sábado, 14 de julho de 2012

COLUNA - "FINAL DA 10ª RODADA"

Na minha coluna no site Paranautas.com faço uma comparação dos últimos 4 anos em relação ao campeonato atual até a 10ª rodada.

Confira um trecho:


Encerrada a 10ª rodada da Série B e observando a classificação temos alguns clubes se distanciando muito dos clubes que estão fora do famoso G4. Será que a distância é normal? Será que os times são “cavalos paraguaios”?


Fazendo uma comparação com os últimos 4 anos temos as seguintes classificações até a mesma 10ª rodada:





Algumas curiosidades:


A soma dos pontos dos 4 primeiros colocados em cada ano são:
2008: 83 / 2009: 83 / 2010: 82 / 2011: 77 / 2012: 89


A soma dos pontos dos 4 últimos colocados em cada ano são:
2008: 32 / 2009: 27 / 2010: 25 / 2011: 30 / 2012: 26

Confira a coluna na íntegra, clicando aqui.

3 comentários:

  1. Luis,
    Mais uma vez, você usa muito bem a estatística, para prever resultados. Vc. se baseia corretamente, em dados confiáveis. Tenho o mesmo pensamente que você, pois a caminhada embora pareça longa, já vai nos mostrando claramente, nestes jogos já ocorridos, fatores e posições, que não podemos ignorar, pois, pelo contrário nos mostram uma direção. Neste sistema de 3 pontos, tanto ajudam a subir rapidamente, como a cair de maneira catástrofica. O próximo jogo, teremos que ganhar, de qualquer maneira. Veja bem o Cap, que estava lascado na ZR, já surge como concorrente, pricipalmente se ganhar a próxima e nós perder-mos para o América. Seria bom mostrar seu comentário aos dirigentes do Clube, que acredito que sabem, ou devem obrigatóriamente saber e se guiar através disso.

    ResponderExcluir
  2. Luís,

    Muito boa visão do campeonato.

    Para nosso tricolor, alguns detalhes podem ser usados a seu favor e responder o porque não estamos no G4, como exemplo o fato de que a equipe se dividiu em reservas e titulares nos 3 ou 4 primeiros jogos da série B (que coincidiam com o final da série prata).

    Outro detalhe que talvez possa estar fazendo a diferença é que a equipe paranista esta jogando junto a pouco tempo, já os concorrentes não sei dizer com exatidão mas o Criciúma, por exemplo, deve estar com uma base desde o início do ano, no minimo.

    o terceiro fato diferente é que estou gostando muito da equipe treinada pelo Ricardinho, vai para cima e faz gols, toca bola e mais alguns adjetivos. Por outro lado, acho que um pouco de inexperiência ou talvez pela forma de como são treinados, segurar um resultado também é saber ganhar jogos. Um exemplo bem recente é que viramos o jogo sobre o Vitoria e se o placar fosse mantido, seriam 3 pontos em um jogo muito importante.

    Este é um ano diferente para o Paraná Clube, vivemos a expectativa de subir mas a torcida tem que ter consciência que também é um time e um treinador com pouca experiência. É uma realidade!

    Wagner

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Criciúma mudou vários jogadores. Não é a mesma base do estadual. Chegaram muitos jogadores: Kleber, Valber, Fransérgio, Rodrigo Poissebon, Douglas, entre outros. Mas manteve Zé Carlos, este é o grande destaque.
      Concordo quanto a postura do time treinada pelo Ricardinho.
      Valeu.

      Excluir