sexta-feira, 29 de junho de 2012

SÃO CAETANO X PARANÁ CLUBE


O Paraná tem um jogo difícil contra o São Caetano.

O time comandado pelo bom técnico Sérgio Guedes está invicto sob o comando do treinador. Foram 5 jogos, 3 vitórias e 2 empates.

O ataque do time é muito bom. Possui jogadores com boa presença de área como Leandrão e Somália. O primeiro deve ser titular. O segundo briga por uma vaga com Danielzinho no ataque.

O time explora bastante as laterais e a bola parada. O Paraná vai precisar se cuidar nestes aspectos.

Outro ponto positivo é o goleiro Luiz.

O ponto fraco do time é a defesa. A lentidão dos zagueiros pode favorecer o ataque paranista.

Sobre o time Paranista, uma pena a ausência do Luisinho que está tratando um desconforto muscular e nem viajou para São Paulo.

Com isso Wellington deve formar a armação com Lúcio Flávio. Sem dúvida um meio-campo muito qualificado tecnicamente. Espero que taticamente se encaixem, pois possuem características parecidas.

As voltas do Ricardo Conceição e Zé Luís é outro fator positivo.

Ambas as equipes tem 11 pontos. O equilíbrio é muito grande, mas o Paraná pode trazer os 3 pontos.

GLOBO ESPORTE PARANÁ???


Não costumo acompanhar ao vivo e diariamente o único programa esportivo da RPC, por causa do horário.

Vendo as reprises constatei que o Paraná Clube é totalmente ignorado pelo programa.

Vejamos:

Programa do dia 26/06 - terça-feira: Manchetes: Decisão do Corinthians, decisão da Copa do Brasil, Euro e Cristiano Ronaldo querendo ser o melhor do mundo, boxe feminino, MMA.
Durante o programa falou da reunião no Atlético para definir os rumos do futebol, da demissão do Émerson Leão, seleção de lances da rodada do brasileirão.
16min40seg de programa. Para não dizer que não citaram o Paraná, foi falado que o Wellington Paulista na passagem dele pelo Tricolor não fez nenhum gol.

Programa do dia 27/06 - quarta-feira: Manchetes: Novamente Corinthians, Atlético/PR, Coritiba, Eurocopa.
Durante o programa matérias sobre a "importantíssima" Olimpíadas Escolares, entrevista com Raí onde foi perguntado sobre o Coritiba e Atlético e ignoraram o Paraná Clube, matéria sobre o hotel do Boca, volei, basquete com a interessantíssima reportagem sobre o jogador americano que joga na seleção e está aprendendo o hino brasileiro.
Mas falaram do Paraná Clube, 20 segundos para dizer que o time jogaria aquele dia.

Programa do dia 28/06 - quinta-feira: Manchetes: Falecimento do jornalista Vinícius Coelho, Coritiba sobre os jogadores que vão a campo no domingo, isso mesmo, domingo, contratação do técnico Jorginho pelo Atlético, Romarinho, Eurocopa, volei.
Durante o programa além das matérias das manchetes, teve atletismo e novamente as olimpíadas escolares.
Mas o Paraná Clube apareceu no programa, foi na matéria sobre o Grecal que jogou contra o Paraná.

Programa do dia 29/06 - sexta-feira: Manchetes: Alex, Atlético/PR e Jorginho, Eurocopa, Romarinho (de novo), tênnis, as mulheres no MMA.
Durante o programa além das matérias das manchetes, Pinheirão, futsal, stock-car.
Nenhuma palavra sobre o Paraná Clube que joga amanhã.

Não que a maioria das matérias apresentadas não sejam importantes. Algumas nem deveriam ser apresentadas, pois como é regionalizado o programa, algumas deveriam ser descartadas, como por exemplo o excesso de matérias sobre o Romarinho.

Não sei qual é o motivo que faz com que o Globo Esporte PARANÁ, ignore o Tricolor, mas se há algum empecilho que seja trabalhado e que busquem solução, ou simplesmente que apresentem a justificativa ao torcedor Paranista.

Se o problema é falta de assunto, aí é questão de criatividade. Poderiam falar da sequência de vitórias, que agora são 8 e fazer um paralelo com o histórico do clube. Aproveitem o arquivo para mostrar os lances e gols da última sequência de vitórias.

Poderiam fazer matérias com ex-jogadores do Paraná que passam férias em Curitiba e comentar sobre este novo processo que vive o time.

O Paraná tem um time de futebol society e o Manoel Tobias jogará neste time. Tobias é conhecido mundialmente.

Poderiam até fazer uma matéria sobre o gramado da Vila e explicar o motivo que o deixa ruim. Mesmo isso que poderia ser interpretado como uma crítica ao clube por alguns serviria como jornalismo explicativo.

Enfim, o que não pode é simplesmente ignorar o Paraná Clube como estão fazendo.

Mais de 80 minutos de programa e apenas 20 segundos sobre o time e mais os gols em uma matéria que focava o time adversário é profundamente lamentável.

Ah, mas pelo menos não apareceu o João Sorrisão ou qualquer matéria fazendo os jogadores dançarem o "Tchu, Tcha".

Os programas podem ser vistos aqui:

Terça-feira
http://globoesporte.globo.com/pr/videos/t/edicoes/v/veja-a-edicao-na-integra-do-globo-esporte-parana-desta-terca-feira-26062012/2012460/

Quarta-feira
http://globoesporte.globo.com/pr/videos/t/edicoes/v/veja-a-edicao-na-integra-do-globo-esporte-parana-desta-quarta-feira-27062012/2014361/

Quinta-feira
http://globoesporte.globo.com/pr/videos/t/edicoes/v/veja-a-edicao-na-integra-do-globo-esporte-parana-desta-quinta-feira-28062012/2015983/

Sexta-feira
http://globoesporte.globo.com/pr/videos/t/edicoes/v/veja-a-edicao-na-integra-do-globo-esporte-parana-desta-sexta-feira-29062012/2017835/

COLUNA - "NEGOCIAÇÕES"



Na minha coluna no site @Paranautas escrevo sobre as negociações que estão pintando sobre o Paraná. Saídas do Henrique e Paulo Henrique, a vinda do Geraldo e quem sabe mais um camisa 9.

Confira um trecho:

Muitas negociações estão sendo comentadas nos últimos dias. Tanto de jogadores que estão no Paraná Clube quanto de outros clubes que possam vestir a camisa Paranista.


Tem quem diga que a contratação do Geraldo, atacante do Coritiba, já está acertada. Trata-se de um jogador com característica de velocidade. Não é um jogador técnico, mas pode ser importante para certas ocasiões, principalmente em jogos fora de casa. É o jogador ideal? Talvez não. Mas olhando o mercado não está fácil contratar e como o Elias jogou muito pouco até agora e Dieguinho mais uma vez jogou fora a oportunidade que teve, Geraldo supriria esta lacuna.


Ainda envolvendo os dois clubes, o lateral Henrique deve acertar com o Coritiba. Não duvido nada que mudando de time ele caia na real e se torne no mínimo profissional, pois pelo que foi dito pelo técnico Ricardinho faltou muito isso aqui no Paraná. Só espero que o clube mantenha seu percentual do “passe” do jogador, pois o mínimo que se espera do jogador é um lucro numa venda futura.

Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

GRECAL 0 X 3 PARANÁ CLUBE

O Paraná passeou em campo e se poupando em muitos momentos do jogo venceu o Grecal por 3 a 0.

Mais 2 gols do Wellington Silva.

Se tudo der certo o Paraná conquistará o acesso matematicamente na próxima terça-feira.

Para isso basta que o Nacional não vença o Foz fora de casa no domingo e que o Paraná vença o Grêmio Maringá na terça-feira na Vila Capanema.

A vitória de hoje foi a 8ª seguida somando as do estadual e da Série B.

GRECAL X PARANÁ CLUBE




Quem tiver disponibilidade e puder conferir o jogo hoje deverá ver muitos gols.

O gramado do Janguito é muito bom.

O time do Grecal é horrível.

Se o Paraná entrar com o disposição e é o que se espera dos jogadores, o Paraná deverá golear o time de Campo Largo.

É lógico que o importante são os três pontos, mas uma goleadinha será muito bem vinda.

O time do Grecal, virtual rebaixado, entrou no campeonato com pinta que poderia brigar pelo acesso. Mas contratou mal, principalmente seu treinador. Não jogou uma partida sequer na sua cidade. Não mereceu brigar pela segunda vaga ao acesso e deve cair.

No time Paranista deveremos ter a volta do Nílson. Tomara que jogue bem, pois é ele que tem a grande chance de vingar no time titular. Deverá jogar ao lado do Wellington Silva e com isso Douglas vai para o banco, merecidamente, infelizmente.

Maicon vem subindo de produção e também tem uma grande chance de mostrar tudo que sabe.

Serão colocados a venda 800 ingressos ao valor de R$20,00 e R$10,00 o meio ingresso.

Ah, e o que a Grazi faz aqui na postagem? Apenas pela curiosidade que o árbitro do jogo, Osvaldo Massafera Júnior é primo da atriz.

domingo, 24 de junho de 2012

PARANÁ CLUBE 1 X 0 CASCAVEL

Foi a pior partida do Paraná no ano pela qualidade técnica do adversário.

O Paraná estava lento, errando muitos passes, marcando mal, e tantos outros defeitos.

O primeiro tempo foi pior, pois no segundo tempo com a entrada do Maicon o time deu uma melhorada.

Uma pena que alguns jogadores não aproveitem estes jogos para mostrar alguma coisa para dizer ao menos que gostariam de uma chance no time titular.

Hugo e Douglas são alguns desses.

Wellington Silva que tecnicamente é fraco, pelo menos tem sorte, hoje fez o gol da vitória, mas mesmo assim não tem bola para brigar pela titularidade.

O técnico Ricardinho reclamou após a partida sobre o gramado e tem razão. Está péssimo. Se não melhorar será mais um adversário na série B, pois os times vem jogar fechado aqui o que dificulta a criação das jogadas e finalizações.

sábado, 23 de junho de 2012

PARANÁ CLUBE 2 X 0 JOINVILLE

Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

O Paraná deu um show na noite de ontem.

Não que o jogo  tenha sido um show com várias chances de gol e tudo o mais, porém a determinação tática do Paraná desequilibrou o jogo.

Em certos momentos parecia até jogo do campeonato estadual, pois somente o Paraná jogou e procurou a vitória. O Joinville teve apenas uma chance de gol que ocorreu aos 20 minutos do segundo tempo.

Fernandinho teve trabalho com o lateral Eduardo, mas se saiu muito bem.

Minha preocupação era a ausência da dupla de volantes titulares, mas Cambará e Packer deram conta do recado.

Arthur, o motorzinho, não parou um minuto sequer.

Luisinho não foi aquele que conhecemos. Wendel ajudou a equipe segurando a bola, fazendo o pivô e tentando abrir espaços. Não é ainda o ideal para a camisa 9, mas tende a evoluir enquanto a diretoria não acha no mercado o jogador da posição e matador.

Mas o grande destaque da noite foi Lúcio Flávio. Não poderia ser melhor a reestreia dele com a camisa Paranista.

Ótimo posicionamento, passes certeiros e um gol.

A cada partida o Paraná corrige alguns detalhes e este passo a passo é importante. O Paraná está no caminho certo.

O Paraná conseguiu a 3ª vitória seguida na Série B e a 6ª seguida somando com o estadualzinho.

Confira os números do #LF10 na partida de ontem:

Chutes a gol: 1
Gol: 1
Bolas recebidas: 41
Passes certos: 39
Passes errados: 5
Faltas recebidas: 1
Faltas cometidas: 1
Roubadas de bola: 1
Faltas cobradas (cruzamento): 3
Escanteios cobrados: 4 (1 assistência)

Na próxima partida pela Série B o Paraná enfrenta o São Caetano fora de casa, no próximo sábado.

O Paraná terá o retorno do meia Wellington. Ricardinho terá (boa) dor de cabeça para escalar o time.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

PARANÁ CLUBE X JOINVILLE


O Paraná tem uma importante missão hoje. Além dos 3 pontos, embalar a 3ª vitória consecutiva na Série B.

O adversário é o Joinville que está invicto jogando fora de casa. Foram duas partidas, uma vitória contra o Avaí e um empate contra o ABC.

O Joinville tem bons jogadores, como o lateral-direito Eduardo e o atacante Lima (não e aquele, nem aquele outro).

O Paraná terá a estreia do #LF10 e deverá contar com Luisinho, Arthur e Wendel ao seu lado no setor ofensivo.

O problema do time pode ocorrer na contenção do meio-campo. Ricardo Conceição e Zé Luís são dúvidas e se não jogarem, Cambará e Packer devem ser as opções.

Caso a dupla titular atue, acredito que hoje é o melhor time que o técnico Ricardinho tem para escalar.

Se jogar a segunda dupla, há a preocupação na marcação, pois já jogadores mais leves e teoricamente de mais ofensividade.


quarta-feira, 20 de junho de 2012

PARANÁ CLUBE 2 X 0 NACIONAL

Não fui um dos 976 torcedores que estiveram hoje na Vila.

Acompanhando apenas pelo rádio, e novamente apenas duas emissoras transmitiram, os destaques foram Wellington e Lucas Souza.

O Paraná dominou o jogo e fez o resultado com a maior naturalidade.

O Paraná vai fazendo o seu papel e como o técnico Ricardinho falou após a partida, o grupo está unido e todos concentrados nos objetivos do clube. Todos entendem os motivos que levam um ou outro a vestir a camisa titular, como e quando entram e isso só demonstra o planejamento bem feito.

Agora é focar no jogo contra o Joinville sexta-feira com a estreia do #LF10.

NACIONAL DO EQUADOR?

Segundo a Gazeta do Povo o Paraná Clube jogará hoje contra o Nacional do Equador.



PARANÁ CLUBE X NACIONAL


Paraná volta a campo hoje para mais um passo rumo ao lugar que nunca deveria ter saído.

Como o principal objetivo é o acesso à Série A do Brasileiro e já teremos jogo na sexta-feira, o técnico Ricardinho escala o time reserva para o jogo de hoje.

Vencendo hoje é possível que com mais 3 vitórias e 1 empate o Paraná consiga matematicamente o título da competição. Mas primeiro precisa ganhar do Nacional, único time que tirou pontos do Tricolor no estadualzinho.

terça-feira, 19 de junho de 2012

PIADA DO DIA


Coluna do alteticano Augusto Mafuz no Paraná-Online:

"Se não vencer imediatamente, Ricardo Drubscky pode até não perder o emprego no Atlético, mas deixará de ser técnico. O ambiente anda tão pesado no CT do Caju, que ele não tem cacife para tornar Petraglia paciente à espera de resultados. Quem me contou o fato, perguntou-me: quem seria o técnico sem exigir sacrifícios financeiros? Já que me pediram o palpite citei dois nomes: Guto Ferreira, que levou o Mogi Mirim a campeão do interior de São Paulo, e que tem um currículo de 10 anos dirigindo e revelando jogadores nos juniores do Internacional, ou Ricardinho, do Paraná. Ricardinho seria o meu favorito, que é capaz de aceitar. Encurtaria em 10 anos a sua carreira de treinador."

http://www.parana-online.com.br/colunistas/14/92624/

Nunca, jamais, em tempo algum o técnico Ricardinho trabalhará no time do colunista aí.

Se a intenção do caríssimo foi tentar desestabilizar o ambiente na Vila Capanema, ainda mais dizendo que encurtaria em 10 anos a carreira dele, o que ele conseguiu foi arrancar diversas gargalhadas.

Sugerir técnico do Paraná para trabalhar no #CAPGigante?

Essa foi ótima. Mas vai ter que se contentar com o "Drubs".

segunda-feira, 18 de junho de 2012

MUDANÇA DO HORÁRIO DO JOGO

O Paraná Clube enfrenta o Nacional pelo estadualzinho na quarta-feira, às 15:30 na Vila Capanema.

O horário vespertino foi um pedido do clube. O horário inicial era às 20:30.

A justificativa, segundo o site oficial do clube é:

"Adequamos a nossa programação ao que é melhor para os atletas, e a partir disso decidimos pela mudança no horário. Temos que analisar sempre as alternativas que temos para que nada interfira no trabalho que está sendo feito", explicou Fernando Leite, Supervisor de Futebol do Paraná.

O horário impossibilita que a maioria da torcida possa comparecer.

Acredito que deve haver mais explicações sobre esta alteração. Talvez e provavelmente a parte financeira. Se pegarmos os públicos que compareceram nos jogos deste campeonato nos jogos durante a semana temos o seguinte número:

Paraná x Grecal - terça-feira - 20:10 - 1529 pagantes.
Paraná x Cincão - quinta-feira - 20:10 - 307 pagantes.
Paraná x Serrano - quinta-feira - 19:30 - 260 pagantes.

Todos os jogos foi embaixo de chuva e com prejuízo. Persistindo o clima, o déficit aconteceria novamente.

Outra hipótese seria em relação ao jogo do Coritiba pela Copa do Brasil que começará às 21:50. Questão de segurança, talvez?

Independente da justificativa, seja ela a oficial, a financeira ou outra qualquer, como ficam os torcedores que estiverem presentes no ano passado e estão dispostos a ajudar o clube?

Não foi feito nenhum tipo de promoção para estes jogos, nem em valor, nem em ações de marketing. Talvez não surgisse efeito? Quem sabe? Talvez colocar o jogo a tarde seja mais fácil.

domingo, 17 de junho de 2012

JÚNIOR TEAM 1 X 3 PARANÁ CLUBE

O Paraná Clube venceu o jogo com 2 gols do Wellington Silva e um do Hugo.

Quem diria?

sábado, 16 de junho de 2012

JÚNIOR TEAM X PARANÁ CLUBE


O Paraná Clube volta a campo hoje contra a Junior Team.

Importante jogo para avaliar os jogadores reservas.

Já a Junior Team mudou bastante em relação ao time que tomou de 6 no primeiro jogo do 1º turno.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

CINCÃO 1 X 2 PARANÁ CLUBE

Com gols e Packer e Wendel o Paraná Clube conseguiu a vitória.

Zé Luís e Ricardo Conceição foram poupados, pois estão sentindo problemas musculares. São dúvidas para o jogo contra o Joinville na próxima sexta-feira.

Outro que também vira dúvida é Arthur que, por culpa dos buracos do gramado, sentiu uma contusão no tendão.

O Paraná volta a jogar domingo contra o Júnior Team, também em Londrina.

O time será totalmente reserva.

Apenas duas rádios transmitiram o jogo: Rádio Banda B e Transamérica. As outras que não transmitiram, lamentável.

COLUNA - "EVOLUÇÃO"



Na minha coluna na @Paranautas escrevo sobre a evolução do time do Paraná no jogo contra o Barueri.

Confira um trecho:

O Paraná Clube está se encaixando e na última terça-feira mostrou que o time está evoluindo. Quem analisa apenas o resultado e vê que o Tricolor ganhou com dois gols de pênalti contra o lanterna da competição e ainda com um jogador a mais desde os 7 minutos do segundo tempo acha o time não fez mais que a obrigação. Aliás, o que tem de comentarista de resultado por aí não é brincadeira.


Analisando o andamento do jogo foi muito bom ver as mudanças táticas que o técnico desenvolveu durante a partida mantendo a organização do time. Isso demonstra que os treinamentos estão sendo bem feitos. Outra grata surpresa foi a utilização do Wendel como centroavante. Observando os jogadores no banco de reservas estranhei a ausência de um atacante de ofício, mas como dito pelo treinador, Wendel está sendo treinado na posição e foi muito bem. Por isso que certos treinamentos fechados são importantes apesar de muitos, principalmente a imprensa não gostar. Mas é preciso esconder certas situações para surpreender o adversário, pois às vezes coincidentemente as informações chegam “redondinhas” no ouvido do técnico do outro time.

Para ler na íntegra clique aqui.

CINCÃO X PARANÁ CLUBE

Sexta-feira...

A tarde, pois é feriado em Londrina...

Segunda divisão do campeonato estadual...

Enfim, certo fez a comissão técnica de escalar o time titular e depois deste jogo se preparar para o que realmente interessa, o acesso à Série A. E o próximo adversário será o Joinville na próxima sexta-feira na Vila Capanema.

Tomara que o Paraná consiga fazer um bom jogo hoje, que dê possibilidade de se poupar durante a partida e tomando cuidado com o péssimo gramado do estádio do Café.

foto: Gilberto Abelha / Jornal de Londrina

quinta-feira, 14 de junho de 2012

LÚCIO FLÁVIO APENAS NO BRASILEIRO, POR OPÇÃO

O meia Lúcio Flávio jogará apenas a Série B nacional, porém é uma opção da comissão técnica e do clube.

Diferente do que foi divulgado na imprensa o jogador poderá atuar no estadualzinho, pois o regulamento da competição diz:

CAPÍTULO IV
DOS ATLETAS E DA CONDIÇÃO DE JOGO

Art. 13 – Podem participar do CAMPEONATO atletas profissionais registrados pelo CLUBE perante a FPF, e que constem no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF até o último dia útil que antecede cada partida, sendo data limite para inscrições o antepenúltimo dia útil que anteceder o início da quarta rodada do segundo turno do CAMPEONATO.
Parágrafo Único – Podem ainda participar do CAMPEONATO:
I - Atletas profissionais em retorno de empréstimo, independentemente da data do fim do empréstimo, desde que não tenham atuado por outro CLUBE no CAMPEONATO;
II – Atletas não-profissionais registrados pelo CLUBE perante a FPF, e que constem no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF até as datas previstas no caput, desde que sejam profissionalizados, podendo a profissionalização ocorrer além da data limite para inscrições.

Ou seja, o #LF10 poderia jogar, mas logicamente ficará a disposição apenas do principal objetivo do clube que é o acesso à Série A nacional.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

GRÊMIO BARUERI 1 X 2 PARANÁ CLUBE

O Paraná entrou em campo, se apresentou ao adversário e dominou o jogo. Triangulações, tabelas, viradas de jogo envolvendo o adversário.

Porém pecou na falta de profundidade das jogadas. Douglas estava muito mal no jogo, não ganhou uma bola sequer. Aí entendo quando o técnico diz que os centroavantes não estão "pedindo passagem".

Mas aos 30 minutos mais uma falha na zaga, desta vez coletiva, e o Barueri abriu o placar.

No intervalo o técnico Ricardinho surpreendeu e colocou Wendel como centroavante no lugar do Douglas. A surpresa foi esclarecida pelo técnico após o jogo. Wendel vem treinando nesta nova posição, pois a comissão técnica acredita que com as características dele pode render mais como "camisa 9".

E deu certo. Wendel prendeu a bola, fez o pivô, tabelou e sofreu duas penalidades, sendo a 1ª resultando na expulsão do goleiro. Ótima interpretação do árbitro. Parabéns a comissão técnica e ao jogador também que mostrou qualidade até então não vista. Que continue assim!

Wellington cobrou as duas penalidades e decretou a vitória do Paraná.

Porém Wellington foi ingênio ao cometer uma falta duvidosa o que resultou no 2º cartão amarelo e consequentemente a expulsão. Ingênio porque o árbitro estava louco para compensar a expulsão do goleiro.

O grande destaque do jogo foi o técnico Ricardinho. Fazia muito tempo que não via um treinador do Paraná trabalhar tão bem em uma partida.

Não apenas pelas substituições, mas principalmente pelas mudanças táticas que a equipe fez durante o jogo.

Com a saída do amarelado Alex Alves, o técnico colocou Maicon. Deixou o time mais leve no ataque, recuou Zé Luis para a zaga, porém em momento algum o time ficou vulnerável, se manteve taticamente equilibrado.

Cambará entrou bem na partida no lugar do Paulo Henrique que não foi. Aliás, não consigo entender certas jogadas. O lateral está mano a mano com o defensor na ponta direita, ao invés de tentar o drible e ir para a linha de fundo ou entrar na área, não o lateral pára, olha e ou cruza de forma equivocada ou toca para trás. Tem horas que precisa mais ímpeto e criatividade.

Se não fosse o estadualzinho o Paraná teria uma semana cheia para treinamentos, porém tem 3 partidas pelo campeonatozinho. O time que jogou ontem deve jogar sexta contra o Cincão. Outro time joga contra o Júnior Team e Nacional (este último na Vila). E na outra sexta-feira, dia 22, o Paraná recebe o Joinville com a estreia do #LF10.

É hora do Marketing do Paraná mostrar as ações e a torcida corresponder.

terça-feira, 12 de junho de 2012

GRÊMIO BARUERI X PARANÁ CLUBE


O Paraná enfrenta o lanterna da competição.

O Paraná vai precisar jogar com inteligência e explorar os erros do Grêmio Itinerante. Erros estes que acontecem várias vezes no jogo.

As principais jogadas do time são pela lateral-direita com Pimentel que ataca bastante e com Marcelinho Paraíba, porém este último está fora do jogo por causa do 3º cartão amarelo. Bom para o Paraná.

Mauro Fernandes, mesmo precisando vencer, mantém o esquema com 3 volantes. Quem deve completar o meio-campo é Thaigo Gentil que não vem jogando bem.

No ataque, Marcelinho que se movimenta muito deve jogar ao lado do centroavante Tadeu. Não é um ataque brilhante. Com atenção e sem vacilos, o Paraná pode marcá-los sem grandes problemas.

Há também a possibilidade de Jóbson entrar jogando. Sem dúvida é um jogador muito técnico, porém nunca se sabe a situação extra-campo que interfere diretamente em seu rendimento.

Pelo lado Paranista, Ricardinho altera a equipe e escala o que tem de melhor no elenco atual nas posições de "linha".

Paulo Henrique recuperado volta a vestir a camisa 2.

Amarildo deixa a equipe para a entrada de Alex Alves.

Packer suspenso sai para a entrada de Luisinho.

É a melhor dupla de zaga (Anderson e Alex Alves) que tem no elenco. É a melhor dupla de volantes (Zé Luís e Ricardo Conceição). É a melhor dupla de laterais (Paulo Henrique e Fernandinho). É a melhor dupla de armadores (Luisinho e Wellington) e a melhor dupla de ataque (Arthur e Douglas).

O que não pode acontecer é jogar da maneira que atuou contra o Goiás. É preciso ter atenção na zaga e quando tiver a posse de bola girar o jogo e não ter medo de arriscar ao gol.

Sem pressa, mas quanto antes fazer o gol antes do adversário melhor.

Acredito na vitória.

E uma cornetadinha no uniforme. Como o Barueri deve jogar com seu uniforme branco total, o Paraná poderia jogar assim, com as meias vermelhas ao invés das azuis:


O que você acha?

domingo, 10 de junho de 2012

PARANÁ CLUBE 3 X 2 GUARATINGUETÁ

Mais uma vez o Paraná teve que correr contra seus próprios erros. Aliás, erros ridículos que insistem em repetir.

O técnico Ricardinho entrou com um esquema mais consistente colocando um centroavante nato. Acabou sobrando para Luisinho sair do time. Porém Packer jogou muito mal. Errou muitos passes e conseguia fazer o jogo fluir.

Com o gol do Guaratinguetá aos 31 minutos, Ricardinho não demorou para colocar Luisinho em campo no lugar do Packer. O time melhorou.

Aos 36 o empate aconteceu com Arthur, melhor jogador em campo. E foi ele que sofreu o penalti no final da primeira etapa. Wellington cobrou e fez o gol da virada.

Pela primeira vez no campeonato o Paraná foi para o intervalo vencendo o jogo. Estratégia definida, possibilidade de jogar mais no erro do adversário, cadenciar o jogo, etc.

Tudo jogando no lixo com o erro do Amarildo que entregou um gol para o adversário aos 2 minutos da etapa final.

Ou seja, o Paraná ficou apenas 3 minutos com o placar favorável no jogo já que o gol da vitória aconteceu aos 49 minutos e o jogo foi até os 50.

Na segunda-etapa o Paraná desperdiçou boas oportunidades.

Ricardinho fez duas alterações: Cambará no lugar do Lisa que fez uma boa partida, principalmente na defesa, porém poderia ter explorado mais o ataque.

Outra alteração foi Wendel no lugar do Amarildo. Alteração já nos minutos finais. E foi na corrida do Wendel, única aliás, para cobrar o escanteio que o Paraná fez o gol da vitória com Zé Luís que fez uma boa partida. Sobre o Wendel, não consigo entender. Ele entra aos 40 minutos e não mostra nenhuma vontade. Custa correr ou é pedir muito? Por mais que característica dele seja mais de toque de bola e cadência, no calor do jogo tem que correr, nem que seja por 5 minutos apenas.

Ricardo Conceição errou muitos passes. Não se pode bobear.

Fernandinho esteve bem, assim como Anderson e Wellington.

O Paraná vai ajustando algumas situações táticas, técnicas, mas também observando os erros. Para o jogo contra o Barueri é necessária a entrada do Alex Alves no lugar do Amarildo. E se o Lúcio Flávio tiver condição de jogo e for titular teremos uma boa "briga".

A arbitragem do jogo foi horrível. Cartões amarelos mal aplicados, expulsões ignoradas por parte do time do Guaratinguetá, e anti-jogo aceito facilmente pelo árbitro paraense.

E o que dizer do falastrão Paulo Campos que disse que o placar foi injusto e que ele ficou chateado com o Paraná por não fazer o fair-play. Agora eu pergunto, jogador não ter condições de hoje, pedir para voltar ao campo, pois estava recebendo atendimento médico e cinco segundos depois cair no campo para sair de maca e ser substituído é fair-play?

E outra, o técnico do Guaratinguetá mente porque o Paraná devolveu todas as bolas ao adversário, e não foram poucas, pois o goleiro Saulo fez cera várias vezes. Por essas que o medíocre técnico há muitos anos só trabalha em times pequenos.

É muito bom ver time que faz cera tomar um gol nos acréscimos. Palhaçada de ficar caindo em campo precisa acabar. E os árbitros precisam tomar atitudes.

Em tempo, Lúcio Flávio falou para a torcida no intervalo, distribuiu camisas e outros brindes para a torcida. Bacana iniciativa. Espero que outras ações aconteçam.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

PARANÁ CLUBE X GUARATINGUETÁ


O adversário da vez é o itinerante ex-Americana e atual Guaratinguetá.

O time conta com os ex-jogadores do Paraná Clube Lenílson e o volante Rafael Mussamba. Porém apenas o primeiro deve começar jogando.

O Guaratinguetá passa por reformulação a começar pelo treinador. Paulo Campo foi contratado esta semana, mas ainda não ficará no banco de reservas.

O elenco também passa por mudanças. Alguns jogadores foram contratados, inclusive o zagueiro Marquinhos que "passeou" pelo Paraná Clube neste ano. O elenco de 38 jogadores terá dispensas nos próximos dias.

O time sofre muito principalmente na parte tática. É um time que não está encaixado e deixa muitos buracos. Por conta disso o time deverá entrar com 3 volantes.

O principal jogador do time é Lenílson e merece atenção redobrada.

Pelo lado Paranista o técnico Ricardinho deve manter o mesmo time que perdeu para o Goiás. Nílson nem no banco fica. E Douglas não vem rendendo o esperado. Por conta disso o técnico deve manter Luisinho e Arthur no sistema ofensivo.

Não será um jogo fácil. O Paraná precisará de paciência e explorar bastante as laterais. E também fazer o que não vem fazendo, ou seja, chutar a gol.

E lógico, não falhar na zaga. Tomar gol, principalmente se não fizer primeiro está fora de cogitação.

COLUNA - "A VOLTA DO "MAESTRO""


Na minha coluna no site @Paranautas escrevo sobre a volta do #LF10 ao Paraná Clube e faço uma análise de como ele jogava no Botafogo, último clube onde foi bem, e como ele pode jogar no atual elenco do Tricolor.

Confira um trecho:

O Paraná Clube foi atrás e contratou uma das peças que faltava ao esquema tático da equipe. É nítido que o time carece de um “camisa 10” com características que possam somar ao time e dependendo do jogo alterar sua forma de jogar durante a partida. A série B é longa e não podemos depender de apenas um jogador. Tanto Wellington como #LF10 terão a incumbência de organizar o time no meio-campo, porém na maioria das vezes não simultaneamente.


Sou contra aos que dizem que a contratação só será boa se o atleta for bem nos jogos. É até uma certa lógica nisso, pois como uma contratação é boa se o jogador não joga nada. Porém é muito cômodo esperar para poder comentar. Por isso gosto de comentar antes do jogador entrar em campo. A contratação foi boa ou não? Por não atrapalhar as finanças do clube, que acredito que aconteceu no momento da assinatura do contrato, e consequentemente não atrapalhando em futuras e necessárias contratações, como mais um lateral-direito e um centroavante, gostei da contratação. É um jogador que possui as características que o time precisa, vem com a vontade para reverter o mau momento que passou no Vitória e nada melhor que no clube que ele foi revelado e tem uma história muito bacana.


Porém como o #LF10 pode jogar neste time? Primeiro vamos ver algumas formações que deram certo ou não nos últimos anos na carreira dele no Botafogo.


Em 2007 o Botafogo atuou basicamente no sistema 4-3-3 no primeiro semestre. Luciano Almeida jogava mais como zagueiro, pois Jorge Henrique que às vezes fazia a função de ala, jogava mais como um ponta-esquerda. No lado direito Zé Roberto tinha a função de ataque com Joílson que se lançava bastante ao ataque e contava com a cobertura de um dos volantes. Sem um atacante tão fixo, Dodô, a movimentação era constante o que facilitava o trabalho do Lúcio Flávio para tabelas e jogadas próximas à área.


Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.

HÁ 15 ANOS...

Há 15 anos o Paraná Clube conquistava o Pentacampeonato estadual.


Com a vitória por 3 a 0 sobre o União Bandeirante no lotado Érton Coelho Queiroz o Paraná sagrou-se campeão paranaense pela quinta vez consecutiva (93/94/95/96/97).

Liderado por Ricardinho, Caio Júnior e Régis, o Paraná deu show em campo, mesmo passando por situações complicadas, mas que deram ainda mais força ao elenco. O que dizer daquele 1 a 0 sofrido contra o Matsubara? O repórter Maneco fazendo o papel de gandula, correu atrás da bola e entregou para Ageu cobrar o lateral, na sequencia o Deílson cruzou para o gol do Caio júnior.


Régis com sua frieza e categoria.

Denílson com sua força e chutes precisos.

Lamonica com sua raça e simplicidade.

Ageu com seus chutes fortes, velocidade e muita raça.

Reginaldo Costa com sua marcação implacável

Sidnei com sua força na marcação e bons passes. Hoje é auxiliar técnico da seleção brasileira.

Osmar com seus 37 anos que pareciam 18.

Ricardinho com sua canhota genial. Hoje depois de vários títulos conquistados como jogador comanda o Tricolor.

Mazinho Loyola com sua velocidade, habilidade e assistências. Para alguns, inclusive eu, ídolo.

Caio Júnior como sua visão de jogo. Inteligente como poucos, sabia exatamente o que deveria fazer em campo e fazia melhor ainda. Craque.

Além de outros tantos jogadores que foram importantes ao time.

E o que dizer do mestre Rubens Minelli? Não há comentários que consigam resumir seu trabalho.


Em 08/06/1997, o Paraná conquistou o Pentacampeonato estadual.

SÁBADO É DIA DE...


quinta-feira, 7 de junho de 2012

GUARATINGUETÁ - NOVO TREINADOR

foto: (Carlos Júnior/FutRio)

O Guaratinguetá, ex-Americana, próximo adversário do Paraná tem técnico novo.

Paulo Campos deixou o Resende/RJ e assumiu o time paulista. A estreia será contra o Paraná na Vila Capanema neste sábado.

O ex-técnico do time, Carlos Octávio, foi promovido a coordenador técnico.

Não vai faltar estórias pelos lados de Guaratinguetá.

LÚCIO FLÁVIO


Lúcio Flávio está de volta ao Paraná Clube.

Confira a ficha do jogador:

Nome completo: Lúcio Flávio dos Santos
Data de nasc.: 03/02/1979
Local de nasc.: Curitiba
Altura: 1,76 m
Peso: 69 kg

Clubes:
2011/2012 - Vitória
2010/2011 - Atlas/México
2009/2010 - Botafogo
2009 - Santos
2006/2009 - Botafogo
2005 - São Caetano
2004/05 - Al-Ahli/Arábia Saudita
2004 - São Caetano
2003 - Atlético Mineiro
2002 - Coritiba
2002 - São Paulo
2000/2001 - Paraná Clube
1999 - Internacional
1998/1999 - Paraná Clube

Títulos:
Campeonato Brasileiro (2ª divisão) 2000
Campeonato Carioca 2006 e 2010
Campeonato Paranaense 1997
Campeonato Paulista 2004
Taça Guanabara 2010
Taça Rio de Janeiro 2007, 2008, 2010
Supercampeonato Paulista 2002
Torneio de Guadalajara 2010
Torneio Rio - São Paulo 2001

Confira os números do jogador nos últimos clubes que jogou:

Vitória
Julho/2011 à Junho/2012
32 jogos
4 gols

Atlas
Janeiro/2011 à Junho/2011
12 jogos (4 titulares)
nenhum gol marcado

Botafogo
Junho/2009 à Dezembro/2010
87 jogos
11 gols

Santos
Janeiro/2009 à Maio/2009
13 jogos
1 gol

Botafogo
Janeiro/2006 à Dezembro/2008
152 jogos
53 gols

Total no período de Janeiro/2006 à Junho/2012:
296 jogos
69 gols

quarta-feira, 6 de junho de 2012

LÚCIO FLÁVIO ESTÁ VOLTANDO


O Paraná deve confirmar nas próximas horas a contratação do meia Lúcio Flávio.

O jogador rescindiu seu contrato com o Vitória/BA esta semana.

Atualizado: 16h35m

O Paraná Clube confirmou a contratação do jogador em seu site oficial.

terça-feira, 5 de junho de 2012

GOIÁS 2 X 0 PARANÁ CLUBE

O primeiro tempo do jogo comentei no post anterior.

Na segunda etapa o time melhorou um pouco, mas nada significativo.

Ricardinho tirou Wellington e colocou Douglas, mas depois cometeu o mesmo erro contra o América. Colocou  Nilson no lugar do Lisa.

Apesar do Lisa não ter jogado bem, o que é normal, ficamos sem opção de jogadas pela linha de fundo e com 2 centroavantes na área. Douglas Packer fez a lateral-direita.

Se estávamos jogando bem, mas não conseguíamos um bom resultado, hoje jogamos muito mal.

Ricardinho claramente mostrou que não está satisfeito com o elenco, principalmente com os jogadores do meio-campo e quer reforços.

Ficou claro que a ausência de uma meia criativo no banco de reservas é necessária a contratação de jogadores.

Nem Maicon ou Wendel deixam o técnico satisfeito e Wellington não jogando bem complica ainda mais.

Para o jogo contra o Guaratinguetá a pressão será enorme e o técnico Ricardinho vai precisar mudar algumas peças, começando pelo gol.

Sobre o Goiás, fez uma partida muito consciente taticamente e poderia ter ampliado o placar. Os dois últimos jogos foram fáceis para o Goiás, sábado terá um bom desafio contra o Criciúma fora de casa. O time ainda busca alguns reforços e acontecendo poderá brigar por uma das quatro vagas pelo acesso.

INTERVALO DE JOGO

O Paraná fez um péssimo primeiro tempo. Errou muitos passes e falhou na marcação.

Muito estranha a escalação do Anderson no lugar do Alex Alves. Se era a intenção de ter mais experiência na zaga, abriu mão do melhor jogador da posição. Amarildo continua errando muito. Errou o Ricardinho.

Lisa que foi escalado no lugar do contundido Paulo Henrique não faz absolutamente nada.

Wellington errou 6 passes ridículos.

Luisinho claramente está jogando fora de posição.

Luis Carlos falhou bisonhamente.

O Paraná teve apenas uma chance de gol e não muito clara. Para se ter uma ideia o Paraná teve apenas um escanteio ao seu favor, aos 45 minutos.

Ricardinho vai precisar mexer no time.

Como só tem direito a 3 substituições vai precisar pensar em arrumar a defesa ou tentar melhorar o meio-campo criativo para chegar ao gol.

Deve e tem que optar pela segunda. Elias, Nilson e Douglas são as opções.

Pelo menos duas alterações o Ricardinho precisa fazer.

Sugestão: Tirar Wellington e Ricardo Conceição que também não está jogando bem e colocar Elias e Douglas.

ASPAS PARA O DIRETOR DO CAP

O diretor de marketing do Atlético/PR, Mauro Holzemann, em entrevista na Rádio Transamérica, falou ontem:

Mauro Holzemann: Nós ainda estamos tentando jogar em Curitiba.

Apresentador: Onde?

Mauro Holzemann: Isso é problema da CBF.


Isso é CAPGigante.

GOIÁS X PARANÁ CLUBE



Hoje o Paraná Clube enfrenta o Goiás no excelente gramado do Serra Dourada.

Sobre o time goiano os pontos fortes são:

- o lateral-direito Vítor que apoia bastante e com qualidade
- as bolas paradas principalmente com o zagueiro Rafael Totói que cabeceia muito bem
- Iarley. Continua jogando muito bem. Bom posicionamento e ótimas assistências. Assim como a corriqueira boa finalização.

O Paraná precisa explorar a valorização da posse de bola, pois o Goiás "deixa" seus adversários jogarem.

Explorar as costas do Vítor com Arthur também é uma excelente oportunidade para buscar os gols.

Um detalhe importante do Goiás é quem em 2012 não teve nenhum jogador expulso. E a explicação para isso é que o clube conta com o trabalho de um instrutor de arbitragem que avalia todos os jogos com os atletas. E a principal instrução dele é: Não reclamar com o árbitro.

Sobre o time do Paraná, Ricardinho mantém o mistério, mas a tendência é repetir a equipe que empatou com o Bragantino. Se acontecer alguma mudança seria a(s) entrada(s) do zagueiro Anderson e do centroavante Nilson.

A arbitragem da partida será de um trio do Distrito Federal. Tem que ficar de olho no árbitro Rodrigo Batista Raposo.

domingo, 3 de junho de 2012

BRAGANTINO 3 X 3 PARANÁ CLUBE

O Paraná deixou escapar mais uma vitória.

Mais uma vez o time fez um grande primeiro tempo assim como contra o América/MG.

Mas mais uma vez tomou um gol no final do primeiro tempo evitando que fosse para o intervalo com a vitória parcial assim como contra o Guarani.

E assim como contra o América/MG o Paraná não soube aproveitar a expulsão do jogador adversário.

Se nos últimos jogos a principal deficiência foi o ataque, contra o Bragantino a defesa foi o ponto crucial. Muitos erros individuais atrapalharam o time e a conquista da 1ª vitória.

O "cobertor curto" precisa ser resolvido. Taticamente o time está jogando bem, mas está falhando em lances individuais. Cabe a comissão técnica analisar a melhor maneira de solucionar os erros.

Nos post sobre o jogo escrevi que o Bragantino insistiria pelo lado direito e foi o que aconteceu. Conseguiu armar várias jogadas por aquele lado, inclusive de dois gols. Contra o Goiás o Paraná vai precisar tomar mais cuidado ainda, pois o lateral-direito Vítor é uma das principais armas do time goiano.

Fernando Gabriel fez mais uma vez uma grande partida.

O destaque do jogo foi Douglas Packer. Muito consciente e taticamente quase perfeito foi importante ao time.

Preocupante a condição física do Wellington. Todos os jogos ele é substituído. Resta saber se isso acontece por algum problema de contusão ou por questão física (fôlego).

Se pudesse analisar uma tendência ou uma lógica que no futebol é complicado dizer, o Paraná vem jogando bem e por isso tende a conquistar as vitórias. Mas para isso se concretizar, vai precisar ajustar os defeitos urgentemente e quem sabe contratar alguns jogadores.

Cabe a comissão técnica e a diretoria decidir dentro das condições do clube.

sábado, 2 de junho de 2012

BRAGANTINO X PARANÁ CLUBE



O Paraná tem uma grande chance hoje de conseguir a primeira vitória na Série B.

Apesar de jogar fora de casa, pega o Bragantino que não passa por uma boa fase e que ainds está reestruturando sua equipe.

Os principais jogadores não vão atuar. Romarinho já não faz mais parte do elenco, pois foi para o Corinthians. Léo Jaime está machucado.

Fernando Gabriel é o principal jogador, cobra bem faltas e praticamente todas as bolas passam por ele. Merece atenção.

André Vinícius que até "ontem" estava no elenco do Paraná deve fazer sua estréia.

O Bragantino fez 3 jogos até o momento no campeonato. Perdeu para o Criciúma em casa tomando um baile e para o São Caetano fora de casa. Venceu um jogo contra o fraquíssimo CRB.

Se o Paraná jogar como atuou no 1º tempo contra o América e conseguir ajustar suas finalizações deve vencer a partida hoje.

Ricardinho mantém o mesmo time e aposta mais uma vez na velocidade do ataque. Nílson volta ao time e fica no banco de reservas. Passa a ser uma boa opção ofensiva.

Velocidade, porém sem pressa, tranquilidade nas finalizações e uma boa marcação, principalmente pelo lado direito do ataque do Bragantino pode resultar na vitória.

Sobre o horário-balada, sem comentários.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

COLUNA - "EM BUSCA DA VITÓRIA"


Na minha coluna no site @Paranautas escrevo sobre o jogo contra o Bragantino onde a vitória é fundamental e também sobre um diretor do CAP que igual ao do no do seu clube escreve um monte de bobagens.

Confira um trecho:

O Paraná precisa ganhar amanhã. O Bragantino não vem jogando bem e ainda está reestruturando o seu time. Só nesta semana foram mais de seis jogadores dispensados e tantos outros contratados. Assisti ao jogo do Bragantino contra o Criciúma e o time catarinense dominou o jogo inteiro e ganhou com facilidade apesar do placar ter terminado 4 a 3, porém chegou a ter a vantagem de 4 a 1 no placar. O Criciúma ganhou explorando a velocidade e a fragilidade da defesa que contava com Cris que infelizmente não joga contra o Paraná. O Bragantino costuma jogar no 3-5-2, mas a cobertura dos alas estava sendo mal executada e facilitou o trabalho do time do Paulo Comelli.


Assim como o Criciúma, o São Caetano também teve muita facilidade para penetrar na área e conseguir espaços para as finalizações. Acompanhando o trabalho do técnico Marcelo Veiga é muito provável que algumas mudanças acontecerão para o jogo de amanhã. Mudanças estas de jogadores e também de postura tática. O lado positivo do time de Bragança são os jogadores Léo Jaime que atua pela ala-direita, Fernando Gabriel que é o principal jogador do time, pois Romarinho acertou com o Corinthians.

Para ler a coluna na íntegra, clique aqui.

DIEGUINHO FORA


E não é que o jogador mais uma vez pisou na bola.

Ele não faz mais parte do elenco do Paraná Clube. A comissão técnica afastou o jogador e a diretoria deve tomar uma decisão do que fazer com o "atleta".

Incrível como um jogador consegue jogar no lixo as oportunidades que tem. Não foi a primeira e duvido que seja a última vez que o boleiro Dieguinho comete atos de indisciplina. Ele, na volta ao Paraná, foi advertido, mas não adiantou.

Escrevi aqui no blog no retorno dele se ele iria jogar ou dar migué. Preferiu a segunda opção.

Se ele não está afim de ser profissional no futebol, na Agência do Trabalhador tem várias vagas, mas aí precisa acordar cedo, trabalhar o dia inteiro e outras coisinhas mais.

ANDRÉ VINÍCIUS FORA

O zagueiro não faz mais parte do elenco do Paraná Clube.

O Corinthians negociou com o Bragantino o ótimo atacante Romarinho e o time de Bragança pediu o empréstimo do zagueiro André Vinícius.

A decisão ficou nas mãos do jogador em aceitar ou não em jogar no Bragantino. A resposta foi sim. 

No contrato do jogador com o Paraná Clube tinha uma cláusula que se houvesse uma proposta ele poderia sair, caso quisesse.

No final das contas, bom para todos. Bom para o Corinthians que contratou um ótimo atacante. Bom para o Bragantino que contrata um bom zagueiro, bom para o jogador que deve ser titular lá e sabia que aqui seria difícil isto acontecer, bom para o Paraná que abre espaço para seus outros jogadores e não mantém no elenco um jogador que poderia ficar desmotivado.