quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Estive presente ontem na apresentação do Planejamento Estratégico para os próximos 8 anos.

Nem tem como resumir o planejamento aqui pelos inúmeros dados, informações, sugestões, etc, mas o direcionamento para o clube está traçado.

Foi um trabalho minucioso e a partir de agora o Paraná terá um caminho determinado e não mais viver de improvisações e "achometros".

Lógico que o planejamento em si não é a solução para tudo, pois tem apenas o que deve ser feito e o "como", será no dia a dia com muito trabalho e pessoas qualificadas e determinadas a conseguir atingir os objetivos. Talvez aí esteja o grande desafio.

E principalmente, ter pensamentos grandes diferente do que vem ocorrendo há anos onde os dirigentes se escondiam nas suas incompetências e na mediocridade de idéias e visão.

Se continuarmos com gestões como a do Aquilino e do Aurival onde o foco era chorar na mídia e cobrar dos ex-presidentes, como o Aquilino fez ontem mais uma vez, aí não tem planejamento estratégico, análise SWOT, Balanced Scorecard que dê jeito.

No planejamento apresentado contém pontos a serem alcançados em curto, médio e longo prazo, por isso o prazo de 8 anos. Bem que talvez nem tudo ali escrito seja realizado neste prazo.

O importante é que as futuras gestões tenham consciência do trabalho realizado para o desenvolvimento deste projeto.

6 comentários:

  1. Para informar bem seus fiéis leitores, gostaria de receber uma cópia do citado planejamento, coisa normal, para poder fazer uma análise. Planejamento inadequado, é pior do que não ter planejamento, pois torna-se arma de fracos, e desvio de responsabilidades. Pergunto a você se houve quorum legal para a aprovação do mesmo? Na foto que vi não havia mais de 60 ou 70 pessoas. Quantas horas durou a discussão, ou mesmo dias? Sinto no ar que nada mudou, nossa torcida não se manifesta em cobranças como deve, certas torcidas organizadas me parececem mancomunadas com a direção, com sinto isso também em outros blogs. Já começa com um negócio obscuro que é a renovação do Briner, e o Diretor mais odiado, volta a pedri a Deus para lhe baterem na cara, diz que o Macuglia continua, enfim espero que o futuro presidente não seja um fantoche na mao deste Paulão. Mas tenho certeza, que a postura vai mudar. Sem ouvir aqueles 2.000 que sempre falo, nada será válido.
    Antes do final do ano pretendo enviar um comentário para seu blog, mas vou dizendo que também meu saco tá ficando cheio com tantas asneiras, que leio diáriamente sobre meu time.

    ResponderExcluir
  2. A foto mostra menos da metade dos presentes. Mas não foi nada fora da lei. Estavam todos os presidentes dos conselhos e transcorreu de maneira clara.
    A sessão durou 3 horas e meia. Porém o desenvolvimento do planejamento foi durante todo o ano.
    Ficaria surpreso se você ou qualquer outro torcedor estivesse satisfeito com tantas notícias ruins do Paraná. O que não podemos é ficar acostumados com isso. Precisamos sim cobrar, fiscalizar e sugerir mudanças.
    Na próxima vez assine a mensagem, ok.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  3. Luis,

    Por falar no tal de planejamento, o que houve com o CAP? não seguiu a cartilha? Com tanto dinheiro em caixa que dizem ter? Deveria ser rebaixado para a latrina e não infectar seus irmãos com tudo o que não presta, em termos de esporte na série B. Se tivesse o dom, mandaria esta praga direto pro inferno.

    ResponderExcluir
  4. Pra que tanto ódio assim? rs
    E falar em planejamento, precisamos tomar muito cuidado e não fazer comparações sem base.

    ResponderExcluir
  5. Por incrível e mais difícil que pareça aos torcedores, o planejamento do futebol está longe de ser somente a montagem de um time competitivo. No caso dos poodles, foi sim algo fora do esperado, mas o time criado para este ano era apenas para 'se manter'. O planejamento deles é outro, e o dinheiro será aplicado todo no estádio e CT (até onde sei).
    Quanto ao Paraná Clube, muitas dúvidas ainda correm em minha cabeça. Mas serão sanadas com o tempo e com a apresentação dos projetos para cada uma das 'etapas' deste planejamento estratégico.
    A equipe que o criou é extremamente competente e o Rubens defenderá com unhas e dentes a continuação de tudo que apresentou. E acredito que o apresentado foi suficiente e que o planejamento é adequado.
    O melhor planejamento, hoje em Curitiba, é o dos alfaces. Entretanto, o Paraná Clube não deve se espelhar em nenhum destes, pois eles não possuem clube como nós. E sim, é possível que o clube volte a ser lucrativo. Assim como o futebol. E tendo ambos dando lucro, voltaremos a ser uma potência!

    ResponderExcluir
  6. Ah, só pra complementar.
    Todos nós, Paranistas, sabemos o quanto a imprensa tem sido tendenciosa nestes últimos anos.
    E por incrível que pareça, mesmo assim damos ouvidos a tudo que eles falam. Acreditamos em todas as azneiras que eles falam e o pior, não vamos atrás de ajudar o clube.

    ResponderExcluir