sexta-feira, 13 de abril de 2012

COLUNA - "O JOGO EM IMAGENS"



Na minha coluna no site Paranautas escrevo sobre o jogo contra o Ceará com alguns comentários e imagens.

Confira um trecho da coluna:

O Paraná conseguiu um excelente resultado em Fortaleza e traz para a Vila a possibilidade concreta de conseguir a classificação para
a terceira fase da Copa do Brasil.

Alguns fatos me chamaram a atenção na partida e através de imagens farei alguns comentários:

Gol do Nílson
O gol do Nilson foi sensacional, principalmente pela assistência do Douglas Packer. Na imagem vemos que no setor defensivo o Ceará tinha 7 jogadores de linha contra 3 do Paraná. Packer tinha três opções: segurar o jogo e recuar a bola, abrir o jogo para o Elias na esquerda ou tocar para o Nílson poder fazer o pivô. Packer escolheu a quarta opção, não citada, fazer um lançamento por cobertura na medida para o Nílson concluir e sequer dar chance para o goleiro pensar em sair na bola. Linda assistência!

Erro defensivo

Ainda normal pelo número de partidas, mas repetitivo no jogo, os erros defensivos poderiam ter dado a vitória ao Ceará. No exemplo abaixo uma situação onde o atacante do Ceará ficou completamente livre e acabou chutando para fora. É uma situação a ser ajustada.

Confira a íntegra da coluna, clicando aqui.

8 comentários:

  1. Assim é que se faz, uma leitura técnica e consciente. Parabéns Luis.
    ET. Voce poderia fazer uma análise individual de cada jogador, seus defeitos e virtudes, para a nação tricolor que não viu o jogo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. No segundo gol do Ceará além da "falta de perna" do Henrique que subiu e não conseguiu acompanhar tivemos uma falha na marcação, pois o homem que deveria sair na cobertura não era o Zagueiro que deixou a área e sim o volante.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Luis e o Ciro. Porém ao analisar qualquer gol, vocês notarão que haverá sempre falhas de defesa, exetuando-se gols de falta, longa distancia e outros muito circunstanciais. O craque verdadeiro, é aquele que faz o gol por méritos próprios, burlando marcações implacáveis e corretas. Mas seus comentários, valiosos sem duvida, ajudará qualquer treinador inteligente, para consertar erros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justamente, seu comentário é pertinente. Por isso coloquei o gol do Nilson que foi sem dúvida uma jogada perfeita. Aí podemos dizer, "mas se o zagueiro tivesse se colocado de outra forma ou o goleiro tivesse previsto a jogada e saído na bola...". Mas aí que entra o fundamento do futebol e a criatividade, como no gol do Felipe Azevedo.
      Valeu!!!

      Excluir
  4. Luis,
    Já havia alertado quanto ao emprego de verba publica na Arena do Buraco, onde os poodles ficam abandonados. Agora, talvez lendo postagens em sua coluna o TRIBUNAL DE CONTAS abriu os olhos e
    brecou o derrame do dinheiro do povo, naquele Pet Shop. Os dirigentes estão apavorados. Se entrar dinheiro publico, vira casa de Mãe Joana...

    ResponderExcluir
  5. E o guapeca, acha que não deve pagar aluguel para o Paraná. Vá se coçar Coroné...

    ResponderExcluir
  6. Luís,
    Lí há pouco, outro artigo na Gazeta, do Leonardo Mendes Junior, atualmente o melhor do Paraná. Imperdível...

    ResponderExcluir
  7. Não foi falta de perna do Henrique no segundo gol.. ele ja havia caido antes por causa de caibras, tava no limite já.. e os cara do Ceara perceberam isso e a partir dai subiam só por aquele lado.. Será q se trocasse o Henrique e o PH de lado continuaria assim?

    ResponderExcluir