terça-feira, 29 de dezembro de 2009

2009 - parte 6 (ATACANTES)

Chegamos na posição mais carente do Paraná no ano. E a solução estava tão perto...

Foram 14 jogadores que passaram nesta posição.

Wando foi indicado pelo técnico Comelli. Sinceramente achei uma ótima contratação. Sempre foi um jogador veloz, driblador e sempre fez ótimas assistências. Porém os tempos eram outros.
No Paraná, Wando não conseguiu repetir as atuações que teve em outras equipes.

Abuda. Jogou apenas 5 partidas e foi embora. Talvez pouco para mostrar alguma coisa mas no seu caso foi o bastante. Atacante que não finaliza e não se esforça não pode continuar. Foi para o Marília e depois para o Brasiliense. No Marília fez 7 gols, já aqui nem um chute sequer.

Peterson chegou como uma promessa e deveria ter sido melhor aproveitado. Na média (minutos jogados x nº de gols marcado) foi o melhor atacante do ano. Na série B foi simplesmente deixado de lado enquanto o Paraná sofria com a falta de gols. Então foi negociado com o Bahia.

Clênio, o El Loco, jogou apenas 4 partidas e foi emprestado ao Operário de Ponta Grossa. Muita correira e pouca técnica, nada mais a comentar sobre este jogador.

Wellington Silva veio por indicação do Comelli. Muitas vezes jogou mal escalado mas tecnicamente é sofrível. Mesmo assim foi o atacante que mais marcou gols este ano. Como o contrato dele é longo o Paraná tem que repensar no que fazer. Seria interessante emprestá-lo para alguma equipe paulista, porém ele deve permanecer em 2010.

Osmar, o enganador. Foi contratado após um jogo-treino onde os portões eram abertos e como foi bem e marcou 2 gols a diretoria foi obrigada a contratá-lo. Decepção total. No treino jogou tudo e mais um pouco, porém quando era para valer pipocou.

Maicon, revelado pelo Paraná e um dos destaques da equipe júnior que disputou a Copa SP, integrou a equipe principal. Mostrou qualidade mas ainda precisava amadurecer um pouco mais. Em 2010 deve ser utilizado e aí veremos realmente suas qualidades.

Danielzinho jogou apenas 3 jogos e marcou 1 gol. Porém nos treinos muito mal o que não habilitava para jogar a série B. Foi dispensado.

Alex Afonso chegou com fama de artilheiro, porém com uma contusão que poderia estourar a qualquer momento. E foi o que aconteceu e a rescição do contrato ocorreu. Até este momento Alex mostrou em algumas partidas boas finalizações, porém faltava um jogador melhor ao seu lado. Mas não podemos tirar suas responsabilidades. Chegou sabendo o que deveria fazer e não fez.

Bebeto chegou bem recomendado. Achei uma ótima contratação mas também não vingou. Muitas vezes mal escalado e outras tantas mas tecnicamente foi deixado de lado em uma entrevista coletiva do técnico Roberto Cavalo. O jogador não jogava há vários jogos e Cavalo deu uma oportunidade a ele. Durou 58 minutos e foi afastado. Depois por causa de uma decisão judicial rompeu o contrato. O problema foi com o seu ex-clube, o Gama.

Malaquias. Outra boa contratação para a série B, porém não fez nenhuma partida boa. Dispensado no decorrer da competição. Incrível como vários jogadores vão bem em suas ex-equipes mas no Paraná vão muito mal. Malaquias foi mais um.

Igor foi contratado junto ao Mixto após jogar bem contra o Paraná na Vila Capanema pela Copa do Brasil. O jogador fez uma preparação física e um fortalecimento muscular no Ninho da Gralha. Até que ficou a disposição do elenco profissional. Quando entrou mostrou qualidade técnica e boa finalização. Será muito útil em 2010.

Adriano voltou da Turquia e era a esperança de solucionar os problemas de gol do Paraná na série B. Mero engano. Em 19 jogos fez apenas 1 gol o que causou um verdadeiro transtorno no Brasil (saiba mais).

Marcelo Toscano. Como lateral, ruim mas como atacante a solução dos problemas de falta de gol. O jogador que é atacante de origem foi improvisado na lateral pelo técnico Giba no Paulista de Jundiaí. Foi contratado pelo Paraná como lateral mas suas características deixavam claro que era no ataque a melhor opção. E demorou para descobrirem isto. Apenas na 29ª rodada depois de escalar todos os atacantes disponíveis, Roberto Cavalo o escalou como atacante após ler este blog (momento "eu não disse???"). E logo no primeiro jogo, entrando no decorrer da partida fez um belo gol.
De lateral para o banco e do banco para o ataque se tornou a solução ofensiva do Paraná. E ao lado de Rafinha e Davi, o trio foi o destaque da série B.

Números dos atacantes:

Quem mais jogou:
Wando, 36 jogos, 1 gol, 1 cartão amarelo
Wellington Silva, 36 jogos, 11 gols, 4 cartões amarelos

Melhor média de gols:
Peterson, 13 jogos, 5 gols, 1 cartão amarelo

Melhor atacante:
Marcelo Toscano, 10 jogos, 8 gols, 1 cartão amarelo (jogando como atacante)

Pernas de pau:
Abuda, 5 jogos
Clênio, 4 jogos
Osmar, 6 jogos, 1 cartão amarelo

Decepções:
Malaquias, 9 jogos, 1 cartão amarelo
Bebeto, 15 jogos, 1 gol, 2 cartões amarelos

O enganador:
Adriano, 19 jogos, 1 gol

Esperança para 2010:
Igor, 7 jogos, 1 gol

Nenhum comentário:

Postar um comentário