sexta-feira, 2 de março de 2012

COLUNA - "CHEGOU A HORA DA ESTREIA"


Na minha coluna no site @Paranautas escrevo sobre a estreia do Paraná contra o Luverdense, uma crítica ao Marketing do clube e também sobre o "esboço" de tabela que a FPF divulgou.

Confira um trecho:

Chegou a hora depois de muito tempo de entrar em campo para um jogo oficial. Sinceramente não posso dar muitas opiniões referente a tática e técnica do time que o técnico Ricardinho vem escalando. Até por isso não posso fazer qualquer cobrança em relação ao resultado que venha acontecer no jogo contra o Luverdense. O elenco montado, ao que tudo indica, foi realizado com muito critério e focado em jogadores jovens. Por isso a ansiedade e o nervosismo podem atrapalhar nas primeiras partidas e creio que a torcida irá entender isso. O ano é atípico, mas o Paraná tem trabalhado de forma coerente e dentro de um planejamento.

Quanto ao adversário, me divirto ouvindo certas declarações por aí, principalmente de comentaristas que vivem no tempo do Epa e que não frequentam mais estádios, comentando apenas do estúdio ao ar condicionado e cafezinho. Dizer que o Luverdense é fraco porque o estado do Mato Grosso não tem tradição alguma é se alienar no esporte. Basta ver quantas novas equipes conseguiram títulos e façanhas tanto nacionalmente quanto internacionalmente nos últimos tempos.

Para ler na íntegra, clique aqui.

10 comentários:

  1. Discordo parcialmente em algumas questões aventadas.
    Não existe clima algum até o momento para lançamento de qualque campanha de marketing. O Paraná Clube, está devendo muito, mas muito futebol a sua torcida. Caso o quadro seja revertido, daí sim pode-se lançar alguma coisa. Lembrando que a boa fase deve perdurar, ao menos durante a campanha. Senão será mais um fracasso. Não temos clima de campanha entre torcedores. Por enquanto só a boa vontade, Ricardinho e um monte de promessas, as quais creio que acertarão, não são suficientes para nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Marketing pode ajudar a criar um ambiente melhor e conseguir uma renda. A torcida se surpreendeu e se motivou com a volta do Ricardinho. O MKT pode usar o lado emotivo e não somente o racional. Quando falo em MKT não falo em festa ou qualquer outra ação do gênero, mas sim para manter a torcida unida, os sócios. Lembro que o Aurival falava que não tinha dinheiro para fazer MKT. Porém a torcida deu uma resposta nas questões do sócio-torcedor e na venda das camisas retrô (ação desenvolvida fora do clube e que teve um excelente retorno). E outra, a diretoria prometeu lançar ações antes do início da Copa do Brasil.
      Mas enfim, é apenas minha opinião. E o debate é válido. Coloque seu nome na próxima vez para facilitar.
      Valeu.

      Excluir
  2. Luis,

    A vitória contra a Luverdense, seria nosso primeiro grande passo para todo o ano. Teremos que vencer, custe o que custar.
    Aí, tudo melhora, inclusive nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida seria excelente, mas se não acontecer não podemos fazer críticas ou achar que a pré-temporada não deu certo. É preciso calma, nossos objetivos no ano começam somente em maio.
      Valeu.

      Excluir
  3. Afora o coroa da zaga e o LD, todos são promessas, embora das muito boas. Presidente, diretor de futebol, técnico, também são promessas.
    Vamos rezar Luis, vamos pedir ao bruxo dos andes, que nos deu a vitória contra o Bragantino, lembra-se...
    Velas amarelas embaixo da ponte, arruda nas orelhas, Zé Pilintra no cruzamento. Vamos se unir fortemente, e queimar palo santo, no gramado da Vila. Força Luis, vamos chegar...

    ResponderExcluir
  4. Luis,
    O Cristian Toledo, que nem sei quem é, escreveu muito boa matéria, na coluna Futebol Mutante, Globo esporte, sobre o Novo Paraná.
    Vale a pena ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristian Toledo é um dos poucos que se salvam na imprensa. Não o conheço pessoalmente, mas é um profissional exemplar. E este texto está muito bom mesmo.
      Valeu!!!

      Excluir
    2. Cristian Toledo é mais um antiparanista na imprensa, não passa de um babaca que acha que o futebol de Curitiba só se resume a dupla melancia.
      http://globoesporte.globo.com/platb/pr-futebol-mutante/2011/05/17/de-casa/

      Excluir
    3. Paulosk, se você ver ele comenta que nunca foi presenteado com uma camisa do Paraná. Por um motivo ou outro.
      Não sei se você acompanha o trabalho dele, mas pra mim ele é totalmente imparcial. Critica e elogia todos os times.
      Não tenho procuração nenhuma para responder por ele, mas eu como critico muitos setores da imprensa, sobre ele não tenho um "a" para criticar. Tente acompanhar e até debater com ele algum assunto, talvez mude de opinião.

      Excluir
    4. Realmente não acompanho in loco o trabalho dele na rádio e na televisão, pois não moro em Curitiba. Só acompanho o que ele escreve e sinto nele, como em 90% da mídia curitibana, um certo desprezo pelo Paraná.
      Minha birra com a mídia curitibana vem desde os anos 90, quando o Paraná foi campeão paranaense e na Mesa Redonda o Fernando Gomes deu um "boa noite" pro Petraglia, puro mimimi de um derrotado.
      Sem contar a Gazeta e esses pseudos-reporteres que vivem de plantar notícia contra o Tricolor.

      Excluir