sexta-feira, 6 de agosto de 2010

PARANÁ X CORITIBA - 90º DA HISTÓRIA

Neste sábado acontecerá o nonagésimo "Paratiba" da história.


O retrospecto é equilibrado:

Coritiba soma 33 vitórias contra 31 do Paraná, além de 25 empates.

Na Vila Capanema o retrospecto é este:

10 jogos
5 vitórias do Paraná
3 vitórias do Coritiba
2 empates


O Coritiba é o líder da competição e está há 10 jogos invicto. No gráfico abaixo podemos notar que a campanha do Coritiba é mais constante. O Paraná, principalmente após a Copa, não conseguiu bons resultados consecutivos.



O Coxa tem como característica a velocidade e conta com jogadores habilidosos para exercer esta estratégia de jogo.Num esquema 4-2-3-1, muito utilizado na Copa do Mundo e também deverá ser aplicado na seleção brasileira, o Coritiba deixa apenas 1 atacante mais a frente, porém não fixo. Betinho se movimenta dando espaço para que os 3 meias cheguem de trás para poder finalizar. No lado direito o conhecido da torcida Paranista, Rafinha. No meio, Marcos Aurélio ganha a condição de titular. Ele vem sendo o talismã do Coxa nas últimas partidas fazendo sempre os gols da vitória. Pelo lado esquerdo a dúvida fica entre Enrico e Dudu. Ambos tem um bom passe mas Dudu é mais veloz. Já Enrico é mais tático e tem melhor arremate ao gol.No esquema abaixo podemos observar como as equipes devem jogar.

Para ampliar a imagem segura a tecla "Ctrl" e clique na imagem.


As setas em branco demosntram como a equipe do Coritiba se comporta sem a bola. Os dois meias mais abertos se juntam aos volantes formando o esquema 4-5-1. As setas amarelas informam uma possibilidade de troca de posição entre Marcos Aurélio e Enrico (Dudu). Apesar dos jogadores terem uma função pré-estabelecida, trocam várias vezes de posição para confundir o adversário e seus marcadores. Marcelo Oliveira escondeu os últimos treinos mas o time não deve ter alguma surpresa. A peça chave na marcação do Paraná será o Diogo.
Teoricamente o Paraná deverá entrar no esquema 3-5-2 ou 3-4-2-1. Mas como o Coritiba deixa apenas o Betinho um pouco mais fixo, Diogo deverá dar combate ao jogador que cair mais pela esquerda quando o ataque do Coxa estiver pelo este lado.
No esquema, Diogo marcaria Dudu. Chicão e Camargo terão muito trabalho e devem fazer uma marcação setorial e principalmente o segundo deverá ajudar o ataque quando o Paraná tiver a posse de bola. Porém é possível também que o Coritiba, em vários momentos, transforme seu esquema num 4-3-3 deixando os atacantes bem abertos. Neste caso os zagueiros do Paraná abrem a marcação e Chicão incorpora a zaga pelo meio.
O ponto a ser explorado são os alas. Ângelo não é um bom marcado e por isso Gílson deve explorar o lado esquerdo. Pelo outro lado, apenas do Jéfferson ter jogado bem a última partida, terá dificuldades. Lucas Mendes ganha a posição do Dênis e com isso a marcação melhora.
Grande oportunidade para o Jéfferson consolidar a posição de titular.
Toscano terá uma marcação forte do Leandro Donizete. Se o atacante Paranista estiver endiabrado por desequilibrar. Ao seu lado, Vinícius deve jogar com a camisa 10 e será peça chave para fazer fluir e fazer as viradas de jogo. Porém Ney Franco sabe que se conseguir anular o camisa 10 do Paraná, o Tricolor tem muitas dificuldades para armar as jogadas e por isso deve colocar Marcos Paulo para fazer uma marcação especial.
Bocão segurará os 2 zagueiros Coritibanos. O que resta para ele é torcer para que a bola chegue com condições para que ele possa finalizar. Não é um jogador de cair nas pontas e armar as jogadas, por isso cabe aos alas uma boa partida. Acho difícil que tenhamos muitos gols no jogo.
A marcação deverá ser firme e caberá ao árbitro coibir quando for em excesso. O jogo não deverá ser muito corrido, pois Roman tem a característica de "minar" a partida. Ou seja, tem o costume de marcar muitas "faltinhas" e demora demais para autorizar as cobranças principalmente quando há necessidade de barreira.Tem o costume de dar penaltis muitas vezes inexistentes. As equipes precisarão tomar muito cuidado com isso.
Acredito que a equipe que fizer o gol primeiro vence o jogo.
A previsão do tempo diz que não teremos chuva. O frio continua o que não é problema.
Temos todos os indícios para que o jogo seja muito bom e tomara que os torcedores vão ao estádio apenas com o intuito de torcer e deixe a ignorância de lado.

Um comentário: