Vendo como o Paraná Clube joga e a passividade do treinador Marcelo Oliveira, não posso deixar de dar uns "pitacos" e escalar o que seria o meu time.
É inadmissível o Paraná com sua grandeza jogar com medo e apenas se preocupar em como se defender e não ter uma estratégia sequer, para ganhar as partidas.
Depender apenas do "além" para que faça um gol no começo do jogo para se retrancar e jogar no contra-ataque não condiz com a nossa camisa vitoriosa.
É preciso mudanças.
Se não na comissão técnica, pelo menos no pensamento mais ofensivo e na vontade de vencer.
Fica claro que no esquema do treinador, o 3-5-2 mais parece um 5-4-1. Os alas ficam totalmente perdidos, os volantes não sabem sair para o jogo, o meia fica isolado para armar as jogadas deixando o Bocão totalmente sozinho no ataque.
É preciso deixar o time mais "liso", ou seja, com mais facilidade para tocar a bola e aproximar os jogadores, diferente do que aconteceu no jogo de sábado.
Sugiro a seguinte escalação e esquemas táticos:
Na minha opinião, jamais apenas 1 jogador deve ficar responsável pela armação da equipe no meio-campo. Considero que o Vinícius pode jogar mais recuado como se destacou nas categorias inferiores. É muito mais fácil o Vinícius ajudar na marcação do que o Chicão ou outro volante na armação.
Deixaria o Luis Henrique como falso lateral saindo "na boa" assim como Jéfferson. Não precisa que os laterais ou alas fiquem fazendo o corredor e indo e vindo toda a hora. Tem que ir com qualidade e na hora certa.
Toscano e Gílson teriam total liberdade para atacar mais pelos lados do campo e sempre aproximando de Bocão.
Élvis ou Wanderson, ficaria com a responsabilidade ao lado de Vinícius de ajudar na armação, enquanto Diogo ficaria mais na marcação.
Com estes mesmos jogadores poderia alterar um pouco o posicionamento:
Este último esquema seria mais ofensivo. O treinador Marcelo Oliveira se tiver vendo este post deve estar a beira de um infarto.
Em todos os esquemas os alas, laterais ou como queiram chamar não ficariam apenas na linha defensiva mas atacariam, porém de forma mais tática.
E quando o Paraná estiver sem a bola, sendo atacado?
O ponto básico é não recuar todos os jogadores no campo defensivo. Assim como o Coritiba fez no jogo, poderia deixar 2 ou 3 jogadores no campo ofensivo para contra-atacar e segurar 3 ou 4 jogadores do adversário.
Os outros jogadores marcariam por zona sem a necessidade de correr desesperadamente para marcar posição.
É lógico que nenhuma destas mudanças serão feitas pelo treinador. É apenas uma forma de demonstrar que o problema não são os jogadores, exclusivamente, mas sim a falta de ousadia e vontade de vencer aliado aos treinos. Aliás, estes, foram muito mal efetuados durante a parada da Copa. Até agora não vi mudança alguma em relação ao time pré-Copa.
Continuaremos com o esquema engesado do treinador Marcelo Oliveira sobrecarregando o nosso camisa 10 assim como os nossos defensores que não tem tempo para dar uma respirada.
Mas continuarei torcendo para que o Paraná volte a vencer e entrar o quanto antes no G4, pois este ano é o mais fácil para voltar a elite e para o clube é essencial voltar à Série A em 2011.
boa analise tatica
ResponderExcluiracompanho sempre seu blog
muito bom
continue postando ae
falo ae
Opa... valeu pelo elogio!!!
ResponderExcluirContinue participando mas próxima se identifique!!!
Abraços !!!