quarta-feira, 31 de agosto de 2011

PARANÁ 2 X 0 BOA ESPORTE

O treinador largou a insistência dos esquemas que não vinham funcionando e ontem pudemos ver um novo estilo de jogo.

Lógico que por ter treinado muito pouco, ou quase nada com este esquema e com os desfalques do Urso, principalmente, o Paraná sentiu dificuldades.

Com Packer no time, como poderia ser com qualquer outro meia, desafogou a insistência em jogar com o Wellington apenas que não pode fazer tudo sozinho.

Porém ontem o camisa 10 jogou muito mal. Errou muitos passes.

Acho que muitos lances o Paraná alongou a bola demais ao invés de jogar mais curto e valorizar a bola para armar as jogadas com mais tranquilidade, visto que jogava com 2 meias.

Apesar dos erros, o time mostrou que se treinado pode jogar tranquilamente com 2 meias e 2 volantes.

Falando em volante, é incrível como o Serginho erra. A expulsão que poderia ter tirado a vitória do Paraná foi infantil. O primeiro cartão amarelo foi por reclamação, ridículo. E o segundo dando um carrinho na frente do árbitro.

É preciso distinguir vontade de vencer com qualidade técnica. O jogador tem a primeira qualidade, mas a segunda deixa muito a desejar. Tem que acabar com o lugar cativo dele no time. Temos outros jogadores e não podemos insistir em quem não tem condições de jogar no time titular.

Maycon Freitas entrou no jogo para recompor o sistema de marcação no meio-campo e foi bem.

Sobre a substituição do Ricardinho dando lugar ao Jéfferson, gostaria de saber o motivo. Pois soube através de dois meios de comunicação que: 1) tinha saído, pois estava passando mal; 2) que saiu por opção tática e estava reclamando da substituição.

Se for a primeira, entendo perfeitamente. Se saiu por opção, errou o treinador. Pois manteve em campo o Hernane que parecia cansado e seria melhor ter 2 jogadores mais velozes no ataque.

Quem entrou bem foi o Gleidson e foi premiado com o gol.

Agora é pensar na Lusa, sábado, no Canindé. Jogo dificílimo. Espero que o Fonseca tenha aprendido que não adianta insistir em alguns esquemas e jogadores e que diferente do que ele ou qualquer outra pessoa possa pensar, a torcida está no lado clube e do time, mas não é obrigada a aceitar tudo que é feito.

Sobre a coletiva do treinador que faço questão de ouvir todos os jogos, muitas perguntas infelizes, muitas respostas ríspidas, algumas irônicas e algumas "patadas" ao ar. Se é para criticar, que cite as pessoas, pois a entrevista é um meio para o torcedor, ouvinte, telespectador, etc, ouvir sobre o jogo e sobre as opiniões.

Acho que falta mais perguntas sobre o jogo, substituições, esquema tático, sobre o adversário e não sobre "o clima da semana" e outros tantos assuntos que o treinador já respondeu diversas vezes.

E para finalizar, parabéns aos torcedores que foram à Vila. Felizmente não choveu. Mais uma vez a previsão do tempo errou.

Atualização: O Ricardinho realmente estava passando mal. Informação do repórter Wilians Lima.

Então quem falou que o Ricardinho estava reclamando da substituição estava errado.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

PARANÁ X BOA ESPORTE


Será o 1º jogo da história do Paraná contra o BOA Esporte. Mas aí você pode questionar:

Não estamos em um campeonato de pontos corridos? E não estamos começando o 2º turno?

Sim e sim. Porém o time mudou de nome. Antes era Ituiutaba. Coisas do futebol brasileiro administrado pelo picareta Ricardo Teixeira. Será que vão censurar este blog porque chamei o babaca de picareta?

Pois bem, vamos ao jogo.



O treinador Roberto Fonseca altera novamente o esquema tático do time. Abriu mão do 3-5-2 que logicamente não daria certo e volta ao 4-4-2, mas de forma diferente.

Até que enfim o Fonseca mudou de opinião e deverá escalar 2 meias de criação ao invés de 3 volantes ou 3 zagueiros. Uma pena que demorou para fazer isso e treinou muito pouco com este esquema.


Outra mudança importante é a saída do Giancarlo que não vinha jogando nada. Acredito que Ricardinho e Hernane, hoje, seja a melhor formação ofensiva, assim como Packer e Wellington é a melhor dupla de armação do elenco atual.

Garroni, Serginho e Cris permanecem no time. Aí seria cobrar demais para o treinador mexer no time. Demorou tanto para abrir mão do esquema com 3 volantes, querer que mude ainda mais é utopia.

Zé Carlos contundido dá lugar ao Luis Carlos.

Pelo lado mineiro, o time do Boa Esporte tem a melhor defesa do campeonato. O time não conta com jogadores muito conhecidos.

Se o Paraná perder, Fonseca cai. Se empatar também. Se ganhar, deve continuar "prestigiado".

Está nas mãos dos jogadores, ou melhor, nos pés deles a decisão.

O árbitro do jogo será o paraibano João Bosco Satiro da Nóbrega. Será o primeiro jogo apitado por ele envolvendo jogos do Paraná na história.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

EX-TREINADOR PARANISTA ASSUME O SALGUEIRO


Após a goleada sofrida em casa para o Grêmio Itinerante por 4 a 1, a diretoria do Salgueiro demitiu o técnico Maurício Simões e contratou o ex-técnico do Paraná Luiz Carlos Barbieri.

O técnico que muitas vezes foi pedido pela torcida para voltar ao Paraná terá a incumbência de livrar o time pernambucano do rebaixamento.

O último trabalho do Barbieri foi no Mixto quando livrou o time do rebaixamento após o desastroso trabalho do treinador Roberto Cavalo que contava com jogadores como Alan, Zé Paulo, Paulo Matos e Renato. Todos indicados pelo Cavalo e aceitos pela diretoria Paranista na trágica campanha do estadual 2011.

Boa sorte ao Barbieri.

domingo, 28 de agosto de 2011

BRAGANTINO 2 X 1 PARANÁ

Mais uma derrota.

O primeiro tempo do jogo escrevi durante o intervalo no penúltimo post.

No segundo tempo os jogadores voltaram sem ânimo e o time foi facilmente dominado pelo Bragantino.

O treinador demorou para mexer e quando o fez manteve no time o pior atacante do time.

Ao invés de tirar o Giancarlo que não jogava nada de novo, tirou Hernane.

Após tomar os 2 gols, resolveu mexer de novo.

Alterou o esquema que tinha convicção que era o certo e retornou ao 4-4-2. Douglas Packer que deveria ser o titular, pelas suas características e pela carência do time, entrou no lugar do Castán.

Sem ousadia, sem um esquema que possa criar várias alternativas de gol e escalando os jogadores errados, não tem outra alternativa a não ser fazer o gol de bola parada, de novo.

Mais uma vez o Paraná chegou nas redes do adversário através desse jeito. Lima cobrou com perfeição e fez o gol de honra do time.

É preciso criar um fato novo e a demissão do Fonseca é necessária. As teimosias em manter os jogadores errados como titulares e a péssima mudança tática contra o Bragantino demonstra como o técnico está perdido.

Fonseca já teve chances de mudar e preferiu manter sua convicção, errada, diga-se de passagem.

A diretoria precisa ter pulso, ambição e iniciativa para mexer no comando técnico do time.

sábado, 27 de agosto de 2011

FORA ROBERTO FONSECA


INTERVALO DE JOGO

Rapidinhas no intervalo:

- O Paraná dominou a maior parte do jogo, porém teve poucas chances claras de gol.

- Giancarlo perdeu uma boa oportunidade. Ricardinho seria mais útil que ele, pois deixaria o Hernane mais centralizado.

- Wéllington continua sobrecarregado no meio-campo, pois é o único que cria as jogadas por aquele setor.

- O esquema 3-5-2 não surtiu muito efeito ofensivo, pois as jogadas pela lateral foram pouco exploradas.

- O que é mais fácil, um meia com qualidade de passe e criatividade fazendo a função de um volante que não marca muito ou um volante que não marca muito e se aventura no ataque sem condições técnicas?

- O Bragantino é fraco, principalmente com os diversos desfalques. O jogo está parecendo muito como o contra o Guarani e São Caetano, então, não tem outra ação que não seja partir para cima e ganhar o jogo. Precisamos de mais ousadia.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

BRAGANTINO X PARANÁ


Final de turno e a última chance para ganhar de um time paulista nesta série B. Até agora foram 6 jogos, sendo 3 derrotas.

Pelo time de Bragança, o treinador Marcelo Veiga não poderá contar com o atacante Otacílio Neto, suspenso, e os contundidos Deivyd Sacconi e Luis Mário.

O time do Bragantino joga no 3-5-2 habitualmente e tem como destaque os jogadores Gilvan, goleiro e o centroavante Lincom.

Outro jogador que se destaca é Leo Jaime, porém deve inciar o jogo no banco de reservas.

Quem fará a reestréia no time é o lateral Diego Macedo após passagem pelo Ceará. É um jogador rápido e com bom apoio.



Tenho curiosidade de ver o trabalho do Marcelo Veiga em outro time. Parece ser um treinador estudioso, motivador e bom de grupo.

Pelo lado Paranista, o treinador Roberto Fonseca muda o esquema do time. Bom por um lado, pois o treinador deve ter visto que o rendimento do time não estava bom, porém não sei se é o esquema correto.

Eu como característica prefiro dar minha opinião antes do jogo, pois acho que comentar resultado é fácil. Se ganhar, o esquema deu certo. Se perder não deu certo.

Mas nem sempre é assim que funciona. Nem todas as vitórias significam que tudo deu certo assim como nas derrotas nem tudo deu errado.

Tem alguns comentaristas que nem do estádio comentam os jogos e falam muita besteira, mas sempre em cima do resultado.

Prefiro opinar e errar do que me omitir.

E em cima disso acho que não era o momento de mudar de esquema, justamente agora.

A pergunta que faço é: Se Júnior Urso jogasse, Fonseca mudaria de esquema?

Por que não simplesmente colocar outro volante no lugar do Urso se o técnico dizia que o esquema estava dando certo? Será que não confia no Anderson e no Maycon Freitas?

Por que Packer não tem uma chance no time titular?

Se fosse para modificar o esquema, por que não tentar o 4-4-2 com dois meias sendo eles Douglas Packer e Wellington?

Mas é preciso analisar a idéia do treinador. Com 3 zagueiros, os alas terão que ter total liberdade para atacar o que deve aumentar o número de cruzamentos e por essa razão o técnico escalará 2 centroavantes.

Mas e o meio-campo com apenas 1 jogador ofensivo e com criatividade e sem um jogador com mais movimentação no ataque, será que não pode prejudicar o time?

Será que o Ricardinho não deveria ter uma chance ao lado do Hernane?

No esquema 3-5-2 é necessário ter um 2º volante que saiba chegar ao ataque com qualidade e ajudar na armação do time, porém este jogador o Paraná não tem no momento. Nem Serginho, nem Garroni desenvolvem este papel.


Enfim, todas as respostas poderemos ter no jogo. Única coisa que espero é não ouvir que o time treinou pouco neste esquema até porque o treinador já deixou bem claro que a preferência dele é o 4-4-2.


O árbitro da partida será Vinícius Costa da Costa/RS. Será a segunda partida apitada por ele envolvendo jogos do Paraná na história. O primeiro jogo ocorreu em 2005 na vitória do Tricolor contra o Brasiliense por 4 a 1 no Pinheirão.

BRAGANTINO CONTRATA LUIS HENRIQUE

O Bragantino contratou o ex-zagueiro Luis Henrique. O jogador já atuou pela equipe de Bragança antes de acertar com o Paraná.

No site oficial do Bragantino consta a notícia, mas o mais engraçado é a montagem que foi feita do jogador com a camisa do time.

Veja:


E agora a foto original:


COLUNA - NÚMERO DE JOGADORES


Na coluna semanal no site Paranautas, escrevo sobre o número de jogadores que o Paraná utiliza este ano em comparação com os últimos anos.

Confira um trecho da coluna:

Se nos últimos anos o número excessivo de jogadores atrapalhou bastante o time, principalmente no campeonato brasileiro, este ano as mudanças quase não aconteceram.

É unanime entre as comissões técnicas e também por parte da torcida que elencos grandes prejudicam o grupo.

Agora, é lógico que se contrata mal tem que haver o recurso da dispensa e da recontratação senão corre até o risco de rebaixamento, assim como aconteceu em alguns momentos nos últimos anos na Série B.

Do elenco que começou a Série B, alguns jogadores já deixaram o grupo, como Thiago Santos, Kerlon e Kélvin, além do Diego que pelo que falam não está a fim de trabalhar.

Se não temos um excelente elenco, pelo menos é competitivo e acredito que poderá brigar até o fim por uma das vagas à Série A de 2012.

Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

FONSECA DE SAÍDA?

Segundo a notícia do site globo.com (para ler clique aqui) o técnico Roberto Fonseca é o nome mais forte para assumir o time do Fortaleza.

O convite e a negociação já está sendo feita. O nome do treinador surgiu pelo fato do atual interino técnico do time do Fortaleza, Márcio Rocha, já ter trabalhado com Fonseca em vários times.

Rocha foi auxiliar-técnico do Roberto Fonseca no Botafogo/SP, São Caetano e Oeste.

Pelo que comenta-se a proposta é muito boa.

Eu não acredito que o treinador Fonseca aceite trocar um time que pode subir para a Série A por um time que está prestes a ser rebaixado para a Série D.

Porém em caso de derrota para o Bragantino o treinador começa a balançar no cargo e talvez até mesmo ser demitido.

Como dizem, futebol é dinâmico e tudo pode acontecer.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

URSO VETADO


O melhor jogador do time está vetado pelo departamento médico pelas próximas 2 semanas.

O volante Júnior Urso está com caxumba.

Até domingo o jogador ficará em repouso absoluto em casa. Na segunda-feira será reavaliado para poder voltar a treinar fisicamente. Provavelmente fique de fora dos próximos 3 confrontos do Paraná: Bragantino, BOA Esporte e Portuguesa.

Que se recupere o quanto antes e volte para ajudar o Tricolor em busca do acesso à Série A.

domingo, 21 de agosto de 2011

ALERTA

Uma imagem vale mais que um texto.

Se pegarmos apenas as últimas 6 rodadas, sendo que o Paraná jogou destas 4 em casa e 2 em campo neutro, temos a seguinte classificação:

PARANÁ 1 X 2 SPORT

A teimosia do treinador Roberto Fonseca já passou dos limites.

Suas escalações não tem sentido. Suas substituições são equivocadas, o time não tem criatividade e depende exclusivamente das bolas paradas para fazer os gols.

Dos últimos 7 gols que o Paraná marcou, 5 foram atráves de bola parada e 1 contra, porém dado ao Giancarlo contra o Guarani. O último gol feito de bola "rolando" e com autoria direta de um jogador do Paraná foi contra o Criciúma na 12ª rodada.

Mas o time está no G4. Enganosamente no G4. Até quando ficaremos vendados e achando que tudo está excelente?

Porém ouvindo o Fonseca após a partida tudo parece estar dentro do programado ou das tais ridículas mini-metas estipuladas.

O Paraná jogou as últimas 6 partidas em casa ou em campo neutro. Conseguiu apenas 5 pontos. Jogou mal todas as partidas.

Mas o treinador não abriu mão dos 3 volantes.

O 1º tempo do jogo de ontem foi ridículo, assim como a substituição que ele fez aos 44 minutos. O que ele queria com esta substituição? Se não fez antes, custava esperar mais 2 minutos e fazer no intervalo, inclusive com a possibilidade de passar as instruções para o time.

Douglas Packer enfim entrou no jogo e provou que pode e deve ser titular ao lado do Wellington.

Tire o Serginho com seu futebol medíocre e coloca o Packer para desempenhar a mesma função. Teremos melhor passe, melhor finalização, maior criatividade. Tudo que o Fonseca acha que o Serginho pode fazer, porém não tem condições técnicas para tal.

Ricardinho é melhor que Jefferson e Borebi. Por que sequer entrou em campo?

Hernane é melhor que Giancarlo, precisa ser titular. Aliás o camisa 9 atual está mais para "Giancaicarlo" pelas inúmeras vezes que despenca no chão.

Brinner é o melhor zagueiro do time. Por que o Cris é titular? Cris passeou em campo ontem.

Fonseca, chega de teimosia e aceite os fatos. E diretoria, está na hora de mostrar pulso firme diante da comissão técnica. Nada de imposições, apenas de questionamentos.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

PARANÁ X SPORT


A verdade é uma só, novamente, só a vitória interessa.

Não pode haver outra filosofia, termo muito usado pelos treinadores, que não seja entrar em campo e buscar a vitória desde o 1º minuto.

Se fora de casa o objetivo tem sido o empate, na Vila e com o apoio da torcida, a busca pela vitória tem que ser incansável, como ocorreu contra o ABC.


Só espero que desta vez o sofrimento seja menor e para isso é preciso que o time seja mais criativo.

Porém o time é o mesmo do meio para a frente. Apenas as laterais serão diferentes em relação ao empate contra o Guarani.

Lisa e Lima retornam ao time titular. O primeiro foi sacado do último jogo de forma errada pelo treinador, já o segundo estava suspenso.


Continuo achando que o time ideal não é este escalado. Não vou nem mais falar sobre a utilização dos 3 volantes, mas não entendo por que o Cambará fica no banco e Serginho no time titular.

Outras mudanças que eu faria seriam as entradas do Ricardinho que é um jogador mais objetivo e perigoso que Borebi e do Brinner que mostrou muito mais qualidade do que Cris.

Pelo lado do adversário, os artilheiros do time pernambucano não jogam. Tanto Marcelinho Paraíba quanto Bruno Mineiro estão suspensos.

O Sport será comandado pela última vez pelo interino Mazzola.

O time joga no 3-5-2 clássico com 3 zagueiros propriamente dito. Os destaques do time são o atacante Júnior Viçosa e o goleiro Magrão. A defesa também merece destaque, principalmente o Tobi que tem um posicionamento tático interessante.

O árbitro da partida será Marcos André Gomes da Penha/ES. Será o 3º jogo que ele vi apitar envolvendo jogos na história do Paraná Clube. As duas primeiras partidas terminaram empatadas. Uma em 2009 contra o Vila Nova e uma no ano passado contra o Guaratinguetá, jogo que o goleiro Juninho fez o gol de empate cobrando penalti.

SPORT DE TÉCNICO NOVO

Agora oficialmente apresentado, Paulo César Gusmão é o novo técnico do Sport, próximo adversário do Paraná.

Gusmão que tinha pedido demissão do Atlético/GO para resolver problemas particulares, pelo jeito já os resolveu e aceitou o convite do Sport. Se não aceitasse, seu destino poderia ser o Avaí que está procurando um treinador.

COLUNA - QUESTIONAR É PRECISO


Na minha coluna semanal no site Paranautas.com escrevo sobre os pontos perdidos contra o São Caetano e Guarani e alguns questionamentos que na minha visão são importantes e fazem parte do crescimento da equipe para o restante da competição.

Confira um trecho:

Conversando com vários amigos Paranistas, sobre a campanha do Paraná no campeonato, existem vários comentários e opiniões sobre o time. Porém algumas me chamaram a atenção, como esta, por exemplo:

“Acho que ele (Fonseca) deveria fazer algumas mudanças, mas é melhor deixar quieto. O momento é de união”.

Fiquei pensando com meus botões. Ter uma opinião contrária ao treinador, preferir que outros jogadores fossem titulares ou fazer uma indagação ao diretor ou presidente, é um ato de desunião? Acredito que não. Nenhum Paranista por não concordar com algo que esteja acontecendo quer que o time perca ou tem a intenção de desestabilizar o ambiente do clube. Aí coloco minha opinião. Venho falando há vários jogos que o Paraná está diminuindo seu rendimento dentro de campo por alguns motivos. Primeiro que o esquema com três volantes e às vezes também com um zagueiro improvisado na lateral atrapalha principalmente o setor ofensivo e não necessariamente soluciona os problemas defensivos, além do esquema já estar manjado pelos adversários.


Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

SIM, TEVE NOVELINHA, MAS...

Teve novelinha e foi decidido que o rebaixado é o Tribunal de Justiça Desportiva.

O STJD bateu o martelo e determinou que o julgamento seja novamente realizado no TJD/PR, porém agora com o Paraná Clube incluso no processo diferente do que aconteceu antes.

Resumindo, foi um mico para os nobres auditores do nosso tribunal.

Porém, independente do que aconteça no novo julgamento no TJD/PR teremos um novo julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

Teremos outros capítulos para que o Sabados Moura possa desenvolver suas habilidades.

TEREMOS NOVELINHA HOJE?


Hoje, às 13:30, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, será julgado o caso "Rio Branco".

Será que teremos mais uma novelinha do Sábados Moura?

Mais uma encenaçãozinha "a lá Malhação"?

Talvez um choro aqui, um grito ali, um sussurro a "co lá"?

Independente de qualquer bizarrice no fórum que possa acontecer, que se faça justiça.

Quem errou que pague e ponto final.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

GUARANI 1 X 1 PARANÁ

O objetivo era o empate, nada mais que o empate.

Então, excelente resultado. Pelo menos para o treinador Fonseca.

Porém acho lamentável a falta de ousadia e o excesso de preocupação defensiva que o treinador instalou no time.

3 zagueiros e mais 3 volantes, pra que? Por que não inverter o processo e fazer o time adversário se preocupar com o Paraná?

O Cris no intervalo deixou claro que o objetivo era jogar no erro do adversário, porém sequer o Paraná forçou para que isso acontecesse.

Fonseca armou um banco de reservas errado sem contar com um meia. Packer sequer foi relacionado. O Paraná terminou mais um jogo sem um armador no time. Jefferson mais uma vez jogou por este setor. Mas o Fonseca já repetiu diversas vezes que esta não é a posição do jogador. Qual o critério?

O Fonseca fez a meta de ganhar 5 pontos nos últimos 3 jogos do turno. Conseguiu o 1º ponto. Porém por que não tentar ganhar 6 pelo menos? Por que não tentar a vitória contra um time fraco em um campo neutro? E se acontecer de não conseguir vencer o Sport, jogo difícil, sábado? Não podemos depender tanto das vitórias em casa sendo que dá para vencer fora.

Enfim, se basta estar no G4 independente do que aconteça, só espero que no decorrer do campeonato estes pontos perdidos não façam faltam. Pois o Paraná está correndo sério risco abrindo mão da ofensividade em certos momentos por se contentar com um mísero pontinho. Está correndo o risco de ficar rodada a rodada no sufoco e deixando que os concorrentes encostem na tabela.

Para não deixar passar, gostei da estréia do Gleidson. Errou alguns lances, mas há de se levar em conta que tratava do primeiro jogo e também que as jogadas pelo lado esquerdo estavam bem marcadas, visto que o Paraná abriu mão de jogar pela direita.

Ricardinho tem que ser titular no lugar do Borebi. Ele é mais agudo e objetivo, enquanto Borebi usa mais o recurso do drible e muitas vezes prende muito a bola.

Júnior Urso foi um leão no jogo. Garroni jogou melhor que nas últimas partidas. Já Serginho não sei o que está fazendo no time titular. Muito por culpa do técnico, pois sempre tem condições de chegar ao ataque, mas tem pouca qualidade técnica.

Sábado o jogo é contra o Sport às 16:20. Não tenho dúvidas, se o clima ajudar, que o estádio estará lotado.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

GUARANI X PARANÁ


Será a 2ª partida que o Paraná joga em campo neutro neste campeonato.

Na 1ª vez perdeu 2 pontos contra o São Caetano em Santos.

Agora, em Araraquara, tem mais uma chance de conseguir a vitória. Assisti algumas partidas do Guarani e não vi nada demais no time. Tirando o atacante Fabinho que tem boa velocidade e boa finalização, o restante do time é "normal da Silva".


O que o Paraná precisa é pressionar o adversário e buscar o gol o quanto antes. Uma vitória parcial até o intervalo desmorona taticamente o time do técnico Giba.

Para este jogo o treinador Fonseca promove a estréia do lateral-esquerdo Gleidson que entra no lugar do suspenso Lima

Giancarlo e Cris também retornam ao time apesar do treinador não confirmar o time ainda.


Cris assume a zaga mais pela questão "grupo" e como líder do time, pois Brinner e Castán formam uma defesa equilibrada.

Já Giancarlo reassume a camisa automaticamente após "pagar" a suspensão. Outro fator é o não total condicionamento físico do Hernane.

De resto o time é o mesmo, inclusive e logicamente com os 3 volantes.


A arbitragem será inédita envolvendo jogos na história do Paraná Clube. O apitador será o baiano Diego Pombo Lopez.

domingo, 14 de agosto de 2011

PARANÁ 1 X 0 ABC

Sem dúvida que a vitória foi importante.

Os 3 pontos são fundamentais.

Porém não dá para mascarar os pontos fracos do time e o fraco trabalho do treinador Roberto Fonseca durante o jogo e algumas teimosias que estão se repetindo.

Seria muito mais fácil e cômodo falar que o jogo foi difícil, que a vitória foi "a lá Série B", que estamos no caminho certo e por aí vai, principalmente por estar no G4 há várias rodadas. Porém isso só adiaria uma atitude que já deveria ser mudada a tempos pelo treinador.

O jogo:

O ABC entrou em campo com o único objetivo de empatar e quem sabe em um contra-ataque conseguir um gol.

Com uma marcação em sua maioria individual do Bileu em Wellington e do Rômulo em Borebi, abriu-se espaços para que os volantes do Paraná ajudassem o ataque. Porém com que qualidade Serginho e Garroni poderiam ajudar? Principalmente o Serginho teve um espaço muito grande pelo lado direito, mas não conseguia ajudar até porque não tem qualidade para isso. Ou seja, taticamente era um jogador sem função, já que não precisava marcar ninguém.

Era o caso de parar com a teimosia e escalar o Douglas Packer para ajudar o Wellington na armação.

O Paraná teve uma grande superioridade na posse de bola, porém teve apenas um grande lance no 1º tempo, num gol perdido pelo estreante Hernane. Aliás, se tivesse sido o Giancarlo que perdesse o gol, não sei não...

No final da 1ª etapa Serginho levou um cartão amarelo ridículo, após perder uma bola. Seria a justificativa ideal para o técnico tirá-lo no intervalo, porém Fonseca voltou com o mesmo time. Em outras oportunidades o técnico tirou jogadores pendurados.

E o ABC voltou diferente, ainda mais defensivo.

O Paraná tentou, mas não conseguia chegar ao gol do adversário. Apenas com chutes de longa distância.

Eis que aos 14 minutos o técnico resolveu mexer na equipe. E mexeu muito mal. Hernane saiu para a entrada de Ricardinho. Ok, se o jogador não tinha condições físicas, senão erro grave.

Porém a 2ª substituição foi clara de um técnico que tem medo de perder. Sacou o Serginho para colocar outro volante, Cambará. Ora, sabendo-se que Wellington não aguentaria o jogo inteiro e sairia na sequencia (24 minutos), obrigatoriamente o Paraná terminaria o jogo com os mesmos 3 volantes. Mesmo que Cambará tenha melhores condições técnicas que Serginho e Garroni, era preciso ousar e colocar Packer. Ou até Jefferson naquele momento.

Pois quando fosse tirar o Wellington poderia decidir se aumentaria o pode ofensivo ou até voltaria com os 3 volantes e ai sim colocando Cambará.

Pois bem, aos 24 minutos então o Wellington saiu e entrou Jefferson.

Sem nenhum coerência o treinador deixou Jefferson na meia. Coerência porque Fonseca já deixou claro que para ele o jogador é 2º atacante.

Naquele momento o Paraná ficou em campo com 3 volantes e 3 atacantes rápidos contra um time totalmente defensivo. Sem jogadas laterais e sem um armador, restou o Paraná chegar ao gol da vitória naquele lance que vem salvando os resultados, bola parada.

Não dá para depender apenas das bolas paradas como vem acontecendo. Sem dúvida é um lance treinado, muito bem cobrado, com ótimos jogados no cabeceio como por exemplo o Brinner, mas é preciso criar outras opções de jogo.

E para isso é preciso colocar outro meia no lugar do volante Serginho. Se o Packer não é o jogador, porque foi renovado o contrato dele?

Ricardinho tem que ser titular no lugar do Borebi por ser mais agudo e objetivo. Acho que ajudaria mais o camisa 9, seja ele quem for.

Os destaques da partida foram Lima e Júnior Urso. Se o Lima conseguir acertar mais as finalizações tem tudo para marcar muitos gols e ser um dos destaques da competição.

Na entrevista coletiva, o treinador supervalorizou o seu trabalho. Achei que os jornalistas não fizeram as perguntais pontuais sobre o jogo e as substituições. É preciso avaliar o jogo pelos 90 minutos e não pelo placar. E o treinador ainda cutucou a imprensa novamente sem a mínima necessidade.

Ainda bem que vencemos, mas poderia ter sido com mais tranquilidade, se tivéssemos mais qualidade tática para explorar os espaços e as falhas do adversário.

O técnico Leandro Campos pediu demissão do time do ABC logo após o final do jogo.

A próxima partida será contra o Guarani em Araraquara na terça-feira. Uma boa oportunidade para conseguir os 3 pontos.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

PARANÁ X ABC


Redundância e repetitivo dizer que só a vitória interessa?

Mas não tem outro jeito. Depois de 3 jogos sem vitória e com muita sorte em permanecer no G4, o Paraná precisa voltar a mostrar a sua força.

O adversário é o concorrente direto ABC.

Dentre os jogadores mais conhecidos estão os ex-Paranistas Alessandro Lopes, Irinei, Leonardo Dagostini, Rômulo, Chimba e Malaquias.

Porém os destaques do time são o meia Cascata e os atacantes Leandrão e Éderson.

O artilheiro do time na competição, Elionar Bombinha, já foi negociado. Porém Leandrão e Cascata tem 5 gols cada.

É preciso tomar muito cuidado com estes jogadores, pois são bons finalizadores. Como o Paraná jogará novamente com 3 volantes, nem é preciso dizer que o Cascata precisa de atenção redobrada.

Pelo lado Paranista, Fonseca não altera o esquema e ainda por cima escala 3 volantes com pouca qualidade na criação.

A boa notícia é a volta de Wellington com a camisa 10, porém ainda não está 100% fisicamente e deve ser substituído no decorrer do jogo.

É temeroso deixar a criação nas costas de um jogador apenas e este não totalmente bem. Mais do que nunca Lisa e Lima vão precisar ajudar bastante o ataque e com eficiência.

Acredito na nova dupla de ataque. Borebi na velocidade jogando aberto e Hernane mais próximo da área pode dar "samba". Talvez o entrosamento, ou melhor, desentrosamento, atrapalhe um pouco, mas pode dar certo.

No banco o técnico terá diversas características para mudar o jogo e se precisar espero que mude o quanto antes. Douglas Packer, Jéfferson e Ricardinho são opções interessantes dependendo do andar do jogo.

Eu já escalaria de início o Douglas Packer para dividir a responsabilidade da criação das jogadas com Wellington. Mas o importante será o apoio do torcedor o jogo inteiro. E saber que a partida não será fácil.



A arbitragem será do carioca Marcelo de Lima Henrique. Será o 2º jogo que ele apita do Paraná na história. A primeira ocorreu em 2007 na partida contra o Goiás na Vila Capanema com direito a um golaço do Jumar, hoje no Vasco.

HOJE É DIA DE JULGAMENTO?

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva julgou hoje os jogadores Castán e Cris. O primeiro recebeu apenas uma advertência e está liberado para jogar. Já Cris foi punido com 2 jogos e não enfrenta o ABC amanhã.

Porém, por que não julgam os casos no começo da semana?

O Paraná treinou a semana inteira para chegar na sexta, véspera do jogo, e saber que não vai contar com um jogador. Poderia ser 2, 3, 4 jogadores...

Custa julgar na segunda-feira e facilitar os clubes? Parece que fazem de propósito para prejudicar o futebol. Ainda mais os nobres auditores do STJD que adoram um "flash".

Por mais que o técnico Fonseca tenha treinado outros jogadores na posição, atrapalha e muito a preparação do time. E se ao invés dos zagueiros fosse um meia, um atacante?

Não foi a primeira vez que isso aconteceu e perceba que vai continuar acontecendo.

Estou errado?

COLUNA - A PALHAÇADINHA DO “FAIR PLAY”


Na minha coluna da semana no site Paranautas.com escrevo sobre o recurso, que ao invés de ser usado como um exemplo, é usado como anti-jogo, o tal "fair play".

Confira um trecho da coluna:

Ultimamente o que deveria ser usado como um bom exemplo durante uma partida de futebol está sendo usado como um recurso antidesportivo e a favor dos péssimos times e jogadores. Tenho visto este “recurso” já há algum tempo, porém o último jogo do Paraná contra o Grêmio “Itinerante” foi lamentável. O time paulista abusou do anti-jogo e deu uma verdadeira aula do que não é fair play.

O grande problema do tal fair play é que não existe lei ou qualquer tipo de regra que determine o seu uso. Cabe sempre aos árbitros deixar que o lance aconteça ou remediar caso o considere um ato indisciplinar. E foi isto que aconteceu algumas vezes no último jogo do Paraná. Um dos lances o jogador Marcelinho do time paulista, sabendo que seria substituído, esperou a bola sair do gramado e se jogou no gramado. O árbitro viu, ignorou, e ordenou que o jogo continuasse, inclusive com o Paraná cobrando um escanteio. A jogada seguiu até que a bola saísse novamente. O jogador permaneceu caído durante todo esse tempo e o árbitro pediu para que o jogador saísse do gramado andando e não pela maca, e ainda aplicou o cartão amarelo no atleta. Durante a saída do gramado o jogador se locomoveu mancando, porém logo após a saída começou andar normalmente.

Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

KELVIN VAI JOGAR NO RIO AVE


O Rio Ave disputará a 1ª divisão do campeonato português.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

CBF ALTERA HORÁRIO DE JOGOS...

Menos o do Paraná.

A CBF acabou com os jogos aos sábados às 21 horas, tanto na Série A quanto na Série B, porém o jogo do Paraná permaneceu inalterado.

Os jogos que estavam marcados para as próximas rodadas, conforme postei anteriormente, entre ASA x Bragantino e Salgueiro x Barueri, passaram das 21 horas para as 16:20.

Acho que a diretoria do Paraná Clube precisa tomar uma providência urgente, não? Ou prefere jogar no sábado às 21 horas em pleno inverno ao invés à tarde?



segunda-feira, 8 de agosto de 2011

SÁBADO - 21 HORAS

O Paraná jogará sábado às 21 horas contra o ABC na Vila Capanema.

O horário é péssimo.

No 1º turno poucos times tiveram mandos de jogos neste horário. Foram apenas 8 times, sendo que o Sport apenas jogou neste horário por questões de readequação da tabela por causa do jogo do Brasil pela Copa América.

Confira os jogos realizados e os já marcados pelo 1º turno pela CBF no horário de "balada":


Espero que a diretoria tenha tentado a mudança do horário da partida, pois é ridículo entrar no grupo de times como BOA, Icasa, Salgueiro, ASA, Vila Nova e Americana. Por que times como Portuguesa, Vitória, Goiás, Criciúma, Ponte Preta e outros não jogam neste horário também?

Vamos ver como será o 2º turno.

O mínimo que se espera é uma imparcialidade na confecção da tabela, para que todos joguem nos mesmos horários, não é mesmo?

EX-TÉCNICO DO PARANÁ ASSUME O CATAR


O ex-treinador do Paraná Clube, Sebastião Lazaroni, é o novo técnico da seleção do Catar.

O técnico terá o objetivo de levar a seleção à Copa do Ricardo Teixeira em 2014 no Brasil.

O antecessor do técnico brasileiro era o sérvio Milovan Rajevac que ficou no cargo apenas 4 meses.

Lazaroni treinava o principal time do país, o Qatar SC, desde 2008.


sábado, 6 de agosto de 2011

PARANÁ 1 X 3 GRÊMIO "ITINERANTE"

O Paraná dominou o jogo, teve mais posse de bola, finalizou mais, porém perdeu.

Perdeu para um time ruim que veio para Curitiba para não tomar gol. Tomou um de penalti, o Juninho fez uma defesa apenas e a trave salvou num chutaço do Rone Dias.

Mais nada.

Zé Carlos não trabalhou defensivamente, mas ofensivamente cobrou uma falta que bateu na barreira e fez um gol de penalti.

O que precisa mudar, ou melhor, já passou da hora é o esquema do treinador Fonseca. Esquema esse que se resume a dar a bola para o camisa 10 se virar no meio de um monte de volantes sem a menor qualidade ofensiva, ou dar a bola para o Lima tentar uma jogada com o Jefferson. Este último recebendo a bola de costas para a zaga não vai fazer nada.

Veja o que o Fonseca e o treiandor Estevam Soares falaram após a partida:

"Sabíamos que os laterais do Barueri marcariam os nossos laterais, e dependíamos dos nossos volantes para ajudar a criação" - Roberto Fonseca.

"As principais jogadas do Paraná são o camisa 10 e o Lima. Apertamos a marcação nesses setores" - Estevam Soares.

Primeiro que se o Fonseca sabia como seria o jogo e que o Barueri viria para se defender porquê não colocou um meia junto com o Rone Dias? Por que entrar com o fraco Garroni?

Qualquer treinador que assista uma partida do Paraná sabe que o time sofre na criação das jogadas, pois é escalado com um monte de volantes e às vezes com zagueiros nas laterais.

Se a justificativa para a não mudança do time era que estava dando certo, milagrosamente diga-se de passagem, agora esta desculpa não "cola" mais. É preciso alterar o esquema. Colocar mais um meia no time. Melhorar a dinâmica dos laterais para que possam chegar na linha de fundo e não fazer cruzamentos da intermediária como o Lima abusou de fazer ontem.

Giancarlo não é craque, mas culpá-lo não é certo. É preciso melhorar as criações das jogadas, usufruir das melhores qualidades técnicas que o elenco possui.

Ontem o treinador errou ao tirar Giancarlo apostando na velocidade de Borebi, Jefferson e Ricardinho, porém não fortaleceu o meio-campo. Se começou com 3 volantes, 1 meia e 2 atacantes, terminou com 2 volantes, 1 meia e 3 atacantes. O buraco na meia-cancha permaneceu. Como disse meu amigo Marcello durante o jogo, o ponto nevrálgico do nosso time é o meio-campo.

Há vários jogos que não atuamos bem, inclusive na última vitória contra o Criciúma, e o que foi visto até agora foram improvisações e a manutenção do esquema tático. Não vemos jogadas novas, dinâmicas de jogo, apenas a supervalorização das bolas paradas e dos cruzamentos da intermediária além do famoso "toca para o 10 que ele se vira".

Teremos uma semana para mudar e treinar o time. Espero que seja aproveitada da melhor maneira possível.

O público de ontem foi um indício do que acontecerá semana que vem. Não sei se a diretoria já tentou, porém já deveria ter tentado a mudança do horário do próximo jogo. Sábado às 21 horas é ridículo. Fica aí um trabalho para o Paulão, ao invés de continuar falando besteira nas rádios. Diretor não tem que ficar chamando a atenção de jogadores pela mídia. Isso se faz no vestiário.

E antes de finalizar o post, gostei do volante Anselmo do Barueri que está emprestado pelo Palmeiras.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

PARANÁ X GRÊMIO "ITINERANTE"


O Paraná enfrenta o Grêmio Barueri-Prudente-Barueri, ou simplesmente Grêmio Itinerante na Vila Capanema.

Será o 1º jogo da série de casa sem atuar no campo do adversário, isso porque o Paraná jogará três jogos em casa e um contra o Guarani em campo neutro.

O Paraná não pode desperdiçar pontos e nada melhor que jogar contra um time que não está bem na competição. O "Itinerante" deve vir com motivação extra por causa da troca de treinador, mas não acredito que tenha condições técnica para ganhar do Paraná.

Porém é preciso cuidado na defesa, ousadia quando tiver a posse de bola e tranquilidade na finalização.

Os jogadores mais conhecidos do time paulista são os ex-Paranistas Juninho e Daniel Marques, além dos atacantes Val Baiano e Pedrão.


É preciso tomar cuidado com o lateral-direito Pimentel que tem pelo menos 2 boas jogadas por jogo.

Pelo lado Paranista, gosto da volta do Lisa na lateral-direita e com isso a não improvisação de um zagueiro na posição. Porém continuo insistindo na mudança de um volante por um meia.

Mas independente do time que entrar o apoio será grande para ganharmos os 3 pontos.

A novidade do time deve ser o centroavante Hernane que poderá começar no banco de reservas.

O árbitro da partida será o carioca Wagner Nascimento Magalhães. Será o primeiro jogo apitado por ele envolvendo jogos do Paraná na história.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

EX-TREINADOR DO PARANÁ ASSUME O DUQUE

foto: Portal Terra

Troca-troca de ex-treinadores do Paraná no Duque de Caxias.

O ex-treinador em atividade Valdir Espinosa pediu demissão do time carioca e foi substituído pelo também ex-treinador Paranista Paulo Campos.

foto: globoesporte.com

O rebaixamento está muito próximo do time carioca, mas os jogadores poderão ouvir muitas estórias do novo treinador, ao menos isso.

FONSECA NO ARENA SPORTV


O treinador Roberto Fonseca (Kevin Spacey da Vila) será um dos convidados do programa Arena Sportv de hoje que começa às 14 horas no canal a cabo Sportv.

O programa debaterá em especial a Série B e também contará com outros treinadores como Gilson Kleina, Benazzi (que acertou com o Vitória), Márcio Goiano, entre outros convidados.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

GRÊMIO "ITINERANTE" DE TÉCNICO NOVO


O Grêmio Barueri-Prudente-Barueri, ou melhor, Grêmio Itinerante, próximo adversário do Paraná trocou de treinador.

Sérgio Soares foi demitido após a derrota para o Guarani na última rodada. O retrospecto foi de 17 pontos ficando assim na 14ª posição do certame.

O novo técnico deverá ser Estevam Soares que já trabalhou no clube.

A apresentação acontecerá hoje a tarde.