sexta-feira, 30 de novembro de 2012

COLUNA - "CAMISA 9"

Na minha coluna no site @Paranautas escrevo sobre a necessidade do Paraná em contratar um camisa 9 para 2013.

Faço também uma série de estatísticas do Paraná e dos últimos anos da Série B.

Confira um trecho:

Há cinco anos, coincidentemente ou não, depois que o Paraná caiu para a Série B não tivemos mais um atacante que pudesse se tornar ou pelo menos brigar pela artilharia dos campeonatos que disputou. Em 2012 o problema continuou e coube ao atacante Arthur ser o goleador do time na Série B e também no ano. Foram apenas 9 gols no brasileiro e 11 no total. Porém é bom ressaltar que o jogador não veio para ser o camisa 9 e sim jogador como segundo atacante, porém sem o 9 de verdade, “vai tu mesmo”.

Nos últimos 5 anos, como mostra o quadro abaixo, o artilheiro do Paraná é Marcelo Toscano que marcou 26 gols. Ele também é o artilheiro do Paraná em uma edição da Série B com apenas 10 gols.



Em média de aproveitamento o melhor é Anderson Aquino com 0,636 gols por jogo.

Uma estatística interessante é que dos 20 times que conseguiram o acesso à Série A nos últimos 5 anos, o time que teve menos gols do seu artilheiro foi o Avaí em 2008. Evando fez no campeonato 10 gols. Na sequencia em 2010, Coritiba e Figueirense tiveram seus artilheiros com 11 gols, Rafinha e Willian, respectivamente. Em 2012 foi o ano onde o artilheiro de um time que conseguiu o acesso fez menos gols, Élton do Vitória com 9.

Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.

4 comentários:

  1. Show seus comentários e estatísticas...

    Com certeza precisamos de bons atacantes para 2013 pois neste ultimo ano improvisamos neste setor e o sofrimento foi grande. O time criava muito mas a bola não era colocada para dentro do gol.

    Dos últimos jogadores do ataque paranista listados por você, para mim bons mesmo foram:
    - Joélson, Giuliano, Marcelo Toscano e o Arthur. Isso que o Marcelo Toscano também estava improvisado no ataque.

    Luisinho e Wendel são meio campistas.

    Agora, com o Atual elenco, o Paraná precisa de uns 3 atacantes, não somente 1! Saíram Arthur, Wellington Silva e Nilson então, é necessário recolocar 3 jogadores só nesta posição.

    Wagner

    ResponderExcluir
  2. Muito boa reportagem. Sem artilheiro não vai, mas não vai mesmo. Se tivéssemos talvez estaríamos, quem sabe na série A. Parabéns Luis...

    ResponderExcluir
  3. tinha que ser um do tubarão, pra dar um up ao Parana!

    ResponderExcluir
  4. Sem contar que em 2007 o josiel - mais conhecido por josigol - fez 20 gol naquele ano e o time caiu.

    ResponderExcluir