sábado, 15 de setembro de 2012

RICARDINHO DEIXA O COMANDO DO PARANÁ CLUBE

foto: Site - Paraná Clube

Logo que acabou o jogo comentei com alguns amigos no estádio que o Ricardinho pediria demissão.

E foi o que aconteceu e por isso não me surpreendi.

A situação já estava balançando há algum tempo. Várias teses estão pipocando pela mídia.

Ricardinho declarou após o jogo que ligou para a diretoria para que estivesse presente no vestiário após o jogo. Segundo a diretoria, diz que preferiu não ir e conversar com o técnico e que hoje, sábado, com cabeça fria teriam uma reunião. Teria Ricardinho falado em demissão para a diretoria? Teria a diretoria ouvido isso e ignorado?

Ricardinho preferiu não esperar e pediu demissão.

Errou o técnico em pedir demissão desta forma, como errou a diretoria em não tentar entender o momento e esperar uma definição mais friamente.

Agora, se o técnico errou ao pedir demissão entramos em outras tentas teses.

1) Ricardinho amarelou e deixou a bomba nas mãos da diretoria e do clube.

2) Ricardinho já há muito tempo não vinha tendo um respaldo da diretoria.

3) Ricardinho viu que os jogadores não estavam mais "jogando com ele" e preferiu para o bem do clube sair.

De fora é muito difícil falar. Não fica nada além de palpite ou opinião. Dizer que o técnico amarelou é uma afirmação forte e sem sentido. Já alguns jogos a situação não estava fluindo. Nada vinha dando certo. Por culpa técnica e tática do técnico? Também. Culpa dos jogadores? Sem dúvida. Situações extra-campo? Provável que sim.

Acho que as opções 2 e 3 são mais prováveis. A 2 porque a diretoria não contratou os jogadores que o time precisava. Todos sabem disso, mas a falta de grana é nítida. Ricardinho fez uma lista que constavam alguns jogadores como Douglas (Criciúma) e Anderson Gomes (ex-Coritiba). Dois fracos jogadores que a diretoria vetou. Outros jogadores não vieram por questões financeiras. São eles Fernando Baiano, Willian "Batoré" e Élton (Corinthians). Seriam ótimas contratações. Tanto que o líder da competição contratou os 2 últimos, pois tem dinheiro para tal.

A opção 3 é clara. Teria como afastar alguns jogadores e "prestigiar" o técnico? Caberia a diretoria a fazer isso.

A verdade é que o futebol muitas vezes complexo, tem uma simples solução, a troca de treinador. Cultura que tem que mudar, pode ser, mas quando um técnico, seja ele quem for, não tem mais o comando necessário para administrar mais de 30 boleiros (entre eles alguns atletas realmente profissionais) não há jeito da coisa andar. Em outro clube, qualquer que seja, ele já teria sido demitido há algumas rodadas.

A dureza é que neste caso, Ricardinho é ídolo de grande parte da torcida e sai de uma maneira que não se esperava quando chegou.

Ricardinho agora entra para o mercado de treinadores propriamente dito. No Paraná começou um projeto, foi muito bem no começo pegando um grupo de jogadores que não pode ser chamado de elenco, desandou um pouco no decorrer, mas mostrou ser um técnico com novas ideias, com visão tática diferenciada e com potencial para se tornar um dos melhores técnicos do Brasil.

Mas vai precisar aprender algumas coisas. E o tempo vai se responsabilizar de mostrar isso, tanto dentro quanto principalmente fora de campo.

Aqui prevaleceu o projeto. Projeto este que Alex Brasil faz parte e que de maneira muito chateada deixou o cargo a disposição também.

Não vejo por este lado. É hora de levantar a poeira e continuar o trabalho. Todos sabiam das dificuldades que seria o ano e muita coisa ainda vai acontecer.

Sai o técnico Ricardinho, fica o ídolo.

22 comentários:

  1. E Justamente agora que fizeram Marketing pra ele e muito mais...mas enfim...paciência.
    Que não venha um treinador pior,porque aí a preocupação aumentará.
    Abraço Luis
    Igor(@igorsausmikat)
    meu blog: http://igoresportes.blogspot.com.br/ e no twitter @blogdoigor05 pra quem quiser acompanhar o blog

    ResponderExcluir
  2. Putz, a saída do Ricardinho (e o Brasil pondo o cargo à disposição) me soou como o fim de uma tentativa de projeto a médio prazo pro clube. Tá foda. Se este ano já era, o próximo já indica o mesmo caminho... o jeito vai ser seguir torcendo pra seguir na segundona, e num lance de sorte conseguir, quem sabe, subir ou ganhar o ruralzão (ou ganhar um clássico, do jeito que a coisa vai).

    ResponderExcluir
  3. É difícil. Vamos analizar. Se o time melhorar, poderemos tirar conclusões. Saída precipitada, ofensiva, sem motivos para isso.
    Achei muita estupidez no ato. Se o problema é falta de gols, como ele deixava um artilheiro (Wellington) fora. E o monte de tiriças que ele trouxe. Para nada serviram. Os bons do time sâo: Os goleiros(pratas da casa), Alex Alves (prata da casa), Cambará e Wellington ( eram do time) Lucio Flávio (prata da casa) Luizinho (prata da casa). Os que o Ricardinho trouxe (segundo alguns) podem ir embora logo, no outro dia que terminar a B. Ou s quiserem podem ir agora atráz do Ricardinho, para brilhar mundo a fora kkkkkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo comentário, Luis.

    Sem dúvida há um pouco da opção 1 também. O Ricardinho poderia ter segurado a onda, revisto alguns conceitos, mudado a tática, trazendo alguns jogadores da base e continuado pelo menos até o Paranaense do ano que vem. Resolveu amarelar. Enfim, o Ricardo vai mas o Paraná é muito maior que ele e continua.

    ResponderExcluir
  5. Luis,
    Já havia postado 3 ou 4 comentários sobre a saida do Ricardinho. Foi um ato pensado e arquitetado. Só que foi um mal pensamento e uma arquitetura medonha. Como é que uma pessoa, que tudo o que conquistou como jogador de futebol, e agora começando a carreira de técnico com todo o apoio da Diretoria, tanto é que conquistou a série prata, faz uma comédia trágica/estupida e grosseira em sua planejada debandada. Ele não se lembra que há poucos meses foi recebido, como jamais foi ou vai ser recebido em sua vida. Ele cagou na saída. Comeu e virou o coxo. Ainda bem que a verdadeira torcida é sabia e nunca foi na sua onda. O publico que o assistiu diminuiu. Conheciam seu caráter, e anteviam a punhalada, como eu.

    ResponderExcluir
  6. O Ricardinho é igual ao Ricardo Pinto. Muita lábia, e pouco resultado.

    ResponderExcluir
  7. Os cães ladram, a caravana passa.

    ResponderExcluir
  8. Luis,
    Um estalo. O tal de lançamento de camisas. Com nome do Ricardinho, Lucio e Saulo. Talvez a que teria a maior venda não seria a do Ricardinho, e isso ia atingir em cheio seu ego. Tinha postado mais ou menos assim. Entre os 3 compraria a do Saulo, ou outros 2 são meia bocas... Acertei. Para mim o grande ídolo é o Saulo. Foi o que nos deu maior alegrias.Quando eu comprar a minha camisa será a dele, e vou presentear amigos daqui, com o nome dele também. Eu gostaria que o Saulo voltasse neste momento, para nos ajudar. Suapresença traz bons fluidos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saulo voltar? Melhor não. Já teve duas passagens como técnico e na última não foi nada bem. Que continue com a imagem de ídolo. Precisamos de novos profissionais.

      Excluir
  9. Luiz,
    Lembra quando postei que o Ricardinho não ficaria na canoa, quando a mesma rumasse para a série C. Viu só, amarelou...Tirou o cú da reta. Isso é coisa de traira e não de ídolo, aliás nunca meu, e não de muita gente tambem. Nos enganou... O ídolo foi-se ficou o medroso...

    ResponderExcluir
  10. O Paraná é grande e tem que ser respeitado.
    Ontem ouvi a entrevista do Cavalo, e me surpreendi com sua educação e o respeito demonstrado ao Paraná Clube. Estamos em uma delicada situação, mas não podemos tolerar atos e estardalhaços polêmicos, promovidos por ninguém. Muito menos por crias nossas, que até ontem buscaram nosso amparo para buscar uma nova fonte de renda e sobrevivencia. Vai, vá, todos foram e o PARANÁ, sem precisar de ti, seguirá forte estrada a fora.

    ResponderExcluir
  11. O Ricardinho foi dispensado do Atlético Mineiro, por ser considerado influencia negativa para o grupo...

    ResponderExcluir
  12. Já esta correndo buatos que estão acertando com Sergio Guedes. É bom treinador, é muito melhor do que esses Luri sandri, Paulo comelli, paulo campos, Ricardo pinto, Roberto cavalo e Guilherme macuglia da vida que passaram pelo Paraná. Agora não da pra esperar que ele vá fazer milhagre com o time que o tricolor tem no momento, porque se ele conseguir fazer Geraldo, Welington Silva, Hugo, Wendel, Amarildo, Lisa e mais umas tiriças que eu esquici de citar que fazem parte do elenco jogar alguma coisa e, ainda o Paulo Henrique, Luisinho e Artur voltarem a jorar com vontade e pro time. Então ele não é técnico, é milagrieiro!!! (Bruno)

    ResponderExcluir
  13. por nada, não, mas a torcida do Paraná tem um pedaço que, comparando por alto com as outras, é das que mais incomoda o próprio time - o Recchia os chama de "carrapatos de alambrado". nunca vi, azucrina o time e esquece de pressionar o adversário. nunca, NUNCA está satisfeita com o time, com o técnico, com os jogadores, com os resultados - pouco importa se o time jogou bem, se os jogadores se esforçaram, se o técnico tem feito um trabalho razoável, se a vitória aconteceu, apesar dos poréns (sim, há vezes que cabe a pressão, mas não no ritmo que costuma acontecer).
    sai Ricardinho, esse "traidor", que quis se promover às custas do Paraná, como dizem alguns, e vamos pôr quem? O Macuglia? o Perrô? O SS (que era um técnico razoável também, mas nada confiável)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com você Daniel GD.

      Excluir

    2. Nos deixou quase rebaixados, olhe o que acontecerá com mais uma ou duas derrotas, , e você acha que Ricardinho, com status de Diretor, e mais, dono do time, agiu corretamente ? Ele deveria ter tratado em off, com a Diretoria. Êle arranjou um álibi (contratações) para pular fora do barco, quando começou a ir para o fundo. Mas disso eu já sabia, e a 2 semanas postei neste blog.
      Enfim acabou, e o Paraná é muito maior que os Ricardos da vida...

      Excluir
    3. toninho cecílio, será que agora a torcida está satisfeita?
      vejamos pelo lado bom: não foi o cavalo.

      Excluir
    4. É a falada turminha do amendoim. Sempre existiu. São 10 ou 12, que azucrinam. Existem desde o tempo do Ferroviário. São bons, o time é que, faz tempo que não presta, e por isso não podem ficar jogando flores nem dando beijinhos nos jogadores e nos grandes técnicos que aparecem...rsrsss

      Excluir
  14. Raciocinando com a hipótese 3, faço a pergunta a todos:
    Quais o motivos, que levaram os jogadores, a não levar a coisa a sério? Tem que haver uma investigação, pois aí poderá ser encontrada a resposta para o decrécimo de produção, falta de força, raça, empenho etc. A diretoria também já poderia estar sabendo de algo a respeito? Logo, isto virá a tona... Só que em sua despedida ele isenta todos os jogadores, e culpa a diretoria. Pede atacante e deixa o artilheiro do time no banco. Entenda?

    ResponderExcluir
  15. E coincidentemente o Palmeiras busca técnico e gerente de futebol.
    Seria o inicio e o fim...

    ResponderExcluir
  16. Será que o A.Brasil, amarela também?

    ResponderExcluir