segunda-feira, 29 de abril de 2013

QUEM SERÁ O NOVO TÉCNICO?

Alguns treinadores estão sendo cogitados para assumir o comando do Paraná Clube, segundo a imprensa. Outros tem seus nomes citados e sugeridos por torcedores.

Tem também alguns estranhamento colocados ao vento como forma de aparecerem nos jornais e tentarem alguma valorização.

Alguns pontos fortes e outros fracos sobre os técnicos citados "por aí".

Vágner Benazzi

Ponto forte: Experiência na Série B, histórico de acessos e trabalho de motivação a curto prazo. Também evitou vários rebaixamentos.

Ponto fraco: Alto salário que pode inviabilizar uma negociação.

Márcio Araújo

Ponto forte: Dos últimos 5 trabalhos conseguiu 2 acessos à Séria A (Grêmio Barueri e Bahia) e quase conseguiu com o Figueirense. No São Caetano evitou o rebaixamento que parecia impossível.

Ponto fraco: Está desde o ano passado sem treinar algum clube e seu padrão salarial é alto.

Geninho

Ponto forte: Bom relacionamento com os atletas.

Ponto fraco: Alto salário e poucos bons trabalhos nos últimos anos. Eu particularmente acho que é um ex-treinador em atividade.

Marcelo Veiga

Ponto forte: Bons trabalhos nos últimos anos e capacidade de em curto prazo montar um padrão de jogo com as peças que possui. Ficou 5 anos dirigindo o Bragantino.

Ponto fraco: Poucas conquistas.

Dado Cavalcanti

Ponto forte: Melhor fase da carreira e padrão tático determinado nos fortes treinamentos.

Ponto fraco: Jovem com pouca experiência na Série B.

Cláudio Tencati

Ponto forte: Bom trabalho no Londrina.

Ponto fraco: Falta de títulos e acessos além de histórico em outros clubes.

Sempre que o Paraná Clube está em busca de treinador aparece o nome do Barbieri por parte de uma parte da torcida. 

Ponto forte: Histórico no Paraná Clube.

Ponto fraco: Trabalhos muito fracos depois que deixou o Paraná Clube em 2006. 

Ary Marques 

Ponto forte: Conhece o clube e o bom trabalho no Cuiabá onde conquistou o título de 2011. Voltou para o clube do Mato Grosso onde está disputando a final do campeonato.

Ponto fraco: Pouco experiência em outros clubes e campeonatos. 

Citado pela Gazeta do Povo, Lori Sandri sequer teve seu nome lembrado pela diretoria.

Ponto forte: Difícil achar um. Experiência, talvez?

Ponto fraco: Taticamente ultrapassado, vários trabalhos ruins que culminaram com rebaixamentos dos clubes.

Andrade

Ponto forte: Relacionamento com os atletas.

Ponto fraco: Falta de continuidade em outras equipes e bons resultados. O único bom trabalho foi no Flamengo em 2009.

Hélio dos Anjos

Ponto forte: Experiência e nada mais.

Ponto fraco: Péssimos resultados nos últimos anos e mania de "falar demais".

Cristovão Borges

Ponto forte: Bom trabalho realizado no Vasco.

Ponto fraco: Falta de continuidade na carreira. Treinou apenas um clube e está desde Setembro/2012 sem trabalhar. 


Vica

Ponto forte: Bom trabalho no ASA onde foi campeão duas vezes do estadual.

Ponto fraco: Apesar da experiência como treinador não conseguiu conquistas nacionais e acessos.

Zé Teodoro

Ponto forte: Bom trabalho no Santa Cruz e Fortaleza onde sagrou-se tricampeão estadual (dois títulos seguidos pelo Santa Cruz (2011 e 2012) e outro pelo Fortaleza (2010)).

Ponto fraco: Apesar da experiência como treinador não conseguiu conquistas nacionais e acessos.

Nedo Xavier

Ponto forte: Bom trabalho no Ituiutaba. Aliás, acertou esta semana a volta ao time que desde o ano passado chama-se Boa Esporte.

Ponto fraco: Poucas conquistas.



Fernando Diniz

Ponto forte: Padrão tático e conquistas em todas as equipes que passou.

Ponto fraco: Nenhuma experiência em campeonatos nacionais a não ser a Copa do Brasil.


De todos os nomes citados, se o clube tivesse condições financeiras de trazer um técnico mais caro, tentaria o Benazzi e o Márcio Araújo.

Como não é o caso e há a necessidade de trazer técnicos mais novos, o Marcelo Veiga seria a primeira opção, porém ao que parece já está contratado pelo São Caetano.

Com isso, Dado Cavalcanti e Fernando Diniz seriam as minhas apostas. Estou acompanhando o trabalho do Diniz há algum tempo e o padrão tático que usa é muito diferente dos demais no Brasil. No Audax onde conseguiu o acesso à Séria A do Paulistão usou muito a posse de bola e os passes como diferencial. E também a utilização de jogadores sem posicionamento fixo. O experiente Paulo César, ex-lateral, praticamente rodava o campo todo e com qualidade técnica dava a cadência que o time precisava. Acho que com um time mais técnico e experiente poderia dar certo.

Senão, Dado Cavalcanti entra como forte candidato e com apenas 31 anos já demonstrou saber lidar com os jogadores e seus treinamentos são muito elogiados pelas equipes que passou. O crescimento na carreira está de forma acelerada o que demonstra a capacidade do técnico. Vale a aposta.

12 comentários:

  1. Luis,

    Passa esta lista e a análise para o Alex Brasil e certeza que ele vai fazer um control V + control C e mostrar para a diretoria. Ainda vai dizer que perdeu um tempão preparando!!!

    Olha só, tem uns nomes que era até bom não listar pois vai que alguém gosta, não é?

    O Andrade talvez seria uma opção mas não a curto prazo, até ele se adaptar a outra região e começar o trabalho, o brasileiro já era!

    O Claudio Tencatti e o Nedo Xavier já fizeram acertos, acho difícil a diretoria fazer uma proposta.

    As duas opções que você destacou realmente acho que são as mais prováveis, sendo que sou honesto em dizer que não acompanhei e não conheço direito o Fernando Diniz, somente vi os resultados do Audax e acho que ambos seriam uma boa opção.

    Dado Cavalcanti eu acho difícil não por valor mas sim porque ele vai esperar encerrar a campanha do Paulistão e depois acho que vai estudar a saída.

    Talvez, no momento, o mais provável seria o Fernando Diniz.

    Wagner

    ResponderExcluir
  2. Acho que o técnico não vai fugir das opções que você relacionou. Pessoalmente, se o salário "deixar", a melhor opção é o Cristóvão Borges. Quem viu o Vasco jogar com ele, percebe que entende de futebol, que é capaz de manter o grupo mesmo com adversidades (basta lembrar que com ele o Vasco estava "brigando" na parte de cima dos campeonatos, mesmo com a inacreditável "falda de água" em treino). Fora esse, Marcio Araújo é um bom nome. O Vagner Benazzi está vivendo do que já fez, na atualidade... Mas eu aposto que o Dado Cavalcante seria uma boa opção. Ano passado a Luverdense foi um time "arrumado" e o Mogi Mirim então, nem se fala. Eu "cravaria" ele como, após Cristóvão, a melhor opção. O Fernando Diniz não posso comentar sua via de técnico, só de jogador, pois não vi seu time jogar. E os demais não me empolgam: o Marcelo Veiga tem os 5 anos de Bragantino no currículo (o que isso significa?), o Vica trabalhos no nordeste, assim como o Zé Teodoro. O que fez após sair do Paraná o Barbieri? Nada. Como foram os últimos trabalhos do Geninho? Ruins. Os outros, se algum vier, vamos precisar rezar, e muito! (Lori Sandri é piada!).

    Claudinei.

    ResponderExcluir
  3. cara perfeita sua análise!!! mas se for para diretoria fazer uma aposta espeto que seja no Fernando diniz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também espero.Mas o que devemos esperar, com certeza, é mais uma grande cagada do Paulão. Onde esse bicho se mete é só confusão... Se estiver errado, apontem algo de bom que ele fez ao clube?

      Excluir
  4. Poderiam trazer o Guardiola,o Mourinho,Klopp,Ancelotti,Heynckes...........................................Mas com Gilton,Alex Bruno,Junior Capixaba,Massari,Gabriel Marques,Angelo,Borges,Paulo Rene,Julio Cesar,Luisinho... Nem o melhor técnico do mundo fará esses "moscas de boi" jogarem bola!

    ResponderExcluir
  5. Desculpe me intrometer mas, concordo que Gilton, Alex Bruno, Junior Capixaba, Massari, Gabriel Marques, Angelo, Borges e Paulo Rene não jogam nada e devem ser dispensados.

    Luisinho: Desde o Ricardinho ele esta sendo escalado fora da sua posição original. O Luisinho é meio campista e armando as jogadas e vindo como meio-atacante ele rende bem. Escala ele junto com Lúcio Flávio no meio campo, contando com atacantes que saibam finalizar. Se ele não fosse bom um empresário de fora não teria vindo para Curitiba conversar sobre ele e o Alex Alves.

    Julio Cesar é muito promissor, ele e Carlinhos devem ficar e crescer um pouco mais! Com um BOM técnico mostrando e ensinando os 2, ficaram ainda melhores.

    Wagner

    ResponderExcluir
  6. Sim,Julio Cesar!O moleque tá verde pra jogar no time de cima!Corre muito mas com pouco objetividade!É igual a estória do camarada que bate os remos loucamente entretanto com eles para fora d'água!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então não coloque ele no balaio de tiriças como Gilton e Massari.

      Excluir
  7. Os jogadores da base, nunca deveriam ser criticados por verdadeiros torcedores. Além de representarem muito bem o Clube, (vide jogo Paranavaí), vejam o Alex Alves, uma puta revelação, o Luizinho que é um cão, e outros mais, do mesmo nivel, representam muitos milhões em jogo. Critiquem o Reinaldo, que até agora não fez bulhufas, vive no estaleiro, o argentino, etc. etc.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Falou e disse ,, mais vai ver só como esse treinador novo vai detonar esses meninos da base.. deixando os mesmo no banco Sou atleticano ,mais admiro esses meninos prata da casa.. Mais a decepção que vão trazer a esses pratas vai ser vergonhoso para o clube.. lamento embora somos de torcida adversarias a politicagem não deixa de fazer parte.

      Excluir
  8. Tá bom,Luis!Retiro o nome do "futuro craque tricolor" da lista das tiriças mas........Acredito que ele vai ser preterido pelos "grandes craques":Léo e Ronaldo Mendes.

    ResponderExcluir