sexta-feira, 26 de abril de 2013

COLUNA - "PÁGINA VIRADA"


Na minha coluna no site @Paranautas escrevo sobre a saída do técnico Toninho Cecílio e também um pouco sobre a zona de conforto dos jogadores.

Confira um trecho:

De vez em quando dou uma relaxada jogando vídeo-game, principalmente, com jogos de futebol. Costumo variar meus esquemas táticos e não sou nem um pouco conservador. Procuro inovar, arriscar e enlouquecer um pouco. Já joguei com 3 centroavantes e dois pontas, e dá-lhe boa para a área; já joguei com goleiro-líbero, volantes de marcação praticamente excluo dos meus elencos. Mas eu não tenho que ter responsabilidade, é apenas um jogo. Se fosse em jogos “manager” de futebol eu seria demitido, mas nos tradicionais Fifa e PES não é bem assim.

Quem parece que estava jogando vídeo-game, porém na vida real, era o técnico Toninho Cecílio. Mudanças táticas de um jogo para outro, falta de padrão de jogo, invencionices e teimosias, no entanto ele tinha cobranças e metas a serem cumpridas. O simples não foi feito e parece até que de propósito. Três zagueiros sim, três volantes também e, logicamente, os três atacantes na maioria das vezes. Mas dois meias juntos e um esquema mais “tradicional”, este não, este ficou de fora, abrindo mão inclusive do Wellington.

Mas o trabalho do Toninho acabou no Paraná Clube. Terminou de forma melancólica, sendo desclassificado pelo São Bernardo, time do Lula, ídolo de Cecílio. Aliás, foi a segunda melhor campanha do técnico na carreira.

Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.

2 comentários:

  1. a precariedade do Cecílio vai ficar evidente com a chegada do novo treinador: com a saída do Ricardinho, o time tinha alguma consistência tática, a qual foi se desfazendo com o tempo. Para quem chegar, vai pegar um time quase como se fosse recém-montado.

    e as especulações em torno do Dado Cavalcanti? Um técnico que vale a pena arriscar, ou outro que deu sorte numa campanha e só se o raio cair duas vezes no mesmo lugar pra conseguir algo igual?

    (não entendi por que cargas d'água o Lula entrar na crônica, irrelevante, a não ser que ache que ele pôs o time pra perder pra agradar o ídolo, o que é despropositado).

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Sobre o Dado Cavalcanti, fez bom trabalho no Santa Cruz, Luverdense e agora no Mogi.
    Sobre o outro assunto, apenas curiosidade.

    ResponderExcluir