sábado, 22 de outubro de 2011

PONTE PRETA 4 X 3 PARANÁ

Pelo número de gols podemos dizer que foi um jogaço.

Mais ou menos.

O segundo-tempo sim, mas o primeiro o Paraná abriu mão de jogar e se retrancou. Entrou em campo com o único objetivo de não levar gols e se desse fazer através de bola parada, pois não tinha sequer uma jogada de contra-ataque. E também pudera, pois com Giancarlo que é lento não teria como acontecer.

A Ponte dominou completamente o jogo e mais uma vez Thaigo Rodrigues salvou o Paraná.

Até que aos 44 minutos, após uma falha do árbitro em dar um penalti sendo que a falta aconteceu fora da área, a Ponte abriu o placar.

Aí o Paraná se obrigou a jogar futebol e Macuglia tirou o zagueiro Cris que tinha recebido cartão amarelo e fez um péssimo primeiro tempo para colocar o veloz Marinho.

O time melhorou, mesmo com "um a menos", pois Hernane parece não estar muito disposto a jogar. Porém a zaga com Edson Rocha é dureza de aguentar.

A Ponte aumentou o placar.

Lima em uma belíssima cobrança de falta descontou. Aliás, Lima não esteve bem. Ele rende muito mais na lateral.

O jogo estava corrido, muito bom de se assistir, porém a Ponte aumentou o placar.

O Paraná com garra, que não teve nos jogos contra Salgueiro e Duque de Caxias, correu atrás do prejuízo e descontou mais uma vez com um golaço de Ricardinho que entrou no lugar do fraco Marquinho.

3x2, o Paraná no jogo e até o empate poderia acontecer. Porém a Ponte continuava atacando, diferente do Paraná no 1º tempo. E conseguiu fazer o 4º gol na falha da zaga já no finalzinho do jogo.

Porém o Paraná não desistiu e Marinho fez também um golaço.

4x3, placar final.

Muitos torcedores culpam o juíz pela derrota. Vamos aos lances:

1) Realmente o penalti para a Ponte Preta não aconteceu.
2) Cris cometeu um penalti e o juíz não deu.
3) Eu não achei penalti no lance do Giancarlo onde ele se contundiu. Houve um toque do adversário, mas do jeito que ele caiu dá a entender que valorizou demais o lance.
4) Teve um penalti em cima do Douglas Packer.

O juíz é fraco, sem dúvida, deixou de dar várias faltas e o Paraná demorou a perceber isso insistindo em cava faltas no campo ofensivo, mas não se pode culpar o árbitro sendo que o time abriu mão de jogar por 45 minutos. Quando quis jogar marcou 3 gols e acabou sofrendo os mesmos 3. Se o Macuglia deixasse de invenção tática a cada jogo e treinasse apenas uma tática e de preferência com 2 zagueiros, talvez os jogos melhorassem.

E técnico de futebol tem que entender que a melhor defesa não é escalando 3 zagueiros e retrancando o meio-campo, e sim tentando manter a posse de bola e de preferência na intermediária do campo ofensivo. Pois quanto mais pressão leva, maior é a chance de levar o gol. Parece básico, mas sempre tem alguns que insistem nisso.

8 comentários:

  1. Hansen,
    Mais uma vez, parabéns pela leitura pefeita do jogo, a qual concordo, porém:
    --Pode-se jogar com 3 zagueiros, nos quais não se pode incluir Cris, e o protegido;
    --O Cris não sabe mais jogar, se é que já soube;
    --O Marinho, aprovou de vêz;
    --Ricardinho, fêz a lá Romario;
    --Hernani, nunca jogou, e não sei o que se passa com êle. Não sabe nem andar em campo, e suas feições não são boas, parece querer sair...

    ResponderExcluir
  2. Como podemos exigir de qualquer técnico que estabeleça padrão de jogo ao time, se os componentes deste time (jogadores) padecem de caibras, mal preparo físico, mudanças de 3 a 4 jogadores por partida, a ponto de não termos time titular ainda. Temos é que planejar o próximo ano, lembrando que sem um ou dois artilheiros nunca subiremos. Veja quem subirá, se não possuem artilheiros. Artilheiro, serve a time ruim, pois ele sempre garante vitórias...

    ResponderExcluir
  3. Ao assistir in loco a partida, pude ver que o time do Paraná é uma piada (eu bem que acho o Macuglia com uma cara de comediante pastelão).

    O Giancarlo se acha o Ronaldo, o Romário: quer a bola no pé, mesmo quando quem dá o passe é o jogador da ponte. E a impressão que deu no lance do eventual penalti foi que ele chutou a própria perna.

    O Hernane entrou?

    O Cris, se esforça, corre, evita o escanteio e cruza rasteiro... pra dentro da área do Paraná???? Outra hora ele faz o passe pro jogador da Ponte entrar em velocidade (teve que ser parado com falta). Por que ele não chuta logo contra o gol do Thiago Rodrigues? Por sinal, por que tinha torcedor que implicando com ele, que está no mínimo dois níveis acima do resto do time?

    Não lembro quem foi, mas aquele cruzamento da esquerda, pra dentro da própria área, grotesco!

    E a tática de marcação do meio de campo do Paraná: tempestade no deserto: chega pro combate mais seco que o Saara, toma um drible tão seco quanto a chegada, e se não perdeu a viagem, tenta meter uma botinada.

    E a zaga, como um todo? Até que bem posicionada, mas deve ter algo como "programa zaga amiga", porque só faltou oferecer cafezinho pros jogadores da Ponte (que tinha o programa: chuta que é gol. A questão é que o Paraná não chuta).

    Mas discordo um pouco da sua leitura: acho que a Ponte não jogou tudo o que podia, e o Paraná, no começo conseguiu deixar o jogo relativamente equilibrado, até mesmo assustando a torcida adversária. Aí a Ponte resolveu jogar um pouco mais, e tem muito mais time, muito mais jogo que o nosso Paraná.
    O segundo tempo achei a equipe bem mais lastimável. O Paraná conseguiu jogar no relaxo no adversário (depois do segundo gol), e começou a se encontrar (no que é possível) a partir daí.
    Achei que ia ser um jogo fácil pra Ponte, contra um Paraná apático. Concordo que o time teve garra, ao menos. Mas garra sem futebol não vai muito longe..

    saudaçoes

    ResponderExcluir
  4. Hansen , numa escalação de 3-6-1 ( que eu não concordo) não é mais adequado escalar um atacante veloz ao invés de um lento(Giancarlo), desta maneira mata-se um contra-ataque veloz.

    Acredito que o Macuglia devia ter mantido o 3-5-2.Nosso comandante exagerou na retranca, que foi menor do que a contra o criciuma.Para mim falta atuação dos laterais , gleidson está aparecendo muito pouco e lá na frente e tem potencial.Outro detalhe que tenho observado é a falta da subida de pelo menos um volante e o que sobe , quando sobe, nunca é o Itaqui que é munido de um canhão de longa distancia.
    PRC está jogando na retranca talvez característica do técnico, talvez pela falta de entrosamento.
    Próximo jogo é imprescindível para o PRC:
    1 Subida de um volante no ataque
    2 chutes de fora da area

    Pedro Neto

    ResponderExcluir
  5. Muito legal as opiniões. São válidas e espero que sejam levadas em consideração pelas pessoas que decidem tudo no clube e no time.

    Agradeço a todos!!!

    ResponderExcluir
  6. Hansen,
    Fiquei invocado novamente devido o Daniel GO, achar em seu comentário, que acha o Macuglia com cara de comediante pastelão. Em sua contratação também escrevi que achava Macuglia com cara de comediante cearense. Isto posto e escutando uns comentários sem nenhum nexo do mesmo, chego a pensar que trouxemos um comediante por técnico. Se isto aconteceu seria o fim da picada...

    ResponderExcluir
  7. Interessante meu nobre Hansen, é que parece que somos resignados a permanecer na série B. Ninguém reclama de nada. Fomos roubados pelo juiz neste jogo, e ninguém fala nada. Nem torcida, nem diretoria. Esta roubada, nos impede de acessarmos a série A, pois estariamos hoje com 47 pontos,. O penalti foi marcado errado. Mostre o vídeo, por favor em seu blog. Teriamos que entrar na justiça, ou pelo menos divulgar para todo o Brasil, a marcação de uma falta fora da área, convertida em penalti, que nos alijou do campeonato. Porém o silêncio é geral. O que está havendo? Não há mais reação?

    ResponderExcluir
  8. Anônimo do dia 25,
    não foi o penalti roubado do dia 25 que nos tirou da briga pelo acesso, mas o empate com o Duque, a derrota pro Salgueiro e pro Gremio Barueri, o empate com o São Caetano e com o Guarani em campo neutro... e tudo isso é conseqüência de falta de planejamento, que o de 2011 (porque a falta de planejamento do Paraná não é novidade no time) começou com um cavalo, continuou com um pinto, passou por um técnico com cara de coveiro (que não nos enterrou, diga-se de passagem), até chegar nesse com cara de comediante.

    ResponderExcluir