terça-feira, 29 de maio de 2012

A MANOBRA

A manobra foi muito bem pensada e arquitetada.

O problema:

Onde o CAP irá jogar a Série B. O clube se faz de coitado e pelo bem da Copa do Mundo, jamais em seu benefício, acredite quem quiser, colocou seu estádio a disposição do Prefeitura/Governo/FPF/CBF/FIFA para receber míseros 4 jogos do torneio em 2014.

Com as "pequenas" reformas que nem dinheiro tem ainda para pagar as contas o clube teve que fechar seu estádio.

Porém o pensamento "estratégico megalomaníaco gigante" que o clube sempre se achou em ter esqueceu de um pequeno detalhe, onde jogar enquanto o estádio estivesse em obras. Tiveram anos para pensar nisso. Uma qualidade que jamais o clube teve e que é de fundamental importância é o diálogo para tentar alugar um dos estádios dos seus rivais.
A competência falhou. O diálogo e bom senso não fazem parte da cartilha Gigante do dono do time.

Então a solução:

Visto que há a falta de humildade e excesso de arrogância, o clube então preferiu colocar terceiros para que arrumassem um local para ele poder jogar. O clube então foi atrás da FPF para que ela arrumasse um estádio. Arbitrariamente indicou o Couto e ainda colocou preço no aluguel. O Coritiba disse não, agiu de todas as formas e o estádio então ficou fora dos planos do clube gigante.

O Paraná Clube que durante os meses de Fevereiro e Março praticamente não jogou, negociou um de seus estádios, a Vila Capanema, para que o CAP pudesse jogar. E lá jogou. Levou pouco público, não mais que 10 mil pessoas em jogo algum. E lá teve final de campeonato estadual, além de jogos importantes da Copa do Brasil.

Porém com o acúmulo de jogos no estádio que não possui um gramado em excelentes condições, o Paraná Clube avisou a FPF e também a CBF que não iria poder alugar o estádio para a disputa da Série B ao CAP. Os jogos em excesso é culpa da FPF que costumeiramente defende o CAP em qualquer assunto que ele esteja envolvido.

Mesmo sabendo do veto, o gigante clube, feito criança birrenta que quer jogar com os adultos e chama a mãe para revolver o problema, foi atrás da CBF para que ela indicasse um estádio para ele jogar.

Com documentos em mãos a CBF sabia que não poderia indicar o Couto Pereira e a Vila Capanema. Teria opções como o interior e litoral do estado, praças fora do Paraná, além do estádio Érton Coelho Queiroz onde o Paraná disponibilizou ao clube sem-teto.

De forma autoritária a CBF ordenou que os jogos sejam no estádio da Vila Capanema, sem sequer avisar o clube dono do estádio e em momento algum negociar qualquer tipo de valor do aluguel.

O Paraná Clube mais uma vez se manifestou, foi pessoalmente ao Rio de Janeiro e conversou com o diretor da entidade, Virgílio Elísio. Mostrou todos os fatos que impossibilitam o aluguel do estádio, principalmente por questões de segurança pública. A Vila Capanema sofreu atos de vandalismo em seu interior. Placas comemorativas foram arrancadas e quebradas. Banheiros foram quebrados e pichados.
Outro detalhe é que a sede da principal torcida organizada do clube fica ao lado do estádio. E muitos jogos do CAP e do Paraná Clube serão no mesmo horário e é de costume os sócios da torcida assistirem aos jogos na sede.

Virgílio Elísio no dia seguinte bateu o martelo: Os jogos serão na Vila Capanema assim mesmo, e o primeiro já confirmado se sem qualquer possibilidade de mudança, pois o prazo para indicação do estádio acabou.

A manobra deu certo. O CAP mesmo de forma na base da imposição, da ditadura, do coronelismo, tem um local para jogar.

Mas a pergunta que fica é:

Como uma entidade pode obrigar que um ou mais jogos sejam realizados em um estádio sem ao menos negociar o valor do aluguel. Sim, pois de graça não será e se o clube dono do estádio e o quem pagar a conta, quem sabe o CAP, não entrarem em um acordo, como que fica? Pois a CBF não pode ordenar um valor, não é mesmo?

Ontem teve mais um capítulo desta estória. A CBF por conta de todos os problemas, lavou as mãos e pediu para que a FPF tomasse uma posição junto ao CAP. O segundo jogo do clube será em Ponta Grossa. O primeiro continua mantido para a Vila Capanema. Só resta saber qual será o valor do aluguel e quem vai pagar a conta.

4 comentários:

  1. O Paraná Clube aceitou liberar o 1° jogo para o Atlético ou não?

    Caso seja imposição, é o só o Paraná Clube não abrir o estadio, não ligar as luxes, que não terá jogo!

    A Chave da minha casa esta sempre comigo e só deixo entrar quem eu quero!!

    Agora, se existiu um acordo, seria bom a gente ficar sabendo.

    Wagner

    ResponderExcluir
  2. E o Paraná vai pagar o pato?

    ResponderExcluir
  3. Na tupiquiniquimlândia tudo pode. O Atlético vai ganhar um Estádio de graça, vai jogar na Vila, se vai ou não pagar aluguel, não sei. Tudo é nebuloso, até de parte de nossa Diretoria, que ainda está pensando, pensando, pensando, entrar a justiça. Tudo isto está cheirando a uma grande manobra picareta, que quem fica assombrado são os torcedores. Alguns, eu fora...

    ResponderExcluir
  4. Estou indignado com a postura desse Coroné velhaco, acompanhado de seus asseclas. Ali Babá e os 40 ladrões, que compõe o rubro-negro. Como é que se pode derramar dinheiro do povo na Arena do Buraco, tendo como tomadores do empréstimo, esta quadrilha de irresponsáveis e velhacos. Será que o Ministério Público e a Polícia Federal, não acompanham está sórdida manobra da requisição da Vila Capanema. Isto é um trambique escancarado, a luz de toda crônica esportiva paranaense, que fica atrás do muro, como que se locupletasse dos desvarios e desmandos do Coroné e seu grupo. Cadê a moral dos cronistas. Cadê a Lei...

    ResponderExcluir