sexta-feira, 10 de maio de 2013

COLUNA - "TREINAMENTO É SAGRADO"


Na minha coluna da @Paranautas escrevo sobre a contratação do técnico Dado Cavalcanti.

Confira um trecho:

Nas últimas semanas, o papo entre a torcida era apenas um: quem seria o novo técnico do Paraná Clube. A diretoria focou em um treinador e este acertou. Desde a saída de Toninho Cecílio, o nome forte para assumir o time era do Dado Cavalcanti.

Entre os torcedores muitos nomes foram citados, sugeridos e outros fortemente criticados. A imprensa também especulou e chutou bastante. E foi cada nome “especulado”. Até o do Lori Sandri chegou a ser estampado no jornal mais famoso do estado.

Seria muito cômodo dizer que agora resta esperar para afirmar se a contratação do técnico foi boa ou não. Se o time conseguir o acesso, a diretoria acertou, senão errou. Este tipo de opinião, como já escrevi algumas vezes, é para os comentaristas de arbitragem que esperam os vários replays para dizer se foi ou não pênalti.

Pra mim, apesar de ter citado outros nomes também em outra coluna, a contratação do Dado Cavalcanti foi precisa. Tenho certeza que veremos um time muito diferente em campo e não falo apenas dos jogadores, mas sim do padrão de jogo que ele vai implantar. Falo das variações táticas e do posicionamento dos jogadores em campo. Falo também das jogadas ensaiadas que não tivemos nos últimos meses. Pelos recentes trabalhos dele e pelo discurso em sua apresentação, teremos muito treino. Palavras do treinador: “Sou um cara que valoriza muito o treinamento. Pra mim o treinamento é essencial. Treinamento pra mim é sagrado. Sou adepto das repetições. Meu ponto de pensar treinamento é isso, é repetição”.

Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.

9 comentários:

  1. Muito bom seus comentários, acredito que o Paraná conseguiu o melhor treinador dentro da sua realidade no momento.

    Não acho interessante fazer comparações com os times que ele treinou anteriormente mas acho que devido aos resultados que ele conseguiu, se o Paraná Clube disponibilizar bons jogadores para ele e não deixar acontecer algumas situações conhecidas do passado, este brasileirão 2013 será um grande passo para um bom futuro.

    Além disso, com bons treinamentos, esquemas táticos adequados e jogadas treinadas, até os jogadores que já estavam no elenco vão render muito mais.

    Anderson e Alex Alves tem que voltar ao ritmo do início do ano. No meio campo, o Lúcio Flávio contando com um jogador rápido no meio para articular com ele, vai aumentar bastante o rendimento. Se os laterais contratados tiverem um bom rendimento, eu acredito que JJ Morales, Reinaldo, Carlinhos e Léo dão conta de colocar a bola dentro do gol. Sem contar com Arthur e Néverton.

    Olhá só, se saísse o patrocínio da Caixa Econômica e o Paraná Conseguisse trocar o fornecedor de material esportivo, este ano a evolução estaria acima do que pessoalmente esperava.

    Wagner

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu falo Seu Wagner que temos que orar mais vigiar também, veja você que a venda do Tarumã, além de pagar dividas, tem que pagar impostos em atrazo, , o que vai possibilitar a emissão da certidão negativa de débitos, para selar o patrocínio da Caixa, que não é favor para nenhum clube, mas sim faz parte de diretrizes da própria caixa e do Governo, afim de incentivar o esporte. E não pense que a Caixa perde dinheiro com isso. Pelo contrário, quem mais ganha é ela. Isso volta com a abertura de dezenas de milhares de contas poupanças e correntes. Por isso digo, Seu Wagner, torcer para o Paraná é olhar diuturnamente a aplicação de nosso dinheiro no clube. Torça, ore e vigie, viu...

      Excluir
    2. Você fala em --se----se--,que infelizmente maninho, não nos leva a nada. Este ano, pode até parecer melhor, mas financeiramente até agora, um baita fracasso empresarial. Vendemos o Tarumã,e pelo jeito,pelo silencio que sempre nos marca, ao final do acerto , restarão mais débitos a serem quitados. É dura realidade. Em matéria de futebol, aí sim FRACASSO TOTAL. Ou estou errado? Errado são estes nossos comentários. O certo era requerer via Ministério Publico, uma devassa total na contabilidade do Clube, para ressarcimento pelas diretorias safadas e ladronas, do roubo impetrado nas finanças e no patrimônio do Clube, e após isto deixar apodrecer em celas frias e úmidas os bandidos autores. Isto sim seria Paranismo. O resto é o resto...

      Excluir

    3. CONCORDO COM AMIGO VAGNER, MAIS ACHO QUE ESSE TECNICO VAI SURPREENDER FAZENDO ALGUMAS MUDANÇAS QUE NÃO VAI AGRADAR A TORCIDA ,,TODO NOVO TECNICO QUER MUDANÇAS MAIS ATÉ QUE ME PROVE MELHORIAS FICO A ESPERA DE VITÓRIAS PORQUE O RESTANTE É BLA BLABLLABLABLA.. E QUE COLOQUE EM CAMPO JOGADORES DE RAÇA E NÃO FRAUCATUAS ... ESPEREM PRA VER E FUTURAMENTE ESSA MINHA MENSAGEM FARA SENTIDO.
      RENATO.

      Excluir
  2. Já perceberam que só nossos goleiros evoluem de verdade? Crédito ao preparador de goleiros que sempre faz grandes trabalhos com nossos goleiros.
    "Treinamento pra mim é sagrado". Agora o time vai começar a pré temporada.
    Daniel

    ResponderExcluir
  3. Os torcedores paranistas, que gostem de estudar o futebol, devem ler na Gazeta, Blog Bola no Corpo, a análise perfeita de formação e esquema tático, que o grande blogueiro( um dos melhores do futebol brasileiro0 Leonardo Mendes Junior, mais uma vez nos brinda. Tenho certeza, que se o Dado Cavalcanti lesse, que com certeza jáo fez, irá parabenizar e agradecer ao Leonardo, pois é um importante ponto de apoio inicial aos seus trabalhos, junto ao Paraná Clube. Aliás, a Comissão Técnica e jogadores, também devem ler e refletir , até para troca de idéias entre sí, e com o próprio Leonardo.

    ResponderExcluir
  4. Fico pensando, pensando, pensando, no milhão de reais perdidos, por não avançarmos um tiquinho mais, na Copa do Brasil. Será que nossa comissão técnica não percebia que o Toninho estava perdido. Que não tinha conhecimento técnico, muito menos bagagem para dirigir o Paraná. Foi-se omilhão pro lixo, e não apareceu até agora um responsável por isto. Jogaram no ralo grana suficiente para trocar o gramado da Vila Olímpica com elevado padrão. Daqui uns dias, vão ver que o gramado da V.Olímpica não oferecerá condições nem para dormitório e acasalamento de quero-queros, quanto mais da prática esportiva, ou seja bola.

    ResponderExcluir