segunda-feira, 25 de outubro de 2010

CORITIBA 0 X 0 PARANÁ

Problemas técnicos resolvidos no blog, vamos ao jogo:

Se o jogo não foi tecnicamente bom, pelo menos os treinadores mostraram serviço e desta vez o vitorioso foi o Roberto Cavalo.

1º tempo:

O Paraná claramente tinha o objetivo de segurar o empate, ou melhor, não tomar gol. Se fizesse seria lucro, mas não conseguiu chegar ao gol do adversário. Wanderson, Murilo e William jogaram muito mal.

Já o Coritiba teve o domínio territorial, mas não teve nenhuma grande chance de marcar o gol. A defesa do Paraná estava praticamente perfeita, inclusive o volante Edimar, que felizmente deve ganhar a posição o fraco Chicão.

2º tempo:

O Paraná foi para a etapa final com uma postura diferente. Apesar do treinador ter feito apenas 1 substituição (Somália no lugar do William), o time pelo menos, mostrou querer mais que o empate.

E o Coritiba também. Logo no começo da etapa, Ney Franco tirou o ala Fabinho e colocou Marcos Aurélio. Ele achou que com a alteração o Paraná fosse se retrancar, porém se enganou. Não é mais o Marcelo Oliveira no banco e Roberto Cavalo mostrou ter uma boa leitura do jogo e ousadia. Minutos depois tirou o ala Henrique e colocou o atacante Kelvin. A partir daí o Paraná começou a dominar o jogo.

Wanderson deu lugar ao Ceará que melhorou o meio-campo do Paraná.

Ney Franco colocou Tcheco no lugar do Triguinho.

Com a alteração o Coritiba afunilou o jogo e com a ótima defesa do Paraná, não conseguiu entrar na área.

Uma oportunidade mais clara para o Coritiba e uma grande jogada do Kelvin com uma conclusão que passou perto do gol. Se nas chances de gol foram poucas, taticamente um jogo interessante.

Pontos fracos:

William, Murilo e Wanderson pelo lado Paranista.

Pontos fortes:

Roberto Cavalo. Deu o famoso nó tático no badalado Ney Franco com um elenco tecnicamente inferior. Fazia tempo que não vi isso e aconteceu porque o técnico Paranista não é medroso, covarde e sim que com inteligência buscou um melhor resultado alterando o time durante o jogo.

A defesa foi praticamente perfeita. Irineu e Alessandro Lopes fecharam a área. Edimar e Camargo que era meros dispensáveis jogaram muito e são os titulares do time.

Kelvin barbarizou. Tem muito o que aprender, principalmente coletivamente, mas mostou muita personalidade e fez muito bem o que o treinador pediu.

É muito bom para o torcedor ver seu time jogar sem covardia e com alterações táticas. A vitória não aconteceu por muito pouco, infelizmente o ataque não esteve muito bem. Apenas Pimpão jogou e tentou alguma coisa e pelo excesso de vontade foi expulso no final do jogo. Faltou um jogador de melhor qualidade ou que estivessem num melhor dia.

Fica a lição a vários treinadores que adoram jogar os clássicos de forma covarde, cheio de zagueiros e sem nenhuma estratégia para tentar ganhar o jogo e que ficam satisfeitos em perder de pouco.

8 comentários:

  1. a última vez que demos um nó tático foi contra o próprio coritiba, em paranaguá, este ano. quando o então treinador Marcelo Oliveira entrou com a proposta de se defender com competência e contra-atacar com eficiência, mesma proposta do Cavalo ontem e repetida em todos os confrontos com o coxa neste ano

    ResponderExcluir
  2. Vitória essa que não fez o fraco treinador Marcelo Oliveira cair, infelizmente.
    O que o MO fez de bom taticamente? Não apenas nesta partida, mas sim no trabalho dele em 9 meses?

    ResponderExcluir
  3. ahã.. o MO tirava ala para colocar atacante... incrível igualzinho...

    Depois das 3 substituições o time ficou com 3 atacantes... (Pimpão, Somália e Kelvin)

    Esse jogo contra os alfaces em Paranaguá o Paraná começou bem desde o início... com Jeferson fazendo sua melhor partida com a camisa do Paraná assim como o Marcio Diogo.


    a Proposta era a mesma... mas a atitude da equipe não era a mesma... e isso msilveirar vc já mostrou que não consegue identificar em seus comentários.

    ResponderExcluir
  4. Então, sinceramente, o Roberto Cavalo é o melhor treinador do mundo. Porque é absurdo vocês acreditarem que alguém regular possa chegar num dia e resolver todos os problemas que o nosso time tinha em menos de uma semana.

    "tirar ala pra colocar atacante", é verdade, o kelvin é atacante, mas jogou como ala, quase como lateral(travou alguns combates contra o rafinha no lado esquerdo da NOSSA defesa) e tinha liberdade pra avançar porque o Ney Franco tinha tirado o lateral direito deles.

    A proposta, a atitude e a formação que eu vejo agora é igual(ou muito parecida) com a proposta e atitude que víamos antes da copa.

    ResponderExcluir
  5. O Cavalo não é o melhor do mundo, mas em pouco tempo temos mais jogadas do que em 9 meses de trabalho do outro.

    Mas, msilveirar, me diga o que de bom o Marcelo Oliveira fez dentro de campo e taticamente.

    ResponderExcluir
  6. Cara, enquanto as contas estavam em dia o time estava jogando de forma muito parecida com a que vem sido praticada desde a chegada do Cavalo, que coincidiu com uma mudança na diretoria.

    Você simplesmente tem algo contra o Marcelo Oliveira. Sabe que a principal mudança não foi de ordem tática e ignora. O time joga exatamente igual jogava antes da copa, com uma pegada boa no meio de campo e com TODOS os jogadores atrás da linha da bola. Mas daí como o time tá jogando motivado(pelos salários provavelmente), o resultado está aparecendo, e você está se deixando levar pela euforia para criticar o MO e exaltar o Cavalo.

    Pra mim a principal diferença é que o Pimpão recuperou totalmente a condição física, o Henrique se revelou um bom substituto pro Gilson e o Kelvin apareceu como uma ótima opção para o ataque. Na ordem tática continua tudo igual na Vila Capanema.

    Sem contar que não sabemos como ia reagir o time sob o comando do Cavalo se estivéssemos vivendo os mesmos problemas que convivemos durante a era Marcelo Oliveira.

    ResponderExcluir
  7. msilveirar, tenho coisas contra o Marcelo Oliveira sim. Não gsoto de treinador covarde comandando meu time. Treinador que se contenta em perder de 1 a 0 jamais vou aceitar.

    Tivemos mudança tática sim. Você deve estar confundindo com esquema tático que continua o mesmo: 3-5-2.

    Henrique e Kelvin estavam aí a disposição do MO, porém você sabe quantas vezes o MO entrou em contato com a direção das categorias de base??? Nenhuma.

    Continuo sem saber pontualmente o que o MO fez de bom dentro de campo.

    Ah, e não tem euforia com o Cavalo, muito pelo contrário, porém mudanças tem, e ignorá-las porquê?

    ResponderExcluir
  8. Ei.. eu não acho o Cavalo bom treinador não... pelo contrário...


    Msilveirar... vc está confundindo e misturando as coisas... Não é pq critico o trabalho do MO que eu esteja defendendo o Cavalo.


    Só que tenho certeza de uma coisa... a passagem do MO aqui foi péssima como "treinador" por "ENE" fatores e vc está ignorando.

    ResponderExcluir