quarta-feira, 4 de agosto de 2010

UNIFORMES - CAMPEONATO BRASILEIRO

Uniformes no Campeonato Brasileiro
Enviei este texto com as respectivas imagens para os ouvidores da CBF.
Gostaria de comentar sobre um assunto que há tempos me incomoda e que precisa ser melhorado no nosso campeonato nacional, porém não é uma questão difícil. Trata-se dos uniformes dos times.

Na Copa do Mundo todas as partidas as equipes utilizavam uniformes com cores diferentes uma das outras.

O futebol Brasileiro deveria tomar como lição este exemplo dos jogos da Copa.

É imprescindível que os uniformes das duas equipes em campo sejam totalmente diferentes para facilitar a visualização dos árbitros, da torcida no estádio, da imprensa que transmite os jogos e dos telespectadores.

Alguns exemplos para facilitar o que estou dizendo.

EXEMPLO 1

Dia 13/07/2010
Coritiba x Bragantino


O time da casa (Coritiba), jogou com camisa branca, calção preto e meias brancas. O Bragantino jogou com camisa preta com faixas na vertical branca, calções brancos e meias cinza clara. Ou seja, impossível decifrar quem era quem dentro de campo. Segue duas imagens do jogo. A primeira até parece que dá para identificar, mas na segunda mostra que é impossível saber quem é quem dentro da área. Imagine a dificuldade para o "bandeirinha" dar um impedimento.
E mais um problema: O goleiro do Bragantino jogou com uniforme cinza que confundia ainda mais.

SOLUÇÃO

Se o Coritiba tivesse jogado com a camisa e as meias verdes mesmo sendo o mandante do jogo não teria causado tanta confusão. O bom-senso deveria prevalecer já que Bragantino não possui um uniforme 2 totalmente diferente do nº 1, culpa do time também. Porém o espetáculo deve ter prioridade.


EXEMPLO 2

15/07/2010
Palmeiras x Santos


Não sei qual é o motivo mas porquê o Santos joga com o uniforme 2 fora de casa mesmo podendo jogar com a camisa branca?
Contra o Palmeiras aconteceu a mesma coisa e atrapalhou muito a visualização do jogo. Este problema já aconteceu diversas vezes anteriormente.
Nem precisa falar muito da camisa. Porém além dela as meias também confundem, pois são cores escuras.

SOLUÇÃO

Bastaria o Santos ter jogado com o uniforme inteiro branco e o Palmeiras interiro de verde. Ou pelo menos o Santos jogar com a camisa branca.


EXEMPLO 3

14/07/2010
Ceará x Corinthians


É muito comum envolvendo times com as cores preto e branco quererem sempre usar as duas cores em seu uniforme. Porém quando duas equipes semelhantes jogam causa muita confusão.

SOLUÇÃO

As camisas listradas geram confusão mesmo que os calções e as meias sejam distintas.
O ideal seria um time jogar inteiro de branco e o outro de preto.

EXEMPLO 4

18/07/2010
Corinthians x Atlético/MG


Mais um caso envolvendo duas equipes que vestem preto e branco.

SOLUÇÃO

Se a cor do calção for igual ao do meião ou igual a da camisa, o problema diminui. A confusão acontece quando a meia é igual a camisa e os dois itens diferentes do calção. Como aconteceu neste jogo. A intercalação de cores atrapalha bastante a visualização.
Porém a melhor solução seria um time jogar de branco e o outro de preto.

Insisto, mesmo a equipe mandante tendo prioridade para definir o uniforme, o bom-senso e a preocupação em apresentar um espetáculo melhor aos torcedores, imprensa e telespectadores deve prevalecer.


EXEMPLO 5

22/07/2010
Palmeiras x Botafogo

Mais uma vez o Palmeiras envolvido e mais uma vez de forma inexplicável. Por que o Botafogo não jogou de camisa branca? O verde-escuro confundi com o preto. E por que as meias das duas equipes são escuras? Não seria o ideal o botafogo jogar com a meia branca?
Parece que os times visitantes fazem questão de usarem uniformes parecidos para confundir a todos.


SOLUÇÃO

Bastava o Botafogo entrar em campo com a camisa branca ou no máximo a listrada e as meias brancas. Porém, a solução foi rápida. O Palmeiras voltou com o seu uniforme nº 2 para o segundo-tempo da partida e facilitou a visualização para todos.


EXEMPLOS A SEREM SEGUIDOS

EXEMPLO 1

06/06/2010
Atlético/MG x Ceará


Se o Atlético/MG tivesse jogado com as meias pretas e o Ceará de branco, ficaria perfeito mas o que fizeram não atrapalhou a visualização.
Não intercalaram as cores, ou seja, o calção combinou com a camisa.


EXEMPLO 2

13/07/2010
São Caetano x Santo André


Os dois times são conhecidos como "azulão", mas para melhor visualização um jogou inteiro de azul, o outro de branco. É lógico que o São Caetano como mandante joga habitualmente inteiro de azul mas coincidiu com o bom-senso.

Estas observações tem apenas um objetivo: melhorar a visualização do jogo e ajudar os árbitros, torcedores no estádio, imprensa e telespctadores perante aos jogadores.
Não é um problema difícil de solucionar basta que os times com antecedência entrem em um acordo em relação as cores dos uniformes não precisando que os árbitros momentos antes da partida precisem intervir no assunto.

Ou até quem sabe, algum funcionário da CBF, organizadora do campeonato, fique com esta função que convenhamos não deve demorar para fazer.

Enfim, espero que eu tenha contribuído para um melhor espetáculo do nosso futebol. São os pequenos detalhes que podem fazer uma grande diferença para valorizar os jogos.

2 comentários:

  1. É, Luís, mas nem na Copa do Mundo isso deixou de acontecer... http://www.minhascamisas.com.br/wordpress/2010/07/03/uniforme-da-alemanha-agora

    ResponderExcluir
  2. Mas convenhamos que não atrapalhou. Logicamente que o certo seria uma das duas equipes jogar com o calção diferente.
    Mas aqui no Brasil eles abusam com os uniformes.

    ResponderExcluir