sexta-feira, 19 de julho de 2013

COLUNA - "A DECISÃO A MERCÊ DOS CLUBES"


Na minha coluna no site @Paranautas escrevo sobre o regulamento esdrúxulo para ter uma vaga na Copa Sul-Americana que é decisão exclusiva dos clubes.

Confira um trecho:


O futebol brasileiro chegou ao ponto onde as equipes podem escolher qual campeonato irão jogar. O famoso critério técnico até existe, porém de forma totalmente sem nexo. Desde o ano passado observei o novo regulamento para o preenchimento das vagas para a Copa Sul-Americana desenvolvido pelos incompetentes dirigentes da CBF. E o que eu suspeitava está acontecendo, em tese, logicamente.

O que é melhor para os clubes, jogar a Copa do Brasil onde este ano os times que jogaram a Libertadores também participarão ou jogar a Copa Sul-Americana contra equipes não tão fortes do continente, lógico que não todas?

Para deixar claro como funciona o regulamento bizonho, jogam a Copa Sul-Americana os times que:

- não disputam a Copa do Brasil a partir da 4ª fase;

- não jogaram a Libertadores da América 2013 com exceção do São Paulo que foi o campeão da Sul-Americana de 2012 e com isso tem vaga assegurada na Sul-Americana;

- ter disputado o Brasileirão 2012 ou Série B 2012. Aí no caso vale então o critério técnico, ou seja, a ordem de classificação. Pura maquiagem. E tem um porém, onde os 4 times que conseguiram o acesso à Série A 2013 tem vantagem em relação aos 4 rebaixados à Série B 2013.

Ou seja, os clubes que jogaram até a 3ª fase da Copa do Brasil 2013 e que conseguiram uma boa colocação no Brasileirão 2012 poderiam escolher se passariam de fases para dar continuidade na competição ou jogariam a Sul-Americana que dá ao Brasil 8 vagas mais a vaga do São Paulo, atual campeão.

Náutico que foi eliminado pelo CRAC/GO e o Coritiba eliminado pelo Nacional/AM conseguiram a vaga na Sul-Americana automaticamente. Eram clubes que sabiam desde o início da competição que em caso de eliminação na Copa do Brasil teriam a vaga garantida na Copa Sul-Americana.

Outro time que conseguiria automaticamente uma das vagas na Copa Sul-Americana em caso de desclassificação é a Ponte Preta. Ela perdeu a primeira partida da 3ª fase em casa para o Nacional/AM por 1 a 0. Jogará em Manaus na quarta-feira e entra em campo podendo escolher seu futuro.

Clique aqui para ler na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário