

3) Jamais, em situação alguma recuar os 2 atacantes para marcar antes do meio-campo. Nem mesmo em escanteios. É fundamental manter o Márcio Diogo e o Toscano no campo do adversário para tentar um contra-ataque. Se um dos dois recuar a jogada não tem sentido algum.

4) Não é porque será retrancado que precisa colocar 3 volantes, como provavelmente o técnico Marcelo Oliveira fará. É preciso, pelo menos, manter o Vinícius (falso meia ou falso volante) ao lado do João Paulo. Se escalar o Luiz Camargo no lugar do Vinícius perderemos a qualidade de posse de bola e daremos campo ao adversário.

5) Manter ao máximo a posse de bola. Como não temos um jogador que saiba segurar a bola e cavar faltas como o Davi, tem que ter tranquilidade e quem não estiver com a bola se apresentar para a jogada.

6) Mesmo com 3 zagueiros, em hipótese alguma os 2 alas poderão avançar ao mesmo tempo. O Paraná não pode dar nenhuma chance ao Coritiba de contra-ataque.

7) Cavar ao máximo faltas próximo da área. Sempre nas cobranças acertar o gol mesmo que seja no goleiro. Tentar desviar a bola ou atrapalhar o goleiro é fundamental. Nas faltas tipo "mini- escanteio", cobrar sempre forte e rasteio ou meia altura. "Chuverinho" fraco é "mamão com açúcar" ao adversário.

8) Tentar provocar o adversário sem que o árbitro, que será o Héber Roberto Lopes, perceba. Rafinha, Ariel e Triguinho são bons alvos.

9) Todas as faltas cometidas pelo adversário será necessário a intervenção médica e possivelmente a maca.

10) Se tomar um gol não mudar a postura tática, pois qualquer mudança pode ser fatal. Se fizer o gol primeiro que o adversário, aumentar a catimba, mas nunca, em momento algum, tirar um dos 2 atacantes. Se necessário colocar outro de mesma característica.

11) Pereira tem que ser o alvo de dribles e correria. Tanto Toscano quanto Márcio Diogo tem que explorar onde este zagueiro estiver. Porém provavelmente ele jogue mais na sobra. Cabe aos atacantes terem inteligência e reverter o esquema.

O jogo será difícil. A qualidade técnica e tática do adversário são muito melhores que o Paraná.

Além do destaque Rafinha, Enrico é muito bom jogador, Ariel é brigador e sortudo.

A expectativa de público é pequena, não deve passar de 3 mil pagantes.

O horário do jogo é às 19:30 deste domingo (21).

7 comentários:

  1. Ótima análise como semPRe skol...


    como eu disse em mensagens anteriores...0 1% é grande e manteve o M.O. no cargo.

    Espero q esse treinadorzinho de meia tigela suma do Paraná independente do resultado de amanhã.
    Ja provou q nao tem capacidade para ser tecnico do Paraná.

    Em tempo... Sabe qdo serão apresentados os novos uniformes? E como eles estão...POdia pelo menos contar alguma coisa...afinal, somos todos uma familia nao eh?

    ResponderExcluir
  2. Mandei um e-mail pra você, Luís.. no endereço aqui do blog, mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Sharpion, já respondi. Valeu.

    Alisson, que tal uma aposta? Se o Paraná ganhar eu posto os desenhos, blz? hehehe

    Os novos uniformes tiveram um pouco de atraso, infeliezmente, e deverão ser apresentados terça-feira e já no jogo contra o Cerâmica deverão ser usados. Lógico se não atrasar mais.

    Mas vou pensar em postar. Tudo sempre pensando em não atrapalhar qualquer coisa em relação a Kanxa e o Paraná.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Beleza...fechado....
    (vamos perder a Aposta der novooo!)


    asUAhsuasuHAS


    Abrsss Skol!

    ResponderExcluir
  5. Apostou vai ter q cumpriiir!

    promessa eh divida guri!


    Pelo menos pra mim q sou frequentador assiduo do blog e um dos q mais comentam...o q acha?

    ResponderExcluir
  6. E aí Luiz...
    Vai colocar as camisas novas hoje, em homenagem a vitória????
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Queremos ver os novos uniformes depois desta grande vitória que nos dará ânimo para conseguirmos a classificação para as finais. E seja o que Deus quiser no octogonal. Ainda estamos vivos. E repetindo o que disse o nosso goleiro Régis no ano de 1996: "quem dá luz para cego, acaba apanhando de bengala." Melancias de plantão, fiquem de olhos bem abertos, o Tricolor está firme na parada!

    ResponderExcluir