sexta-feira, 15 de julho de 2011

COLUNA DA SEMANA - PARANAUTAS


Na minha coluna semanal no site Paranautas.com escrevo sobre um problema tático do time: marcação e roubadas de bola.

Confira um trecho da coluna:

Assistindo as partidas do Tricolor, um problema tático me deixou um pouco preocupado. Porém, não fiquei satisfeito apenas com a observação e fui tentar captar dados para me ajudar a entender este problema.

Na “era” Roberto Fonseca, o Paraná jogou aproximadamente 630 minutos na Série B e destes, 526 com pelo menos três volantes em campo. Os volantes que mais jogaram até agora foram Serginho, Júnior Urso e Éverton Garroni, nesta ordem.

A intenção do treinador com estes jogadores foi de fortalecer a marcação, porém o Paraná é o 19º time no ranking de roubadas de bola com apenas 213 no total. Os primeiros são Náutico, ASA e Ponte Preta com 325, 323 e 321 roubadas de bola ao todo, respectivamente. Lógico que este fundamento não é exclusivo dos volantes, porém no ranking individual nenhum jogador do Paraná aparece neste quesito entre os primeiros 30. Os campeões de roubadas de bola são, o Claudinei do Boa Esporte e o Felipe do Bragantino com 55 roubadas cada um. O 30º jogador no ranking tem 33 roubadas de bola.

Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário