Perdeu para um time ruim que veio para Curitiba para não tomar gol. Tomou um de penalti, o Juninho fez uma defesa apenas e a trave salvou num chutaço do Rone Dias.
Mais nada.
Zé Carlos não trabalhou defensivamente, mas ofensivamente cobrou uma falta que bateu na barreira e fez um gol de penalti.
O que precisa mudar, ou melhor, já passou da hora é o esquema do treinador Fonseca. Esquema esse que se resume a dar a bola para o camisa 10 se virar no meio de um monte de volantes sem a menor qualidade ofensiva, ou dar a bola para o Lima tentar uma jogada com o Jefferson. Este último recebendo a bola de costas para a zaga não vai fazer nada.
Veja o que o Fonseca e o treiandor Estevam Soares falaram após a partida:
"Sabíamos que os laterais do Barueri marcariam os nossos laterais, e dependíamos dos nossos volantes para ajudar a criação" - Roberto Fonseca.
"As principais jogadas do Paraná são o camisa 10 e o Lima. Apertamos a marcação nesses setores" - Estevam Soares.
Primeiro que se o Fonseca sabia como seria o jogo e que o Barueri viria para se defender porquê não colocou um meia junto com o Rone Dias? Por que entrar com o fraco Garroni?
Qualquer treinador que assista uma partida do Paraná sabe que o time sofre na criação das jogadas, pois é escalado com um monte de volantes e às vezes com zagueiros nas laterais.
Se a justificativa para a não mudança do time era que estava dando certo, milagrosamente diga-se de passagem, agora esta desculpa não "cola" mais. É preciso alterar o esquema. Colocar mais um meia no time. Melhorar a dinâmica dos laterais para que possam chegar na linha de fundo e não fazer cruzamentos da intermediária como o Lima abusou de fazer ontem.
Giancarlo não é craque, mas culpá-lo não é certo. É preciso melhorar as criações das jogadas, usufruir das melhores qualidades técnicas que o elenco possui.
Ontem o treinador errou ao tirar Giancarlo apostando na velocidade de Borebi, Jefferson e Ricardinho, porém não fortaleceu o meio-campo. Se começou com 3 volantes, 1 meia e 2 atacantes, terminou com 2 volantes, 1 meia e 3 atacantes. O buraco na meia-cancha permaneceu. Como disse meu amigo Marcello durante o jogo, o ponto nevrálgico do nosso time é o meio-campo.
Há vários jogos que não atuamos bem, inclusive na última vitória contra o Criciúma, e o que foi visto até agora foram improvisações e a manutenção do esquema tático. Não vemos jogadas novas, dinâmicas de jogo, apenas a supervalorização das bolas paradas e dos cruzamentos da intermediária além do famoso "toca para o 10 que ele se vira".
Teremos uma semana para mudar e treinar o time. Espero que seja aproveitada da melhor maneira possível.
O público de ontem foi um indício do que acontecerá semana que vem. Não sei se a diretoria já tentou, porém já deveria ter tentado a mudança do horário do próximo jogo. Sábado às 21 horas é ridículo. Fica aí um trabalho para o Paulão, ao invés de continuar falando besteira nas rádios. Diretor não tem que ficar chamando a atenção de jogadores pela mídia. Isso se faz no vestiário.
E antes de finalizar o post, gostei do volante Anselmo do Barueri que está emprestado pelo Palmeiras.
Perfeito....
ResponderExcluirAté o ponto nevrálgico...kkk
Mas falando sério, chegou a hora do Fonseca rever seus conceitos, pelo menos nos jogos em casa.
3 volantes é coisa de time ruim "ponto"
ResponderExcluirseu blog é muito bom amigo, existe um paranista que fala bem na internet pelo menos.
ResponderExcluirUma coisa é jogar com 3 volantes contra o Criciuma fora e Goias e Vitoria, outra é jogar assim contra "Gremio" Barueri, Sao Caetano e Duque
Ele sempre foi um tecnico fraco e mostra agora que é, nao mudando o esquema
O elenco desse ano é o melhor dos ultimos 5 anos e nao pode disperdiçar a chance de subir
Fonseca tem que mostrar o que sabe agora. Todos estao estudando o Pr e se ele nao mudar vamos perder pontos e mais pontos.
ResponderExcluirObrigado pelos elogios, Anonimo. Na próxima coloque seu nome para facilitar. Valeu.
ResponderExcluirConcordo plenamente que temos elenco para subir.
E como o Robson disse, é preciso fazer algo novo. O Paraná já está manjado e não muda nada de um jogo para o outro.
E Marcello, se o Fonseca não mexer para o próximo jogo, será assinado o atestado de teimosa por parte dele.