sábado, 31 de março de 2012

MARATONA É POUCO!!!

Enfim o calendário do Paraná Clube para 2012 está definido, ou quase.

A FPF divulgou a tabela detalhada do estadualzinho. Sem dúvida o Sr Hélio Cury e o Sr. Amilton Stival perderam algumas noites de sono e tiverem muito trabalho para confeccionar a tabela.

Usaram de todas as ferramentas que tinham em mãos. Encaixaram um jogo aqui outro ali, e agora estão dando risada se achando os suprassumos do futebol.

Se tivessem antecipado em 1 mês, apenas 1, o campeonato não teria tantos problemas, mas a arrogância e teimosia proporcionou esta que será uma das maiores aberrações do futebol paranaense, brasileiro e porque não, internacional.

Vamos a tabela do Paraná no ano:


Observações:

1) A FPF para fazer a tabela se baseou nestes itens do Regulamento Geral das Competições da CBF:

Art. 27 - Nenhum clube e nenhum atleta profissional poderá disputar partidas sem o intervalo mínimo de 66 horas.
§ 1º - O disposto no presente artigo não se aplica aos casos de nova disputa de partidas suspensas e de partidas de desempate em certames oficiais.
§ 2º - No caso de partidas entre clubes de uma mesma cidade ou que distem entre si menos de 150 km, o intervalo entre as partidas poderá ser de 44 horas.


Ou seja, a FPF, esperta como é, criou uma tal de mini-excursão onde o Paraná fará partidas nas mesmas cidades ou cidades próximas respeitando as 44 horas e não as 66 horas.

2) O Paraná jogará 7 partidas pelo estadual antes de começar a Série B. Estas 7 acontecerão em 16 dias. Uma média de 1 jogo a cada 55 horas. Porém se o Paraná passar pelo Ceará a FPF terá um problema a mais, pois conflitaria um dos jogos da Copa do Brasil com duas datas do estadual. Ou seja, a FPF torcerá contra um dos seus filiados no principal campeonato nacional do 1º semestre.

3) No dia 16/05 está marcado o jogo contra o Cincão na Vila Capanema no horário ridículo das 18:30 em plena quarta-feira. Quem mora em Curitiba sabe que para chegar no estádio neste horário é praticamente impossível, a não ser que saia de casa ou do trabalho com muita antecedência (1 hora ou mais).
Porém é possível alterar o horário para às 20:30 e manter um intervalo de 66 horas ao invés de 68 horas para o jogo seguinte que é contra o Guarani. Não há diferença alguma para os jogadores terminarem uma partida às 20:30 ou às 22:30. Porém para a torcida a diferença é enorme. Espero que a diretoria tome providências, pois a FPF pune o clube, e com este horário pune o torcedor também. Muitos deixarão de ir ao jogo porque sabe que seria impossível chegar a tempo até para acompanhar o 2º tempo sequer.

4) No dia 02/06 se repete o horário das 18:30. O adversário é o Serrano. Na partida seguinte o Paraná enfrenta o Bragantino e o intervalo é de 48 horas, por isso a mudança da hora do jogo por parte da CBF. Mas mesmo assim é contra qualquer regulamento, pois as duas partidas serão em cidades com mais de 150km de distância.
Talvez o Paraná tenha aceitado isso, mas poderá gerar muita confusão se o sindicato dos atletas entrar com uma ação na justiça. Enfim, tirando isso, o Paraná poderia jogar às 20:30 e não às 18:30. Os jogadores sairiam da partida que acontece na quinta-feira, iriam para a concentração, no dia seguinte teriam um treino leve e viajariam para Bragança Paulista para jogar no sábado a noite. Então não mudaria muita coisa para os atletas, porém para a torcida, novamente um caos para ver seu time jogar. Espero que a diretoria reveja esta situação do horário e também o intervalo mínimo não respeitado entre um jogo e outro.

5) Nesta maratona de jogos o Paraná jogará 11 partidas da Série B junto com o estadual. Se não tiver um planejamento muito bem feito uma logística perfeita sofrerá muito e qualquer deslize pode fazer com que o time não consiga recuperar os pontos perdidos lá na frente.

6) O Paraná jogará 12 jogos em Maio, 1 jogo a cada 61 horas. Serão 6 jogos na Vila Capanema.
Em Junho serão 11 jogos, 1 jogo a cada 65 horas. Serão 5 jogos em casa.

7) O maior intervalo entre um jogo e outro acontecerá entre os dias 22/07 (Joinville - Vila Capanema) e 27/07 (Grecal - Campo Largo), 118 horas.

8) Em 78 dias o Paraná viajará mais de 12 mil km.

9) Nos mesmos 78 dias o Paraná jogará 29 jogos. Média de 1 jogo a cada 64 horas.

10) E não é só com o Paraná que a FPF desrespeita o regulamento sobre o intervalo dos jogos.
Observe a 4ª e 5ª rodada do estadual:

4ª rodada - 16/05 - 4ª feira
Junior Team x Grêmio Metropolitano - 17:30
Nacional x Cascavel - 18:30
Grecal x Serrano - 17:30
Grêmio Maringá x Foz - 18:30
Paraná Clube x Cincão - 18:30

5ª Rodada - 18/05 - 6ª feira
Serrano x Grêmio Metropolitano - 15:30
Cascavel x Foz - 19:30
Junior Team x Cincão - 19:30
Grecal x Grêmio Maringá - 19:30

- O Cascavel joga em menos de 66 horas em duas cidades com mais de 150km (Rolândia e Cascavel)
- O Grêmio Maringá joga em menos de 66 horas em duas cidades com mais de 150km (Maringá e Campo Largo)
- O Cincão joga em menos de 66 horas em duas cidades com mais de 150km (Curitiba e Londrina.)

A FPF usou as regras que esteve ao seu favor, porém não soube explorar um grande clube no estadualzinho para fortalecê-lo, talvez saiba bem o que organiza.

Ao time Paraná cabe fazer um planejamento perfeito, uma logística fora do comum, em certos momentos contar com a sorte e ver no que dá. Se o clube não for montar 2 elencos distintos, o que acho certo, mas em alguns jogos deverá ter 2 times totalmente diferente de um jogo para o outro. A comissão técnica e a direção de futebol tem um grande desafio. Sorte a eles.

Quanto a diretoria geral, cabe buscar oferecer melhores condições aos seus torcedores. Mudanças de horário é fundamental. Numa cidade como Curitiba, jogos às 18:30 no meio de semana é impossível. E outra, tem que se atentar ao jogo contra o Bragantino. Acredito que seja um adversário concorrente a uma das vagas e o jogo lá em Bragança é fundamental. Tem que respeitar o intervalo de descanso conforme a regra.

O Paraná tentou desde Dezembro a antecipação do campeonato. Foi ignorada e esculachada pela FPF. E agora tem este calendário. Mas os empresários e jogadores dos times do interior podem ficar sossegados, jogarão a terceira divisão do estadual sem problemas.

4 comentários:

  1. Sem contar o fato das rádios se locomoverem para as partidas,e ainda mais naquelas q terão que viajar para o interior e muito mais!
    Essa é a Federação cara de pau daí do Paraná,só se importam com eles e o resto q se dane
    Abraço
    Igor

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente impossível para qualquer pessoa, comissão técnica, jogador, presidente, torcedor, comentarista, repórter ou qualquer outro tipo de função acompanhar todos os jogos do Paraná esse ano.
    O custo que teremos com transporte vai gerar um dos maiores rombos já vistos no caixa de um clube de futebol.

    Palhaçada da FPF, mudam-se as caras, mas as atitudes permanecem as mesmas lá pelas bandas do Pinheirão.

    ResponderExcluir
  3. Bela coluna Skol... É incrivel a burrice da FPF com essa tabela, BRINCADEIRA DE MAU GOSTO

    ResponderExcluir
  4. Jogo no interior do PR tinha que levar o time sub-17, pra demonstrar o real valor desse campeonatinho...

    ResponderExcluir