segunda-feira, 15 de outubro de 2012

MODELO - PARANAENSE 2013

Na próxima quarta-feira haverá o arbitral do campeonato paranaense de 2013. Como estabelecido pelo estatuto do torcedor o campeonato só pode ter alteração do regulamento a cada dois anos. E chegou a hora de mudar. Acho o regulamento de pontos corridos de dois turnos aonde o campeão de cada turno vai a final do campeonato muito arrastado e proporciona que muitas partidas não tenham interesse.

É preciso levar em conta que trata-se de um campeonato estadual tecnicamente fraco, diferente do campeonato nacional onde o sistema de pontos corridos é o melhor e mais justo.

Porém o campeonato paranaense há várias frentes para que se defina o sistema de disputa. De um lado os clubes do interior onde o interesse é que tenham cada vez mais jogos. Do outro a TV que precisa de uma grade que supra seus interesses de audiência. E por fim os clubes da capital que quase sempre não falam a mesma língua mesmo sendo os protagonistas do campeonato.

Os campeonatos estaduais de 2013 terão 23 datas programadas pela CBF. Os times mais uma vez terão pouco tempo para a pré-temporada, do dia 02/01 à 18/01, pois o estadual começará nos dias 19 e 20.

Datas programadas do estadual:

Janeiro (4): 19/20, 23/24, 26/27, 30/31
Fevereiro (5): 02/03, 6/7, 9/10 (sexta e sábado de carnaval), 16/17, 23/24
Março (7): 02/03, 09/10, 16/17, 20/21, 23/24, 27/28, 30/31
Abril (4): 06/07, 13/14, 20/21, 27/28
Maio (3): 04/05, 11/12, 18/19

Outro detalhe, o campeonato brasileiro Série A e B terão início dia 25 e 26 de maio, ou seja, uma semana apenas depois do final do estadual. Já as Séries C e D começarão dia 2 de Junho.

O futebol paranaense só se fortalecerá se as equipes que participam dos campeonatos nacionais forem bem e para isso precisam de uma boa preparação. O campeonato estadual há muito tempo deixou e cada vez mais está deixando de ser importante aos clubes, principalmente grandes. Além disso acaba atrapalhando mais do que ajudando.

A minha ideia para o campeonato seria com 19 ou 21 datas e com isso aumentaria a pré-temporada e também o intervalo do final do estadual e do campeonato nacional. Ainda acho que para o estadual ainda são muitas datas.

O campeonato seria no formato igual ao Carioca e Gaúcho com dois turnos envolvendo dois grupos. No 1º turno os times jogam entre si, dentro dos grupos só em ida (5 datas). Os dois primeiros de cada grupo se classificam para a semifinal. O 1º do grupo A enfrenta o 2º do grupo B e vice-versa. Em caso do campeonato ser em 19 datas a semifinal seria em apenas 1 jogo na casa do 1º colocado na fase de classificação. Caso o jogo termine empatado iria para prorrogação e persistindo o resultado para pênaltis. Em caso de 21 datas, a disputa seria em ida e volta sem vantagem de dois empates para a melhor equipe classificada. Esta por sinal teria a opção de escolher se jogaria a segunda partida em casa ou fora. Já a final seria de ida e volta. O campeão do turno garantiria vaga para a final do campeonato.

O 2º turno seria no mesmo formato, porém em 6 datas, já que seria um grupo contra o outro.

Os campeões de cada turno jogariam a final em ida e volta. Se o mesmo time ganhasse os dois turnos seria campeão automático.

Exemplo de tabela:




Os clubes do interior (incluindo J.Malucelli e Rio Branco) teriam a condição de jogar em casa contra dois times da capital. Com essa condição, Atlético, Coritiba e Paraná mandariam 4 jogos das 11 das fases classificatórias. Já as outras equipes teriam 6 jogos em seus estádios.

Neste sistema quase todos os jogos teriam um grande interesse ao campeonato o que aumentaria o interesse por parte da TV, inclusive com a possibilidade de ter diversos clássicos decisivos. Teríamos uma condição favorável aos clubes do interior contra os da capital jogando em casa mesmo a média de público não sendo tão alta. No campeonato deste ano a média foi de apenas 2050 pagantes. Outro ponto seria de ter no mínimo um time na semifinal em cada turno com a possibilidade de chegar a final, inclusive. E para os times da capital, teriam maior tempo de preparo para os campeonatos nacionais e possibilidade de vários clássicos.

Porém, o lado negativo seria os times da capital não irem bem no campeonato e consequentemente não se classificarem para as fases decisivas e com isso termos poucos clássicos. Mas aí poderia acontecer também no arrastado sistema atual.

Lógico que tudo isso dentro de uma possibilidade de adiamento do início do campeonato e do seu término antes do programado.

É uma ideia apenas para tentar alavancar o interesse no campeonato, apesar de eu achar que o melhor seria a volta dos campeonatos regionais, no caso do estado do Paraná a Copa Sul. Se tivéssemos Atlético, Coritiba, Paraná, Cianorte, Avaí, Criciúma, Figueirense, Joinville, Caxias, Grêmio, Inter e Juventude, aí sim seria um grande campeonato e as 23 datas assim como o lado financeiro valeriam a pena. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário