segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

2009 - parte 4 (VOLANTES)

9 volantes jogaram este ano.

Vinícius, garoto da base, jogou apenas duas partidas. Mostrou qualidade e tem tudo para despontar em 2010.

Goiano jogou apenas 3 vezes. No meio do ano quase foi dispensado. Continuou apenas porque a então parceira do clube definiu que iria pagar o salário do jogador. Atitude nada mais que política. Na série B jogou apenas 11 minutos contra o Ceará. O jogador passou um bom período contundido o que atrapalhou seu desempenho.

Hernani chegou indicado pelo técnico Paulo Comelli e assumiu a tarja de capitão. A contratação foi boa pelo histórico do jogador mas no Paraná foi um desastre. Como não foi bem no campeonato Paranaense e na Copa do Brasil foi dispensado e acertou com o Bahia.

Edimar também foi indicado por Comelli. Jogador regular, pois sempre teve nota 5. Longe de ser o volante ideal para o Paraná voltar a elite. Deve continuar em 2010. Se repetir as atuações que teve este ano não dura muito.

Agenor foi o melhor volante no 1º semestre, porém não permaneceu para a série B. Na verdade chegou a jogar 3 vezes no certame brasileiro mas como o contrato estava encerrando acertou com o Atlético/GO e foi um dos destaques no acesso do clube goiano para a série A. Bom marcador e bom nas bolas aéreas deveria ter continuado, uma pena. Ponto negativo: recebeu muitos cartões amarelos, 13.

Na série B, a posição de volante ficou praticamente reservada para João Paulo, Luiz Henrique Camargo e Adoniran.

O primeiro (João Paulo) veio do Iraty. Mostrou qualidades importantes, principalmente com a bola no pé. Apesar de ter feito algumas partidas a baixo da média conseguiu dar a volta por cima e somente perdeu a condição de titular por causa de uma contusão. Fica para 2010 e pode ser uma peça fundamental para o esquema do Marcelo Oliveira.

Luiz H. Camargo, veio do Mogi-Mirim. Grata revelação. Boa marcação e boa saída de bola. Não por menos foi o primeiro jogador a renovar para 2010. Precisa melhorar a marcação e parar de reclamar. Levou muitos cartões desnecessários.

Adoniran veio de São Paulo. Jogou bem e foi o que mais jogou literalmente, 30 partidas. Só não jogou mais porque levou, nada mais nada menos, que 13 cartões amarelos. Marcação firme e bom posicionamento foram as principais características de Adoniran. E não só isso. Veremos mais sobre Adoniran nas próximas partes desta "retrospectiva".

Rai veio durante a série B. Formado pela Portuguesa o jogador não mostrou nada de mais no Tricolor. Marcação fraca, posicionamento normal e com a bola no pé muitos passes errados, ou seja, ninguém sentirá falta dele.

Números dos volantes:

Mais jogou:
Adoniran, 30 jogos, 2 gols, 13 cartões amarelos

Melhor volante:
Agenor, 26 jogos, 5 gols, 13 cartões amarelos

Revelações:
João Paulo, 28 jogos, 2 gols, 8 cartões amarelos, 1 expulsão
Luiz Henrique, 23 jogos, 8 cartões amarelos, 1 expulsão

Decepção:
Hernani, 12 jogos, 3 cartões amarelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário