A CBF divulgou que a partir de 2013 o calendário sofrerá mudanças:
1) A Copa do Brasil terá 86 times e será disputada de março à novembro.
2) Apenas 4 times brasileiros disputarão a Sul-Americana e não haverá mais a fase de mata-mata entre brasileiros nas primeiras fases.
3) Os times que jogarem a Libertadores também participarão da Copa do Brasil, porém a partir das oitavas de final.
Pois bem, parece tudo muito bom, mas tem diversas falhas e fatores mal explicados.
1) Os 4 times que jogarão a Sul-Americana só serão decididos no decorrer do ano da disputa. Ou seja, os 4 times seriam os melhores do campeonato brasileiro do ano anterior, excluindo os times que disputarem a Libertadores e que saíssem da Copa do Brasil até as oitavas de final.
Resumindo, o time começaria o ano sabendo que iria disputar o estadual, a Copa do Brasil, o Brasileiro e talvez a Libertadores. Porém se ele for mal na Copa do Brasil e jogasse a Série A do ano anterior, poderia se classificar para a Sul-Americana. E o planejamento como fica?
2) Como o time não vai poder jogar a Sul-Americana e a Copa do Brasil (a partir das oitavas de final) ao mesmo tempo caberá a ele chegando na 4ª fase da Copa do Brasil decidir se jogará para passar de fase e enfrentar os times brasileiros que disputaram a Libertadores ou jogar a Sul-Americana, já conhecendo os times classificados.
3) Fazendo uma simulação e tomando por base o Campeonato Brasileiro de 2010 (como se fosse de 2012) e a Copa do Brasil de 2011 (como se fosse de 2013), temos a seguinte situação para vermos os 4 times que disputariam a Copa Sul-Americana de 2011 (como se fosse de 2013).
Provavelmente teremos sempre times rebaixados no Brasileiro jogando a Sul-Americana.
Supondo que o Atlético/PR e o Botafogo fossem eliminados das oitavas de final da Copa do Brasil, eles não poderiam jogar a Sul-Americana. Quem mereceria jogar o torneio internacional, Atlético e Botafogo (5º e 6º) ou os rebaixados Vitória e Guarani?
Pior ainda, e se o Atlético/MG e o Atlético/GO estivessem nas oitavas da Copa do Brasil, sabe quem jogaria a Sul-Americana? Todos os 4 rebaixados, inclusive o Grêmio Barueri. Isso mesmo, Barueri e não Prudente.
O Brasil seria representado por um time sem identidade.
Com a mudança o campeonato brasileiro perde valorização, pois não dependerá dos clubes a participação na sul-americana do ano seguinte e sim da Copa do Brasil e de mata-matas.
Outro detalhe, se os times rebaixados na Série A realmente jogarem a Sul-Americana, estariam jogando a Série B ao mesmo tempo. Com isso a tabela da Série B ficaria prejudicada. E o Brasil não seria representado a altura se tivesse clubes como o Barueri e Guarani, que brigaram até a última rodada praticamente para permanecer na Série B.
Fica cada vez mais claro que a CBF não pensou no bem do futebol brasileiro e sim nas transmissões da Rede Globo, pois a mesma deve perder os direitos de transmissão da Sul-Americana para a FOX que deve iniciar suas transmissões no Brasil em 2012. E a Globo precisaria de calendário no meio de semana para transmissão de futebol, principal lucro da empresa.
Na minha opinião, com todo respeito, seu texto é resumido ao último parágrafo.
ResponderExcluirTodas essas mudanças da CBF visam garantir os interesses da Rede Globo, que não teria programação de futebol para o meio de semana, com a perda dos direitos de transmissão da Copa Sul-americana no Brasil para a Fox.
É lamentável que um grupo de mídia tenha tantas vantagens e amplie seu monopólio em um esporte que é acompanhado por tantos brasileiros. Se tivéssemos outras opções de acompanhar o futebol brasileiro, certamente teríamos uma programação melhor. Concorrência gera inovação, evolução.
Quanto à Copa do Brasil ser estendida, acho que poderia ocupar o lugar dos campeonatos regionais. Sei que isso prejudicaria times como o meu, Coritiba, e o seu, Paraná Clube. Visto que a maior parte dos títulos que disputamos são apenas dos campeonatos estaduais, poucas vezes conseguimos disputar títulos nacionais. Mas com uma Copa do Brasil maior e mais democrática, acredito que esse campeonato se valorizaria. O problema seria quanto ao calendário dos times menores que, eliminados nas primeiras fases da Copa, ficariam sem calendário durante uma parte do ano.
Tudo isso é questão de planejamento, de empenho e de interesse em defender o futebol como esporte nacional, não interesses de grupos de mídia ou quaisquer pessoas individuais que seja.
Sem mais, obrigado pela oportunidade.
Parabéns pelo blog, colega tricolor.
Abs.,
André K.
André,
ResponderExcluirRealmente com planejamento, empenho e interesse as coisas seriam muito melhores. Mas infelizmente muitos não querem isso. E quem paga a conta somos nós, torcedores, tendo que ir aos jogos às 22 horas ou aos sábados a noite.
Tomara que um dia mude, mas que não demore muito.
Obrigado pela mensagem!!!
Abraços!!!
Prezado Hansen,
ResponderExcluirSei que não devemos falar da vida dos outros, como bom paranistas que somos, mas não posso deixar de lhe perguntar:
E o tal de trétis, permanece ou cai, e para nossa tristeza desaparece para sempre?
Meu palpite para o Atletiba é empate.
ResponderExcluirSobre o Atlético desaparecer para sempre, não. O melhor para nós são os rivais bem, pois aí o desafio aumenta para melhorarmos nosso "quintal".
Hansen,
ResponderExcluirPrimorosa resposta.
Cara, você errou. Atlético-MG não iria para a Sul-Americana, pois fora eliminado antes da Copa do Brasil
ResponderExcluirApenas os ELIMINADOS NAS OITAVAS que irão para a Copa do Brasil, pelo menos isso que eu entendi
Amigo, sei que tem boa intenção, mais term que ler as matérias da CBF antes de quelquer comentário:
ResponderExcluirCom o objetivo de tornar a competição mais atrativa para torcedores e clubes, a CBF definiu algumas mudanças para a Copa do Brasil a partir de 2013. O novo sistema de disputa terá a participação das equipes classificadas para a Libertadores do mesmo ano. O anúncio foi feito pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, nesta quinta-feira.
Antes com 64 clubes, a Copa do Brasil passará a ter 86 equipes lutando para conquistá-la. Até novembro serão sete fases, começando em março. No início serão 80 times. Mantido o sistema de mata-mata, a competição segue até restarem apenas 10. É neste momento que os clubes que disputaram a Libertadores, no primeiro semestre, entrarão na competição. Com 16 equipes, segue a mesma fórmula de disputa até se definir o campeão.
A representação do Brasil na Libertadores pode variar entre cinco ou seis equipes. Caso seja de apenas cinco, o sexto integrante desta quarta fase da Copa do Brasil será o primeiro colocado no ranking nacional de clubes (excluídos os participantes da Libertadores). De qualquer maneira, essas seis equipes só entram na competição a partir da quarta fase.
Dos 16 clubes que vão participar das oitavas-de-final, oito não chegarão às quartas-de-final. No entanto, quatro dessas equipes desclassificadas serão compensadas com uma vaga na Copa Sul-Americana. As vagas serão definidas de acordo com a colocação final no Campeonato Brasileiro do ano anterior.
Isso significa que vai ser um dos 8 desclassificados antes das quarta de final da copa do brasil, nunca vai ser um time rebaixado, ok!
At.,
Marcos.
Marcos a noticia na qual me baseei não está mais no site da confederação.
ResponderExcluirEnfim, esta é uma nova informação. Mas mesmo assim pode causar problemas e duplas interpretações. Como por exemplo o 5º colocado no ranking para jogar as quartas de final.
Infelizmente as coisas que a CBF faz sempre gera confusão. Foi assim até na tabela da Copa do Mundo onde o Brasil não jogará no principal estádio do Brasil se não chegar na final. Teixeira tomou um susto quando percebeu o erro.
Agora, não há planejamento que dê certo se uma equipe não começa o ano sabendo quais torneios vai jogar.
Valeu.
Pode ser um clube rebaixado, sim. Desde que esse clube saía nas oitavas de final
ResponderExcluire a Copa do Brasil com os times da Libertadores,realmente vai ficar enxugado!uma Copa União 2 por acaso?
ResponderExcluirque deixasse como estava ou sei lá diminui os estaduais que não estão com a mesma moral!
Mas que não mexesse nisso!CBF e Teixeira..não tem jeito!
Abraço Luis!
Igor
meu blog de esportes: http://igoresportes.blogspot.com/ e quem quiser seguir no twitter o twitter do blog é o @blogdoigor05