Alguns meios de comunicação divulgaram alguns números e estatísticas sobre o fundamento "passe" do Paraná Clube.
Inclusive a Gazeta do Povo na edição de hoje, (link), fez uma matéria sobre o assunto.
Porém o que foi divulgado foram os números "frios" sem qualquer análise mais detalhada.
Pegando apenas o número de passes errados e comparando com os outros times o Paraná tem o pior retrospecto. Porém não se atentou ao fato do Paraná ser o 4º time que mais troca passes na Série B, conforme quadro abaixo:
Isso se dá ao fato do Paraná ter em vários jogos a maior posse de bola, inclusive contra o Criciúma que neste campeonato no Heriberto Hülse aconteceu apenas 2 vezes, a outra vez contra o Vitória.
E também pela característica do time. Ricardinho insiste que o time precisa "gostar da bola". E tem razão nisso.
O importante é pegar o número total de passes e fazer o cálculo percentual de passes certos:
E também de passes errados, que nada mais é que inverter sobre os números acima:
O Avaí é o melhor time da competição até a 12ª rodada no quesito passes. É o time que mais troca passes e o que mais acerta.
Surpresa é o Ipatinga, lanterna da competição sendo o 2º colocado em passes certos.
Sobre o Paraná é preciso melhorar os passes e para isso diagnosticar os motivos que levam aos erros. Um dos fatores é que a média de aproveitamento fora de casa é um pouco maior do que jogando na Vila (87,9% a 87,0%). Ou seja, o gramado da Vila atrapalha, principalmente o Paraná que normalmente é quem tem que buscar o jogo e destruir o sistema defensivo do adversário.
fonte dos dados: Footstats
Infelizmente noticias em jornal em algumas (muitas) vezes informa somente o que lhe é de interesse e o entendimento fica difícil. O problema é que os espaços disponíveis para o pessoal escrever muitas vezes limita os jornalistas a excluir algumas informações para poder fechar a pauta no tamanho necessário.
ResponderExcluirMinha esposa é jornalista e já escutei e vi ela cortando muita coisa para fechar o tamanho do jornal, entende?
Outro detalhe que poucos estão falando é sobre o aluguel da Vila Olímpica. Até onde eu sei está estrutura era prioridade do Ricardinho para poder fazer os treinamentos lá! Será mesmo que o Paraná esta negociando esta locação?
Se isso é real, onde o Paraná iria treinar? No Ninho da Gralha?
Não sou contra a locação, dinheiro sempre é bem vindo até porque o PARANÁ tem estrutura, só achei estranho pelo fato de que Ricardinho deixou claro que iria utilizar esta areá para treinos.
Wagner
Boas,
ExcluirA locação da Vila Olimpica é somente para os jogos dos poodles, nada impede que o Paraná continue treinando lá.
Saudações Tricolores,
Marcelo Pietruza