domingo, 14 de agosto de 2011

PARANÁ 1 X 0 ABC

Sem dúvida que a vitória foi importante.

Os 3 pontos são fundamentais.

Porém não dá para mascarar os pontos fracos do time e o fraco trabalho do treinador Roberto Fonseca durante o jogo e algumas teimosias que estão se repetindo.

Seria muito mais fácil e cômodo falar que o jogo foi difícil, que a vitória foi "a lá Série B", que estamos no caminho certo e por aí vai, principalmente por estar no G4 há várias rodadas. Porém isso só adiaria uma atitude que já deveria ser mudada a tempos pelo treinador.

O jogo:

O ABC entrou em campo com o único objetivo de empatar e quem sabe em um contra-ataque conseguir um gol.

Com uma marcação em sua maioria individual do Bileu em Wellington e do Rômulo em Borebi, abriu-se espaços para que os volantes do Paraná ajudassem o ataque. Porém com que qualidade Serginho e Garroni poderiam ajudar? Principalmente o Serginho teve um espaço muito grande pelo lado direito, mas não conseguia ajudar até porque não tem qualidade para isso. Ou seja, taticamente era um jogador sem função, já que não precisava marcar ninguém.

Era o caso de parar com a teimosia e escalar o Douglas Packer para ajudar o Wellington na armação.

O Paraná teve uma grande superioridade na posse de bola, porém teve apenas um grande lance no 1º tempo, num gol perdido pelo estreante Hernane. Aliás, se tivesse sido o Giancarlo que perdesse o gol, não sei não...

No final da 1ª etapa Serginho levou um cartão amarelo ridículo, após perder uma bola. Seria a justificativa ideal para o técnico tirá-lo no intervalo, porém Fonseca voltou com o mesmo time. Em outras oportunidades o técnico tirou jogadores pendurados.

E o ABC voltou diferente, ainda mais defensivo.

O Paraná tentou, mas não conseguia chegar ao gol do adversário. Apenas com chutes de longa distância.

Eis que aos 14 minutos o técnico resolveu mexer na equipe. E mexeu muito mal. Hernane saiu para a entrada de Ricardinho. Ok, se o jogador não tinha condições físicas, senão erro grave.

Porém a 2ª substituição foi clara de um técnico que tem medo de perder. Sacou o Serginho para colocar outro volante, Cambará. Ora, sabendo-se que Wellington não aguentaria o jogo inteiro e sairia na sequencia (24 minutos), obrigatoriamente o Paraná terminaria o jogo com os mesmos 3 volantes. Mesmo que Cambará tenha melhores condições técnicas que Serginho e Garroni, era preciso ousar e colocar Packer. Ou até Jefferson naquele momento.

Pois quando fosse tirar o Wellington poderia decidir se aumentaria o pode ofensivo ou até voltaria com os 3 volantes e ai sim colocando Cambará.

Pois bem, aos 24 minutos então o Wellington saiu e entrou Jefferson.

Sem nenhum coerência o treinador deixou Jefferson na meia. Coerência porque Fonseca já deixou claro que para ele o jogador é 2º atacante.

Naquele momento o Paraná ficou em campo com 3 volantes e 3 atacantes rápidos contra um time totalmente defensivo. Sem jogadas laterais e sem um armador, restou o Paraná chegar ao gol da vitória naquele lance que vem salvando os resultados, bola parada.

Não dá para depender apenas das bolas paradas como vem acontecendo. Sem dúvida é um lance treinado, muito bem cobrado, com ótimos jogados no cabeceio como por exemplo o Brinner, mas é preciso criar outras opções de jogo.

E para isso é preciso colocar outro meia no lugar do volante Serginho. Se o Packer não é o jogador, porque foi renovado o contrato dele?

Ricardinho tem que ser titular no lugar do Borebi por ser mais agudo e objetivo. Acho que ajudaria mais o camisa 9, seja ele quem for.

Os destaques da partida foram Lima e Júnior Urso. Se o Lima conseguir acertar mais as finalizações tem tudo para marcar muitos gols e ser um dos destaques da competição.

Na entrevista coletiva, o treinador supervalorizou o seu trabalho. Achei que os jornalistas não fizeram as perguntais pontuais sobre o jogo e as substituições. É preciso avaliar o jogo pelos 90 minutos e não pelo placar. E o treinador ainda cutucou a imprensa novamente sem a mínima necessidade.

Ainda bem que vencemos, mas poderia ter sido com mais tranquilidade, se tivéssemos mais qualidade tática para explorar os espaços e as falhas do adversário.

O técnico Leandro Campos pediu demissão do time do ABC logo após o final do jogo.

A próxima partida será contra o Guarani em Araraquara na terça-feira. Uma boa oportunidade para conseguir os 3 pontos.

Um comentário:

  1. Concordo com teu pensamento, e acho que está passando da hora da diretoria "conversar" com o técnico e dizer a ele queo o Paraná clube é maior que o ego dele, abraço!

    ResponderExcluir